Mateus 4 comentado completo (Jesus é tentado no deserto) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Mateus 4 comentado completo (Jesus é tentado no deserto)

Mateus 4 comentado completo (Jesus é tentado no deserto)

Estudo do quarto capitulo de Mateus comentado, completo e gratuito

O ser humano em seus dias, sempre está sujeito ao pecado, isso por causa da carne, muitas vezes queremos evita-los, mas as tentações surgem, curiosamente o próprio Cristo foi tentado, e precisou vencer a tentação, para conseguir a maturidade espiritual.

Mateus 4 comentado completo
Estudo completo de Mateus 4


🕮Jesus nos quarenta dias no deserto e a tentação

1 Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. 

Jesus era cem por cento humano. A tentação chega a todos. Jesus foi levado pelo Espírito a ser tentado como todo ser humano, então Ele é um exemplo para nós de como vencer a tentação. Isso é importante para ser estudado, afinal todos os homens pecaram, Davi tinha o coração no qual Deus se agradava, e ainda sim foi um pecador, Salomão foi um sábio, ainda sim cometeu pecados grotescos, Sansão teve a força, mas como todos os demais, isso não foi suficiente.

Jesus era Deus encarnado, o próprio Deus veio a terra, provar a humanidade que era possível vencer o mundo, e suas tentações.

👉 Estude a dupla natureza de Jesus.

2 E depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 

Era um alimento rápido: nada que tivesse um gosto era tomado, apenas água, o jejum é um antigo ritual praticado pelo judaísmo, e hoje é adotado pelo cristianismo, seu significado, é abdicar da carne, em busca de se aproximar ao espirito, nem só do pão vive o homem, mas de tudo que Deus diz, dessa forma, a busca pela sabedoria e da oração, é visto como um alimento espiritual para o homem.

3 E o tentador se aproximou dele, e disse: Se tu és o Filho de Deus, dize que estas pedras se tornem pães. 

|fn:  TR, RP: aproximou-se dele, e disse - N4: aproximou-se, e disse-lhe

A tentação da satisfação da carne: é uma grande tentação para todos os seres humanos. Quando estão com fome, os humanos podem fazer qualquer coisa para satisfazer sua fome.

4 Mas [Jesus] respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o ser humano, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. 

|fn:  Ref. Deuteronômio 8:3

Alimento para a alma é mais importante que alimento para o estômago.

5 Então o diabo o levou consigo à santa cidade, e o pôs sobre o ponto mais alto do Templo, 

6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te abaixo, porque está escrito que: Mandará a seus anjos acerca de ti, e te tomarão pelas mãos, para que nunca com teu pé tropeces em pedra alguma. 

|fn:  Ref. Salmos 91:11,12

Essa é a tentação de provar que você é alguém importante, o que é uma dura tentação para os seres humanos.

7 Jesus lhe disse: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 

|fn:  tentarás – ou: Não testarás o Senhor teu Deus |fn:  Ref. Deuteronômio 6:16

Jesus era completamente homem, Deus manifestado em carne, é importante ressaltar que devemos confiar em Deus nas provações, mas nunca buscar pela provação, homens precisam passar pela guerra, algumas vezes na vida, mas nunca devemos causar essa guerra, não devemos colocar Deus a prova.

Algo sugestivo também é possível de observar nessa passagem, algumas traduções, é utilizado a expressão "testarás" ou "provarás" em outras entretendo, como essa tradução de texto recepto "tentarás" curiosamente, Jesus era quem estava sendo tentado.   Quem é o Deus dessa narrativa?

8 Outra vez o diabo o levou consigo a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo, e a glória deles, 

9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 

Algo importante pode ser comentado, da mesma forma que certa vez, que o diabo levou Jesus as alturas e prometeu todas as riquezas do mundo, o diabo também leva muitas outras pessoas a essa mesma posição, e oferece os tesouros desse mundo, diferente de Cristo, esses homens aceitam a oferta do diabo, eles trocam suas almas, pelo poder terrestre, pelas riquezas, poder, sexo e luxuria.

10 Então Jesus disse: Vai embora, Satanás! Porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele cultuarás. 

|fn:  TR, N4: Vai embora - RP: Vai para trás |fn:  Ref. Deuteronômio 6:13

"Está escrito." A palavra do pai tem poder. Jesus cumpre apenas a palavra do Pai. Jesus ouviu e obedeceu ao Pai em tudo até o ponto da morte. Somente através do Senhor você pode combater o mal. Você precisa se comprometer a servir ao Senhor a vida toda.


11 Então o diabo o deixou; e eis que chegaram anjos, e o serviram. 

12 Mas quando Jesus ouviu que João estava preso, voltou para a Galileia. 

|fn:  N4 omite "Jesus"

O dever de João era preparar o caminho para o Senhor. A prisão de João marcou o início do ministério do Senhor.

13 E deixando Nazaré, veio a morar em Cafarnaum, [cidade] marítima, nos limites de Zebulom e Naftali, 

14 Para que se cumprisse o que foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: 

O próprio Jesus, sempre uma coisa que fará, cumprirá o que o Deus deu aos profetas. A obediência ao Pai é a chave para Jesus vir à terra. Todas as profecias do Pai serão feitas em todas as coisas. Se você segue o Senhor Jesus, o principal é ouvir e obedecer.

15 A terra de Zebulom e a terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, a Galileia dos gentios; 

16 O povo sentado em trevas viu uma grande luz; aos sentados em região e sombra da morte, a luz lhes apareceu. 

|fn:  Ref. Isaías 9:1

São pessoas que não ouviram falar do Senhor. Sempre Jesus realizou milagres para guiá-los à luz da vida. O Senhor Jesus é a luz para eles.

17 Desde então Jesus começou a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque perto está o Reino dos céus. 

18 Enquanto Jesus andava junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, lançarem a rede ao mar, porque eram pescadores. 

|fn:  RP, N4 omitem "Jesus"

19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de gente. 

20 Então eles logo deixaram as redes e o seguiram. 

21 E passando dali, viu outros dois irmãos: Tiago, [filho] de Zebedeu, e seu irmão João, em um barco, com seu pai Zebedeu, que estavam consertando suas redes; e ele os chamou. 

22 E eles logo deixaram o barco e seu pai, e o seguiram. 

Jesus chama Pedro, André, Tiago e João, e eles respondem imediatamente. Isso mostra fé simples, apenas um chamado simples, e eles vêm seguir Jesus imediatamente.

23 E Jesus rodeava toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando toda enfermidade e toda doença no povo. 

|fn:  N4 omite "Jesus"

24 Sua fama corria por toda a Síria, e traziam-lhe todos que sofriam de algum mal, tendo diversas enfermidades e tormentos, e os endemoninhados, epiléticos, e paralíticos; e ele os curava. 

As notícias sobre Jesus se espalharam de boca em boca.

25 E muitas multidões da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judeia, e dalém do Jordão o seguiam.

As pessoas naqueles dias tinham uma fé simples. Eles deixaram tudo para trás e seguiram Jesus.

Todos os capítulos de Mateus comentado.   

💣 Obrigado por ler esse conteúdo, lançaremos novos capítulos comentados todos os sábados, faça a sugestão de temas para estudos bíblicos em nosso WhatsApp.  

📖Adquira o livro Livro "30 Dias de Oração pelo Marido" que tem ajudado a salvar muitos casamentos.  

💥Considere doar qualquer valor para nossa chave pix: blogreflexoescristas@gmail.com e ajude o projeto a manter-se independente, dessa forma o blog poderá ter novos equipamentos e continuar divulgando conteúdos exclusivos gratuitamente.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem