Os anjos caídos (Bíblia comentada - Gênesis 6) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Os anjos caídos (Bíblia comentada - Gênesis 6)

Os anjos caídos (Bíblia comentada - Gênesis 6)

Introdução a Gênesis 6 comentado


A queda dos anjos, é sem duvida o evento chave do  6º capitulo de Gênesis comentado, a passagem é chave para a angeologia e também é divisor de águas na teologia cristã, a definição que a crença judaico-cristã tem da espiritualidade começa a desenvolver-se a partir desse momento, Gênesis 6 de certa forma inspirou a grande maioria das teorias de conspiração, e no sexto capitulo de Gênesis comentado veremos a verdade sobre o Gênesis 6, que você jamais irá ouvir em uma igreja cristã.

Como entender a queda dos anjos
Como entender a queda dos anjos (Gen 6 comentado)

Gênesis 6 comentado

GEN 6:1 E aconteceu que, quando começaram os homens a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
GEN 6:2 Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram belas, tomaram para si mulheres, escolhendo entre todas. A expressão "filhos de Deus", é uma forma de representar os anjos, alguns teólogos vem como problema essa passagem e tentam associar o termo "filhos de Deus" aos descendentes de Sete, mas não é procedente, uma vez que vemos algo anormal nos descendentes dessa união entre as filhas dos homens e os Filhos de Deus (Anjos), nos próximos versículos observaremos esse contexto.
GEN 6:3 E disse o SENHOR: Não brigará meu espírito com o ser humano para sempre, porque certamente ele é carne: mas serão seus dias cento e vinte anos. O homem é formado por uma "dicotomia" ou seja um corpo e um espirito, hoje a grande maioria dos cristãos acreditam que existe uma tricotomia, ou seja, o ser humano seria composto por um corpo, alma e espirito, mas o verso contradiz essa afirmação, assim como veremos em vários outros comentários em versículos futuros, o termo "espirito" é associado ao termo "sopro", isto é o sopro de Deus, conforme mostrado em comentários de Gênesis 2, Deus limita a idade dos homens, isso por que abominava os descendentes dos anjos com mulheres humanas, o versículo traz muitas neuras, entre elas uma suposta sexualidade dos anjos, sempre que houveram aparições de anjos na bíblia, eles são retratados como homens, ou seja, macho, então é natural que essa associação seja possível, o capitulo cinco de Gênesis revela que os homens no passado viviam muito tempo, poderiam viver seculos alguns chegavam próximo a milênios inteiros.
GEN 6:4 Havia gigantes na terra naqueles dias, e também depois que entraram os filhos de Deus às filhas dos homens, e lhes geraram filhos: estes foram os valentes que desde a antiguidade foram homens de renome. O relacionamento entre os anjos e humanos, fez com que nascessem híbridos, ou seja, uma fusão genética biológica entre duas especies, isso seria, entre humanos e anjos, esses descendentes fizeram as guerras, e nome na antiguidade, passaram a dominar outras pessoas e trazer o caos, os anjos caídos passaram a construir cidades e monumentos, algumas existem seus restos até os dias de hoje, no Egito, e em outras partes do mundo, associo até mesmo a construção das piramides em Giza (Gizé), como algo dentro desse contexto, segundo cientistas e historiadores, praticamente não temos uma forma precisa de sabermos quem construiu esses monumentos pelo mundo, e mesmo a tecnologia moderna dos dias de hoje, ainda não são capazes de construir aqueles monumentos, pois bem, se humanos não são capazes, sugiro que não foram construídos por humanos, de certa forma, alguns livros apócrifos do velho testamento, como Gênesis do Gênesis, Enoque, Melquisedeque, mostram algumas assuntos relacionadas.
GEN 6:5 E viu o SENHOR que a malícia dos seres humanos era muito na terra, e que todo desígnio dos pensamentos do coração deles era continuamente somente o mal. A maldade do coração do homem era enorme, a ponto que Deus precisou intervir, alguns historiadores relatam que os seres humanos se exploravam, dominavam um aos outros, impediam eles e o privavam da liberdade.
GEN 6:6 E arrependeu-se o SENHOR de haver feito o ser humano na terra, e pesou-lhe em seu coração. A passagem "... pesou-lhe em seu coração..." é sem duvidas uma expressão que retrata o sentimento de Deus, vimos em capítulos anteriores, Deus possui sentimentos, ele tem amor, ódio, irá, compaixão, e também arrependimento, e vejo isso como a semelhança com os homens, um ser emocional, embora esteja acima do entendimento humano.
GEN 6:7 E disse o SENHOR: Apagarei os seres humanos que criei de sobre a face da terra, desde o ser humano até o animal, e até o réptil e as aves do céu: porque me arrependo de havê-los feito.
GEN 6:8 Porém Noé achou favor aos olhos do SENHOR.  Deus desejou destruir a humanidade, por diversos motivos, a maldade e a corrupção no meio humano era demais, nossa descendência também foi corrompida por relações com anjos, segundo muitos estudiosos o real motivo que fez Deus destruir aquela geração, foi para exterminar também os anjos caídos, que viviam aqui naquele tempo, e também seus descendentes.
GEN 6:9 Estas são as gerações de Noé: Noé, homem justo, foi íntegro em suas gerações; Noé andava com Deus. Noé andava com Deus, praticava a justiça e cumpria a vontade de Deus, de certa forma a lei de Deus sempre foi conhecida pelos homens, isso dês da queda do homem, chego a conclusão que as leis de Deus são conhecidos por todos os seres humanos, sendo doutrinados a isso ou não, algo que transcende a cultura, filosofia ou fé, todos nós sabemos que não devemos matar ninguém, do contrario você é um homicida ou psicopata, todos sabemos que não devemos pegar algo do próximo, por que não é nosso, todos sabemos que se alguém se machucou na estrada, estando ao nosso alcance, devemos parar para ajudar, esse conceito básico de moralidade pode ser visto como a lei de Deus para os homens primitivos, posso deduzir mais, os dez mandamentos, são o básico de moralidade e de boa conduta que os homens podem ter na vida, é simples e todos podem obedecer, exatamente por isso, a humanidade daquele tempo estava fora do alcance da salvação de Deus, não havia respeito ao próximo, a corrupção do homem era além do alcance de qualquer profeta.
GEN 6:10 E gerou Noé três filhos: a Sem, a Cam, e a Jafé.
GEN 6:11 E corrompeu-se a terra diante de Deus, e estava a terra cheia de violência.
GEN 6:12 E olhou Deus a terra, e eis que estava contaminada; porque toda carne havia corrompido seu caminho sobre a terra. Ao seres humanos foi dado a missão de guardar a terra, quando passamos por períodos de grande corrupção, naturalmente tudo que está em nossa volta será corrompido, seja a terra, como os animais e tudo que está sobre nossos cuidados.
GEN 6:13 E disse Deus a Noé: O fim de toda carne veio diante de mim; porque a terra está cheia de violência por causa deles; e eis que eu os destruirei com a terra.
GEN 6:14 Faze-te uma arca de madeira de gôfer: farás aposentos na arca e a selarás com betume por dentro e por fora. Deus armou um plano de salvação para a humanidade, seu fiel e amado servo Noé, recebeu a missão de continuar a humanidade e recomeçar o repovoamento do mundo, de certa forma, o Diabo que estava por traz de toda a corrupção do homem, da queda dos anjos, e as abominações cometidas por aqueles tempos, continua atuando contra a humanidade até os dias de hoje.
GEN 6:15 E desta maneira a farás: de trezentos côvados o comprimento da arca, de cinquenta côvados sua largura, e de trinta côvados sua altura.
GEN 6:16 Uma janela farás à arca, e a acabarás a um côvado de elevação pela parte de cima: e porás a porta da arca a seu lado; e lhe farás piso abaixo, segundo e terceiro. Pesquisadores encontraram fortes indícios sobre a existência da arca de Noé, através de uma analise em uma descoberta feita no Monte Ararate na Turquia, a pesquisa foi realizada por Ron Wyatt.
GEN 6:17 E eu, eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para destruir toda carne em que haja espírito de vida debaixo do céu; tudo o que há na terra morrerá. A aniquilação de todos os seres vivos debaixo do "céu", nos faz pensar, existe espirito de vida acima disso? por que uma afirmação como "...espirito de vida debaixo do céu..." seria necessário,  de fatos a bíblia não deixa todas as coisas claras, até mesmo por conta de não haver como descrever todas as coisas em um único livro.
GEN 6:18 Mas estabelecerei meu pacto contigo, e entrarás na arca tu, e teus filhos e tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo.
GEN 6:19 E de tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie porás na arca, para que tenham vida contigo; macho e fêmea serão.
GEN 6:20 Das aves segundo sua espécie, e dos animais segundo sua espécie, de todo réptil da terra segundo sua espécie, dois de cada espécie entrarão contigo para que tenham vida. Deus não tinha como objetivo a salvação apenas da humanidade, e sim de todas as suas crianções originais, o amor divino é algo maior do que a compreensão humana pode entender, ele uniu toda a sua criação terrestre em um único lugar, e os guardou para que tivessem vida.
GEN 6:21 E toma contigo de toda comida que se come, e traga-a a ti; servirá de alimento para ti e para eles.
GEN 6:22 E o fez assim Noé; fez conforme tudo o que Deus lhe mandou.

Outros capítulos de Gênesis comentado:


1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38 - 39 - 40 - 41 - 42 43 - 44 - 45 46 47 - 48 - 49 - 50.


Notas de leitura e referencias 


- Segue os créditos a Blive que é a responsável pelo comitê de tradução da bíblia livre. 
- Os trechos comentados estão sempre em negrito. 
- Os comentários são de Lucas Ajudarte, teólogo e arqueólogo bíblico formado pela FNT (Faculdade de teologia nacional) e a revisão é de Vanderleia Custodio. 
- Caso seja usado referencias de fontes externas sempre serão mencionados nesse rodapé se houver. 
- Artigo, Evidencias da existência da arca de Noé, Biosom.

- Caso você tenha uma indicação ou duvida, deixe nos comentários, para receber nossas atualizações por whatsapp, entre em contato pelo numero (19) 993702148.

Compartilhe o Reflexões Cristãs, e nos ajude a divulgar a palavra de Deus, gratuito e aberto a todos.
Postagem Anterior Próxima Postagem