Jesus existiu antes da criação do mundo? - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Jesus existiu antes da criação do mundo?

Jesus existiu antes da criação do mundo?

Jesus segundo o Velho testamento 


Por que não existe Preexistência de Jesus como Filho de Deus?
Infelizmente existem temas na bíblia, que são complexos, e que exigem um estudo profundo das escrituras, sem o viés doutrinário e ideológico, precisamos encarar todos os elementos da bíblia para não cometermos um erro, veremos sobre uma passagem de Apocalipse, muito usado para pregar a pré existência de Jesus, como um filho eterno.

 Veremos um texto em questão... 

"Apocalipse 13:8 ,Todos os habitantes da terra adorarão a Besta, ou seja, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro, que foi imolado desde a criação do Universo."


Jesus existiu antes da criação do mundo?


Muitos usam desse texto interpolado para sugerir que Jesus já existia antes da criação do universo, ou mesmo que Jesus já existia como *Filho Eterno.

Mas o fato que o versículo nem de longe ensina tal coisa, no contexto o que era citado era meramente adoração, retornando algumas palavras anteriores do mesmo verso, cita "todos os habitantes da terra adoraram a besta..." citando adoração, referindo-se apenas a adoração e prosseguindo o verso nas palavras seguintes mostram apenas que não a salvação para essas pessoas que servem ao iníquo, e que consequentemente jamais estariam escritos no livro da vida.

Evidencias sobre a não existência de um *Filho Eterno.

Vamos analisar o tema pegando o elemento chave o texto, Jesus é chamado de pai da eternidade em outras ocasiões, seu ser eterno é reafirmado na bíblia.

"filho
substantivo masculino
1.
cada um dos descendentes do sexo masculino em relação a seus genitores"


O Termo no dicionário de refere a origem, a inicio, sugere um começo, ou mesmo descendência de alguém, caso seja assim então Jesus não seria eterno, pois se teve uma origem não há eternidade, então não se pode ser Deus, porque um dos atributos da divindade é ser eterno, não ter uma origem nem mesmo um fim, Deus existe por sí só, mas em outras passagens a bíblia demostra de forma clara a deidade de Jesus, (JD 1:4, 1JO5:20 ,CO2:9 entre outros).

Portanto se Jesus é Deus Eterno e não Filho Eterno, novamente fica explicito que não existe uma segunda Pessoa em uma divindade, e sim um Deus em modos diferentes, a forma de filho é uma condição, Jesus no momento que habitou um corpo humano, passou a ter nesse momento uma filiação, passou a ter uma origem, mas essa origem não remete a condição de Deus, e sim a condição de homem, do ser humano que nascia.

📖Outras reflexões relacionadas sobre o tema: 

Um plano de salvação por meio de Jesus


Vamos retornar a Gênesis onde no primeiro capitulo mostra a queda do homem no jardim do éden, é que nos capítulos posteriores o homem continuou em declínio e pecados, mas ainda sim Deus não acabou com a humanidade, mas sempre foi anunciado o que iria acontecer.

Existem profecias messiânicas que antecipam a vinda de Jesus em um futuro, em diversas passagens do velho testamento, o fato de profecias serem apresentadas sobre a vinda de Cristo, não significa que já existia um Jesus antes disso, e sim que Deus é onisciente, e sabe de todas as coisas, e por seu caráter avisa os homens sobre o que irá fazer.


Veremos uma dessas passagens:


Jesus é profetizado a Abraão:

GEN 15:17 E sucedeu que, depois de posto o sol, e já estando escuro, apareceu um fogo fumegando, e uma tocha de fogo que passou por entre os animais divididos.

Recomendo a todos lerem todo o capitulo de Genesis 15, entendemos que Deus revela um plano de salvação para Abraão e seus descendentes, e que deles viria a salvação do mundo inteiro.
 Essa é a primeira profecia messiânica, sobre a vinda de Jesus, algo grandioso passaria, através do povo hebreu, através de Abrão e de todos os seus descendentes, Deus já tinha o plano de redenção da humanidade, isto é, Jesus viria, para livrar os homens do pecado. 


Outras passagens em evidencia sobre a pré existência de Jesus



Salmos 69:28

Que tenham seus nomes apagados do Livro da Vida, e jamais sejam inscritos entre os justos novamente.

O Salmista Davi, o rei de Israel é um exemplo do uso do termo "Livro da Vida", sem a menor sombra de dúvida mostra referência com o Livro de Revelações e também em outras referências pregadas por Jesus Cristo, nota-se que Davi viveu cerca de 9 a 10 séculos antes de Jesus e João (autor de Apocalipse), o versículo de Sal 69:28 nos dá uma pergunta, como poderia ser apagado o que nem estaria escrito? 

Pois se comparado ao versículo de Ap 13:8 mostra uma certa contradição, pois se os ímpios não estavam escritos no livro da vida e os justos sim, então poderia um nome estar e ser apagado?, é claro que ambas as passagens referem-se a categoria poética e nem uma nem outra se referem a doutrina e sim apenas adoração e exaltação, no caso de Ap 13:8 mostra um cordeiro que existia em gloria desde a fundação do Mundo, não como um cordeiro é claro, pois como cordeiro, começou em seu sacrifício em cruz e em sua vida terrena, por nossos pecados e pela salvação do mundo, a plena demonstração de amor, Jesus teve que morrer.

Leia outros estudos sobre a unicidade de Deus.

Mateus 25:34

Então, dirá o Rei a todos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o Reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo.

Este relato demostrado mostra novamente referência a criação e a origem do mundo, como se os salvos estivessem salvos dês da fundação do mundo, não há como explicar a essa passagem sem recorrer ao contexto bíblico e também a narrativa judaica, onde em uma das suas doutrinas essenciais Deus é apresentado como "Onisciente", vamos analisar o que é de fato onisciência para entendermos o versículo e ao mesmo tempo os outros abordados sobre o tema.

. Onisciente
"Significado de Onisciente
Ciente do todo; a todo tempo
O que a tudo compreende"

A onisciência da figura dêitica incitava temor e reverência aos fiéis.

O temo onisciente explicado mostra isso, para ser Deus é necessário ser onisciente, e se Jeová é DEUS ele deveria saber de tudo antes mesmo do ocorrido, "Ele sabe de você antes mesmo de tudo ser criado"

Lucas 10:20

Contudo, regozijai-vos, não apenas porque os espíritos vos obedecem, mas sim porque os vossos nomes estão inscritos nos céus”. A grande alegria de Jesus no Espírito

1 Pedro 1:20

conhecido, de fato, antes da criação do mundo, porém revelado nestes últimos tempos em vosso favor.

Deus SE FEZ PRESENTE E EXISTIA DÊS DO COMEÇO, mas se revelou a humanidade como Jesus Cristo para se fazer conhecido em carne, em imagem, para que todos soubessem que é DEUS.

Apocalipse 3:5

Assim, o vencedor andará trajado com vestes brancas, e de modo algum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, reconhecerei o seu nome na presença do meu Pai e dos seus anjos.

Apocalipse 3:10

Porque desta atenção à minha exortação quanto a suportar os sofrimentos com paciência, Eu, igualmente, te livrarei da hora da tribulação que virá sobre o mundo todo, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.

Apocalipse 5:6

Nisso, aconteceu que reparei, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, em pé, um Cordeiro que parecia estar morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

📖Outras reflexões relacionadas sobre o tema:   
👉 Adquira a "Enciclopédia de fatos da Bíblia: 1.000.000 de palavras - 100.000 fatos da bíblia de Gênesis a Apocalipse tudo nesta incrível enciclopédia" e aprenda mais sobre os principais fatos históricos da bíblia.

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp ou Telegram (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem