Batismo em Nome do Senhor Jesus Cristo - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Batismo em Nome do Senhor Jesus Cristo

Batismo em Nome do Senhor Jesus Cristo

Batismo no Nome de Jesus no novo testamento a luz da bíblia


O batismo na água é uma parte essencial da salvação do Novo Testamento e não meramente um ritual simbólico. Faz parte da entrada no reino de Deus (a igreja de Deus, a noiva de Cristo) e, portanto, não é apenas uma parte da membresia da igreja local. (Veja João 3: 5 e Gálatas 3:27).


Batismo em Nome do Senhor Jesus Cristo
Um estudo sobre o Batismo (Liberte-se)


Introdução ao Batismo em Nome de Jesus


O batismo é um dos temas considerados centrais no meio cristão, Jesus cristo como Senhor da Igreja foi batizado em sua vida terrena, alguns nos dias de hoje batizam apenas por aspersão, outros batizam sem o uso de nome, outros batizam em termos trinitário, alguns outras batizam em nome de Jesus, enfim, são varias ramificações e batismos para todos os gostos, mas apenas um pode ser o verdadeiro, e logo podemos deduzir que os outros são interpolados, pois bem, darei meu embolso sobre batismo, trazendo informações de enciclopédias conhecidas no mundo inteiro e os textos bíblicos, o livro mais confiável do mundo.

A importância do batismo nas águas


O batismo cristão na água é uma ordenança instituída por Jesus Cristo. Se isso não é importante no plano de Deus, por que Jesus ordenou isso em Mateus 28:19 ? E por que Pedro prosseguiu dizendo: "Seja batizado cada um de vocês", e ordenando aos gentios que sejam batizados ( At 2:38 ; 10:48 )? Devemos lembrar dois pontos sobre a importância do batismo na água. Primeiro, tudo o que Cristo estabeleceu e ordenou definitivamente não pode ser sem importância, quer entendamos seu significado ou não. Em segundo lugar, Cristo e os apóstolos mostraram a importância dessa ordenança observando-a. Jesus andou muitos quilômetros para ser batizado, embora estivesse sem pecado, dizendo: "Porque assim nos convém cumprir toda a justiça" (ver Mateus 3: 13-16 ).

É verdade que a água em si não contém nenhuma virtude salvadora, mas Deus escolheu incluí-la em Seu plano de salvação. Pedro explicou: "O batismo também nos salva (não a destruição da imundícia da carne, mas a resposta de uma boa consciência para com Deus) pela ressurreição de Jesus Cristo" ( I Pedro 3:21 ). De acordo com Lucas 7:30 , "os fariseus e os advogados rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não sendo batizados".


📖Outras reflexões relacionadas sobre o tema: 

O modo de batismo


De acordo com as Escrituras, o modo apropriado de batismo é a imersão. "E Jesus, quando foi batizado, saiu logo da água" ( Mateus 3:16 ). "E desceram ambos para a água, tanto Filipe como o eunuco; e ele o batizou" ( Atos 8:38 ). "Portanto, somos sepultados com ele pelo batismo na morte" ( Romanos 6: 4 ). Um cadáver não é enterrado, colocando-o em cima do solo e polvilhando um pouco de terra sobre ele, mas cobrindo-o completamente.

De acordo com a World Book Encyclopedia, "No início, todo o batismo era por imersão completa" (vol. 1, p.651). E a Enciclopédia Católica declara: "Nos primeiros séculos, todos eram batizados por imersão em rios, lagos e batistérios" (vol. 2, p. 263). A imersão não era conveniente depois que a igreja católica instituiu o batismo infantil; Assim, o modo foi alterado para aspersão. (Veja Encyclopedia Britannica, 11ª ed., Vol. 3, pp.365-66.)

O arrependimento nos identifica com a morte de Cristo e o batismo nos identifica com Seu sepultamento. Surgir da sepultura aquosa do batismo e receber nova vida no Espírito Santo nos identifica com Sua ressurreição.



Batismo em Nome do Senhor Jesus Cristo
Estudo profundo sobre Batismo


A fórmula do batismo


Jesus ordenou a Seus discípulos que "ensinassem todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" ( Mateus 28:19 ). Ele não ordenou que usassem essas palavras como fórmula, mas Ele ordenou que batizassem "o nome". O nome da palavra é usado aqui no singular e é o ponto focal do comando batismal. Os títulos Pai, Filho e Espírito Santo descrevem as relações de Deus com a humanidade e não são o nome supremo e salvador descrito aqui, que é Jesus. "Não há salvação em nenhum outro, porque não há outro nome debaixo do céu dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos" ( Atos 4:12 ).

Jesus é o nome no qual os papéis do Pai, do Filho e do Espírito Santo são revelados. O anjo do Senhor instruiu José: "Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de JESUS; porque ele salvará o seu povo dos pecados deles" ( Mateus 1:21 ). Jesus disse: "Eu vim em nome de meu Pai" e "O Consolador, que é o Espírito Santo, ... o Pai enviará em meu nome" ( João 5:43 ; 14:26 ). Assim, batizando em nome de Jesus, honramos a divindade. "Pois nele habita toda a plenitude da Deidade corporalmente" ( Colossenses 2: 9 ).

Lucas 24: 45-47 registra que, pouco antes de Sua ascensão, Jesus abriu o entendimento dos discípulos. Era necessário que o entendimento deles fosse aberto, e muitos hoje precisam dessa mesma operação para entender as Escrituras. Então Jesus disse-lhes: "Assim está escrito, e assim convinha que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos no terceiro dia". Os discípulos tiveram seu entendimento aberto para que pudessem compreender a vasta importância da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. O versículo 47 descreve a comissão que Jesus então deu: "E que o arrependimento e a remissão de pecados sejam pregados em seu nome entre todas as nações [judeus e gentios], começando em Jerusalém".

Pedro era um daquele número de quem Jesus falara e cuja compreensão havia sido aberta. Depois de ouvir essas instruções, alguns dias depois ele foi inspirado pelo Espírito Santo a pregar no dia de Pentecostes. Os corações dos ouvintes foram perfurados e, sentindo-se condenados, clamaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Homens e irmãos, que faremos?" ( Atos 2:37 ) Pedro não hesitou, mas ousadamente respondeu: "Arrependam-se, e sejam batizados cada um de vocês em nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados, e receberão o dom do Espírito Santo" ( Atos 2:38 ). "Então os que de bom grado receberam a sua palavra foram batizados, e no mesmo dia foram acrescentados cerca de três mil almas" ( Atos 2:41 ).

Alguns dizem que Pedro lhes disse para serem batizados em nome de Jesus porque eram judeus e este batismo era para fazê-los reconhecer Jesus Cristo. Mas vamos com Pedro à casa de Cornélio vários anos depois. Cornélio e sua família eram gentios, mas novamente Pedro "ordenou que fossem batizados em nome do Senhor" ( Atos 10:48 ). (A maioria das traduções realmente diz: "Em nome de Jesus Cristo".) Se Pedro estava errado no Dia de Pentecostes, ele certamente teve tempo suficiente para ser corrigido antes de ir à casa de Cornélio.


Pedro estava errado no dia de Pentecostes? Quando os ouvintes se arrepiaram em seus corações, eles falaram a Pedro e ao restante dos apóstolos ( Atos 2:37 ). Isso incluiu Mateus, que escreveu Mateus 28:19 . Além disso, quando Pedro pregou, ele se levantou com os onze atos 2:14 ). Mateus estava lá, mas não encontramos palavras de correção dele. Ele certamente teria falado se Pedro tivesse desobedecido ao Senhor. Mas todos os apóstolos entenderam e cumpriram a comissão do Senhor. Como Jesus disse em oração: "Eu manifestei o teu nome aos homens [os apóstolos] que tu me deste do mundo ... e eles guardaram a tua palavra" ( João 17: 6 ).

Os samaritanos, que não eram judeus, também foram batizados em nome de Jesus. Então Filipe desceu à cidade de Samaria e pregou-lhes Cristo ... "Mas, quando creram em Filipe, pregando as coisas concernentes ao reino de Deus e ao nome de Jesus Cristo, foram baptizados, tanto homens como mulheres. ... foram batizados em nome do Senhor Jesus "( Atos 8: 5 , 12 , 16 ).

Vejamos como Paulo, o apóstolo dos gentios, foi batizado. Ele foi para Éfeso muitos anos após o Dia de Pentecostes e encontrou alguns discípulos de João Batista lá. "Disse-lhes: Recebestes o Espírito Santo já que crestes? E disseram-lhe: Não sabemos até onde há Espírito Santo. E ele lhes disse: Em que fostes batizados então? E Eles disseram: “No batismo de João. Então Paulo disse: João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. foram batizados em nome do Senhor Jesus "( Atos 19: 2-5 ). Embora esses discípulos já tivessem sido batizados,

Nós não cremos que Paulo mudou a fórmula ou modo de batismo quando ele batizou Lídia e sua casa ( Atos 16: 14-15 ) ou o carcereiro filipense. Este veio tremendo e caiu diante de Paulo e Silas, dizendo: "Senhores, o que devo fazer para ser salvo? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, e tua casa. E ele os levou a mesma hora da noite [pouco depois da meia-noite], e lavou as suas listras, e foi batizado, ele e todos os seus, imediatamente "( Atos 16: 30-33 ). Como podemos duvidar que Paulo batizou essas pessoas usando o mesmo modo e fórmula que ele usou em outro lugar, isto é, imersão no nome do Senhor Jesus Cristo?

Paulo não estava com os apóstolos quando Jesus deu suas instruções finais para eles em Mateus 28:19 e Lucas 24:47 , mas Paulo batizou em nome do Senhor Jesus. Como ele sabia o que fazer? Ele disse que seu evangelho não era uma tradição dos homens, mas uma revelação de Deus. "Certifico-vos, irmão, que o evangelho que foi pregado a mim não é segundo o homem. Pois eu não o recebi nem o ensinei, mas pela revelação de Jesus Cristo" ( Gálatas 1: 11-12).). Paulo foi escolhido para levar o nome de Jesus aos gentios, e ele escreveu muitas epístolas divinamente inspiradas à igreja. Para este apóstolo, Deus revelou o mistério da igreja, "que em outras épocas não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como agora revelou aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito" ( Efésios 3: 5 ). Paulo alegou ter autoridade divina: "Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são os mandamentos do Senhor" ( I Coríntios 14:37 ). E Paulo escreveu: Tudo o que fazeis em palavras ou atos, faz tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus e ao Pai por ele "( Colossenses 3:17). O batismo na água é feito em palavras e ações. Não podemos nos dar ao luxo de ignorar este mandamento para a igreja.

Leia todos os estudos sobre a Unicidade de Deus


A igreja é "edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo o próprio Jesus Cristo a principal pedra da esquina" ( Efésios 2:20 ). Os apóstolos não somente pregaram o batismo em nome de Jesus, mas eles o praticaram. Em nenhum lugar podemos descobrir que eles foram batizados usando as palavras "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". Em vez disso, nós os encontramos batizando em nome do Senhor Jesus Cristo. Batizando em nome de Jesus, eles cumpriram o mandamento do Senhor em Mateus 28:19 . 
Paulo disse: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema" ( Gálatas 1: 8 ). Que isto seja uma advertência solene para nós.

Alguns dizem que aceitarão as palavras de Jesus em Mateus 28:19, mas não as de Pedro em Atos 2:38 . Mas Pedro falou no dia de Pentecostes sob a unção do Espírito Santo. Pedro era um dos apóstolos, e a ele foram dadas as chaves do reino, por isso não temos o direito de desacreditar suas palavras.

Em Marcos 7: 8, Jesus disse: “Deixando de lado o mandamento de Deus, guardareis a tradição dos homens”. A história nos diz que não foi até muitos anos depois dos apóstolos que o modo e a fórmula do batismo em nome de Jesus Cristo foram mudados. (Veja o Dicionário da Bíblia de Hastings, vol. 1, p.241.) O que significa mais para você, o comando do Senhor ou a tradição dos homens?


Espero que todas as minhas ponderações possam ser úteis a todos, falamos muito sobre a Unicidade de Deus e sobre o Batismo em Nome de Jesus, acompanhe esse blog e continue aprendendo conosco, o Reflexões Cristãs tem se esforçado para criar uma verdadeira enciclopédia bíblica gratuita online para todos, por enquanto já possuímos um dicionário bíblico completo, e estamos desenvolvendo todos os personagens da bíblia online, espero que todos possam aproveitar.

Leia textos relacionados sobre a Unicidade de Deus:     
👉Adquira a "Enciclopédia de fatos da Bíblia: 1.000.000 de palavras - 100.000 fatos da bíblia de Gênesis a Apocalipse tudo nesta incrível enciclopédia" e aprenda mais sobre os principais fatos históricos da bíblia.

 Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, Obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp ou Telegram (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem