Mateus 3 comentado completo (O batismo de Jesus) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Mateus 3 comentado completo (O batismo de Jesus)

Mateus 3 comentado completo (O batismo de Jesus)

Terceiro capitulo de Mateus comentado completo e gratuito

O profeta João Batista batiza Jesus, considero esse momento um dos mais importantes narrados na bíblia, pois o batismo é considerado o ato de reconhecer os seus pecados e se arrepender, em busca da eternidade, justamente Jesus não tinha pecados, mas mesmo assim, teve esse ato, entendo como uma premissa do que estaria por vir, onde Jesus Cristo foi sacrificado pelos pecados do mundo.


Mateus 3 comentado completo (O batismo de Jesus)


Versículos de Mateus 3 comentados

1 E naqueles dias veio João Batista, pregando no deserto da Judeia, 

2 E dizendo: Arrependei-vos, porque perto está o Reino dos céus. 

Para entendermos o Reino de Deus, precisamos entender a própria figura de Deus, as pessoas tem muito a falar sobre Deus, mas poucos sabem de fato explicar quem é Deus, e de fato a bíblia é um livro que revela a identidade de Deus.

3 Porque este é aquele que foi declarado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: “Preparai o caminho do Senhor; endireitai suas veredas”. 

João é um mensageiro do Senhor. João adverte as pessoas a virem ao Senhor e se arrependerem; venha a Jesus é a sua mensagem. 

João é o mensageiro do Senhor. Ele chama as pessoas para virem a Jesus, algo curioso e pouco comentado pelas correstes católicas e protestantes, é que João preparava o caminho para o "Senhor" passar,  as informações que os profetas tinham até aquele momento, é a mesma que de certa forma João Batista também tinha, de que foi profetizado a vinda de um Messias, que seria um Salvador para Israel, mas algo incomum ocorreria, esse Messias precisaria ter varias características, entre elas, Ele seria chamado "Emanuel" que também é traduzido como Deus conosco.

É comum entretanto no meio judaico, o uso de manifestações, como teofanias, onde Deus se apresentava aos homens, assim foi com Moisés, e também com vários anjos que foram usados por Deus, para contato direto com os homens, dessa vez entretanto, Jesus é a completa teofania de Deus para com os homens.

|fn:  Ref. Isaías 40:3

4 Este João tinha sua roupa de pelos de camelo e um cinto de couro ao redor de sua cintura, e seu alimento era gafanhotos e mel silvestre. 

João fazia parte de um grupo de profetas que se mantinham separados do mundo, existiam diversas correntes judaicas naqueles tempos, entre eles os fariseus, que eram messiânicos e templocentristas, assim como os saduceus, que embora não fossem messiânicos, eram templocentristas, e tinham envolvimentos com poderosos no governo judaico de Herodes, outros grupos eram os essênios e os zelotes, e também alguns cabalísticos, esses últimos na grande maioria, tinham tendências, restauracionistas e reacionários, a verdadeira raiz da fé judaica.

Os que mais de destacavam eram os essênios, que tinham diversos tipos de rituais com aguas e e de purificação, podemos avaliar que atos como batismo, e lavagens de pés e mãos, são atos comuns entre os essênios, onde os mais extremistas, tinham rituais diários de lavagens do corpo, pois acreditavam que isso era um ato simbólico para mostrar ao criador, o reconhecimento de impureza, e que estavam em procura de redenção.

Notemos que essas características, são parecidas com as de João Batista e seus seguidores, e também com as de Jesus e dos primeiros cristãos, até os dias de hoje, alguns grupos cristãos, mantem rituais de lavas pés.

5 Então vinham até ele [moradores] de Jerusalém, de toda a Judeia, e de toda a região próxima do Jordão; 

6 E eram por ele batizados no Jordão,TR, RP:Jordão - N4: rio Jordão confessando os seus pecados. 

7 Mas quando ele viu muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Ninhada de víboras! Quem vos ensinou a fugir da ira futura? 

|fn:  N4 omite "seu"

8 Dai, pois, frutos condizentes com o arrependimento. 

|fn:  RP, TR contêm "fruto condizente" |fn:  arrependimento não é somente um pesar ou remorso pelo pecado, mas sim uma mudança de atitude, abandonando o que é errado.

As afirmações de João Batista, nos permitem entender que os fariseus e saduceus, não tinham o intuido de se arrepender-se, eles são assim como muitos cristãos e judeus dos dias de hoje, que procuram por erros dos próximos, sabem de todas as coisas sobre a lei, mas não sabem sobre o arrependimento e sobre a justiça.

Quem se arrepende, produz frutos de arrependimento, esse é por sinal um ótimo ponto para sabermos se somos de fato arrependidos, ou não, você produz frutos? entre esses frutos a caridade, o amor ao próximo e a pratica da justiça são atos genuínos, mas dentre elas, estão também o zelo pela palavra de Deus.

9 E não imagineis, dizendo em vós mesmos: “Temos por pai a Abraão”, porque eu vos digo que até destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. 

A razão pela qual os fariseus e saduceus vieram foi encontrar erros e criticar a obra de João; eles não vieram para serem batizados. Esta passagem refere-se explicitamente a esse tempo e àqueles que se reivindicam justos, àqueles que culpam alguém em vez de si mesmos e se veem como sempre justos. O Senhor veio e lhes dá a chance de ouvir a verdade e ver a luz. João pede que eles venham à luz.

10 E agora mesmo o machado está posto à raiz das árvores; portanto toda árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 

|fn:  N4 omite "mesmo"

O machado aqui representa a Palavra de Deus.

A raiz das árvores refere-se àquelas pessoas que se consideram justas e perfeitas e que não precisam de um Salvador ( Veja Lucas 18: 10-14). 

Os fariseus e os escribas da época agiam como intermediários entre Deus e o povo. Este dever terminou com o nascimento de Jesus. Não há mais necessidade de esse tipo de pessoa vir e nos contar o que o Senhor diz. Agora, o Senhor fala diretamente ao coração de todos.

Neste versículo, o fogo representa o inferno.

11 Realmente eu vos batizo com água para arrependimento, mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; suas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogoRP omite "e com fogo". 

O pecado não pode estar onde está o Espírito Santo. Portanto, quando somos batizados pelo Espírito Santo, o pecado em nós será queimado pelo fogo santo ( fogo puro ) do Senhor que purifica nossa alma.

12 Ele tem sua pá na mão; limpará sua eira, e recolherá seu trigo no celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga. 

O garfo ou ventilador que se aproxima aqui representa a escala que pesa as ações do homem, o bom e o ruim.

Sua eira, ou simplesmente piso, representa o mundo inteiro.

O trigo representa as pessoas salvas.

O celeiro ou armazém aqui representa a casa do Senhor ( céu ).

O joio representa as pessoas não salvas.

Fogo insaciável representa o inferno.

13 Então Jesus veio da Galileia ao Jordão até João para ser por ele batizado. 

14 Mas João lhe impedia, dizendo: Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? 

|fn:  N4 omite "João"

Esta passagem das Escrituras mostra que mesmo o Cordeiro de Deus sem pecado precisa ser batizado na água. Se o Cordeiro sem pecado pede para ser batizado, como os humanos podem dizer que não têm pecado e não precisam ser batizados? Aqui vemos o exemplo que precisamos seguir sobre o batismo na água.

15 Porém Jesus lhe respondeu: Permite por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. 

Como está escrito, “ para cumprir toda a justiça, ” o próprio Senhor Jesus precisava ser batizado na água. Ele é Deus e humano, e este é um exemplo para os humanos seguirem. Se o sem pecado precisa ser batizado, todas as pessoas que querem seguir Jesus também precisam fazê-lo. 

Assim como a caminhada pela porta da morte, mesmo assim, uma pessoa que batiza na água morre da vida antiga e se torna uma nova pessoa no Senhor. O antigo livro da vida foi destruído e um novo livro da vida começa ( Veja Mateus 12: 30, 36-37). 

Este é um nascimento que todos os humanos precisam para entrar no reino dos céus ( Veja João 3: 5). Sua vida vivendo nesta terra deve seguir de acordo com o mestre de sua vida. Se você não batiza na água, sua alma não tem chance de ser contada em (após a crucificação do Senhor, todos devem ser batizados na água ). Para a alma de um humano, o batismo na água é da mesma maneira que uma borboleta emergindo. A própria alma está envolvida com muitas camadas de pecado. Quando você mergulha na água do batismo e quando sai, a maioria das camadas que cobrem sua alma é deixada na água e você sai com uma alma mais pura, livre; este é o novo nascimento no mundo espiritual.

Recomendo alguns estudos adicionais sobre o batismo bíblico.

16 E tendo Jesus sido batizado, subiu logo da água. E eis que os céus se lhe abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba, vindo sobre ele. 

|fn:  N4 omite "lhe"

Essa é uma das passagens, cuja sua interpretação ruim, sem um olhar base, observando a crença monoteísta judaica no qual João, Jesus e todos os demais presentes nesse evento, causam grandes heresias, como dualismo e trindade, em especial a doutrina herética da trindade.

Essa passagem ocorre por um motivo, Deus manifesta através de um sinal a João Batista, para que se cumprisse uma profecia, no qual ele receberia esse sinal, e assim soubesse a identidade do Messias prometido, esse evento, não foi visto por todos os presentes, e sim ao profeta João Batista.

17 E eis uma voz dos céus, dizendo: Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.

Conforme já dito anteriormente, Jesus era 100% humano, e 100% divino, mas o que muitos confundem, é o conceito de "filho" pois como Deus é onisciente, onipresente, e onipotente, ele não tem inicio para ser filiado a ninguém ou nada, pois o próprio conceito de "filho" faz necessário uma origem, e como Deus, Jesus não tem uma origem, conforme narrado em João 1 "No principio era o verbo, o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus... o verbo se fez carne..." note que a carne é o filho de Deus, ou seja, o homem chamado Jesus (Leia: Mas quem você diz que eu sou? (Jesus Cristo))

Todos os capítulos de Mateus comentado.  

💣 Obrigado por ler esse conteúdo, lançaremos novos capítulos comentados todos os sábados, faça a sugestão de temas para estudos bíblicos em nosso WhatsApp

📖Adquira o livro Livro "30 Dias de Oração pelo Marido" que tem ajudado a salvar muitos casamentos. 

💥Considere doar qualquer valor para nossa chave pix: blogreflexoescristas@gmail.com e ajude o projeto a manter-se independente, dessa forma o blog poderá ter novos equipamentos e continuar divulgando conteúdos exclusivos gratuitamente.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem