Origem e desenvolvimento da teoria da trindade - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Origem e desenvolvimento da teoria da trindade

Origem e desenvolvimento da teoria da trindade

A grande farsa da doutrina da trindade



Muitos perguntam sobre as idiossincrasias da Trindade e a realidade do Espírito Santo. De onde veio essa inventividade ao longo da história da humanidade?

Aprofundando-se nisso, foi necessário entrar nos estudos de alguns teólogos que, pelo menos, sabia ter uma base real, baseada em uma documentação exaustiva, além de toda a fé. E aqui temos Olcese, um teólogo hondurenho, com alguns argumentos que vou reproduzir de forma sumária.

Origem e desenvolvimento da teoria da trindade
Origem da trindade

Leia estudos sobre a Unicidade de Deus

Uma das doutrinas fundamentais do chamado "Cristianismo" é A Santíssima Trindade, que é definida como três pessoas divinas em uma única essência. Isto é, é definido como o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas divinas que compartilham uma única essência. Então eles nos dizem que essas três pessoas são diferentes, mas ao mesmo tempo são um só Deus Verdadeiro.

A Trindade é considerada um mistério, porque não pode ser totalmente concebida com nossa mente finita. Na realidade, é muito difícil entender como três pessoas divinas e diferentes podem constituir um único Deus verdadeiro. Fuja para toda lógica e raciocínio humano. Na verdade, milhões de trinitaristas aceitaram esse dogma por "fé" em vez de pela própria força da razão. No entanto, fé e razão devem andar de mãos dadas. A fé deve ser baseada na razão, do contrário seria uma fé cega. Por exemplo, temos fé que Deus existe porque alguém tinha que ter criado esse enorme relógio que é o universo governado por leis. As leis implicam um Legislador, e que, pela mesma razão, deve ser o que muitas doutrinas consideram Deus. Pelo menos, a possibilidade de um princípio do Big Bang ou do Criador é aceita.

A verdade  é que nem Cristo nem seus discípulos, até o quarto século, acreditavam na Trindade. Para eles, "Deus não era um Deus de confusão, mas de paz" (1 Coríntios 14:33). O Deus Triúno é um Deus confuso que traz discórdias e disputas. A palavra Trindade não existe na Bíblia, e nenhum texto canônico é encontrado que diz que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só Deus. O único texto que poderia provar que a crença trinitária é 1 João 5: 7, um texto que foi interpolado séculos depois, e, consequentemente, é reconhecido como espúrio pelos estudiosos da Bíblia.

Origem da Trindade, e sua invenção no meio cristão


Sim, a Trindade era desconhecida por um espaço de quase 400 anos (século 4) a partir do nascimento de Cristo, e só foi formulada algumas vezes nos Concílios de Nicéia (325 dC) e Constantinopla (381 dC). No Concílio de Nicéia, o que foi chamado de "semi-Trindade" foi formulado, isto é, concluiu-se que o Filho também era "Deus" com o Pai, de sua própria substância e essência. Portanto, o Filho é o verdadeiro Deus do verdadeiro Deus. Nada foi discutido ou concluído do Espírito Santo.

Foi no Concílio de Constantinopla (381 dC), onde frases no credo pelo qual foi dito que o Espírito Santo era para ser adorado e glorificado com o Pai, ele procedeu do Pai, e foi ele que fez a revelação incluído . E no Concílio de Calcedônia (451 dC) a declaração feita no Conselho de Constantinopla tornou-se mais explícito. Para isso, a Nova Enciclopédia Católica de 1967, diz o "Trinity": ... a fórmula dogmática "Um só Deus em três pessoas ... era o produto de três séculos de desenvolvimento doutrinário." E em seu livro A Igreja dos primeiros três séculos, Alvan Lamson diz: "... A moderna doutrina da Trindade não foi em qualquer documento ou relíquia pertencente à Igreja dos primeiros três séculos ..."


Edward Gibbon diz em seu prefácio de seu livro História do Cristianismo: "Se o paganismo foi conquistado pelo cristianismo, que é igualmente verdade que o cristianismo foi corrompido pelo paganismo. O deísmo puro dos primeiros cristãos ... foi mudado, pela igreja de Roma, pelo dogma incompreensível da Trindade. Muitos dos princípios pagãos, inventado pelos egípcios e idealizada por Platão, foram retidos como digno de ser acreditado " Em adição, HG Wells em sua História perfil, pág.421 diz:" Vamos ver, em seguida, toda a cristandade Ele voltou a disputas pela Trindade. Não há provas claras de que os apóstolos de Jesus aceitaram essa doutrina ".

Mas a ideia da Trindade é reconhecida nas antigas religiões das nações pagãs. Nas mitologias dos gregos, celtas, egípcios, indianos, babilônios, chineses, ilhéus, fenícios e japoneses, encontramos tríades de deuses, ou deuses trinos. A Trindade Hindu era composta pelos deuses Brahma, Vishnu e Shiva. A Trindade grega era composta pelos deuses Zeus, Atena e Apolo. Seus crentes disseram que os três "concordaram em um". A trindade romana eram seus deuses Júpiter, Mercúrio e Vênus. Esses deuses trinos estavam se assimilando nas nações conquistadas. E o cristianismo parecia gostar desse conceito. 

Veja também: A inquisição Protestante

Como a Trindade entrou na Igreja cristã

Não é evidência de conceitos trinitários sendo introduzido por cristãos convertidos do paganismo, possivelmente tão cedo como a última parte do século, a I. A incorporação gradual de ideologias pagãs na doutrina e prática cristã produzidos pela interação de quatro componentes históricos: 

1. Os apóstolos, que eram sólidos em seu conhecimento e aplicação da Palavra de Deus, haviam morrido. Seu apego às doutrinas originais de Deus não era mais um exemplo vivo para os seguidores. 
2. A antecipação do retorno "rápido" de Cristo nas mentes de muitos cristãos declinou com o tempo.
3. Muitos pagãos que se converteram ao cristianismo continuaram a manter algumas de suas crenças e práticas anteriores. Assim, a doutrina cristã pura original rapidamente se corrompeu. 
4. Devido a estes três elementos anteriores, muitas pessoas começaram a antecipar um novo renascimento ou uma nova administração para substituir a antiga. 

Mesmo Paulo, enquanto ele estava vivo pregando o evangelho, teve que enfrentar crentes que queriam modificar a Palavra de Deus para sua satisfação ou capricho. Notemos que a apostasia da igreja começou pouco depois da metade do primeiro século, perto do fim do ministério de Paulo. Nessa época, duas seitas principais, os ebionitas e os gnósticos, apareceram.

Os ebionitas eram os cristãos judaizantes que plagiavam Paulo com suas ideias de guardar a lei e obedecer ao Antigo Testamento. Enquanto alguns acreditavam que Jesus nasceu sobrenaturalmente como homem, outros acreditavam que Jesus era o filho concebido entre José e Maria. 

Os gnósticos, como uma seita, tinham suas raízes na filosofia grega e nas idéias religiosas. Eles acreditavam que Jesus era uma Deidade, e seu corpo físico era uma aparência ou algo que ele tinha emprestado temporariamente. (Veja A History of the Christian Church, pp. 53-7, de Hase).

O docetismo apareceu na última metade do segundo século. Era, de fato, apenas outra forma de gnosticismo. Com a ideia de remover o autor de todo bem do contato com a matéria, que os docetistas consideravam mau, eles procuraram a ajuda da filosofia oriental com a ideia de povoar o espaço entre Deus e a matéria com uma vasta sucessão de seres. super humanos como mediadores entre Deus e o mundo. Estes, emanando da Deidade, foram chamados AEONES; Entre estes o de maior posto foi Jesús de Nazaré. Muitos deles imaginaram que Jesus era um mero homem, e eles sustentaram que o Cristo AEON(relativo ao gnosticismo) desceu sobre o homem Jesus em seu batismo, e que ele então o deixou imediatamente antes de sua crucificação, de modo que Jesus não estava, sujeito à dor e morte; enquanto outros sustentavam que o corpo, com o qual Jesus parecia estar investido, não era realmente humano e transmissível, mas insubstancial ou etéreo ou, pelo menos, imaterial: os últimos eram chamados docetistas. Aqui vemos um Jesus preexistente fora do mundo que desce à terra para trabalhar em Jesus. Imagine que tipo de Jesus teríamos com a mistura de gnosticismo e docetismo. Obviamente, um pré-existente "Jesus Cristo-Deus" antes de seu nascimento humano!

De acordo com fontes seculares, o apóstolo João foi o único apóstolo que viveu no final do primeiro século, e durante o qual ele escreveu suas epístolas do Novo Testamento e seu Evangelho. O Evangelho de João serviu para esclarecer que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus e o Filho do Homem. Portanto, este Evangelho de São João estabelece a verdade da Palavra de Deus que Jesus é o Filho de Deus e não "Deus o Filho", mas sempre que João evoluía sua narrativa, ele apontava para Jesus com Deus  vide:1 João 5:20. Pode-se afirmar que os escritos joaninos combatem o conceito gnóstico de um Deus Filho, não um ser humano. Em sua primeira epístola, João neutraliza esse pensamento gnóstico no capítulo 4 e no versículo 3.

Paul também disse que em seu dia já em ação "O mistério da iniquidade" era (2 Tessalonicenses 2: 7). E Paulo aconselha a Timóteo: "Ó Timóteo, guarda o que está comprometida a tua confiança , evitando profanas e conversas vãs e as oposições da falsamente chamada ciência (Gr Gnosis.)" (1 Timóteo 6:20). Aqui Paulo faz uma clara alusão ao gnosticismo de seu tempo. 

Com o surgimento de várias seitas, a verdade da Palavra de Deus veio a ser infiltrada por culto idólatra e teorias. Os cristãos gradualmente aceitaram os elementos estrangeiros introduzidos em seus ensinamentos.

Leia: Jesus segundo a arqueologia e as enciclopédias.

A Trindade originou-se inicialmente na filosofia de Platão, o filósofo grego que viveu cerca de 400 anos antes de Cristo. Um estudioso inglês observou que "o germe de todas as ideias, incluindo muitas do cristianismo, pode ser encontrado em Platão" (Gerardo S. Sloyan, As Três Pessoas em um Deus, p.31). Certamente, antes de Platão, havia tríades nos antigos povos do Egito, Babilônia, China, Índia etc. Nós já explicamos isso antes.

Hans Kung, o renomado alemão nascido teólogo católico, diz: "Se tomarmos o Novo Testamento como um critério, não podemos negar que o Concílio de Nicéia, certamente, mantido a mensagem do Novo Testamento e não totalmente helenizado. Mas é igualmente indiscutível que o Conselho manteve-se inteiramente preso em conceitos, noções e modelos helenísticas que tinham sido completamente desconhecido para o Jesus judeu de Nazaré e a comunidade mais antiga (de crentes) ... "(Cristianismo: Essência, História e futuro, p.182).

Hans Kung também culpa o dogma da Trindade pelo pequeno avanço do cristianismo no mundo muçulmano. Para os islamitas, a crença em um Deus "Allah" é fundamental. Deus não é um Deus trino como é o Deus de muitos cristãos trinitários. É por isso que os muçulmanos veem com horror como a cristandade aceitou um Deus Triúno, que não está em harmonia com sua crença monoteísta. Enquanto o dogma da Trindade for mantido, não mais muçulmanos poderão ser convertidos para Cristo.

Leia textos relacionados sobre a Unicidade de Deus:    
👉 Leia nosso livro "Noiva vs Prostituta" publicado gratuitamente no Wattpad.

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, Obrigado por ler esse artigo sobre arqueologia bíblica e unicidade de Deus, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp e Telegram (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem