Você pode contar as estrelas? (Bíblia comentada - Gênesis 15) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Você pode contar as estrelas? (Bíblia comentada - Gênesis 15)

Você pode contar as estrelas? (Bíblia comentada - Gênesis 15)

Introdução a Gênesis 15 comentado


Gênesis 15 comentado, é um sonho, e uma certeza que apenas Deus poderia torna-lo realidade, Deus diz: "...olhe agora o céu, conte as estrelas, você pode conta-las?...", essa é a dimensão das bênção de Deus, na vida daqueles que tem fé.

Você pode contar as estrelas?
Você pode contar as estrelas?

Gênesis 15 comentado

GEN 15:1 Depois destas coisas a palavra do SENHOR veio a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo; a tua recompensa será muito grande. Deus reforça novamente sua promessa a Abrão, o sonho era grande, ainda mais depois que Ló, seguiu um caminho longe de seu tio, Abrão agora, já não possui-a a mesma paciência de outros tempos, Deus repetia a mesma promessa, e Abrão a queria provas, ou mesmo o cumprimento. Deus quer uma relação forte com a humanidade, a espera e as provações de Abrão, podem ser vistas, como um teste para a fé, uma vida de lutas, mas Deus era o escudo de Abrão, e de certa forma Deus se agradava com a fé de Abrão e seu caráter, quando você aplica a justiça, o Senhor se alegra.
GEN 15:2 Abrão respondeu: Senhor DEUS, que me darás, sendo que não tenho filho, e o herdeiro da minha casa é Eliézer de Damasco?
GEN 15:3 Disse mais Abrão: Eis que não me deste descendência, e eis que meu herdeiro é um nascido em minha casa. Um desejo e um sonho incansável, Abrão agora questionava Deus, o confrontava, ele já não queria a espera, e sim queria o cumprimento, Deus entretanto sabe o tempo para todas as coisas, o tempo e a experiência, capacitam o homem, muitas vezes, em nossas vidas queremos algo de Deus, nem sempre conseguimos, mas não é que não receberemos a promessa de Deus, e sim, que não é o momento de recebe-las.
GEN 15:4 E logo a palavra do SENHOR veio a ele dizendo: Não esse não herdará de ti, mas sim o que sairá de tuas entranhas será o que de ti herdará. A resposta de Deus sempre vem, desde que esteja de ouvidos abertos para ouvi-las, Israel peregrinou por décadas no deserta, até entrar na terra prometida, Jesus passou pelo deserto, até iniciar seu período messiânico, Deus usa o tempo e a provação, para preparar o homem para estarem prontos quando chegar a hora de conquistar a nossa própria terra prometida, Abrão, tinha como obstáculo, o tempo, o deserto de Abrão era a espera, o que faltava para ter sua promessa, era o tempo de Deus.
GEN 15:5 E tirou-lhe fora, e disse: Olha agora aos céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E lhe disse: Assim será tua descendência. Esse é um dos versos mais lindos da bíblia hebraica, isto é, "...Olha agora aos céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E lhe disse: Assim será tua descendência...", as estrelas dos céus, Abrão recebia a promessa de apenas um único filho, mas ele se tornaria o pai de multidões, Abrão foi um homem que desejava ser pai, mas além de tornar-se pai carnal de grandes nações, tornou-se o pai da fé, de um numero incontável de crentes em sua jornada.
GEN 15:6 E creu ao SENHOR, e contou-lhe por justiça. Temos que crer em Deus, pois em momentos de crises, e tribulações, apenas através do Senhor está o socorro, o único que pode nos ajudar, quando o mundo inteiro não pode, Ele deve ser encarado, como a ultima saída, e o primeiro a quem devemos procurar.
GEN 15:7 E disse-lhe: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a herdar esta terra.
GEN 15:8 E ele respondeu: Senhor DEUS, com que saberei que a vou herdar?
GEN 15:9 E lhe disse: Separa-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rolinha também, e um pombinho.
GEN 15:10 E tomou ele todas estas coisas, e partiu-as pela metade, e pôs cada metade uma em frente de outra; mas não partiu as aves.
GEN 15:11 E desciam aves sobre os corpos mortos, e enxotava-as Abrão.
GEN 15:12 Mas ao pôr do sol veio o sono a Abrão, e eis que o pavor de uma grande escuridão caiu sobre ele.
GEN 15:13 Então disse a Abrão: Tem certeza que a tua descendência será peregrina em terra que não é sua, e serão escravizados e afligidos por quatrocentos anos. Pode-se dizer que Deus está relevando o futuro a Abrão, lhe contando o que iria de acontecer com seus descendentes, acredito que a provação de todo o povo hebreu, tenha um significa, a escravidão no Egito, assim como as provações de Abrão, tinha como intuito, a preparação para o que estaria por vir, o aprendizado é sempre realizado por etapas, quando crianças, apenas descobrimos que o fogo machuca, quando nos queimamos, essa é a lógica, uma etapa para o aprendizado.
GEN 15:14 Mas também a nação a quem servirão, eu julgarei; e depois disto sairão com grande riqueza. O juízo do Egito, assim como a salvação de Israel, são profetizados, isto é, algo muito além, do que a compreensão humana pode enxergar.
GEN 15:15 Tu, porém, virás aos teus pais em paz, e serás sepultado em boa velhice.
GEN 15:16 E na quarta geração voltarão para cá; porque ainda não está completa a maldade dos amorreus até aqui. Deus mostra que, um julgamento não é feito por motivos isolados, não foi por um único pecado, que Deus destruiu o mundo antediluviano, e sim por toda uma sociedade pecaminosa, assim como, a queda dos povos que moravam em Canaã, a maldade tomaria aquele lugar.
GEN 15:17 E sucedeu que, depois de posto o sol, e já estando escuro, apareceu um fogo fumegando, e uma tocha de fogo que passou por entre os animais divididos. Essa é a primeira profecia messiânica, sobre a vinda de Jesus, algo grandioso passaria, através do povo hebreu, através de Abrão e de todos os seus descendentes, Deus já tinha o plano de redenção da humanidade, isto é, Jesus viria, para livrar os homens do pecado.
GEN 15:18 Naquele dia fez o SENHOR um pacto com Abrão dizendo: À tua descendência darei esta terra desde o rio do Egito até o rio grande, o rio Eufrates;
GEN 15:19 Os queneus, e os quenezeus, e os cadmoneus,
GEN 15:20 E os heteus, e os perizeus, e os refains,
GEN 15:21 E os amorreus, e os cananeus, e os girgaseus, e os jebuseus.

Outros capítulos de Gênesis comentado:


1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38 - 39 - 40 - 41 - 42 43 - 44 - 45 46 47 - 48 - 49 - 50.


Notas de uso, e referencias de pesquisa

Segue os créditos a Blive, responsável pelo comitê de tradução da Bíblia livre.  
- Os comentários estão sempre em negrito.  
- Todas as referencias externas, serão demonstradas aqui, se houver. 
- Os comentários são de Lucas Ajudarte, teólogo e arqueólogo bíblico pela FNT (Faculdade de Teologia Nacional).

 Ajude a divulgar o Reflexões Cristãs, compartilhe nossas postagens nas redes sociais, duvidas e sugestões, deixe nos comentários.

Postagem Anterior Próxima Postagem