Moisés vê Deus? (Bíblia comentada - Êxodo 24) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Moisés vê Deus? (Bíblia comentada - Êxodo 24)

Moisés vê Deus? (Bíblia comentada - Êxodo 24)

Introdução a Êxodo 24 comentado


Deus tem um encontro com Israel, o povo vê a gloria de Deus, em Êxodo 24, Jeová através de teofanias, o Senhor mostra-se presente ao seu povo.

Um encontro com Deus
Um encontro com Deus


Êxodo 24 comentado


EXO 24:1 E disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu, e Arão, Nadabe, e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e vos inclinareis desde longe. 
EXO 24:2 Mas Moisés somente se chegará ao SENHOR; e eles não se aproximem, nem suba com ele o povo. Moisés era um profeta, e um homem santificado para Deus, preparado para essa finalidade, ele entraria em contado com o Eterno, para ouvir as palavras de Deus, note que em Êxodo 21 e 22, Moisés usou a voz profética, e entregou mensagens ao povo de acordo com sua interpretação dos dez mandamentos, agora ele receberia direção do próprio Deus para instruir o povo, como foi em Êxodo 20.
EXO 24:3 E Moisés veio e contou ao povo todas as palavras do SENHOR, e todos os estatutos: e todo o povo respondeu em uma voz, e disseram: Executaremos todas as palavras que o SENHOR disse.
EXO 24:4 E Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR, e levantando-se de manhã edificou um altar ao pé do monte, e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel.
EXO 24:5 E enviou aos rapazes dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrificaram pacíficos ao SENHOR, bezerros.
EXO 24:6 E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias, e espargiu a outra metade do sangue sobre o altar.
EXO 24:7 E tomou o livro da aliança, e leu aos ouvidos do povo, o qual disse: Faremos todas as coisas que o SENHOR disse, e obedeceremos.
EXO 24:8 Então Moisés tomou o sangue, e salpicou sobre o povo, e disse: Eis o sangue da aliança que o SENHOR fez convosco sobre todas estas coisas. O povo de Israel aceitava obedecer as leis divinas, entregues por Deus, mas isso também significa que desobediências seriam passivas de punição severas, uma coisa é pecar quando não sabe-se que é errado, como acontecia entre os povos nascidos pagãos, e outra é cometer o pecado sendo servo do altíssimo, tendo firmado um compromisso com Deus, ainda sim, sempre antecedendo uma punição, Deus envia um profeta, a todos os povos, para alertar sobre o fim iminente dos pecadores, querendo reconciliação e instauração da paz.
EXO 24:9 E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel;
EXO 24:10 E viram ao Deus de Israel; e havia debaixo de seus pés como um pavimento de safira, semelhante ao céu quando está claro.
EXO 24:11 Mas não estendeu sua mão sobre os príncipes dos filhos de Israel: e viram a Deus, e comeram e beberam.
EXO 24:12 Então o SENHOR disse a Moisés: Sobe a mim ao monte, e espera ali, e te darei tábuas de pedra, e a lei, e mandamentos que escrevi para ensiná-los. Embora usado a expressão "e viram a Deus..." sabe-se que Deus é Espirito, e não pode ser visto por um ser humano, o que o povo viu, era uma teofania, uma forma de Deus manifestar-se, por conta da grande manifestação de Deus, o povo tinha esse contato como estar vendo o próprio Deus, se pensamos que Deus abrange tudo, tanto eu como você, isso porque é Onipresente, logo entendemos que nenhum homem pode ver a Deus, e viver, todo aquele que vê uma materialização real de Deus morre. Pois Deus é Santo, e sua santidade transcende a capacidade humana.
EXO 24:13 E levantou-se Moisés, e Josué seu assistente; e Moisés subiu ao monte de Deus.
EXO 24:14 E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui até que voltemos a vós: e eis que Arão e Hur estão convosco: o que tiver negócios chegue-se a eles.
EXO 24:15 Então Moisés subiu ao monte, e uma nuvem cobriu o monte.
EXO 24:16 E a glória do SENHOR repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias: e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem. 
EXO 24:17 E a aparência da glória do SENHOR era como um fogo abrasador no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel. Vemos aqui o que já falado nos comentários anteriores, Deus manifesta-se hora como nuvem e outra hora como fogo consumidor, outra hora Ele manifesta-se em um anjo, e podendo ter sua teofania até mesmo em um ser humano, que ocorrerá com Moisés, a teofania completa de Deus, é feita em Jesus, a natureza divina de Jesus, é Deus feito homem, transfigurado em forma humana, lembrando que Jesus em vida, possuía um lado humano, ou seja uma dupla natureza, a teofania é o jeito de Deus manifestar-se a humanidade de forma visível.
EXO 24:18 E entrou Moisés em meio da nuvem, e subiu ao monte: e esteve Moisés no monte quarenta dias e quarenta noites.

Todos os capítulos de Êxodo comentado




1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38 - 39 - 40.


- Segue os créditos a Bíblia livre, tradução usada em nossos comentários.      
- Os comentários são sempre escritos em negrito.      
- Todas as referencias externas, serão demonstradas aqui, se houver.      
- Os comentários são de Lucas Ajudarte, teólogo pela Faculdade de teologia nacional de São Lourenço MG.
- Referencia interna, Teofania de Deus
- Referencia interna, Pré existência de Jesus

 Compartilhe essa postagem com seus amigos e familiares, receba reflexões cristãs por WhatsApp (19)993702148.
Postagem Anterior Próxima Postagem