Conhecendo o Único Deus verdadeiramente - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Conhecendo o Único Deus verdadeiramente

Conhecendo o Único Deus verdadeiramente

O entendimento a cerca do único Deus verdadeiro


"Esta é a vida eterna, para que vos conheçam, o único Deus verdadeiro e Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17. 3 NVI).

Ao pensarmos em conhecer a Deus, devemos fazer a pergunta 'como ele é?' Talvez não haja resposta melhor do que aquela dada pelo escritor aos hebreus quando ele iniciou sua carta. 

"De muitas e várias maneiras, Deus falou de antigamente a nossos pais pelos profetas; mas nestes últimos dias ele nos falou por um Filho, a quem designou o herdeiro de todas as coisas, através de quem criou o mundo. Ele reflete o glória de Deus e leva o próprio selo de sua natureza, sustentando o universo por sua palavra de poder ".

Os judeus que escreveram e falaram sobre Ele nos dias do antigo testamento podiam ler os registros daqueles de sua fé que haviam passado antes, aos quais poderiam acrescentar seu encontro pessoal com Deus. Em muitos aspectos, era como olhar para 'reflexões intrigantes'. No Novo Testamento, a revelação por meio do filho era um verdadeiro reflexo do Pai. Em Jesus, temos a resposta completa para a pergunta. 

Aqueles que o observavam e o ouviam e aqueles que criam em seus registros o reconheciam por quem Ele era. Os judeus que viram Jesus, mas nunca haviam se familiarizado adequadamente com o Deus do Antigo Testamento, falharam em reconhecer Jesus como aquele que tinha vindo de Deus, então eles queriam destruí-lo. 

Sua vida foi um julgamento sobre a impiedade deles. Nos tempos do antigo testamento, conhecer a Deus era uma parte importante da vida daqueles que o serviam. No novo testamento, era tudo. No primeiro século, as pessoas queriam a qualidade de vida que continuaria para sempre. Jesus era a única maneira de descobrir esse tipo de vida, conhecendo o Pai através dele. Ao observá-Lo, eles puderam realmente ver como era Deus, mas os líderes religiosos da época de Jesus não conseguiram identificar Seu Filho quando Ele chegou.


Nos últimos dois mil anos, a percepção humana de como é o Todo-Poderoso Criador não melhorou muito. Israel tropeçou na lei que era justa e boa. Da mesma forma, os líderes da igreja cristã tropeçaram nos ensinamentos do Novo Testamento. 

Antigo e Novo Testamentos foram dados por Deus, por meio de escritores fiéis, e cobriram todas as fases da vida espiritual. Pequenas 'seitas' são tão culpadas por essa confusão quanto grandes denominações. Eles falharam em manter os olhos fixos em Jesus e 'conhecer a Deus' não tem sido sua prioridade. Jesus se referiu a Seu Pai, como "seu Pai", tornando aqueles que 'nasceram de novo', irmãos em Cristo. Jesus disse que Seu povo deveria oferecer 'a outra face'.

Para aqueles que realmente aceitaram a "semelhança familiar" em reconhecimento a Deus como seu "Pai" , os valores começaram a mudar. Isso também mudou o relacionamento deles com Deus. Um dos aspectos mais importantes dessa mudança foi o fato de seguir Jesus significou abandonar as características do mundanismo. Mas com o passar dos séculos, a separação do mundo ficou confusa. Alguns ficaram tão separados que não podiam mais testemunhar sua fé - eles vivem vidas monásticas; uma característica não confinada a mosteiros. Outros não fizeram nenhuma diferença real do mundo e, portanto, a Igreja Cristã se tornou mundana. Mas sempre houve uma minoria minúscula, uma aqui e outra ali, que somente buscavam a amizade de Deus.

Passagem do filho prodigo é uma lição de como o perdão é o conhecer de Deus
Imagem com referencia a o retorno do filho prodigo


Jesus demonstrou como é Deus em Seus ensinamentos e em Seu modo de vida. Foi isso que atraiu alguns da nação judaica e os atraiu para Ele - e para Seu Pai Celestial. Ao acompanharem Jesus, tornando-se Seus discípulos, começaram a mudar e a se tornar como Ele. Sua compaixão e mansidão foram demonstradas por Sua preocupação com aqueles que curou e com os parentes daqueles que ressuscitou dentre os mortos. Ao mover-se entre as pessoas comuns e expressar sua simpatia pelos pobres e marginalizados da sociedade, demonstrou o verdadeiro significado da palavra "amor". Ele procurou as ovelhas perdidas de Israel. 


William Barclay lista as qualidades de um "bom pastor" como força e coragem, vigilância incessante e adormecida, paciência infinita, bondade indiferente e espírito de auto sacrifício. Um exemplo da maneira pela qual essas qualidades podem ser transmitidas por exemplo é apresentado no livro de Phillip Keller, 'Lessons from a Sheep Dog' (Nada me faltará, versão em português). Ele descreve como um 'border collie' totalmente confuso, prestes a ser um animal selvagem, foi transformado em total lealdade e amor ao ser tratado com o amor verdadeiro. Keller escreveu sobre o bom pastor. "Em reciprocidade de afeto, em genuína gratidão por Sua generosidade, em profunda apreciação por Seu toque terno em minha vida, nasce dentro de mim o desejo de ser Seu escravo do amor. Keller escreveu sobre o bom pastor."

Em reciprocidade de afeto, em genuína gratidão por Sua generosidade, em profunda apreciação por Seu toque terno em minha vida, nasce dentro de mim o desejo de ser Seu escravo do amor.

"Nós o amamos porque ele nos amou primeiro". Esse intercâmbio de preocupação amorosa e real cuidado um com o outro foi a base sobre a qual a confiança e a confiança foram construídas entre este lindo cachorro e eu ".

Nos Evangelhos, descobrimos como é Deus tanto pela maneira como Jesus viveu quanto pelo que Ele disse. Nos Evangelhos sinóticos - os três primeiros - vemos Jesus trabalhando, amando-se às pessoas pelo derramamento de Seu amor em ação. No entanto, o maior ato de Seu amor no sofrimento e na morte dificilmente foi reconhecido pela maioria de seus amigos até que ele passasse para a história. 

Aqueles que estavam em volta da cruz e foram os primeiros a chegar ao túmulo três dias depois, melhor absorveram a realidade desse amor. João parece ter reconhecido a profundidade do amor de Cristo mais facilmente do que seus companheiros apóstolos. Conhecido como 'João, o amado', seu evangelho e suas cartas revelam o quanto o relacionamento se desenvolveu entre o Senhor e ele próprio. Muitos anos se passaram entre o tempo do ministério de nosso Senhor e João escrevendo seu evangelho. 


Durante esse período, ele teve tempo para refletir sobre por que o povo e os líderes judeus haviam falhado em entender seu Messias - eles não conheciam o Pai (16.3) como Jesus. Ele também falou sobre como alguns podem se gabar de quanto Ele havia feito em suas ruas e quantas grandes coisas haviam feito em Seu nome, mas a condenação deles é a mais triste das Escrituras. "Eu nunca te conheci" (Mt.7.23). Conhecer Cristo tem pouco a ver com o conhecimento superficial ou acadêmico Dele, mas é o conhecimento íntimo da amizade. Seus seguidores devem conhecê-Lo muito bem. Esse é um conhecimento importante - o tipo de conhecimento que permanecerá quando o conhecimento teórico "desaparecer" (1 Cor 13.8).

Paulo iniciou Sua vida cristã por uma experiência que lhe ensinou como Jesus considerava o relacionamento entre Ele e Seus discípulos. O Senhor disse-lhe: "Por que você está me perseguindo?" Nessa questão, Saulo de Tarso percebeu a unidade entre Jesus e Seu povo. Nos dias vindouros, Paulo refletiu sobre essas palavras e também fez amizade com Jesus, que ele descreveu aos filipenses. Ele estava preparado para sacrificar tudo por Sua causa; "Eu considero tudo como perda em comparação com a grandeza imbatível de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor, por cujo bem perdi todas as coisas. Considero-os lixo, para que eu possa ganhar a Cristo e ser achado nele ... Quero conhecer Cristo e os poder de sua ressurreição e a comunhão de seus sofrimentos ". (Filipenses 3. 8-10)

Paulo foi um grande evangelista missionário e um pastor maravilhoso para aqueles que ele converteu e visitou. Mas a coisa mais importante em sua vida foi 'conhecer seu Senhor' - de fato, esse foi o ponto central de sua mensagem e o que o levou a servir e pregar como ele. Paulo não era um teólogo abstrato, por mais brilhante que fosse ao explicar as Escrituras Hebraicas. 

Sua teologia era tipicamente hebraica - prática e preocupada com as grandes realidades da vida. No final de sua vida, ele escreveu a Timóteo: "Sei em quem acreditei e estou convencido de que ele é capaz de manter o que lhe comprometi naquele dia". Mais tarde, na mesma carta, ele escreveu sobre seu primeiro julgamento perante o imperador e disse que "todos me abandonaram. Mas o Senhor me apoiou e me deu forças para proclamar a mensagem completamente".

Na primeira carta de João (2: 4,5), ele escreveu: "Nisto podemos ter certeza de que o conhecemos se guardarmos seus mandamentos. Quem diz 'eu o conheço', mas desobedece a seus mandamentos é mentiroso e a verdade não é nele". O apóstolo deixa claro que o mandamento de Jesus era amar e descreveu alguns exemplos desse amor. Esta é a identificação daqueles que conhecem a Cristo - aqueles que são nossos irmãos em Cristo. Esse amor só pode se desenvolver através do poder do Espírito, nos aproximando cada vez mais Dele e de Seu povo.

'Conhecer a Cristo' significa deliberadamente passar um tempo todos os dias em Sua presença - alguns diriam no início do dia - em oração e meditação sobre Sua Palavra. Isso define o padrão para as horas que se seguem à medida que saímos para o mundo. O trabalho nunca pode ser entediante se fizermos por Ele e com Ele. Onde quer que estejamos, seja qual for o tipo de problema ou situação que enfrentamos, fazemos isso com ele. 

Todos os nossos relacionamentos, com todos que encontramos, são governados pela 'presença' invisível conosco. Se não pudermos compartilhar uma experiência ou um amigo com o Senhor, é melhor encerrarmos rapidamente essa experiência e essa amizade. Não importa onde estamos ou o que estamos fazendo, Ele está à mão para nos guiar e fortalecer para a ocasião. A filosofia abstrata ou uma interpretação específica de certas Escrituras só podem ter valor se elas nos guiarem nas coisas comuns da vida cotidiana. Mas se formos obedientes à vontade de Deus, como Ele até agora nos revelou, então podemos ter certeza de que Ele aumentará nossa compreensão da Palavra e nos guiará ainda mais a viver totalmente para Ele e com Ele. Então, quando confrontados com a tentação e encontramos circunstâncias confusas, Ele nos mostra a saída. Mas é importante parar e olhar para Ele e ser obediente.

"Se à direita ou à esquerda eu me desvio,

Naquele momento, Senhor, repreenda;

E deixe Tua bondade afugentar

Todo obstáculo ao Teu amor.

O pode ter menos dor por omissão

Minha alma bem instruída,

E me manda pro sangue novamente

Isso faz e me mantém inteiro. "

À medida que nos aproximamos do Senhor, haverá muitas circunstâncias na vida que não serão mais aceitáveis ​​para Ele. Vivemos em um ambiente muito estimulante, no qual a mídia está determinada a atrair nossa atenção e nos fazer ouvir as 'sirenes'. Mas eles não vão nos salvar. Políticos e artistas têm apenas um objetivo: atrair nosso interesse e apoio a eles. Nós temos a escolha - e se sentimos incertos - não! É preciso honestidade e determinação absolutas para garantir que somente Ele é o que importa em nossas vidas. Ele prometeu que haveria negação de ambição e desejo egoístas no início de nossa caminhada com ele. À medida que a realidade de quem e o que Ele é se torna mais forte, os brinquedos de ouropel e esfarrapados do mundo perdem sua atração. As dificuldades da vida se tornam mais fáceis de suportar e seus problemas são resolvidos mais prontamente quando os entregamos a Ele. 

Aqueles que não estão andando em nosso caminho, não entenderão. Mas nosso amor por Ele se fortalecerá e nosso desejo de expressar Seu amor por nossos irmãos - e pelo mundo em geral - aumentará até que finalmente sejamos como Ele - e O vejamos como Ele é. Que Deus, que ama e nos deu o que de melhor e de nós quer, nos ajude a fazê-lo - porque caminhar com Ele nos fará cônjuges melhores, melhores pais, melhores vizinhos e amigos, melhores no que fazemos durante o dia todo - porque seremos fazendo isso com o Senhor. 

Leia textos relacionados sobre a Unicidade de Deus:    
👉 Leia nosso livro "Noiva vs Prostituta" publicado gratuitamente no Wattpad.

 Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, Obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem