A canção de Miriã (Bíblia comentada - Êxodo 15) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas A canção de Miriã (Bíblia comentada - Êxodo 15)

A canção de Miriã (Bíblia comentada - Êxodo 15)

Introdução a Êxodo 15 comentado


Uma canção de liberdade para Israel, Miriã, Moisés e Arão, agora guiaria o povo pelo deserto, Êxodo 15, é uma canção para Deus, entretanto, quando um pássaro é preso em uma gaiola por toda a vida, quando liberto, não saberá voar, no deserto portanto Deus irá preparar Israel para essa jornada.

Miriã comemora a liberdade
Uma canção de liberdade

Êxodo 15 comentado


EXO 15:1 Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e disseram: Cantarei eu ao SENHOR, porque se triunfou grandemente, Lançando no mar ao cavalo e ao que nele subia.
EXO 15:2 O SENHOR é minha força, e minha canção, E foi-me por salvação: Este é meu Deus, e a este engrandecerei; Deus de meu pai, e a este exaltarei.
EXO 15:3 O SENHOR, homem de guerra; o SENHOR é seu nome. Apos a vitoria e libertação, vem o louvor, a exaltação ao Senhor volta a crescer no mundo através de Israel, durante o período pré-diluviano, muitos foram adoradores de Deus, como Sete e alguns de seus descendentes, Enoque, e outros personagens, a adoração a Deus, ainda prevaleceu entre os caldeus, mas de forma deísta, assim como em diversos outros lugares do mundo, não acreditava-se apenas em Deus, e sim em Deus, mas também em outros deuses, como se Jeová não fosse o único verdadeiro, o povo hebreu foi deísta, na maior parte do tempo, antes de ir ao Egito, com exceção dos patriarcas, os demais eram todos deístas. Alguns politeístas, e etc, vemos até que outros povos conheciam e reverenciavam o Deus verdadeiro, veremos isso, em Balaque e Balaão, futuramente na bíblia comentada livre.
EXO 15:4 Os carros de Faraó e a seu exército lançou no mar; E seus escolhidos príncipes foram afundados no mar Vermelho.
EXO 15:5 Os abismos os cobriram; Como pedra desceram aos profundos.
EXO 15:6 Tua direita, ó SENHOR, foi engrandecida em força; Tua direita, ó SENHOR, quebrantou ao inimigo. As citações de Moisés nos darão uma importante afirmação sobre o monoteísmo, quando referido a Deus, note que o profeta, faz uso do termo "...Tua direita, ó SENHOR...", acontece que quando falamos de Deus, temos que entender que não estamos falando de algo natural, muitas crenças tentam naturalizar Deus, mas essa não é uma boa forma de fazer teologia, é claro que a narrativa deve ser o principal fator teológico e não apenas pequenas frases, em contextos paralelos, mas até mesmo quando analisamos um único contexto, temos que entender que a bíblia é por si só, um enorme contexto, até por essa forma, levar a teologia, apegando-se a grupos de frases e palavras é um grande erro, retornando para o ser de Deus, temos que deixar bem claro, que o Senhor não é um ser humano, temos também que deixar ainda mais claro, que não é um ser físico, e sim um ser espiritual, que manifesta-se através de teofanias fisicamente, sendo assim, temos que entender que seu tamanho não limita-se a um próprio tamanho, isso mesmo, Deus é onipresente, ou seja está em todos os lugares, portanto se Deus é espirito, e se Deus esta em todos os lugares, não podemos entender que quando falamos de direita de Deus, trata-se de um "lado direito" ou mesmo um "lado esquerdo", Deus é infinitamente maior do que os olhos humanos, ou mesmo do que a perspectiva humana, a ponto que conceitos humanos não podem medi-los, podemos sentir Deus a todo o momento, mas nunca defini-lo ou ver completamente seu ser por completo.
EXO 15:7 E com a grandeza de tua poder transtornaste aos que se levantaram contra ti: Enviaste teu furor; os tragou como o restolho.
EXO 15:8 Com o sopro de tuas narinas se amontoaram as águas; Pararam-se as correntezas como em um amontoado; Os abismos se solidificaram em meio do mar.
EXO 15:9 O inimigo disse: Perseguirei, prenderei, repartirei despojos; Minha alma se encherá deles; Tirarei minha espada, destruí-los há minha mão.
EXO 15:10 Sopraste com teu vento, cobriu-os o mar: Afundaram-se como chumbo nas impetuosas águas. Podemos observar que como comentado anteriormente, o capitulo de Êxodo 15, é um louvor a Deus, nesse louvor podemos ver que eles estão descrevendo Deus, com conceitos humanizados, esses conceitos são modelos aceitos em adoração, não sendo necessariamente dessa forma literal, Deus não tem lado, e se Ele não humano, o que podemos ver claramente, é que Israel está glorificando o poder e a majestade de Deus.
EXO 15:11 Quem como tu, SENHOR, entre os deuses? Quem como tu, magnífico em santidade, Terrível em louvores, autor de maravilhas? A expressão "...entre os deuses..." é uma importante demonstração de que o próprio Moisés, e o povo de Israel, tinha a consciência que era separado para Deus, e apenas a Ele deveriam prestar louvor, mas isso não significa que eram monoteístas, no passado o monoteísmo foi relevado a Abraão, e Isaque embora manteve adoração com Deus, não demonstrou uma opinião clara de monoteísmo, a verdade é que Abraão foi até então o único ativamente monoteísta, entre a geração após Noé revelados na bíblia, os demais até acreditavam em Deus, mas ainda sim, tinham conceitos paganizados.
EXO 15:12 Estendeste tua direita; A terra os tragou.
EXO 15:13 Conduziste em tua misericórdia a este povo, ao qual salvaste; Levaste-o com tua força à habitação de teu santuário. No verso 12, novamente o termo direita, é empregado ao poder de Deus, e não a um lado especifico.
EXO 15:14 Ouviram-no os povos, e tremerão; Dor se apoderará dos moradores da filístia.
EXO 15:15 Então os príncipes de Edom se perturbarão; Aos robustos de Moabe os ocupará tremor; Todos os moradores de Canaã se abaterão.
EXO 15:16 Caia sobre eles tremor e espanto; À grandeza de teu braço emudeçam como uma pedra; Até que tenha passado teu povo, ó SENHOR, Até que tenha passado este povo que tu resgataste. O povo da Terra de Canaã temia o poder de Deus, a esse momento era conhecido no mundo inteiro, que Israel teria derrotado o Egito, e ainda mais ajudado por um Deus, invisível, que manifestava-se através de nuvens, fogo, e diversas outras formas, um Deus que mandava pragas, que dizia caia pedras do céu e assim era feito, tudo isso, faria as nações temerem a Israel, naturalmente a maioria estariam pouco receptiva com os hebreus, a ponto de que eles não seriam bem vindos de volta ao seu antigo lar. Uma guerra feroz viria pela frente, até por esse motivo, Deus levaria seu povo pelo deserto, para proteger-se e preparar para a grande batalha que viria, contra diversas nações poderosas.
EXO 15:17 Tu os introduzirás e os plantarás no monte de tua herança, No lugar de tua morada, que tu preparaste, ó SENHOR; No santuário do Senhor, que firmaram tuas mãos.
EXO 15:18 O SENHOR reinará pelos séculos dos séculos.
EXO 15:19 Porque Faraó entrou cavalgando com seus carros e seus cavaleiros no mar, e o SENHOR voltou a trazer as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel foram a seco por meio do mar.
EXO 15:20 E Miriã a profetisa, irmã de Arão, tomou um pandeiro em sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com pandeiros e danças.
EXO 15:21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR; porque em extremo se engrandeceu, Lançando no mar ao cavalo, e ao que nele subia.
EXO 15:22 E fez Moisés que partisse Israel do mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias pelo deserto sem achar água. Israel festejava agora no deserto, como antes profetizado, e saia uma nação, mas ainda existia problemas, essa nação precisava ser liberta dos costumes pecaminosos do Egito, e também a escravidão tinha tirado o espirito de liberdade do meio do povo, Israel precisava ter o coração e a mente livre, eles não eram mais escravos, era hora de despertar e aprender a viver.
EXO 15:23 E chegaram a Mara, e não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso lhe puseram o nome de Mara.
EXO 15:24 Então o povo murmurou contra Moisés, e disse: Que beberemos?
EXO 15:25 E Moisés clamou ao SENHOR; e o SENHOR lhe mostrou uma árvore, a qual quando a meteu dentro das águas, as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e ordenanças, e ali os provou;
EXO 15:26 E disse: Se ouvires atentamente a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o correto diante de seus olhos, e deres ouvido a seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade das que enviei aos egípcios te enviarei a ti; porque eu sou o SENHOR que te sara.
EXO 15:27 E chegaram a Elim, onde havia doze fontes de águas, e setenta palmeiras; e assentaram ali junto às águas. Israel era enfim livre, mas não eram independentes, eles mesmo escravizavam-se, o povo questionava Moisés pela falta de água, como dito, uma nação que nasceu escrava, precisaria despertar e aprender a ser livre, quando um pássaro está na gaiola, e depois é liberto, ele ainda não saberá voar, se for solto na natureza, em um lugar hostil, certamente será devorado por predadores, então é necessário um lugar calmo, para uma preparação e um descanso, e aos poucos Israel com um milagre de Deus, poderia ser livre.

Notas e referencias do autor

Segue os créditos a Bíblia livre, tradução usada em nossos comentários.      
- Os comentários são sempre escritos em negrito.      
- Todas as referencias externas, serão demonstradas aqui, se houver.      
- Os comentários são de Lucas Ajudarte, teólogo e arqueólogo bíblico pela Faculdade de teologia nacional de São Lourenço MG. 

Compartilhe essa postagem com seus amigos e familiares, receba Reflexões Cristãs por WhatsApp (19) 993702148.
Postagem Anterior Próxima Postagem