Os dez mandamentos de Deus (Bíblia comentada - Êxodo 20) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Os dez mandamentos de Deus (Bíblia comentada - Êxodo 20)

Os dez mandamentos de Deus (Bíblia comentada - Êxodo 20)

Introdução aos Êxodo 20 comentado


O livro de Êxodo fala sobre Israel nascendo como nação, o capitulo 20, aborda sobre os mandamentos de Deus, entregue a Moisés, Deus manifesta-se no Monte Sinai, e entrega dos dez mandamentos, que são perpétuos, e valem ainda para nossos dias.

Os dez mandamentos de Deus
Os mandamentos de Deus

Êxodo 20 comentado


EXO 20:1 E falou Deus todas estas palavras, dizendo:
EXO 20:2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, de casa de servos.
EXO 20:3 Não terás deuses alheios diante de mim. Os primeiros mandamentos são basicamente voltado para adoração e a própria divindade em si, ou seja, na relação do homem com Deus, por exemplo, Deus é o verdadeiro, criou Adão e Eva, e os levou para diversas regiões do mundo, mas os homens pecaram, e com as quedas dos anjos, passaram a ter relações entre os homens e anjos, isso é abominável, vide em Gênesis 6, então Deus irado com essa mescla de raças, os destruiu com o diluvio, após o diluvio, a situação ficou ainda pior, pois um homem chamado Ninrode, que dominou praticamente todas as nações e povos do mundo antigo, e os ajuntou em uma cidade com a intenção de chegar até o céu e fazer guerra contra Deus, isso em Gênesis 11. Também temos um amplo estudo sobre o primeiro mandamento.
EXO 20:4 Não te farás imagem, nem nenhuma semelhança de coisa que esteja acima no céu, nem abaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra:
EXO 20:5 Não te inclinarás a elas, nem as honrarás; porque eu sou o SENHOR teu Deus, forte, zeloso, que visito a maldade dos pais sobre os filhos, sobre os terceiros e sobre os quartos, aos que me aborrecem,  O segundo mandamento fala sobre a idolatria, não é diferente do primeiro, como já falei sobre os outros mandamentos, na sociedade de hoje, a idolatria não é a mesma dos tempos bíblicos, ela é mais mascarada, por exemplo, não achamos que temos ídolos, e por isso não nos vemos gritando o nome de um jogador de futebol, ou gritando louvor a um cantor sertanejo. 
EXO 20:6 E que faço misericórdia em milhares aos que me amam, e guardam meus mandamentos.
EXO 20:7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque não dará por inocente o SENHOR ao que tomar seu nome em vão. Não invocar o nome de Deus em vão, quantas vezes você não cita o nome de Deus para uma "brincadeira", ou não joga o Santo ao profano, o carro quebra, e você diz: que benção! e outros trocadilhos, como "misericórdia" e etc, temos que analisar friamente nossas vidas, pois pequenos detalhes, não nos deixam em livres do pecado. Veja estudo completo sobre o terceiro mandamento.
EXO 20:8 Tu te lembrarás do dia do repouso, para santificá-lo:
EXO 20:9 Seis dias trabalharás, e farás toda tua obra;
EXO 20:10 Mas o sétimo dia será repouso para o SENHOR teu Deus: não faças nele obra alguma, tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua criada, nem teu animal, nem teu estrangeiro que está dentro de tuas portas:
EXO 20:11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e todas as coisas que neles há, e repousou no sétimo dia: portanto o SENHOR abençoou o dia do repouso e o santificou. Conforme citado, os quatro primeiros mandamentos, referem-se a adoração,  e apenas isso, diferente dos demais mandamentos, a guarda do sábado, é hoje muito debatida, existem algumas denominações que guardam o domingo, como os católicos, os batistas, e outras religiões protestantes ou romanistas, por outro lado algumas igrejas evangélicas creem na guarda do sábado, eu particularmente, entendo que não existe um dia de guarda intitulada por Deus para o nosso dia, mais importante que isso, é guardar um dia semanal, para manter a relação com seus familiares, e sua saudê mental e física, trabalho em excesso pode trazer danos. Veja estudo completo sobre o quarto mandamento.
EXO 20:12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que teus dias se alarguem na terra que o SENHOR teu Deus te dá. Diferentemente dos primeiros 4 mandamentos, os demais mandamentos, tratam apenas de roubos, nesse, quinto mandamento, vemos o roubar a honra de seu pai e sua mãe. obre o amor da família podemos citar o verso: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" Ex 20:12 Segundo as escrituras as bênçãos de Deus são atribuídas ao honrar o pai e a mãe, para entendermos  o por que, não precisamos ir em buscas de longos raciocínios teológicos ou buscarmos fortes contextos bíblicos, pois trata-se de uma questão moral e não apenas espiritual, de certa forma a maior parte dos dez mandamentos trata-se de questões morais, nesse a única forma apresentada é moral, você não pode bater em seu pai, pois é seu pai, assim também não pode bater em sua mãe, pois trata-se de sua mãe.
EXO 20:13 Não cometerás homicídio.  A ideia bíblica para o sexto mandamento, isto é, "...não matarás...", é simples e direta, um cristão, lavado e remido pelo sangue de Jesus, não compactua com a ideia de que, matar é a resposta, ou seja, a bíblia nos ensina, a sermos pró-vida, ou seja, nossa posição sempre deve, ser contraria a questões como aborto, pena de morte, ou simplesmente caminhos, que nos levam a guerras, o cristão deve acima de tudo pregar Jesus, e zelar pela paz. 
EXO 20:14 Não cometerás adultério. Vejo que o adultério é uma pratica comum entre os casais, quando analisamos o adultério sexual, infelizmente vejo amigos próximos, cometerem essas praticas, de certa forma, o sétimo mandamento é associado ao décimo mandamento, isto é "não cobiçarás", pois a pessoa que está cometendo o adultério com a esposa do próximo, comete os dois pecados, ativamente, como eu disso no começo do texto, os pecados são relacionáveis, quando cometemos, o adultério logo brevemente cometeremos a mentira, em alguns casos, as vitimas de adultério respondem com violência, no caso a morte, que justamente é o sexto mandamento, quando a pessoa que cometeu um adultério, logo essa pessoa percebe que já está na rodeadas de pecados, e a vida fica completamente nebulosa e bagunçada e a caminhos que levam para a morte, o caminho do pecado com certeza, e ainda por cima a morte eterna. Veja estudo bíblico completo sobre o sétimo mandamento.
EXO 20:15 Não furtarás.
EXO 20:16 Não falarás contra teu próximo falso testemunho.
EXO 20:17 Não cobiçarás a casa de teu próximo, não cobiçarás a mulher de teu próximo, nem seu servo, nem sua criada, nem seu boi, nem seu asno, nem coisa alguma de teu próximo.
EXO 20:18 Todo o povo considerava as vozes, e as chamas, e o som da trombeta, e o monte que fumegava: e vendo-o o povo, tremeram, e puseram-se de longe.
EXO 20:19 E disseram a Moisés: Fala tu conosco, que nós ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos.
EXO 20:20 E Moisés respondeu ao povo: Não temais; que para provar-vos veio Deus, e para que seu temor esteja em vossa presença para que não pequeis.
EXO 20:21 Então o povo se pôs de longe, e Moisés se chegou à escuridão na qual estava Deus.
EXO 20:22 E o SENHOR disse a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós vistes que falei desde o céu convosco.
EXO 20:23 Não façais comigo deuses de prata, nem deuses de ouro vos fareis.
EXO 20:24 Da terra farás altar para mim, e sacrificarás sobre ele teus holocaustos e tuas ofertas pacíficas, tuas ovelhas e tuas vacas: em qualquer lugar onde eu fizer que esteja a memória de meu nome, virei a ti, e te abençoarei.
EXO 20:25 E se me fizeres altar de pedras, não as faças lavradas; porque se levantares teu buril sobre ele, tu o profanarás.
EXO 20:26 E não subirás por degraus a meu altar, para que tua nudez não seja junto a ele descoberta. Falamos de forma aprofundada sobre os dez mandamentos, e todos podem ser lidos em nosso blog, recomendamos que leiam os estudos completos para entender a relação dos dez mandamentos e dos dias de hoje.

Todos os capítulos de Êxodo comentado




1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38 - 39 - 40.

Notas e referencias do autor

- Segue os créditos a Bíblia livre, tradução usada em nossos comentários.        
- Os comentários são sempre escritos em negrito.        
- Todas as referencias externas, serão demonstradas aqui, se houver.        
- Os comentários são de Lucas Ajudarte, teólogo e arqueólogo bíblico pela Faculdade de teologia nacional de São Lourenço MG. 

Compartilhe essa postagem com seus amigos e familiares, receba Reflexões Cristãs por WhatsApp (19) 993702148.
Postagem Anterior Próxima Postagem