Orar pelos mortos, existem algum valor nesse ato? - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Orar pelos mortos, existem algum valor nesse ato?

Orar pelos mortos, existem algum valor nesse ato?

As Escrituras nos ensinam que devemos orar pelos mortos? 


Uma das primeiras coisas que notei que a Bíblia ensina sobre oração é orar sempre que possível. O apóstolo Paulo diz: “Orem sem cessar” (1 Ts 5:17), mas isso não significa que oremos 24 horas por dia, 7 dias por semana, e evitamos dormir, comer ou trabalhar. Nós não viveríamos muito tempo fazendo isso, e não poderíamos nos sustentar sem trabalhar, então por que Paulo diz: “Ore sem cessar?” Uma melhor compreensão desse versículo é orar sempre que possível, sempre que puder e onde você puder; esperando no trânsito, na fila da loja e fazendo qualquer outra coisa durante o dia. Quando tiver oportunidade, use o tempo para orar. Esse é o contexto em que Paulo escreve isso.

As Escrituras nos ensinam que devemos orar pelos mortos?


O contexto disso é,“Seja sempre alegre. Orem sem cessar, dêem graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para você ” (1 Ts 5: 16-18). É a vontade de Deus que oremos o mais rápido possível, e essas orações devem ser de agradecimento a Deus "em todas as circunstâncias" (as boas, as ruins e as feias), e orar sempre que possível, pois esse "é o vontade de Deus ” para nós. Jesus nos ordenou que orássemos de uma certa maneira, mas sempre para que a vontade de Deus fosse feita (Mt 6: 9-13). Devemos orar? Sim, e sempre que possível, mas e quanto a orar por aqueles que já morreram? Isso é bíblico?

Recomendações de leitura sobre casamento:  

O que ocorre após a morte


O autor de Hebreus nos diz que "assim como é designado que o homem morra uma vez, e depois disso vem o julgamento" (Hb 9:27). Há um dia marcado para a morte de todos (Jó 8: 7; Salmo 39: 4; Ecl 3: 2), e é um julgamento único. Não diz que, após a morte, oramos por aqueles que estão mortos ... para "orá-los fora do inferno ou do purgatório", mas antes, após a morte, seu julgamento chega. Para aqueles que rejeitaram a Cristo por toda a vida, há apenas "uma terrível expectativa de julgamento e uma fúria de fogo que consumirá os adversários" (Hb 10:27). Isso significa que não há segunda chance de confiar no Senhor após a morte. A Escritura nunca ensina isso. Os que morrem na fé "podem ter confiança no dia do juízo" (1 João 4:17).

A bíblia sobre o Justo e o Injusto


O Profeta Daniel, ao escrever sobre a ressurreição dos justos e injustos, diz que “muitos dos que dormem no pó da terra acordarão, alguns para a vida eterna, e outros para a vergonha e o desprezo eterno” (Dan 12: 2 ), mas “os sábios brilharão como o brilho do céu acima; e aqueles que convertem muitos em justiça, como as estrelas para todo o sempre ” (Dn 12: 3). Nenhuma dessas pessoas que estavam em seus túmulos poderia ter alterado esse resultado. Eles foram salvos antes da morte ou não salvos antes da morte, e eles se elevarão à vergonha e desprezo eternos, sendo separados de Deus para sempre, ou eles se levantarão e se alegrarão, e estarão na presença do Senhor. O apóstolo Paulo estava muito certo sobre o que acontece com os crentes depois que eles morrem. Ele disse que“Somos de boa coragem e preferimos ficar longe do corpo e em casa com o Senhor ” (2 Cor 5: 8), mas também de “boa coragem [porque] sabemos que enquanto estamos em casa no corpo estamos longe do Senhor ” (2 Cor 5: 6).

O dia da salvação


Existem muitos ensinamentos diferentes sobre a vida após a morte, e a maior parte está errada. Somente a Bíblia nos mostra o que acontece com uma pessoa após a morte. Como ninguém sabe se a morte deles acontecerá hoje ou amanhã, a Bíblia enfatiza que “agora é o tempo favorável; eis que agora é o dia da salvação ” (2 Cor 6: 2b). Não diz, depois de hoje ou depois da morte, mas agora ... hoje é o dia da salvação. O autor de Hebreus nos adverte que "hoje, se você ouvir a voz dele, não endureça seu coração como na rebelião" (Hb 3:15). Como nosso coração se endurece? É suprimindo continuamente a voz ou convicção do Espírito Santo. Quanto mais vezes você rejeita a verdade, mais difícil fica ouvir "Sua voz" e acreditar na verdade. O apóstolo Paulo diz que"O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm 8:16). Ele nos assegura que somos filhos de Deus, removendo a dúvida, mas para aqueles que estão continuamente reprimindo, rejeitando e depois desprezando o Espírito Santo e a Palavra de Deus revelada, mais difícil será para o Espírito “testemunhar ”Ao seu “ espírito ”de que você é um filho de Deus.

Ore pelos Trabalhadores


Jesus nunca nos ensina a orar por aqueles que estão mortos, mas por aqueles que vivem e ainda têm chance de confiar em Cristo. Jesus lidou com os mortos ... mas os estava levantando disso. Ele não os rezou de volta. Eles foram ressuscitados para a vida a fim de glorificar o Pai e o Filho de Deus (João 11). Jesus nos diz pelo que orar e isso tem a ver com os vivos. Ele diz: “A colheita é abundante, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, ore fervorosamente ao Senhor da colheita para enviar trabalhadores para a sua colheita ” (Lucas 10: 2). Esses trabalhadores sairão e compartilharão de Cristo, não irão para as sepulturas e orarão pelos mortos. Aqueles que estão mortos não podem nem se arrepender e vir a Cristo. É tarde demais, pois hoje é o melhor dos dias para confiar no Salvador (2 Cor 6: 2).

Conclusão


Podemos orar por aqueles que perderam entes queridos que estão sofrendo por seus mortos. O luto pelos mortos é saudável e produtivo. Orar pelos mortos não é. Se você ora, ore por aqueles que você quer conhecer a Cristo e ser plenamente conhecido por Ele (João 10). Orem pelos vivos e não pelos mortos. De fato, os vivos são tão mortos quanto os enterrados no solo (Leia Efésios 1: 1-7), mas ainda há esperança para os vivos de que possam ser levados ao arrependimento e fé ... e a Ele, o Único e única maneira de ser salvo (Atos 4:12).
Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp ou Telegram (19) 993702148. 

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem