Expondo erros e contradições na 'Doutrina do Purgatório' - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Expondo erros e contradições na 'Doutrina do Purgatório'

Expondo erros e contradições na 'Doutrina do Purgatório'

Erros e contradições na doutrina do purgatório


A Igreja Católica Romana ensinou a doutrina do "purgatório" desde o final do quinto ou início do sexto século. Gregório Magno, que serviu como "papa" de 590 dC a 604 dC, foi o primeiro a definir oficialmente a doutrina. O acordo final dentro da Igreja Católica Romana foi finalmente alcançado em 1439, após meses de debate no Concílio de Florença.

O catolicismo ensina que, além do céu e do inferno, "existe na próxima vida um estado intermediário de punição temporária, concedido para aqueles que morreram em pecado venial". Em outras palavras, aqueles que morrem em estado de perfeição vão para o céu, mas aqueles que morrem em estado de pecado vão para o inferno ou para o purgatório., dependendo do tipo de pecado não perdoado do qual eles são culpados. Veja, a igreja católica faz uma distinção entre pecados “mortais” e “veniais”. Podemos pensar grosseiramente nos pecados mortais como “grandes pecados” e pecados veniais como “pequenos pecados”. Aqueles que morrem com pecado mortal vão diretamente para o inferno, mas aqueles que morrem em pecado venial vão para o purgatório - um lugar temporário de punição. Uma pessoa fica lá até que seu “pequeno pecado” seja removido, e nesse ponto a pessoa pode ir para o céu. (Você pode ver porque essa doutrina é popular; ela fornece um falso senso de esperança para aqueles que têm entes queridos que morreram em pecado impenitente.)

Seu sofrimento e duração no purgatório dependem da sua culpa. Alguns ficam apenas por algumas horas e seu sofrimento é relativamente leve. Outros podem ficar por centenas de anos e seu sofrimento está aquém do sofrimento que experimentariam no inferno.

Enquanto aqueles no purgatório não podem se ajudar, eles podem ser ajudados pelos fiéis na terra. Presentes ou serviços para a Igreja Católica podem ganhar uma “indulgência parcial” (Papa Paulo VI), juntamente com orações dos sacerdotes e missas pelos parentes da vítima no purgatório, o que pode, por sua vez, encurtar a permanência no purgatório.

Erros e contradições na doutrina do purgatório


Baseado em um fundamento instável


O "texto-prova" católico para a doutrina do purgatório vem de 2 Macabeus 12: 39-45. Este é um dos livros apócrifos da Bíblia católica. "Apócrifos" denota "livros religiosos inferiores em autoridade e dignos das Escrituras do AT e do NT". Nenhum dos livros apócrifos está listado entre os 66 livros da Bíblia hoje porque eles foram “julgados como indignos e não autorizados pelos oficiais da igreja primitiva”. Existem 14 livros judaicos que foram rejeitados pelo judaísmo e subsequentemente rejeitados pela igreja primitiva como não-canônicos. Estes incluem 1 e 2 Esdras, Tobias, Judith, As Adições de Ester, A Sabedoria de Salomão, Eclesiasticístico, Baruch, A Carta de Jeremias, A Oração de Azaria e o Canto dos Três Rapazes, Bel e o Dragão, A Oração de Manassés e 1 e 2 Macabeus.
Nós rejeitamos estes livros por várias razões:

(1) Eles nunca foram aceitos como inspirados ou autorizados pelo judaísmo e, portanto, "nunca foram incluídos no cânon hebraico do Antigo Testamento" .

(2) Eles não foram aceitos por Jesus ou Seus apóstolos. Os autores do Novo Testamento, os apóstolos, citaram “um amplo corte transversal de documentos do Antigo Testamento, mas nunca citados dos apócrifos”.

(3) Eles não possuem as qualidades de inspiração. Muitos descrevem eventos fictícios, contêm erros geográficos, suas histórias detalham erros cronológicos e, às vezes, contradizem a si mesmos e ao Antigo Testamento.

Contradição e Insulto a fé cristã


Mas mesmo se você ler 2 Macabeus 12 , não há nada que fale de um estado intermediário de sofrimento para aqueles que estão sofrendo por seus pecados veniais, aguardando um ato de graça por uma pessoa que ainda vive na terra. Menciona orar “pelos mortos”, mas você deve fazer algumas contorções hermenêuticas idiotas para concluir a doutrina do purgatório.

Além disso, a razão pela qual Judas Macabeu levou as forças judaicas a rezar pelos mortos foi para que eles pudessem fazer “ expiação pelos mortos, para que eles pudessem ser libertos do seu pecado” ( 2 Macabeus 12:45 ). Isso contradiz o Novo Testamento, que ensina claramente que somente Cristo pode fazer expiação final por todos os homens ( Romanos 5:11, KJV ). Que barateamento do sangue de Cristo!

Além disso, deve-se notar que os indivíduos em 2 Macabeus 12 que morreram eram culpados de idolatria . Segundo o catolicismo, a idolatria é um pecado mortal. Se você morrer culpado de um pecado mortal, irá diretamente para o inferno e as orações e os presentes não poderão salvá-lo . No entanto, esta passagem é usada mais do que qualquer outra passagem para provar a doutrina do purgatório. Que contradição!

contradição na doutrina do purgatório


Conclusão


Nós rejeitamos o ensinamento do purgatório porque ele não é encontrado na Bíblia. Os católicos muitas vezes tentam provar a ideia do purgatório apontando alguns textos do Novo Testamento, mas a Bíblia não menciona o “purgatório” nem o conceito. A única maneira de acreditar no purgatório é descrer da própria Bíblia.

Obrigado por ler esse estudo bíblico, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba Reflexões Cristãs pelo whatsapp (19)993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem