Como Deus e Jesus são UM? - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Como Deus e Jesus são UM?

Como Deus e Jesus são UM?

Deus em Jesus Cristo homem sendo a própria divindade em terra


Como exatamente Jesus e o Pai são UM? Como o Pai é maior que o Senhor? A Divindade, quem e o que é Deus, é relevante para viver a vida todos os dias?
Uma ideia errada, porém, sobre a natureza de Deus pode afetar nossa vida espiritual. Muitos nem sabem quem ou o que adoram, como Jesus disse à mulher de Samaria.

'Você não sabe o que você adora. Sabemos o que adoramos, pois a salvação é dos judeus (João 4:22, por toda parte, a menos que seja declarado).

Deus quer que saibamos quem ele é e que adoremos a ele e a Jesus de uma certa maneira (João 4:24). Ele quer que entendamos, em um nível básico, o que significa para a Divindade ser uma.

A fim de combater os gnósticos e suas falsas doutrinas de que Jesus só parecia ser feito de carne quando veio a morrer pelo pecado do homem, mas na verdade não era (2 João 7; 1 João 4: 2 - 3), João enfatiza sua humanidade, mas afirma sua divindade suprema (sua unidade com Deus).


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas surgiram através dele, e nem mesmo uma coisa criada foi criada sem ele. . . E o Verbo se fez carne e se espalhou entre nós (João 1: 1 - 3, 14).

Jesus é, sem dúvida, 'a Palavra'. Outra seção importante que mostra a verdadeira identidade de Jesus está em João 5, onde os judeus queriam matar Cristo porque ele se fazia igual a Deus (João 5:17 - 18).

As mãos provedoras de Deus em Cristo
Deus através de cristo estendeu suas mãos para a humanidade


Ao contrário dos judeus de sua época, Cristo se referiu a Deus de uma maneira que eles acreditavam ser blasfêmia . Jesus também disse em João algo que os judeus queriam que ele morresse por proclamar. Ele declarou 'Eu e o Pai somos um' (João 10:30), algo que os judeus entenderam completamente referenciando o Deus de toda a criação. Depois que o Senhor falou essas palavras, eles procuraram apedrejá-lo imediatamente! Jesus contornou as acusações lançadas contra ele citando Salmos 82: 6 para afirmar que ele era filho de Deus.

Jesus, em João 8, fez uma declaração muitas vezes esquecida, mas profunda, sobre quem ele era e parte de como ele é um com Deus. Jesus declarou: "Em verdade, em verdade vos digo que, antes de Abraão nascer, EU SOU". (João 8:58). O Senhor está implicando diretamente que Ele era o Deus ou Jeová que falou com Moisés através de uma sarça ardente (Êxodo 3:14). Observe com atenção o que os judeus queriam fazer depois que Jesus fez a declaração acima. A Bíblia declara: "Então eles pegaram pedras para atirar nele".

Por que eles queriam matar Jesus? Por fazer uma declaração blasfema! Eles entenderam completamente o que Jesus quis dizer com sua declaração. Cristo também fez várias outras declarações sobre si mesmo, especialmente no evangelho de João, que nenhum dos verdadeiros profetas da Bíblia se atreveria a fazer (ver João 6:35, 14: 6, 8:12, 15: 5, etc.)


Somente o divino pode perdoar


Somente Deus pode perdoar o pecado, uma prerrogativa que Jesus também reivindicou. Depois de curar alguém que estava deficiente, Jesus disse-lhe algo que alguns líderes religiosos imediatamente questionaram.

Agora, quando Jesus viu a fé deles, disse ao paraplégico: 'Criança, seus pecados foram perdoados'. Mas alguns dos escribas estavam sentados lá e discutindo em seus corações: 'Por que esse homem fala essas blasfêmias? Quem tem o poder de perdoar pecados, exceto um, e esse é Deus? (Marcos 2: 5, veja também Lucas 5:19)

Observe que Jesus não corrigiu os escribas e a interpretação deles de que ele podia perdoar pecados genericamente.

Adorá-lo como Deus é adorado


Se Cristo fosse adorado por alguém sem corrigi-lo (ver Apocalipse 22: 8 - 9, etc.), isso provaria que ele era muito Deus. Alguns responderão que a palavra 'adorado' no Novo Testamento pode se referir a pessoas que prestam seus respeitos a um rei, etc. Observe o que Pedro e os discípulos disseram quando Cristo andou sobre a água e os ventos se acalmaram no minuto em que entrou. o barco deles.

E os que estavam no navio vieram e O adoraram, dizendo: 'Você é verdadeiramente o Filho de Deus'. (Mateus 14:33)

Observe também que os apóstolos, logo após a ressurreição de Jesus, vieram e o adoraram como Deus (Mateus 28: 9; cf. versículo 17).

No primeiro capítulo do livro de Hebreus, afirma que os anjos adoravam a Cristo. Ele é então apenas um anjo "super" digno de adoração? Vejamos o versículo 8.

Mas, por outro lado, o Filho diz: 'O teu trono, ó Deus, está nas eras da eternidade; o cetro de justiça é o cetro do teu reino.

O apóstolo Paulo se aplica diretamente às palavras do Senhor Salmista sobre o Senhor (Salmo 102: 18 - 22). Por causa disso, ele é digno de ser adorado pelos anjos! O apóstolo Paulo afirma diretamente que Cristo criou todas as coisas (Efésios 3: 9).

Ainda assim, para nós existe um Deus Pai, de quem são todas as coisas, e nós estamos nele; e um Senhor Jesus Cristo, por Quem são todas as coisas, e nós somos por Ele. (1 Coríntios 8: 6, veja também Colossenses 1:16 - 17).

Se Jesus Cristo fez tudo, então logicamente ele próprio não poderia ter sido uma das coisas feitas! O livro do Apocalipse contém vários textos que afirmam a Deidade de Cristo.


'Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim', diz o Senhor '(Apocalipse 1: 8).

Alfa e Ômega são a primeira e a última letras do alfabeto grego. Apocalipse 22 nos diz que Jesus, mais uma vez, se referiu a si mesmo como Alfa e Ômega (Apocalipse 22, veja também 1:17 - 18, 2: 8). O apóstolo Paulo também afirma a Deidade de Jesus quando afirma em Colossenses 2.

Pois nele habita toda a plenitude da divindade corporal; (Colossenses 2: 9).

Visto que Jesus possui "toda a plenitude" de Deus, ele possui a natureza divina e é um com o Eterno. Paulo nos diz que Jesus era 'a rocha' ou Ser divino que liderou os antigos israelitas em suas jornadas pelo deserto (1 Coríntios 10: 4). Da mesma forma, Paulo em Romanos 14 chama Cristo, o Senhor, em seguida, aplica um texto do Antigo Testamento sobre "o Senhor" (o Eterno) a Ele, e termina afirmando que todos seremos julgados por ele (Romanos 14: 9 - 12). Esta é apenas uma das evidências que mostram que Jesus não é apenas Deus, mas que ele e o Pai são um.

Leia textos relacionados sobre a Unicidade de Deus:   
👉 Por que nos colocam outros deuses? (Primeiro mandamento)
👉 Leia nosso livro "Noiva vs Prostituta" publicado gratuitamente no Wattpad.

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, Obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp (19) 993702148.

2 Comentários

  1. Sou musicista beijo com bom olhinhos todos estudos que divulga aí único Deus Cristo parabéns que a grassa do senhor jesus Cristo ser abundante

    ResponderExcluir
  2. Nos da igreja os que esperam o arrebatamento também cremos que Senhor Jesus ê único Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem