O que a bíblia diz sobre a idolatria? - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas O que a bíblia diz sobre a idolatria?

O que a bíblia diz sobre a idolatria?

A Glória de Deus e a Idolatria nos movimentos religiosos modernos


O paganismo continua mais vivo do que nunca, o hinduísmo por exemplo, possui 900 milhões de pessoas, o xintoísmo cerca de 120 milhões, o Catolicismo é um modelo vivo de paganismo cristianizado, e tem números exorbitantes, sendo o maior grupo cristão atual, ainda não citamos o budismo com seu deísmo, se juntarmos as mais variações politeístas que existem, seus números são maiores do que as variantes monoteístas como islamismo, judaísmo e facções cristãs unitárias e unicistas.

Chego a conclusão que os defensores do verdadeiro evangelho, não estão  fazendo um bom trabalho pela disseminação do evangelho, já não vejo muito homens de Deus corajosos dispostos a exposição da palavra do Único Deus Verdadeiro, e que não negociam sua fé. Caso seja por falta de estudos bíblicos, traremos o tema em evidencia, com a exposição do monoteísmo, e os erros da idolatria e do politeísmo.

A idolatria no mundo moderno


"Muitos deuses." Isso é o que meu amigo indiano disse enquanto viajava em sua grande terra natal. E muitos deuses existiam. Eu vi muito pouco ídolos neste país, e quando os vi, eles geralmente estavam na casa de alguém de um país onde os ídolos eram adorados. A idolatria pode parecer um pecado que dificilmente encontraremos na América do Sul, e certamente não nas igrejas no Brasil.

Se definirmos a idolatria como a adoração de outros deuses, ou, como o antigo testamento frequentemente se refere a eles, " deuses estrangeiros ", então podemos supor que a idolatria dificilmente existe neste país. Mas se fôssemos definir a idolatria como a adoração do Único Deus Verdadeiro a posição de um deus menor, poderíamos encontrar idolatria em muitas igrejas evangélicas hoje.

Estamos buscando o tema da glória de Deus e, por várias lições, estaremos olhando para Êxodo 32-34 . Você se lembrará de que esta é a parte da Escritura onde Moisés pede a Deus: “ Mostre-me a sua glória ” ( Êxodo 33:18 ), e seu pedido é concedido ( Êxodo 34: 5-7 ). Mas antes de podermos considerar esses maravilhosos versículos, precisamos primeiro ver como o pecado da idolatria é uma ofensa contra a glória de Deus. Esse é o nosso tópico para esta lição.

A idolatria moderna




Expondo o erro da idolatria


Em Números 21, os filhos de Israel queriam os luxos do Egito, em vez da presença de Deus. Então Deus permitiu que cobras entrassem no acampamento, dando a oportunidade de aprender o quanto elas dependiam dele. As pessoas logo perceberam que haviam cometido um erro e imploraram para que as cobras fossem removidas. Foi quando Deus instruiu Moisés a fazer a serpente de bronze e erguê-la em um poste, então, quando as pessoas olhassem, poderiam viver. A cobra era um lembrete de que Deus era a fonte de sua cura. A cobra não era o objetivo, mas um meio para o objetivo. O objetivo era o Messias, mais tarde conhecido pelo nome de Jesus.

E como Moisés levantou a serpente de bronze sobre um mastro no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. João 3: 14-15 NLT

O propósito da cobra de bronze em um poste era levar as pessoas a adorar a Jeová, a mesma pessoa que mais tarde andou nesta terra como Jesus Cristo. No entanto, com o tempo, as pessoas começaram a adorar a própria cobra de bronze! Durante um avivamento, Ezequias destruiu a cobra de bronze para que as pessoas adorassem a Deus em vez de fazer os ídolos das coisas que apontavam para Deus.

Ele removeu os santuários pagãos, quebrou os pilares sagrados e cortou os postes de Asherah. Ele rompeu a serpente de bronze que Moisés tinha feito, porque o povo de Israel estava oferecendo sacrifícios a ela. A serpente de bronze foi chamada Nehushtan. 2 Reis 18: 4 NLT

Assim, vemos aqui que mesmo coisas boas podem se tornar ídolos quando se tornam o foco de nossa adoração, em vez de Deus. Adorar a criação em vez do Criador é uma coisa muito fácil, mas perigosa de se fazer! A cobra no mastro não é o único símbolo ordenado por Deus do qual o povo de Deus fez um ídolo ao invés de adorar o próprio Deus. O sábado é um símbolo eterno e memorial nos apontando para o nosso Criador.

Pois em seis dias o Senhor fez os céus, a terra, o mar e tudo o que havia neles; mas no sétimo dia ele descansou. É por isso que o Senhor abençoou o dia de sábado e o separou como sagrado. Êxodo 20:11 NLT

No entanto, quando Jesus andou na terra, Ele teve que lembrar às pessoas que o sábado era um símbolo eterno, para nunca ser removido, para nos levar a Deus, e não algo para ser adorado em si mesmo. O sábado não era para ser um ídolo.

Reprodução artística do paganismo



Conclusões finais sobre a idolatria


Cristo reiterou a verdade de que os sacrifícios em si não tinham valor. Eles eram um meio e não um fim. Seu objetivo era dirigir os homens ao Salvador e, assim, trazê-los para a harmonia com Deus. É o serviço do amor que Deus valoriza. Quando isso está faltando, a mera rodada de cerimônia é uma ofensa a ele. Então, com o sábado. Foi projetado para trazer homens à comunhão com Deus; mas quando a mente foi absorvida com rituais cansativos, o objeto do sábado foi frustrado. Sua mera observância exterior era uma zombaria.

Então, um ídolo é qualquer coisa que absorva nossas afeições mais do que Jesus, mesmo que seja algo na igreja. Podemos não ter estátuas de Maria em nossas igrejas, mas é possível que ainda existam alguns ídolos em nossa igreja? Não vamos ser muito presunçosos. Se o verdadeiro povo de Deus tivesse ídolos nos dias de Ezequias, e novamente nos dias de Cristo, há boas chances de que precisemos dar uma boa olhada ao redor e ver se existem símbolos, tradições ou datas - tão bons e nobres como sejam - que estão absorvendo mais do nosso foco e adoração do que Jesus.

Leia também outros artigos relacionados:   
👉 Leia nosso livro "Noiva vs Prostituta" disponível gratuitamente no Wattpad.

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem