Plano de salvação para Ismael (Bíblia comentada - Gênesis 21) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Plano de salvação para Ismael (Bíblia comentada - Gênesis 21)

Plano de salvação para Ismael (Bíblia comentada - Gênesis 21)

Introdução a Gênesis 21 comentado 


O décimo primeiro capitulo de Gênesis comentado, é um plano de salvação para Ismael e Agar, em alguns momentos, caímos em duros desertos, o desespero e a dor, dominam nossas mentes, e não encontramos no natural a saída para nossos problemas, mas eis que surge o sobrenatural de Deus, quando não encontramos saída no mundo, a solução está em Jesus.

Plano para Ismael - Gênesis 21 comentado
Plano para Ismael - Gênesis 21 comentado

Décimo primeiro capitulo de Gênesis comentado


GEN 21:1 E o SENHOR visitou Sara, como disse, e o SENHOR fez com Sara como havia falado.
GEN 21:2 E concebeu e deu à luz Sara a Abraão um filho em sua velhice, no tempo que Deus lhe havia dito. Segundo a ciência, os homens perdem a fertilidade conforme vão ganhando idade, partir dos 60 anos, as chances são mínimas de um homem engravidar uma mulher, e Abraão já estava na casa dos 100 anos, a mulher por outro lado, tem sua fertilidade chegando ao fim após a menopausa, que ocorre entre os 40 aos 42 anos, após isso, naturalmente, ela deixa de ser fértil.
GEN 21:3 E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nasceu, que lhe deu à luz Sara, Isaque.
GEN 21:4 E circuncidou Abraão a seu filho Isaque de oito dias, como Deus lhe havia mandado.
GEN 21:5 E era Abraão de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho. Isaac ou Isaque (play /ˈaɪzək/;[1] Hebraico: יִצְחָק, Moderno Yitsẖak Tiberiano Yiṣḥāq, Yiçḥaq, "ele vai rir"; em iídiche: יצחק, Yitskhok; em grego antigo: Ἰσαάκ, Isaak; em latim: Isaac; em árabe: إسحاق ou em árabe: إسحٰق[note A] ʼIsḥāq) assim como descrito na Bíblia Hebraica, foi o único filho de Abraão com sua esposa Sara e foi o pai de Esaú e Jacó. Isaac foi um dos três patriarcas israelitas. Segundo o Livro de Gênesis, Abraão tinha 100 anos quando Isaac nasceu e Sara já havia cessado o período fértil.
GEN 21:6 Então disse Sara: Deus me fez rir, e qualquer um que o ouvir, se rirá comigo.
GEN 21:7 E acrescentou: Quem diria a Abraão que Sara havia de dar de mamar a filhos? pois que lhe dei um filho em sua velhice. Nem sempre sabemos observar as bênçãos de Deus em nossas vidas, algumas coisas demoram para ocorrer, mas quando ocorrem, são enormes sucessos, as bênçãos que mais demoram, são as bênçãos grandes e que mais sonhamos, isso por que tudo na vida, passa por um estagio de preparação, nesse contexto, Abraão se preparou, para dar a luz a quem iria continuar o plano da crianção de Israel, isto é, a nação de Deus, cujo o próprio Deus, haveria de habitar, e iniciando um plano de salvação com a humanidade, portanto é algo muito precioso que está em jogo, sempre que é feito uma grande conquista, deve-se a um grande preparo.
GEN 21:8 E cresceu o menino, e foi desmamado; e fez Abraão grande banquete no dia que foi desmamado Isaque.
GEN 21:9 E viu Sara ao filho de Agar a egípcia, o qual havia esta dado a Abraão, que o ridicularizava. É natural que filhos com mães em atritos, também vão ter seus atritos, Sara é uma mãe protetora, assim como Agar, Ismael era filho de Abraão, mas não tinha direito de herança, nos dias de hoje, vemos a questão de desméritos de filhos fora do casamento, com um pouco  preconceito, mas até alguns anos atrás, isso era real, é lamentável que Ismael seria vitima de um sistema da época, que via no filho do pecador, um cúmplice do pecado, associo isso como culpa da cultura da época, por essas e outras Jesus veio, para trazer a verdadeira interpretações das leis de Deus, onde o amor a Deus e ao próximo, estariam em evidencia, e mudar os antigos pensamentos errôneos, que o povo de Israel e outros povos tinham.
GEN 21:10 Portanto disse a Abraão: Expulsa a esta serva e a seu filho; que o filho desta serva não herdará com meu filho, com Isaque.
GEN 21:11 Este dito pareceu grave em grande maneira a Abraão por causa de seu filho. Embora Abraão saiba que a promessa de Deus é com Isaque, imagino a dor de um pai, ao ouvir algo assim, conheço pais que muitas vezes passam por problemas com seus filhos, acompanhei a triste situação de algumas famílias que eram vitimas das drogas, e por conta disso, os pais entravam em tristes situações, onde ou mandavam seus filhos para um tratamento ou mesmo para a rua!, infelizmente a grande maioria das pessoas viciadas, que moram com seus pais ou outros familiares, roubam os pais, e maltratam de diversas formas, entendo que em situações assim, o sentimentalismo é o pior, temos que deixar nossos filhos nas mãos de Deus, pois nem sempre está em nosso alcance.
GEN 21:12 Então disse Deus a Abraão: Não te pareça grave por causa do jovem e de tua serva; em tudo o que te disser Sara, ouve sua voz, porque em Isaque será chamada tua descendência.
GEN 21:13 E também do filho da serva farei nação, porque é descendência tua.
GEN 21:14 Então Abraão se levantou manhã muito cedo, e tomou pão, e um odre de água, e deu-o a Agar, pondo-o sobre seu ombro, e entregou-lhe o jovem, e despediu-a. E ela partiu, e andava errante pelo deserto de Berseba. Deus guardaria a vida de Ismael, assim como a vida de Isaque, o Senhor não abandona familiares de crentes, quer salvar sua família? quando você ensina seus filhos ou qualquer outro familiar, mas o mundo infelizmente toma conta da vida da pessoa, a solução é entregar nas mãos de Deus, pois é onde está a saída para a mais dura crise, temos que ter fé, e buscarmos o melhor com Deus em nossas vidas individuais, e dessa forma, essa é a melhor saída para qualquer problema.
GEN 21:15 E faltou a água do odre, e deitou ao jovem debaixo de uma árvore;
GEN 21:16 E foi-se e sentou-se em frente, afastando-se como um tiro de arco; porque dizia: Não verei quando o jovem morrer: e sentou-se em frente, e levantou sua voz e chorou. A cena de uma mãe vendo seu filho morrer, sem a menor sombra de duvidas, é uma das piores experiências possíveis, Ismael estava morrendo, era uma criança, e sem a menor sombra de duvida, teria dificuldade em viajar no deserto,  como dito em capítulos anteriores, Agar embora possa ter suas culpas, ela foi vitima da sociedade, ela foi tomada como escrava, foi forçada a tornar-se concubina de um homem desconhecido, e não pode portanto ter uma vida normal que toda a mulher sonha, uma vida normal que Sara tinha, casou-se com um marido, e montou uma família, e gozou de sua liberdade, vejo na figura de Agar alguém que foi injustiçada, e a culpa para isso, é o pecado, o pecado faz vitimas, no caso o pecado de Sara e Abraão que antes de confiar em Deus, buscaram saídas alternativas, lembre-se disso, nenhuma saída que não seja o Senhor irá dar certo.
GEN 21:17 E ouviu Deus a voz do jovem; e o anjo de Deus chamou a Agar desde o céu, e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas; porque Deus ouviu a voz do jovem onde está. Muitas vezes a peleja é dura, é nesse momento que Deus manda um anjo, a saída vem do Senhor, Deus houve as lágrima de Agar, Deus tinha escolhido Ismael também, pois o Senhor "...ouviu a voz do jovem...", dessa forma, houve um plano de Salvação na vida de Ismael.
GEN 21:18 Levanta-te, ergue ao jovem, e pegue-o por tua mão, porque farei dele uma grande nação.
GEN 21:19 Então abriu Deus os olhos dela, e ela viu uma fonte de água; e foi, e encheu o odre de água, e deu de beber ao jovem. Deus faz um pacto com Agar e Ismael, de criar uma grande nação, é curioso que o verso usa uma linguagem curiosa, analisamos "...abriu Deus os olhos dela...", Deus abriu os olhos de Agar, em alguns momentos de nossas vidas, o desespero e a dor, dominam nossas mentes, e cedemos a pressão do dia a dia, Agar passava por uma dura prova e o desespero e dor, já estavam com domínio sobre seus sentidos, em momentos onde o natural não pode intervir, surge o sobrenatural, é a hora certa que Deus traz a saída em nossas vidas, quando na sua vida, a dor e o desespero tomam conta de você, mesmo sendo uma pessoa de fé, a saída para os problemas não aparece, é o momento que Deus surge com o milagre, quando os seus olhos carnais não enxergam a solução, então é o momento que os olhos sobrenaturais devem ser abertos.
GEN 21:20 E foi Deus com o jovem; e cresceu, e habitou no deserto, e foi atirador de arco.
GEN 21:21 E habitou no deserto de Parã; e sua mãe lhe tomou mulher da terra do Egito. O Deserto de Parã, na Arábia (hebraico: מדבר פארן Midbar Par'an; Douai: Pharan), é o lugar mais provável onde os israelitas passaram parte dos seus 40 anos de peregrinação. O rei Davi passou algum tempo no deserto de Parã, após a morte de Samuel (1 Samuel 25:1). É também o lugar onde Hagar, serva de Abraão, e seu primeiro filho Ismael ficaram (Gênesis 21), e onde se apresentam as primeiras linhas do livro de Deuteronômio.
GEN 21:22 E aconteceu naquele mesmo tempo que falou Abimeleque, e Ficol, príncipe de seu exército, a Abraão dizendo: Deus é contigo em tudo quanto fazes.
GEN 21:23 Agora, pois, jura-me aqui por Deus, que não tratarás com falsidade a mim, nem a meu filho, nem a meu neto; mas sim que conforme a bondade que eu fiz contigo, farás tu comigo e com a terra onde peregrinaste. Quando lemos essa passagem, notamos que é uma ação de paz, entre Abraão e Abimeleque, mas temos que prestar a atenção em alguns fatores,  Abimeleque era rei, e levou consigo um militar de alta patente, entendo que ele via Abraão como uma ameaça a seu reino, do contrario essa ação seria sem necessidade, um conflito entre Abraão e Abimeleque estava em curso, e o rei filisteu, sabia que grande erro era lutar contra alguém no qual Deus estava em sua defesa, quer uma saída para as crises e conflitos, a solução é o Senhor.
GEN 21:24 E respondeu Abraão: Eu jurarei.
GEN 21:25 E Abraão reclamou com Abimeleque por causa de um poço de água, que os servos de Abimeleque lhe haviam tirado. Abraão escolhe pela paz, a bíblia mostrou em sua historia, que era um homem que zelava pelo modelo pacifista, e fugia de confronto, assim como todo o servo de Deus, mas não é por isso que ele omitirá uma verdade e se calará quando está do lado da justiça, quando estamos com a razão, a saída é um confronto de ideias, tentar a paz através da conversa, não existe a necessidade de uma briga, pois ódio gera mais ódio, sangue derramado, gera mais sangue derramado.
GEN 21:26 E respondeu Abimeleque: Não sei quem tenha feito isto, nem tampouco tu me fizeste saber, nem eu o ouvi até hoje.
GEN 21:27 E tomou Abraão ovelhas e vacas, e deu a Abimeleque; e fizeram ambos aliança.
GEN 21:28 E pôs Abraão sete cordeiras do rebanho à parte.
GEN 21:29 E disse Abimeleque a Abraão: Que significam essas sete cordeiras que puseste à parte?
GEN 21:30 E ele respondeu: Que estas sete cordeiras tomarás de minha mão, para que me sejam em testemunho de que eu cavei este poço. Abraão da uma lição de fé e respeito a todos, ele trata Abimeleque com amor e como qualquer ser humano gostaria de ser tratado, um presente, representaria o desejo de paz, Abimeleque levou homens de guerra, isso por que em seu coração, essa era uma alternativa, o ponto de vista do mundo é esse, as pessoas optam por lutas e contendas ao invés de apelar para a paz e o respeito, falta amor de Deus, e Abraão nos mostra, como impor isso.
GEN 21:31 Por isto chamou a aquele lugar Berseba; porque ali ambos juraram.
GEN 21:32 Assim fizeram aliança em Berseba: e levantaram-se Abimeleque e Ficol, príncipe de seu exército, e se voltaram à terra dos filisteus.
GEN 21:33 E plantou Abraão um bosque em Berseba, e invocou ali o nome do SENHOR Deus eterno. Abraão invocou o nome de Deus, ela passava por grande risco de guerra, e agora, tem seu intimo com Deus, quando entramos na guerra, devemos buscar a presença de Deus, quando saímos da guerra, também devemos buscar a presença de Deus, isto é, devemos buscar Deus em todos os momentos de nossas vidas.
GEN 21:34 E morou Abraão na terra dos filisteus por muitos dias.

Outros capítulos de Gênesis comentado:


1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38 - 39 - 40 - 41 - 42 43 - 44 - 45 46 47 - 48 - 49 - 50.


Notas de referencias de pesquisas


- Os comentários estão sempre em negrito.
- Todas as referencias externas, serão demonstradas aqui, se houver.
- Os comentários são de Lucas Ajudarte, teólogo e arqueólogo bíblico pela Faculdade de teologia nacional de São Lourenço MG.
 - Segue os créditos a Blive, responsável pelo comitê de tradução da Bíblia livre. 
- Referencia externa, Issac, Enciclopédia livre.
-Referencia externa, Perda de fertilidade, IPGO. 
-Referencia externa, Período fértil feminino, Tua saúde.

Ajude a divulgar o Reflexões Cristãs, compartilhe nossas postagens nas redes sociais, duvidas e sugestões, deixe nos comentários.
Postagem Anterior Próxima Postagem