Não terás ídolos, Segundo mandamento - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Não terás ídolos, Segundo mandamento

Não terás ídolos, Segundo mandamento

 Não farás para ti Ídolo de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.


A Bíblia é muito direta no que se diz respeito a idolatria, mas a formulação do conceito por traz dessa palavra, é moldável e sujeito a disfarces, correntes teológicas pregam contra o uso de imagens em diversos cultos, mas ao definir imagens vistas como idolatria, eles usam como base apenas a logica comum, e reducional a esculturas de barro ou de qualquer forma esculpida, quando a bíblia em seu contexto deixa claro "... Nenhuma semelhança na terra... nas águas ... debaixo da terra..."

Quando vemos essas expressões presentes nas sagradas escrituras presentes no Livro de Êxodo entre os capítulos 20:1-17 passamos a interpretar as leis primarias do judaísmo e portanto as leis seguidas por Jesus e os Apóstolos, pois os mesmos eram Judeus, viveram como Judeus e morreram como Judeus, independente dos Judeus terem variedades de culturas e costumes de acordo com cada grupo e sua linha teológica, assim como também são até os dias de hoje, mas de certa forma êxodo 20 nos permite ver a "base da fé" e da lei judaico-cristão.

Tabelarei quatro formas simples de idolatria e de desrespeito ao Segundo mandamento que é muito praticado em nossa cultura, e de certa forma aprendemos dês de crianças, em nossas casas, nossas escolas, nossas igrejas ou mesmo na rua.


Não terás ídolos, Segundo mandamento
Não terás ídolos, Segundo mandamento


1 - Imagens de Idolatria 


Amados irmãos, é comuns crentes evangélicos atacarem seguimentos católicos por conta do uso de imagens de santos em seu dia a dia, assim como o de outros seguimentos como espiritas e grupos não cristãos de culturas diferentes pelo mundo, no entanto também é idolatria o que chamamos de "imagem visual" uma tatuagem  que faz referencia seja ao nome de uma pessoa, ou símbolo representando qualquer tipo de objeto ou coisa, independente do que seja, "...em cima do céus, em baixo na terra..." qualquer imagem é forma de idolatria, quanto mais inseri-la em seu corpo, que é sede do Espirito Santo.

2- Usar um mediador entre Deus e os homens que não seja Jesus Cristo.


1 Timóteo 2:4-6 "…o qual deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem. Ele se entregou em resgate por todos, para servir de testemunho a seu próprio tempo. …"

Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, e ao adicionar um Pastor... Profeta... Apostolo... Teólogo... Padre ou independente do titulo eclesiástico, é cometido um pecado gravíssimo, o de tornar e fazer para si um ídolo.

3- Atribuir uma pessoa uma função superior ou de destaque.


Isso vale para um jogador de futebol, vale para um cantor sertanejo, um pastor/padre renomado, um cantor gospel famoso, ou mesmo um personagem de tv ou de qualquer gênero da mídia de relevância, uma coisa é ter respeito, outra coisa é idolatrar, e quando você grita para um cantor, quando você paga rios de dinheiro para uma "estrela" apresentar seu espetáculo, que por muitas vezes deixa de dar o melhor para a sua família, você está dessa forma pecando, e colocando uma função na qual figuras publicas não tem.

4- Depositar sua esperança e sua fé em sistemas políticos ou mesmo em governantes.


Pode parecer bobeira mas é o mais comum em nossos dias atuais, onde nossos governos são corruptos e autoritários, e nos bombardeiam com promessas e informações falsas, e todos os acontecimentos ruins com a nação por fim os mais pobres pagam pelos erros de meia dúzia, e por incrível que pareça, figuras messiânicas como Bolsonaro, Lula, Aécio, entre outros aparecem manifestando-se como heróis no meio do povo, e por fim, provam-se mercenários mais cedo ou mais tarde.

Lembre-se o "Cristão vive apenas pela fé"

Recomendações de leitura   
👉 Adquira o livro 1984 de George Orwell, o livro que denuncia sistemas ditatoriais  fascistas e comunistas, para muitos, o escritor foi morto pela publicação do livro, devido a forte critica ao totalitarismo.

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp ou Telegram (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem