Batismo infantil e a bíblia sagrada - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Batismo infantil e a bíblia sagrada

Batismo infantil e a bíblia sagrada

O batismo infantil é bíblico?


O batismo é um evento importante na caminhada do crente com Jesus Cristo. A Bíblia fala sobre o batismo de imersão em água em que um crente faz uma confissão pública de sua fé. Jesus lidera o caminho no exemplo do batismo nas águas! Se você está se perguntando o que significa ser batizado na fé cristã, esses versículos devem apontar na direção certa e ajudá-lo a entender o que significa ser batizado.

Fé e arrependimento são pré-requisitos para o batismo



O batismo infantil é bíblico?
O batismo infantil é bíblico?



O conceito de “batismo” infantil é totalmente estranho às Sagradas Escrituras. Esta prática deriva do ensino errôneo do “pecado original”. A Bíblia não dá um único exemplo ou comando de que qualquer bebê seja batizado em qualquer lugar.   A Bíblia não ensina que os bebês nascem separados de Deus. Pelo contrário, Jesus ensinou que o reino dos céus pertence a criancinhas ...

Mas Jesus disse: "Permita as criancinhas, e não as proíba de vir a mim; pois para tais pertence ao Reino do Céu" - Mateus 19:14

Para explorar o tema do batismo infantil, devemos também examinar o ensino errôneo do “pecado original”. A ideia por trás de batizar um bebê é remover o “pecado original”, isto é, o pecado de Adão e Eva.

Mas se os seres humanos são “nascidos em pecado” e separados de Deus, então Jesus não teria sido sem pecado . Jesus não era 50% de Deus e 50% de homem. Ele era 100% Deus e 100% homem. E "Ele não cometeu pecado ..." (1 Pedro 2:22 ; Ver também Hebreus 4:15 ) O pecado é algo que cometemos . O pecado não é algo com o qual nascemos ou “dentro”.

Todo aquele que comete pecado, também transgrede a lei.

porque o pecado é a transgressão da lei . - 1João 3: 4

O processo de cair é um processo passo-a-passo no qual nos afastamos de Deus e cometemos atos contrários à Sua vontade:

mas cada um é tentado quando, por seu próprio desejo maligno, ele é arrastado

e seduzido. Então, depois que o desejo concebeu, dá à luz o pecado; e pecado, quando é

crescido, dá à luz a morte. - Tiago 1: 14-15

Observe nos versos acima em nenhum lugar implica que nós nascemos em pecado.


Batismo por aperção em crianças
Batismo por aspersão em crianças


Paulo ensinou que estamos aquém do esperado, porque nós pecamos


“ Para todos têm pecaram e estão destituídos da glória de Deus” - Romanos 3:23

A palavra "pecado" é um verbo ativo . Isso significa que fizemos alguma coisa. Nós pecamos . Embora tenhamos uma disposição para pecar, não nascemos perdidos e separados de Deus. Como podem os bebês que ainda não podem falar, pecar?


📖Outras reflexões relacionadas sobre o tema: 


Paulo reitera essa ideia novamente:



Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por um homem, e a morte pelo pecado, e assim a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram - Romanos 5:12


Observe que isso não diz que os homens nasceram em pecado. Diz que a morte vem porque todos pecamos .   A palavra "pecado" é um verbo ativo. Isso significa que temos uma mão ativa em nossa própria morte. É algo que fazemos para nós mesmos. O pecado é um ato . Nós cometemos pecado ; Nós não nascemos condenados. O ato de Adão deu aos homens a escolha de pecar porque o pecado estava agora presente.

Os olhos de Adão foram abertos e ele percebeu que tinha uma escolha em obedecer a Deus ou não. Ele viu os dois caminhos colocados diante dele: obediência ou desobediência. Deus nos dá livre arbítrio.   A Bíblia diz que todos nós escolhemos o caminho errado em algum momento.


O ato de Adão traz a morte. Ao escolher seguir o caminho de Adão, nós morremos.

O ato de Jesus Cristo traz vida. Ao escolher seguir o caminho de Jesus, nós vivemos.

Mas seja em Adão ou em Cristo (o segundo Adão), fazemos uma escolha . E o resultado final é resultado dessa escolha .


Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência

um deve muitos serão feitos justos .-- Romanos 5:19


Ou em outras palavras:

Em Adão, não morremos até decidirmos desobedecer.

Em Cristo, não vivemos até que decidamos obedecer .

Mas o resultado final de qualquer um é da escolha que fazemos para obedecer ou desobedecer. Ambas as escolhas existem no mundo como resultado das ações desses “Adams"


A desobediência de Adão não faz com que todo bebê nascido mais perdido do que a morte de Cristo automaticamente faça com que todo ser humano seja encontrado . Através de Adão, o pecado foi colocado diante de nós. 

Por meio de Cristo, a justiça foi colocada diante de nós. Se todo ser humano nasceu separado de Deus porque Adão pecou e morreu, então todo ser humano estaria espiritualmente vivo (salvo) porque Jesus obedeceu e vive. Mas não podemos ser salvos a menos que tomemos uma decisão e escolhamos seguir a Cristo. Da mesma forma, nós não morrer espiritualmente até que escolher para desobedecer Deus e pecado. Quando os “olhos de Adão foram abertos”, ele percebeu que tinha uma escolha - e nós sabemos que escolha ele fez. Em última análise, se vivemos ou morremos, surge por uma escolha que fazemos.


Outro problema com a doutrina do “pecado original” é que ele ensina as pessoas que não precisam assumir a responsabilidade por seus próprios pecados.


Paulo explica que houve um tempo quando ele era vivo uma vez (provavelmente o significado como uma criança), mas quando a Lei de Deus veio (e partiu-o), ele morreu -apenas como Adão e Eva morreu quando eles pecaram.


“Pois eu estava vivo à parte da lei uma vez : mas quando o mandamento veio, veio o pecado

para a vida, e eu morri. ”- Romanos 7: 9


Mesmo no Antigo Testamento há evidências de que os bebês não nascem perdidos e separados de Deus:


"Por que eu não morri no útero? Por que eu não desista do espírito quando minha mãe

me aborreceu? Por que os joelhos me receberam? Ou por que o peito, que eu deveria chupar?

Por enquanto eu deveria ter deitado e ficado quieto. Eu deveria ter dormido, então eu iria




A Bíblia frequentemente usa o termo “sono” e “descanso” para descrever uma pessoa que morreu e foi para o céu. Veja 1Cor 15: 6,18,20


O raciocínio por trás do erro de batizar bebês e crianças é remover o “pecado original” para que, se morrerem, eles irão para o céu. Mas a Bíblia ensina que cada homem é responsável perante Deus por seus próprios pecados, não pelos pecados dos outros. Pergunte aos seus amigos judeus. O conceito de "pecado original" é estranho ao judaísmo.


Contudo, diga-lhe: Por que o filho não leva a iniquidade do pai? Quando o filho fizer o que é legítimo e correto, e guardar todos os meus estatutos e os cumprir, certamente viverá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho; a justiça dos justos cairá sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. - Ezequiel 18: 19-20


"Os pais não serão mortos pelos seus filhos, nem os filhos serão mortos por seus pais; todos serão mortos pelo seu próprio pecado" - Deuteronômio 24:16


Nós não somos responsabilizados por Deus pelo pecado de Adão. Os bebês não nascem separados de Deus. Portanto, não há necessidade de remover o “pecado original”. Batizar um bebê é uma tentativa de remover o pecado que não está presente. O pecado está desobedecendo aos mandamentos de Deus. O pecado está ficando aquém das Suas leis. Que comando um bebê desobedeceu? Bebês não estão perdidos.


É por isso que encontramos apenas adultos crentes e arrependidos , que tomaram decisões conscientes para seguir a Cristo , sendo batizados nas escrituras!


# 1.) Uma criança não ouve ou entende o Evangelho de Cristo

# 2.) uma criança não pode, portanto, acreditar em Jesus

# 3.) Mais importante ainda, uma criança não tem pecado e, portanto, não tem nada para se arrepender, e não precisa de perdão.


A fé deve sempre preceder o batismo.



Quando uma criança cresce e amadurece e se torna desobediente (e, portanto, peca), o batismo pode então entrar na equação juntamente com a fé e o arrependimento. Ninguém sabe o que é essa “idade da responsabilidade”, no entanto; Cada pessoa é diferente.

Perguntas para aqueles que ainda querem dizer bebês são “nascidos em pecado” ou realmente cometem pecado….


Mas alguém dirá ...


“Ok, embora eu tenha sido batizado como um bebê e nem me lembro disso, meus pais me disseram que aconteceu e então eu passei por“ confirmação ”quando tinha 13 anos…”


O que é um "confirmando"? Alguém está confirmando a crença (fé) em Jesus Cristo como o Filho de Deus quando batizado como um bebê? É um arrependimento “confirmador” de pecados ainda não cometidos quando criança? Uma pessoa está "confirmando" a decisão de seguir a Cristo quando era criança? O batismo nas Sagradas Escrituras só ocorre depois da fé em Cristo, e não o contrário.


Você vê, o batismo infantil é um erro completo e total. O conceito de “pecado original” é um falso ensino que impede que as pessoas sejam batizadas corretamente. Se alguém é batizado como um bebê; se alguém passou por “confirmação”, não foram batizados corretamente. Precisa ser feito corretamente, de acordo com as escrituras a serem salvas. Por favor, não demora.

Mas e quanto ao Salmo 58: 3?

Salmo 58: 3
Mesmo desde o nascimento, os ímpios se desviam;
desde o ventre são rebeldes e falam mentiras.

Embora este verso seja usualmente citado em apoio de dizer que nascemos perdidos, após um exame mais detalhado, este versículo realmente acrescenta ao argumento contra todos nascidos em um 'estado perdido'. Se alguém vai insistir em uma interpretação literal deste verso, então vamos olhar para ele literalmente. O versículo diz "os ímpios se desviam" desde o nascimento. Isto implica duas classes de indivíduos :


1.) os ímpios e 2.) os justos



Se são os ímpios que se desviam, os justos não se desviam. Portanto, nem todos nascem perdidos. Se todos nascem perdido, em seguida, eles não podem ir extraviados . Eles já estão errados! Eu não posso ir fora de uma casa a menos que eu sou primeiro dentro dele. Eu não posso deixar um lugar a menos que eu esteja lá primeiro. Este verso não pode ser usado para apoiar que todas as pessoas nascem em um estado perdido porque ensina exatamente o oposto. Quem se perde? Os maus. Quem então não se desviará? O correto. A falsa doutrina do "pecado original" ensina uma classe ao nascer, não duas.


Devemos sempre ter cuidado ao tentar construir doutrinas inteiras em torno dos versos poéticos dos Salmos, especialmente quando nossas conclusões podem contrariar o vasto peso de outras Escrituras.   Muitas vezes a linguagem é simbólica, ou emprega técnicas literárias, como hipérbole (exagero) para fazer um ponto. Pode ser visto que este verso é simbólico porque os bebês não saem do útero capazes de falar. É o estado ou o nosso coração que nos faz afastar-se de Deus. Mas Deus nos cria todos com uma "lousa limpa". É por isso que Jesus disse que era necessário "nascer de novo" (João 3: 3). Se nascemos perdidos, qual seria o ponto de nascer de novo? Qual o bem que isto faria?

 Outra pergunta comum sobre o batismo infantil:


E a casa do carcereiro em Atos 16?
Diz que toda a sua casa foi batizada. Isso não significa que os bebês estariam presentes?


Na verdade não. Apenas o fato de que toda uma família de pessoas foi batizada não significa que as crianças estavam automaticamente presentes. Milhões de pessoas em todo o mundo vivem em lares onde não há crianças presentes. Esta passagem é frequentemente usada em uma tentativa vã de justificar a prática não-bíblica do batismo infantil. Mas se alguém ler a passagem com cuidado, verá que essa passagem realmente nos diz que nenhuma criança estava presente ! Vamos dar uma olhada nisso:


Atos 16: 32-34
Então falaram a palavra do Senhor a ele e a todos os outros em sua casa . Àquela hora da noite o carcereiro os pegou e lavou as feridas; então imediatamente ele e toda a sua família foram batizados. O carcereiro os trouxe para sua casa e preparou uma refeição diante deles; Ele se encheu de alegria porque passou a acreditar em Deus - ele e toda a sua família.




O que esta passagem diz sobre o batismo infantil:


1.)   Paulo e Silas falou a Palavra do Senhor para todos aqueles no carcereiro doméstico .

2.)   Todos os membros da família do carcereiro foram batizados

3.)   A toda a família do carcereiro veio a ACREDITA em Deus.



Conclusão: Desde que todos os membros da família do carcereiro chegaram a ACREDITAR (depois de ter ouvido a Palavra pregada a eles) não poderia ter havido sequer um único bebê presente porque os bebês não podem ACREDITAR em Deus. Os bebês não são capazes de entender a “Palavra do Senhor”, nem as crianças podem ser descritas como “tendo vindo a acreditar em Deus ”. Portanto, todos na casa do carcereiro tinham idade suficiente para ouvir e entender o evangelho. ensinou-lhes e chegou a uma fé pessoal em Cristo.

Somente quando um indivíduo tem idade suficiente para crer no evangelho, ele se torna um candidato válido para o batismo.
Veja também Atos 8: 26-40

Recomendações de leitura    

 Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, Obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp ou Telegram (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem