Abraão e Sara, o casal escolhido (Bíblia comentada - Gênesis 20) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Abraão e Sara, o casal escolhido (Bíblia comentada - Gênesis 20)

Abraão e Sara, o casal escolhido (Bíblia comentada - Gênesis 20)

Introdução a Gênesis 20 comentado


Gênesis 20 comentado, narra que Abraão e Sara vão habitar na região de Cades e Sur, então Abimeleque descobrirá, que grande erro é tocar num profeta de Deus, um exercito e um tesouro, não são maior do que um Deus vivo.

Abraão e Sara - Gênesis 20 comentado
Abraão e Sara - Gênesis 20 comentado

Gênesis 20 comentado


GEN 20:1 De ali partiu Abraão à terra do Sul, e assentou entre Cades e Sur, e habitou como peregrino em Gerar. A posição de Sur é descrita como sendo "próximo à fronteira do Egito, na direção de quem vai para Assíria" (Gênesis 15:18). Após atravessar o Mar vermelho (Êxodo 15:4), os hebreus entraram no deserto de Sur, que se estendia em direção a uma distância de três dias de viagem (Êxodo 15:22), após o qual chegaram a Mara (Êxodo 15:23). Também é observado (1 Samuel 15:7) como sendo no sentido oposto e próximo ao Egito (1 Samuel 27:8). Desta forma, conclui-se que sua localização ficava ao leste do Mar vermelho e dos lagos amargos.
GEN 20:2 E disse Abraão de Sara sua mulher: É minha irmã. E Abimeleque, rei de Gerar, enviou e tomou a Sara. É importante ressaltar que "tecnicamente" Abraão não mentiu, como ele mesmo, explicaria mais tarde, Sara é sua meia irmã, e segundo a tradição de seu antigo povo, não era impedido de casar-se com ela, embora no decorrer da narrativa bíblica, Moisés proíbe o ato, acredito que esses fatores, são provas da veracidades da bíblia, embora, algumas passagens, não sejam fieis as leis de Deus, ou existe algum conflito, com as crenças cristãs e judaicas, os autores bíblicos, jamais fizeram questão de esconder esses eventos, existiu um movimento por parte dos escritores do texto sagrado, de preservar a autenticidade de todos os eventos.
GEN 20:3 Porém Deus veio a Abimeleque em sonhos de noite, e lhe disse: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste, a qual é casada com marido. No versículo anterior, é usado a expressão "...enviou e tomou...", vejo portanto algo que precisamos observar nos textos bíblicos, Abraão, não contou que Sara é sua esposa, e fica evidente, que caso contasse, seria morto, Abimeleque não era um homem "justo", embora faça essa propaganda no decorrer do capitulo, vejo na figura de Abimeleque, um homem tirano, embora ele pensasse que Sara é casada, um homem justo, não simplesmente tomaria uma mulher, simplesmente por que habita sua terra, infelizmente, no feudalismo antigo, essas praticas, são comuns, os reis tornavam-se tiranos, verdadeiros ditadores, contra o povo.
GEN 20:4 Mas Abimeleque não havia chegado a ela, e disse: Senhor, matarás também a gente justa?
GEN 20:5 Não me disse ele: É minha irmã; e ela também disse: É meu irmão? Com sinceridade de meu coração, e com limpeza de minhas mãos fiz isto. O pecado de certa forma, não tinha ocorrido, vemos por exemplo, na narrativa de Sodoma, que Deus, mesmo sabendo da maldade dos moradores de Sodoma eram capazes, o Senhor esperou, a maldade ocorrer, para depois impor, isso por que Deus não costuma interferir no livre arbítrio, nesse caso, Deus não mataria Abimeleque, por que ele não era pecador, mas estava sobre suas mãos, a esposa de um profeta do Senhor, ou melhor, uma mulher que aos olhos do Senhor, tinha um imenso valor, assim como Abraão, Sara também era serva do Deus vivo, geralmente os comentaristas bíblicos e os eruditos que falam dessas passagens, não observam a importância das figuras femininas, nos contextos, de certa forma, Abraão nunca desistiu da promessa de Deus, por que Sara sempre esteve do seu lado, ela era comparsa de seu marido, nas maiorias das passagens, onde Abraão é mencionado, é importante observar, que Sara sempre está lá, isso por que ambos tem sua importância, seria de Sara também que sairia Israel, e o povo escolhido de Deus, Abraão poderia ter filhos com outras mulheres, mas era com Sara que Deus tinha estabelecido a aliança, um filho de Abraão e Sara.
GEN 20:6 E disse-lhe Deus em sonhos: Eu também sei que com integridade de teu coração fizeste isto; e eu também te detive de pecar contra mim, e assim não te permiti que a tocasses.
GEN 20:7 Agora, pois, devolve a mulher a seu marido; porque é profeta, e orará por ti, e viverás. E se tu não a devolveres, sabe que certamente morrerás, com tudo o que for teu. Abraão era um profeta, e Deus comprava suas brigas, quer ter uma vida de vitórias, entregue portanto suas necessidades diante do Senhor, Abraão seria aquele que ao orar, não apenas garantiria a vida de Abimeleque, mas ele também de certa forma, o perdoaria, antes quase teria perdido sua mulher.
GEN 20:8 Então Abimeleque se levantou de manhã, e chamou a todos os seus servos, e disse todas estas palavras aos ouvidos deles; e temeram os homens em grande maneira.
GEN 20:9 Depois chamou Abimeleque a Abraão e lhe disse: Que nos fizeste? e em que pequei eu contra ti, que atraíste sobre mim e sobre meu reino tão grande pecado? o que não devias fazer fizeste comigo.
GEN 20:10 E disse mais Abimeleque a Abraão: Que viste para que fizesses isto?
GEN 20:11 E Abraão respondeu: Porque disse para mim: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e me matarão por causa de minha mulher. Abraão de certa forma, sabia observar os "eventos", ele sabia que o povo daquele lugar, não tinha temor em Deus, e estaria correndo risco, se tivesse falado que Sara é sua esposa, Abimeleque se auto dominou um homem justo, mas não vejo em sua figura, um homem dessa forma, Abraão de certa forma, possuiu alguma razão para seu julgamento.
GEN 20:12 E na verdade também é minha irmã, filha de meu pai, mas não filha de minha mãe, e tomei-a por mulher.
GEN 20:13 E foi que, quando Deus me fez sair sem rumo da casa de meu pai, eu lhe disse: Esta é a lealdade que tu me farás, que em todos os lugares onde chegarmos, digas de mim: É meu irmão.
GEN 20:14 Então Abimeleque tomou ovelhas e vacas, e servos e servas, e deu-o a Abraão, e devolveu-lhe a Sara sua mulher.
GEN 20:15 E disse Abimeleque: Eis que minha terra está diante de ti, habita onde bem te parecer.
GEN 20:16 E a Sara disse: Eis que dei mil moedas de prata a teu irmão; olha que ele te é por véu de olhos para todos os que estão contigo, e para com todos: assim foi repreendida.
GEN 20:17 Então Abraão orou a Deus; e Deus sanou a Abimeleque e a sua mulher, e a suas servas, e voltaram a ter filhos.
GEN 20:18 Porque havia por completo fechado o SENHOR toda madre da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão. O velho testamento, pode ter algumas passagens complicadas, quando Deus aplicaria a justiça contra uma nação, o juízo era aplicado contra todos de sua casa, embora em nossas culturas possa parecer estranho, isso é mais normal que parece, temos que entender que na antiguidade, as leis não eram desenvolvidas, e tudo na antiguidade, baseava-se na vingança, se Deus matasse Abimeleque, também teria que exterminar sua casa, do contrario, criaria um povo que clamaria por vingança.
  
Outros capítulos de Gênesis comentado:

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38 - 39 - 40 - 41 - 42 43 - 44 - 45 46 47 - 48 - 49 - 50.


Notas de pesquisas e referencias


- Segue os créditos a Blive, responsável pelo comitê de tradução da Bíblia livre. 
- Os comentários estão sempre em negrito.
- Todas as referencias externas, serão demonstradas aqui, se houver.
- Os comentários são de Lucas Ajudarte, teólogo e arqueólogo bíblico pela Faculdade de teologia nacional de São Lourenço MG.

Ajude a divulgar o Reflexões Cristãs, compartilhe nossas postagens nas redes sociais, duvidas e sugestões, deixe nos comentários.
Postagem Anterior Próxima Postagem