Evangelhos Perdidos - Uma outra versão de Jesus - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Evangelhos Perdidos - Uma outra versão de Jesus

Evangelhos Perdidos - Uma outra versão de Jesus

Introdução ao Evangelhos perdidos


Todos os cristãos modernos conhecem os Evangelhos bíblicos, pois bem, acredito que se eu disser a você que não são os únicos, você talvez possa ficar surpreso, mas é algo real, muitos outros evangelhos foram escritos, sendo confiáveis ou não, isso é a perspectiva de cada um que vai determinar, os Evangelhos perdidos, também conhecido como os Evangelhos apócrifos, são um outro ponto de vista sobre Jesus Cristo.

Segundo algumas estimativas, os primeiros cristãos escreveram pelo menos vinte evangelhos que não foram incluídos na Bíblia. Muitos desses evangelhos não-bíblicos aparentemente desapareceram mais tarde, embora seja possível que cópias de alguns deles ainda sobrevivam em locais desconhecidos. Felizmente, vários que pareciam estar faltando foram encontrados novamente nos tempos modernos. Mas alguns ainda estão faltando e podem ser permanentemente perdidos.

Os evangelhos que foram deixados de fora da Bíblia são chamados de evangelhos não canônicos. Muitos estudiosos também os chamam de evangelhos apócrifos, porque a maioria deles tem origens desconhecidas. Essa incerteza sobre suas origens foi uma das razões pelas quais muitos deles foram excluídos da Bíblia. Mas alguns também foram excluídos porque expressaram visões heterodoxas ou heréticas.

Maria nos livros apocrifos
Obras Apócrifas, são confiáveis?

     

Os eruditos sabem da existência passada de alguns evangelhos em falta porque são mencionados em outros escritos antigos que sobreviveram. Partes de alguns evangelhos perdidos foram até mesmo copiados em escritos sobreviventes, de modo que uma parte de seu conteúdo original ainda é preservada.

Na verdade, muitas vezes as pessoas ficam surpresas ao saber que partes de vários evangelhos perdidos podem ter sido preservadas em Mateus, Marcos, Lucas e João. Este material preservado foi identificado por certas características que indicam que ele foi copiado de outros escritos. Assim, os autores dos evangelhos do Novo Testamento aparentemente receberam algumas de suas informações de escritos anteriores. Estudiosos modernos chamam esses escritos anteriores de "fontes" e determinaram que provavelmente havia três deles. Mas aparentemente todos eles desapareceram.

Essas três fontes perdidas podem ter sido os primeiros evangelhos. Seus nomes antigos são desconhecidos, então eles são geralmente identificados por nomes modernos, especificamente a Fonte Q Perdida, a Narrativa da Paixão Pré-Marquesa e o Evangelho dos Sinais. Como nenhuma cópia de nenhum deles sobreviveu, às vezes são chamados de evangelhos hipotéticos. Mas a maioria dos estudiosos acredita que eles realmente existiram ao mesmo tempo.

Na verdade, esses três evangelhos que estão faltando não estão completamente perdidos, já que o material deles é preservado em Mateus, Marcos, Lucas e João. De fato, um conhecimento considerável sobre o conteúdo original foi obtido pelo estudo desse material preservado.


Alguns outros evangelhos não-bíblicos foram descobertos mais diretamente, porque os restos físicos reais foram encontrados. Exemplos incluem o Evangelho de Pedro, o Evangelho de Maria e o Evangelho de Judas. Todos estes foram descobertos nos tempos modernos. Mas apenas fragmentos ou traduções secundárias foram encontrados, então as formas originais completas de todos eles ainda estão indisponíveis.

Esses três evangelhos redescobertos têm o nome de Simão Pedro, Maria Madalena e Judas Iscariotes, mas esses não eram seus verdadeiros autores. Seus autores reais são desconhecidos e provavelmente nunca serão identificados. Nos tempos antigos, os autores anônimos às vezes atribuíam seus livros a pessoas famosas, em um esforço para obter mais publicidade e autoridade para eles.

Escritores antigos mencionaram uma série de outros evangelhos que eles conheciam, mas que aparentemente não sobrevivem mais. Estes incluem o Evangelho de Matias, o Evangelho da Perfeição, o Evangelho dos Setenta, o Diálogo do Salvador, o Evangelho dos Doze, o Evangelho dos Hebreus, o Evangelho dos Nazarenos, o Evangelho de Bartolomeu, o Evangelho Secreto. de Marcos e o Evangelho de Eva. Outros evangelhos também podem ter existido, mas até mesmo seus nomes foram perdidos.

Alguns dos primeiros evangelhos podem ter desaparecido porque eram evangelhos secretos e muito poucas cópias foram feitas. Outros poderiam ter sido perdidos devido a guerras, conquistas, convulsões e perseguições. Além disso, tem havido acusações de que os líderes da igreja primitiva intencionalmente destruíram alguns evangelhos a fim de encobrir fatos embaraçosos sobre as origens do cristianismo. Alguma destruição intencional ocorreu, mas exatamente o que foi perdido não pode ser determinado.

Mas as descobertas modernas provam que um evangelho perdido pode às vezes ser encontrado novamente. E há uma chance de que mais será encontrado no futuro, especialmente porque pequenos fragmentos de vários evangelhos desconhecidos foram descobertos em várias escavações.

Aqui estão breves descrições de alguns dos mais conhecidos evangelhos perdidos (ou redescobertos):

O evangelho de Maria

A existência desse evangelho era desconhecida até que vários fragmentos foram descobertos nos tempos modernos. Como o único fragmento longo é uma tradução copta, a maior parte do texto grego original ainda está perdida. E até o longo fragmento pode incluir apenas cerca de metade do livro.

Como a "Maria" neste evangelho é descrita como um discípulo muito proeminente, a maioria dos estudiosos presume que ela é Maria Madalena, embora no texto atual ela seja sempre chamada de Maria. O evangelho enfatiza sua proeminência ao apresentá-la como uma líder forte e ao sugerir que ela era a discípula mais amada de Jesus e recebeu uma revelação especial dele. Também sugere que isso levou a um conflito com Pedro, que pode tê-la visto como uma ameaça à sua posição como líder geral dos discípulos no período após a partida de Jesus.

Indicações de uma rivalidade com Pedro são especialmente evidentes na última seção do texto em que Maria entra em uma discussão com Pedro e seu irmão André sobre algumas revelações particulares que Jesus havia dado a ela. Esta seção pode derivar de memórias de um conflito histórico entre ela e Peter, que eventualmente a levou a deixar o grupo. Assim, embora este evangelho provavelmente não tenha sido escrito até o segundo século, ele pode preservar algumas tradições transmitidas de um período anterior.

O Evangelho de Maria contém algumas idéias gnósticas, particularmente na seção que descreve as revelações que ela recebeu de Jesus. Essa conexão com o gnosticismo, juntamente com o papel proeminente que o evangelho atribui a uma mulher, pode ter levado à sua supressão pelos cristãos ortodoxos.



O Evangelho de Pedro

Um fragmento desse evangelho foi descoberto no Egito no final do século XIX, e mais dois fragmentos possíveis foram encontrados desde então. Mas uma grande parte ainda pode estar faltando. Esperemos que o restante acabe sendo encontrado, porque o texto disponível contém algum material interessante, incluindo a única descrição conhecida de Jesus deixando o túmulo após sua ressurreição.

Desde que o primeiro fragmento foi descoberto, esse evangelho tem sido controverso. Alguns estudiosos acham que preserva algumas das crenças e visões dos primeiros cristãos. Mas a maioria considera-o como uma obra secundária que contém uma mistura de elementos fantasiosos e material copiado dos evangelhos do Novo Testamento.

Uma parte intrigante deste evangelho é o relato da saída de Jesus do túmulo. Esta saída ocorre durante a noite, como alguns soldados romanos ficam de guarda nas proximidades. De repente, os soldados vêem dois homens (ou anjos) descerem do céu e entrarem no sepulcro. Pouco tempo depois, os homens voltam com Jesus entre eles. Neste ponto, os homens parecem tão altos que suas cabeças chegam ao céu, e Jesus parece ainda mais alto. Eles são seguidos do túmulo por uma cruz. De repente, os soldados ouvem uma voz do céu e a cruz atende.

A descrição dessa cena confunde muitas pessoas, pois parece representar uma cruz de madeira que pode andar e falar. Mas alguns estudiosos acham que a passagem está, na verdade, descrevendo uma formação semelhante à cruz de santos ressuscitados que retornaram à vida junto com Jesus e o seguiram para fora do sepulcro. Alguns estudiosos também vêem conexões entre esse relato e uma passagem em Mateus 27: 52-53, que descreve uma ressurreição semelhante de santos mortos.

O Evangelho de Thomas

Este evangelho foi provavelmente primeiro escrito em grego, mas o único texto completo sobrevivente é uma tradução copta descoberta no Egito em 1945. Sua seção inicial indica que ele contém os "ditos secretos" de Jesus, e o texto principal então dá 114 desses ditos . Na maioria das passagens, Jesus fala como professor e seus discípulos fazem comentários e fazem perguntas.

Porque a seção inicial deste evangelho refere-se a "ditos secretos", muitos estudiosos acreditam que era um evangelho secreto, pelo menos originalmente. Isso significa que se acreditava que ele contivesse conhecimento secreto e que apenas certos indivíduos podiam lê-lo. Vários outros evangelhos secretos, ou fragmentos deles, também foram descobertos.

O Evangelho de Tomé pode preservar alguns ensinamentos autênticos de Jesus que não são encontrados na Bíblia. Por essa razão, muitos estudiosos o consideram o mais importante evangelho não-canônico sobrevivente.



O Evangelho de Judas

A única cópia existente deste evangelho foi encontrada no Egito, mas a hora e o local de sua descoberta são incertos, e há indícios de que ela passou pelo mercado negro egípcio em um estágio.

A cópia existente é um texto copta, provavelmente uma tradução de um original grego ainda perdido. Infelizmente, o manuscrito está danificado em muitos lugares, e algumas páginas estão faltando, de modo que a tradução e interpretação são difíceis. No entanto, muitos estudiosos acreditam que era um evangelho secreto usado principalmente por certas seitas gnósticas dos cristãos.

Este evangelho é notável na medida em que pode retratar Judas Iscariotes como o discípulo mais leal de Jesus, e um mártir inocente em vez de um mau traidor. Mas devido aos danos ao manuscrito e às dificuldades de interpretação, há alguma incerteza sobre esse assunto. Em qualquer caso, este é um dos últimos evangelhos, provavelmente não escritos até o segundo século, e a maioria dos estudiosos duvida que contenha qualquer informação autêntica sobre o verdadeiro Judas Iscariotes.

A fonte Q perdida "Quelle"

Este evangelho hipotético é também chamado de Evangelho dos Ditos Perdidos e o Documento Q. Como outros evangelhos hipotéticos, sua provável existência foi inferida a partir de estudos dos evangelhos do Novo Testamento. De fato, acredita-se que seja a fonte original de muitos dos ensinamentos de Jesus que são preservados em Mateus e Lucas. O nome "Q" vem da palavra alemã "quelle", que significa "fonte".

A maioria dos estudiosos acredita que esse evangelho era basicamente uma coletânea dos ditos de Jesus, com pouca informação narrativa ou material biográfica. No primeiro período, esses ditos devem ter sido preservados oralmente, mas depois alguém aparentemente os recolheu e anotou. Eles podem ter sido coletados para o uso de missionários cristãos primitivos como uma ajuda para espalhar a nova fé.

Os eruditos reuniram possíveis reconstruções desse evangelho extraindo material de Mateus e Lucas, mas algumas incertezas estão envolvidas exatamente no que deveria ser incluído. Há uma chance de que algumas partes originais deste evangelho tenham sido completamente perdidas.

Livros apocrifos
Livros apócrifos

A narrativa da paixão pré-markan


Os estudiosos deduziram a provável existência desse evangelho hipotético a partir de estudos cuidadosos do Evangelho de Marcos. Esses estudos indicam que o autor de Mark obteve algum material de uma fonte anterior. Esta fonte está agora perdida, mas a evidência sugere que foi uma breve narrativa da prisão, interrogação e crucificação de Jesus. Por esta razão, é chamado de Narrativa da Paixão de Pre-Markan (ou Narrativa da Paixão Perdida).

O autor desconhecido deste trabalho que faltava tinha um bom conhecimento do que aconteceu com Jesus durante e depois de sua prisão. Pode até ter sido escrito por um membro da primeira comunidade de crentes, conhecida como os nazarenos, que viveu em Jerusalém nos anos após a partida de Jesus.

Reconstruções da forma original deste evangelho indicam que ele deu um relato simples e direto do que aconteceu antes e durante a crucificação. Como essa conta pode ser a base de todas as contas posteriores, quem a escreveu executou um serviço extremamente importante.

As evidências sugerem que a Narrativa da Paixão do Pré-Markan terminou com o enterro de Jesus ou com a descoberta da tumba vazia, de modo que provavelmente não descreveu nenhuma atividade pós-ressurreição de Jesus.

O Evangelho dos Sinais Perdidos


A provável existência desse evangelho hipotético foi deduzida dos estudos do Evangelho de João. É chamado o Evangelho dos Sinais porque aparentemente descreveu alguns milagres de Jesus que ele chamou de "sinais". Seu autor desconhecido pode ter considerado a capacidade de Jesus para realizar esses milagres como um dos "sinais" de que ele era o Messias.

Evangelhos Perdidos - Uma outra versão de Jesus
Referencia a livros apócrifos do velho testamento

Esses milagres incluem a mudança de água em vinho (João 2: 1-11), a visão do homem cego de nascença (João 9: 1-8), a cura no tanque de Bethesda (João 5: 2-9). ) e a ressurreição de Lázaro (João 11: 1-45). O fato de que esses milagres em particular não são mencionados nos outros evangelhos indica que seus autores provavelmente não tinham visto o Evangelho dos Sinais.

Além das histórias de milagres, esse evangelho também pode conter algumas informações sobre João Batista e sobre a crucificação e ressurreição. Mas provavelmente não tem muita informação sobre os ensinamentos de Jesus.

Esses são alguns dos muitos livros evangelhos apócrifos que existem, trarei mais sobre o tema futuramente, continue acompanhando esse blog e aprenda mais sobre o tema, receba reflexões cristãs por whatsapp (19) 993702148.

Postagem Anterior Próxima Postagem