4 Incríveis curiosidades sobre a Bíblia - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas 4 Incríveis curiosidades sobre a Bíblia

4 Incríveis curiosidades sobre a Bíblia

Incríveis curiosidades sobre a bíblia sagrada


A bíblia sagrada é sem duvidas o livro mais marcante e polemico de todos os tempos, criticado por muitos, defendidos por seus seguidores, embora em suas muitas formas diferentes de interpretação, falaremos sobre 4 incríveis curiosidades sobre o livro mais aclamado da historia.

01 -  Existem 29 traduções oficiais da bíblia em português, mas seu numero pode ser bem maior.

Existem centenas ou até mesmo milhares de traduções da bíblia pelo mundo, infelizmente muitas foram perdidas, devido as grandes lutas na historia por questões religiosas e doutrinarias, muitas traduções cairão em desusos ou mesmo eram proibidas pela igreja católica.

Só de traduções em português até o momento são conhecidas 29 traduções oficiais, mas também temos que considerar que esse numero é bem maior, uma vez que nem sempre as traduções são feitas por comitês que registram seus projetos, existem desde grupos independentes e denominacionais, até grupos sectários com versões próprias no Brasil e em outras regiões de   portuguesa, essas nem sempre são livres para todo o publico.

Além de traduções em todo o mundo que também passam pelo mesmo processo, muitas vezes essas traduções nascem de disputas teológicas.

Incríveis curiosidades sobre a bíblia sagrada



02 - A bíblia é o livro mais vendido no mundo por centenas de anos consecutivos.

Cerca de 11 milhões de bíblias são vendidas por ano no Brasil, o livro é todo o ano recordista em vendas em todo o mundo ocidental, por conta do anticristianismo que é pregado oriente, como em países muçulmanos e também em regiões comunistas, entre elas China e Correia do Norte, não é possível analisar o numero de bíblias vendidas, nem mesmo distribuídas nesses países, onde muitas vezes ser cristão é penalizado com a morte.

03 - A bíblia é um livro fiel em narrativa, sem adulteração nesse sentido, diferente do que pregam muitos anti-cristãos pelo mundo, como os judeus e muçulmanos, e até mesmo grupos espiritas e pseudo cristãos.

O livro bíblia não é adulterado no que se diz respeito a sua narrativa, o que muitas vezes acontecem, é que existem muitas traduções diferentes, baseados muitas vezes em manuscritos diferentes, hoje os mais comuns são bíblias sendo baseadas no manuscritos do mar morto.

Cavernas próximos ao Mar Morto, onde foi feito as descobertas


Quando afirmamos que a bíblia é fiel em sua narrativa, queremos afirmar que em todas as versões da bíblia pelo mundo, Jesus foi morto em uma cruz, Pedro negou Jesus, existiu um diluvio que varreu toda a terra, um Davi que matou Golias, e em todas as traduções Jesus afirma que voltará para buscar sua igreja.

Não existe portanto uma narrativa adulterada, mas o que acontece é que por existir muitas e muitas traduções, é natural que todas tenham seus erros, seja por traduzir do hebraico clássico para o português ou inglês, ou mesmo quando o próprio escriba original, ao repassar o escrito de um pergaminho para outro, cometer algum erro de escrita, o que ocorre em qualquer trabalho manual humano, existe sim bíblias que são feitas para acomodar as crenças do tradutor com ela, portanto podemos dizer que pode em alguns casos existir sim uma adulteração no que diz respeito a pequenas frases ou termos, para dar sentidos doutrinários que contenham a algum beneficiado.

Um versículo muito comum que foi adulterado e poucos sabem disso, é o verso de Mateus 28:19.

04 - Segundo a tradição judaico-cristã, a maior parte dos livros bíblicos foram originalmente desenvolvidos através da tradição oral.

Os 5 primeiros livros da bíblia, são associados a Moisés, mas ele não foi seu escritor, e sim foram sacerdotes, possivelmente nos tempos dos reis de Israel, mas os judeus tinham uma forma de salvar suas tradições e historia, como não era muito comum a habilidade de escrever naqueles tempos, eles salvavam suas tradições oralmente, de forma que é idealizado que o livro de Gênesis foi originalmente falado por Moisés, e esse ouviu de seus antepassados e dai por diante, isso porque era comum esse tipo de historia falada.

Já no novo testamento pelo que tudo indica com exceção do livro de Lucas e Marcos, os outros evangelhos foram de autoria verbal, os apóstolos ministravam seus testemunhos, e os discípulos repassavam no manuscrito.

O livro de Mateus possivelmente foi originado em Jerusalém, pouco tempo após a morte de Jesus.

 Obrigado por ler essa matéria, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba Reflexões Cristãs pelo WhatsApp (19)993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem