Onde está o purgatório na bíblia? - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Onde está o purgatório na bíblia?

Onde está o purgatório na bíblia?

O que é o purgatório?



Se você está procurando a palavra “purgatório” na bíblia, você não a encontrará. Se você está procurando o conceito de purgatório, eu ainda não acredito que você possa encontrá-lo porque eu não pude, então a questão é; o que é o purgatório? Realmente existe? A Enciclopédia Católica diz que o purgatório é um lugar ou condição de castigo temporal para aqueles que, partindo desta vida na graça de Deus, não estão inteiramente livres de falhas veniais, ou não pagaram plenamente a satisfação devido às suas transgressões. Em outras palavras, se uma pessoa morre com fé em Cristo, eles não vão para o inferno, mas vão para o purgatório se tiverem pecados não confessados, ​​ou tiverem o que são chamados de “pecados veniais ou falhas”. Pecados veniais são aqueles pecados que nunca confessamos ou pedimos perdão, mas não são sérios, mesmo que ainda sejam pecado.


Onde está o purgatório na bíblia?
Representação do purgatório católico




O conceito de purgatório é bíblico?


A tradição católica do purgatório ensina que, após a morte, muitas almas entram em um reino espiritual entre o céu e o inferno, durante o qual seus pecados são tratados até que estejam preparados para entrar no céu. É um lugar onde o pecado é "purgado" antes que uma pessoa possa entrar no céu. Além disso, a tradição católica encoraja os vivos a realizar obras em favor dos mortos, a fim de melhorar a situação dos que estão no purgatório. Então o que a bíblia diz sobre o purgatório?

Primeiro, deve-se notar claramente que a Bíblia não ensina o purgatório. Teólogos católicos tipicamente se referem a um livro no Apócrifo para apoiar sua crença no purgatório. Em 2 Macabeus afirma.

"Fazendo uma reunião (...) enviou doze mil dracmas de prata a Jerusalém para que o sacrifício fosse oferecido pelos pecados dos mortos, pensando bem e religiosamente a respeito da ressurreição (Pois se ele não tivesse esperado que os que foram mortos ressuscitassem, pareceria supérfluo e inútil orar pelos mortos. ”E porque ele considerava que aqueles que haviam adormecido com piedade tinham uma grande graça depositada para eles.É, portanto, um pensamento santo e sadio orar pelos mortos, que eles podem ser soltos dos pecados "( 2 Macabeus 12: 43-46 ).

A partir disso, a doutrina católica ensina que as orações pelos mortos foram oferecidas antes do tempo de Jesus para melhorar a condição da alma. Embora possa ser verdade que algumas pessoas ofereceram orações pelos mortos, a verdade é que a fonte é um livro não incluído na bíblia protestante. Nem Jesus nem os apóstolos falavam dos apócrifos como escritura ou mencionavam o purgatório.

A crença no purgatório surgiu dentro da igreja pelo menos desde o quarto século, com alguns aceitando e outros rejeitando o conceito. No entanto, o Concílio de Trento, em 1563, mencionou a doutrina do purgatório como sendo já universalmente aceita dentro da igreja. Embora possa ou não ter sido universalmente aceito, está claro que o purgatório era comumente discutido e aceito por muitos neste momento.
Uma olhada no Novo Testamento revela uma perspectiva muito diferente sobre a vida após a morte. Primeiro, Jesus falou muito claramente de apenas duas escolhas na vida após a morte em Lucas 16: 19-31 . Lá encontramos que um certo homem rico havia morrido como incrédulo e estava "em tormento" ( Lucas 16:23 ). Jesus deixou claro que a vida após a morte oferece duas opções e que tanto o céu como o inferno são consequências eternas.

Mateus 7: 13-14 também observa: "Entrai pela porta estreita. Porque a porta é larga e o caminho é fácil, que leva à destruição, e os que entram por ela são muitos. Porque a porta  estreita é o caminho  difícil que leva à vida, e aqueles que a encontram são poucos ". Mais uma vez, apenas duas opções são fornecidas. Não há terceira opção.

O final da Bíblia também deixa claro o plano de Deus para o fim dos tempos. Apocalipse 20: 12-15 diz:

"E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e os livros foram abertos. Em seguida, outro livro foi aberto, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados pelo que foi escrito nos livros, de acordo com o que eles tinham feito, e o mar entregou os mortos que estavam nele, Morte e Hades entregaram os mortos que estavam neles, e eles foram julgados, cada um deles, de acordo com o que eles realizarão, a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E se o nome de alguém não foi encontrado escrito no livro da vida, ele foi jogado no lago de fogo ".

Leia também artigos sobre o fim dos tempos

Mais uma vez, apenas duas escolhas existem - céu ou inferno (aqui chamado lago do fogo). O purgatório é um ensinamento extra-bíblico desenvolvido além do que Jesus e os apóstolos apresentaram na Bíblia. Como tal, carece de autoridade bíblica e deve ser rejeitada. Embora a ideia de um "meio-termo" possa encontrar apoio histórico em outros lugares ou pareça sensata para muitos, o fato é que ela não é apoiada pela Bíblia - o livro que forma a base para a crença cristã. Os crentes não são chamados para oferecer orações ou obras em nome dos mortos. A eternidade dos mortos já foi decidida. Em vez disso, devemos procurar crescer em Cristo e compartilhá-lo com os outros.

Blog reflexões cristãs levando mensagens cristãs, estudos bíblicos, devocionais e pensamentos e reflexões a todos, inscreva-se em nosso canal e siga-nos em nossas redes sociais.

Postagem Anterior Próxima Postagem