Os ensinamentos de Jesus em o retorno do filho prodigo - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Os ensinamentos de Jesus em o retorno do filho prodigo

Os ensinamentos de Jesus em o retorno do filho prodigo

Parábola do filho prodigo e seus ensinamentos muitas vezes não observadas

Iremos abordar uma das parábolas mais importantes da bíblia, e que gosto muito em especial, pois é Jesus falando sobre a conversão, uma pessoa durante sua vida, pode pecar, errar e ir para caminhos errantes, seres humanos são tendenciosos ao pecado por corrupção da carne, mas é importante afirmar, um homem que caiu para o mundo, pode voltar a casa do pai.

Introdução a "Parábola do filho prodigo"

"11  Jesus continuou: '. Havia um homem que tinha dois filhos 12 ...  A única mais novo disse ao pai: 'Pai, dá-me a minha parte da herança' Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles 13  Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, partiu para um país distante e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. 14  Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. 15  por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela terra, que o mandou para os seus campos a porcos de alimentação. 16  ele desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.

17  Quando recobrou o juízo, disse: “Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e aqui estou eu morrendo de fome! 18  Vou partir e voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, Pequei contra o céu e contra ti. 19  Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus assalariados. " 20  Então ele se levantou e foi até seu pai.

Mas enquanto ele ainda estava longe, seu pai o viu e ficou cheio de compaixão por ele; ele correu para o filho, jogou os braços em volta dele e o beijou. 21  Disse-lhe o filho: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho. 22  Mas o pai disse aos seus servos: “Depressa! Tragam o melhor manto e ponham-no. Ponha-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. 23  Tragam o bezerro gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e festejar. 24  Pois este meu filho estava morto e reviveu; estava perdido e foi achado. " Então eles começaram a comemorar. '"

(Lucas 15: 11-24, NVI)

Os ensinamentos de Jesus em o retorno do filho prodigo
Reprodução artística do retorno do filho prodigo



Quando chego à Parábola do Filho Pródigo, fico emocionado. Humilhado porque tem havido tanta pregação excelente nesta passagem que não tenho nada de especial a acrescentar. Mas estou animado porque tenho a oportunidade de estudar com você em mais detalhes uma das parábolas mais amadas que Jesus já ensinou.

Contexto

Em primeiro lugar, é importante ver a parábola em seu contexto:

Introdução (15: 1-2). Murmuração de fariseus e escribas sobre a associação de Jesus com "pecadores" e cobradores de impostos.

Ovelhas perdidas (15: 3-7). Procurando pela ovelha perdida. Celebração

Moeda perdida (15: 8-10). Procurando pela moeda perdida. Celebração

Filho perdido (15: 11-24). Esperando ansiosamente pelo filho perdido. Celebração

Filho mais velho (15: 25-32). Reclamações do filho mais velho. Convite para comemorar

A Parábola do Filho Pródigo segue duas parábolas mais curtas em que algo que foi perdido é procurado e encontrado, seguido por uma celebração. Cada um deles visa ilustrar que "há alegria na presença de Deus por um pecador que se arrepende" (15:10). Os fariseus reclamaram da atenção de Jesus aos "pecadores" e cobradores de impostos; A resposta de Jesus é que Deus se agrada quando esses perdidos se arrependem e se voltam para ele.

A parábola do filho pródigo aponta a mesma coisa - a alegria de Deus pelo arrependimento de um filho perdido e rebelde. Mas, na maioria das vezes, olhamos apenas para a primeira parte da parábola que enfoca o filho mais jovem e rebelde, que representa os "pecadores" e os cobradores de impostos. A segunda parte da parábola enfoca a reação do filho mais velho - de raiva e ciúme - e representa a própria reação dos fariseus à busca de Jesus pelos pecadores.

Agora que vimos o contexto geral, vamos examinar os detalhes da primeira parte da Parábola do Filho Pródigo. Na próxima lição, veremos a segunda parte da parábola.

Leia outras reflexões bíblicas como essa 👇

👉 Jesus segundos os Evangelhos Sinóticos.

👉 Introdução as 70 semanas de Daniel.

👉 Eúde: o juiz mais interessante que você nunca ouviu falar.


Dando ao filho mais novo sua parte ( Lucas 15: 11-12)

“Jesus continuou: 'Havia um homem que tinha dois filhos. O mais jovem disse ao pai:' Pai, dá-me a minha parte dos bens '. Então ele dividiu sua propriedade entre eles. '"(15: 11-12)

Os três personagens são apresentados de uma vez: um homem com dois filhos - uma ocorrência bastante comum. O que era muito incomum era o pedido do jovem de herdar sua parte da propriedade antes da morte do pai - e a disposição do pai em atender ao seu pedido.

O pai é retratado como um fazendeiro rico, com servos e terras, para que seus filhos gozem de status privilegiado na comunidade. Mas o mais novo não está satisfeito com sua sorte. Ele quer tudo o que será dele, e ele quer agora. De certa forma, ele se encaixa no estereótipo do Oriente Médio de filho mais novo, "preguiçoso, irresponsável, ganancioso e ganancioso".

As leis de herança em Israel foram elaboradas para favorecer o filho mais velho, dando-lhe uma parte dupla (provavelmente com o propósito de manter as propriedades de uma família unidas e preservar a fazenda da família intacta; Números 27: 8-11; 36: 7-9; Deuteronômio 21:17). Se houvesse quatro filhos, o filho mais velho receberia duas partes, com cada um dos outros três filhos uma parte cada. Normalmente, o filho mais velho seria o executor e assumiria o papel de chefe da família após a morte do pai. Às vezes, um filho mais velho decidia não dividir a propriedade da família entre os irmãos (Lucas 12:13).

Dividir a propriedade de um pai antes de sua morte era conhecido, mas desaprovado. Nesse caso, os bens passariam para os filhos, mas o pai continuaria a usufruir do usufruto, ou seja, “o direito de utilizar e usufruir dos lucros e vantagens de algo pertencente a outrem, desde que o bem não seja danificado ou alterado. "

Esbanjando riqueza na vida selvagem ( Lucas 15:13)

"Não muito depois disso, o filho mais novo juntou tudo o que tinha, partiu para um país distante e lá desperdiçou sua riqueza na vida selvagem." (Lucas 15:13)

A parte da propriedade do filho mais novo pode ter sido parcialmente composta por terras, mas a frase "juntou tudo o que tinha" indica que ele vendeu o que precisava e transformou sua parte em capital portátil. A palavra grega, synagō , aqui tem o sentido de "transformar em dinheiro", em vez de seu significado normal "reunir-se".

Com muito dinheiro no bolso, o filho mais novo parte em uma viagem para uma terra distante - longe de seu pai, longe de seu irmão mais velho e longe de qualquer senso de responsabilidade e restrição moral. Enquanto seu pai estiver vivo, ele tem a responsabilidade de sustentá-lo com sua parte na riqueza da família, mas ele ignora isso e gasta tudo consigo mesmo.

Ele esbanja seu dinheiro. A palavra grega é diaskopizō , "espalhar, dispersar" e em nossa passagem "desperdiçar, esbanjar".  Seu foco é "vida turbulenta" (KJV). O adjetivo grego é asōtōs , "desperdício, prodigamente ",  do substantivo asōtia , "desperdício" e depois "abandono imprudente, libertinagem, dissipação, libertinagem" (ver Efésios 5:18; Tito 1: 6; 1 Pedro 4: 4 ) A palavra portuguesa "pródigo", que frequentemente usamos para denominar essa parábola, vem de uma palavra latina prodigere , "expulsar, esbanjar". Seu irmão protesta ao pai que o irmão pródigo desperdiçou toda sua herança com prostitutas (15:30). Sem dúvida, o filho pródigo gosta de vinho, mulheres e música até que seus fundos acabem.

Reduzido para alimentação de suínos ( Lucas 15: 14-16)

Provavelmente leva vários anos para gastar seu terço do dinheiro de um pai rico. Mas não dura para sempre. Finalmente ele se foi. Seus amigos o abandonam, sua Ferrari é retomada, ele é despejado de seu apartamento de cobertura e ele está na miséria.

“Depois que ele gastou tudo, houve uma grande fome em todo aquele país, e ele começou a passar necessidade. Então ele foi e se alugou a um cidadão daquele país, que o mandou para seus campos para alimentar porcos. ansiava por encher o estômago com as vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhe deu nada. " (15: 14-16)

Não apenas ele está falido, mas também houve uma prolongada fome que colocou todos, mesmo os agricultores comuns, à beira da sobrevivência. Onde ele poderia ter conseguido um emprego em tempos normais, agora poucos estão contratando. As colheitas fracassaram e, na economia agrária do primeiro século, os sem-terra estão sem sorte.

Lembre-se, esta é uma história, uma parábola que Jesus está contando. Mas ele pinta bem e seus ouvintes podem imaginar a situação desesperadora do homem. Eles estão esperando para ver o que acontece.

Mas sua situação fica ainda pior. Ele encontra um emprego, mas o trabalho exige que ele dê vagens de alfarroba (Ceratonia siliqua , uma árvore palestina) aos porcos - e ele não consegue nem comer as vagens que está alimentando os porcos. Somente os muito pobres comeriam tal comida. Rabi Acha (cerca de 320 DC) comenta: "Quando os israelitas são reduzidos a vagens de alfarroba, então se arrependem".

Além de sua comida quase inexistente, seu trabalho de alimentar suínos é considerado impuro, visto que os porcos eram animais impuros para os judeus. Para um judeu, nada poderia ser inferior! Não há nem mesmo quem o ajude dando esmolas. Jesus diz: “ninguém lhe deu nada” (14: 16b). Ele está em um "país distante" e "a prática da esmola era pouco observada entre os gregos e romanos". O quadro que Jesus pinta é de um homem reduzido ao mais baixo possível.

Ensaiando Seu Discurso ( Lucas 15: 17-20a)

Talvez você esteja tão deprimido e sem esperança. Talvez você saiba como é. A única vantagem dessa posição é que não há outra direção a seguir, a não ser para cima.

"Quando ele recobrou o juízo, disse: 'Quantos dos homens contratados de meu pai têm comida de sobra, e aqui estou eu morrendo de fome! Vou partir e voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, eu pequei contra o céu e contra você. Não sou mais digno de ser chamado de seu filho; faça-me como um de seus empregados. ' Então ele se levantou e foi até seu pai. " (15: 17-20a)

É incrível como questões complexas podem se tornar claras como cristal. O homem compara sua própria condição com a dos servos contratados de seu pai. Ele está morrendo de fome e eles têm comida de sobra. E ele provavelmente está ciente de que a fome não se estende a sua área natal. Ele começa a redigir uma confissão para dizer ao pai.

Você sabe, é claro, como isso é difícil para ele. É contra seu pai e contra o modo de vida de seu pai. Ele desprezou suas obrigações legais e morais para com seu pai. Ele pediu sua herança para não ter que se humilhar diante de ninguém. Ele foi embora rico e abastado, mas agora deve voltar para casa com o rabo entre as pernas. A própria pessoa com quem ele estava em conflito, ele agora deve se desculpar. Não há outro caminho. Como isso deve ser difícil! Que humilde!

Seu pedido de desculpas inclui quatro pontos essenciais:

Ele confessa pecado contra Deus - expresso à maneira judaica como "contra o céu" - por suas falhas morais e estilo de vida pecaminoso.

Ele confessa pecado contra seu pai por desperdiçar propriedade que legal e moralmente deveria ter sido conservada para sustentar seu pai.

Ele renuncia a qualquer reivindicação legal de filiação. Embora seja um filho de nascimento, seu pai precisaria usar os recursos do irmão mais velho para sustentá-lo, uma vez que seu pai já dividiu a propriedade. Ele reconhece que não tem direito aos direitos de filiação.

Ele pede para ser contratado como criado na propriedade. Embora seu pai não seja mais o proprietário legal da propriedade, ele ainda a administra, e fará isso enquanto for fisicamente capaz.

O Pródigo decidiu o que vai dizer e como deve fazê-lo. Quando temos que comer corvo, é importante ensaiar exatamente o que precisamos dizer. Muitas desculpas não são desculpas de forma alguma; são meias medidas destinadas a admitir alguma culpabilidade, mas mantêm a dignidade e o orgulho intactos. Para seu crédito, o Filho Pródigo apresenta um pedido de desculpas completo.

A Compaixão do Pai ( Lucas 15: 20b-21)

“Mas quando ele ainda estava longe, seu pai o viu e se encheu de compaixão por ele; ele correu para seu filho, jogou os braços em volta dele e o beijou. O filho disse-lhe: 'Pai, eu pequei contra o céu e contra ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho. '”(15: 20b-21)

Adoro este versículo: "Mas, quando ele ainda estava longe, seu pai o viu" (15: 20b). O pai anseia pelo retorno do filho há muitos anos. Seus olhos muitas vezes se voltam para a estrada que entra na propriedade. E esta tarde ele olha para a estrada como fez milhares de vezes antes. Bem longe na estrada está a figura de um homem vindo em direção à casa.

Não sei se o filho estava se arrastando lentamente para casa ou caminhando mais rápido ao ver a casa. Mas o pai reconheceu seu andar característico quando estava longe. É meu filho! A compaixão inunda seu coração, enterrando a dor e a mágoa da rejeição. O velho se levanta e começa a correr para o filho.

De um lado está o filho, ensaiando sua fala, vindo com receio e temor de que seu pai não o receba, movendo-se em passo incerto em direção à casa. E do outro lado está o pai correndo, correndo, suas vestes esvoaçando atrás dele enquanto ele se apressa para seu filho que ele tanto desejou.

Este não é um encontro duro e estranho. O pai abraça o filho num abraço feliz e o beija em sinal de boas-vindas e amor. Posso sentir, porém, no filho uma espécie de rigidez. As coisas não são as mesmas de quando ele saiu. Ele falhou. Ele pecou. Ele mudou. Seu pai o aceitará se ele souber a extensão de tudo isso?

E então ele começa seu discurso ensaiado sobre o pecado e a falta de dignidade, mas o pai o impede. O pai ouviu relatos. O pai sabe o que o filho fez. O pai não busca salvar sua psique ferida. Ele está feliz por seu filho estar em casa. Ele está radiante - transbordando de alegria.

Mate o bezerro gordo ( Lucas 15: 22-23)

O pai interrompe o pedido de desculpas e se volta para os servos com entusiasmo:

"Rápido! Traga o melhor manto e coloque nele. Coloque um anel em seu dedo e sandálias em seus pés. Traga o bezerro gordo e mate-o. Vamos fazer um banquete e comemorar." (15: 22-23)

O filho pode precisar dizer sua fala, mas para o pai isso é irrelevante. Ele já aceitou o menino de volta. Por anos ele ansiava por este dia - esperou contra todas as esperanças - e agora ele chegou. O que é necessário agora é uma celebração adequada da alegria do pai.

O melhor manto . Ele honra o filho que se desonrou.

Um anel . Ele esbanja no menino um sinal de seu amor e riqueza.

Sandálias nos pés . Seu filho está desamparado, descalço. O pai é rápido em vesti-lo e cuidar de suas necessidades. Sandálias eram o sinal de um homem livre em oposição a um escravo.

O bezerro cevado . Um homem da posição do pai teria um bezerro especialmente alimentado para estar pronto para uma ocasião especial como aquela.

Morto e Vivo novamente ( Lucas 15:24)

Ele pede uma festa e uma celebração. É adequado considerando a alegria e a magnitude da ocasião:

“'Pois este meu filho estava morto e reviveu; estava perdido e foi encontrado.' Então eles começaram a celebrar." (15:24)

O pai expressa sua alegria em linguagem extravagante. Morto, perdido. Era assim que parecia do ponto de vista do pai. Mas agora seu filho por quem ele havia desesperado de esperança, agora estava vivo e foi encontrado!

O que a parábola ensina aos discípulos?

À medida que investigamos o significado, precisamos estar cientes de algumas advertências.

Vimos apenas a primeira parte de uma parábola de duas partes. A segunda parte visa ilustrar a indignação do filho mais velho que representa os fariseus e escribas.

Temos dificuldade quando tentamos insistir em qualquer parábola. As parábolas são apenas ilustrações que Jesus está usando para mostrar um ponto, mas nenhuma ilustração tem correspondência completa em todos os pontos, como teria uma alegoria completa. Esta parábola não é uma alegoria real, mas uma analogia.

O pai, é claro, representa Deus, o pai. O filho pródigo representa aqueles que se rebelaram contra Deus, que se arrependeram e voltaram para Deus. Aqui está o que aprendi com esta parábola:

Deus não nos impede de pecar e nos rebelar. Temos liberdade para fazer isso.

O arrependimento é necessário para que possamos retornar a Deus. Sem arrependimento, agimos como se tivéssemos direito a algo. O arrependimento reconhece e confessa nossa falência moral e muda de direção. O arrependimento é um tema forte aqui, visto que Jesus o menciona em cada uma dessas três parábolas (15: 7, 10, 17-19).

Embora nos ame imensamente, Deus espera pacientemente até que "caiamos em si". Não podemos falar, perseguir ou persuadir as pessoas a se arrependerem. É uma convicção que eles devem alcançar por si mesmos com a ajuda do Espírito Santo (João 16: 8). É claro que o Espírito Santo pode trabalhar fortemente por meio da pregação e testemunho ungidos, mas sem a obra do Espírito Santo, essa pregação pode ser considerada crítica.

O pecador está moralmente falido e não tem absolutamente nenhum direito sobre o Pai, apenas o amor do Pai.

Deus, nosso Pai, está pronto para mostrar misericórdia abundante . O filho não merece nada, mas o pai amontoa sobre ele os apetrechos da filiação. Não é devido ao mérito, mas à misericórdia. Parte do charme dessa história é a graciosidade absoluta do pai em contraste com a mesquinhez e o ciúme do filho mais velho.

Se esta é a maneira que meu Pai celestial se sente em relação aos rebeldes e pecadores - cheio de compaixão e misericórdia - então devo nutrir sua atitude para com os perdidos ao meu redor. Como discípulo, não devo ser orgulhoso ou hipócrita, mas vangloriar-me apenas da graça de Deus. Não é uma questão de justiça para com os pecadores, mas de amor.

A Parábola do Filho Pródigo é uma história, uma história maravilhosa que Jesus contou para ilustrar a alegria do Pai pelo arrependimento de um pecador perdido. Mas essas são mais do que histórias - de uma ovelha perdida, uma moeda perdida e um filho perdido. Jesus viveu essa busca e alegria dia após dia. Ele procurou aqueles que estavam errantes e deu-lhes esperança. Ele tratou os perdidos e rejeitados da sociedade justa com respeito e amor. E na conversão de Zaqueu, um daqueles cobradores de impostos pecadores da vida real, Jesus se alegra e se senta para um jantar jubiloso com o homem e seus amigos, dizendo:

“Hoje a salvação veio a esta casa, porque também este homem é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19: 9-10)

Versículo Chave

“Mas quando ele ainda estava longe, seu pai o viu e se compadeceu dele; correu para seu filho, lançou lhe os braços e beijou-o.” (15: 20-21)

Recomendações de leitura

👉 Qual lição podemos tirar de Rebeca?

👉 Samuel, o mais famoso dos juízes de Israel.

👉 Reflexões Cristãs, de C.S Lewis (Resenha)

👉 Leia o livro "O Retorno do Filho Prodigo" de John MacArthur, com uma das obras cristãs mais reconhecidas da historia moderna.

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem