Samuel, o mais famoso dos juízes de Israel - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Samuel, o mais famoso dos juízes de Israel

Samuel, o mais famoso dos juízes de Israel

Samuel e seus feitos heroicos o colocam como o mais famoso juízes de Israel


Dez anos se passaram desde a noite memorável em que o Senhor falou com Samuel fora do santuário. Agora ele era adulto e já "todo o Israel, de Dã até Berseba, sabia que Samuel foi estabelecido para ser um profeta do SENHOR" (1 Sam.3.20). 

O julgamento pronunciado dez anos antes não havia sido executado: Eli, um homem velho de 98 anos, ainda era Sumo Sacerdote. Seus filhos pródigos, de meia-idade, ainda eram apóstatas de sua alta missão, e Israel ainda adorava falsos deuses. Não era que o Deus verdadeiro fosse completamente desconhecido; toda a evidência é que sempre houve uma minoria substancial que serviu a Deus e "suspirou e chorou pelas abominações" que foram feitas em Israel. Mas, em geral, a nação era sem Deus. 

Samuel o mais famoso dos juízes de Israel



O Tabernáculo, feito por Bezaleel no deserto, ainda estava em Siló e as cerimônias e festas ainda eram celebradas de uma maneira mais? de maneira menos superficial, mas evidentemente o estado moral da nação era completamente ruim. Foi com esse material pouco promissor que o jovem reformador começou a trabalhar, e com tanto vigor que seu nome e fama rapidamente se tornaram famosos em todo o país. A primeira frase do capítulo 4, pertencendo realmente ao final do capítulo 3, nos diz que "a palavra de Samuel veio a todo o Israel". Isso não exige que o povo tenha prestado atenção a Samuel: a próxima série de eventos em sua história nacional, envolvendo um dos maiores desastres que eles já sofreram, a captura da Arca da Aliança em batalha aberta, é uma prova disso.


Foi durante esse período que, como o capítulo 3, versículo 21, nos diz, "o SENHOR apareceu novamente em Siló; porque o SENHOR se revelou a Samuel em Siló pela palavra do SENHOR". A expressão "o Senhor voltou a aparecer em Siló" implica que, durante muito tempo, sua presença não se manifestava ali. Se alguém ler as histórias da vida nacional de Israel durante a última parte do período dos juízes, não será de admirar. O triste refrão " Naqueles dias não havia rei em Israel; todo homem fazia o que era certo aos seus próprios olhos. Raramente exercendo autoridade sobre mais de uma parte da terra de cada vez, era o mais importante porque ele era a única figura permanente na vida nacional, e o Sumo Sacerdote tinha, portanto, imensas possibilidades para o bem ou para o mal, de acordo com sua administração. escritório sagrado. E, por muitos anos, esse cargo caiu em descrédito e a nação estava sofrendo de acordo.

Que lição existe para nós? 

Não é que uma liderança espiritual forte seja essencial para a comunidade que progredirá nas coisas de Deus? A democracia é o clamor do dia, mas a democracia só é boa para aqueles que estão aptos a governar a si mesmos, e isso não é verdade para a humanidade hoje. Portanto, o mundo, no qual as massas estão reivindicando e ganhando cada vez mais poder, está se tornando cada vez mais mal governado e anarquista. Essa era a condição de Israel sob os juízes. E isso também é verdade em grande parte na Igreja. 

Existem aspectos de nossa vida cristã comunitária juntos, onde os métodos democráticos estão fora de lugar porque a companhia dos crentes, por todo o zelo, entusiasmo e lealdade ao Senhor, ainda não está naquele estágio da maturidade cristã em que eles podem ordenar adequadamente seus próprios curso.

 Portanto Deus, em sua sabedoria, fornece pastores, professores, "pais em Deus", para o "aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo" (Ef.4.12). É quando esses homens estão oferecendo uma liderança sábia e clara, que a Igreja prospera; quando sua visão está desaparecendo ou sua devoção ao chamado está diminuindo, o povo perece. Nós, não menos que Israel, precisamos da sabedoria e zelo reformista de um Samuel para que as conquistas de Josué sejam mantidas e mantidas; por outro lado, se os presbíteros da assembleia ou a comunidade têm olhos esmaecidos, como eram os de Eli, se sua fé e zelo os deixaram, se eles não têm mais a devoção apaixonada à causa da Verdade Divina que caracterizou seus anos anteriores.


Samuel teria cerca de 25 anos de idade quando a Batalha de Aphek ocorreu e a Arca da Aliança foi capturada. Seus próprios esforços para converter Israel ao Deus de Israel, induzi-los a abandonar seus falsos deuses e renovar sua aliança com ele, ainda não podiam ter dado muito fruto. Ele se tornou conhecido como profeta e os homens estavam conscientes de que Deus estava falando através dele; mas Israel era notoriamente indiferente aos? mensagens de seus profetas, e embora a nação pudesse seguir seu caminho sem enfrentar um desastre absoluto, eles estavam dispostos a desfrutar das boas coisas da vida que tinham e a prestar pouca atenção ao jovem entusiasta entre eles. Mas as areias estavam acabando. 

Os filisteus, que estavam fora dos opressores de Israel há dois ou três séculos, estavam reunindo suas forças para uma nova tentativa de trazê-los à escravidão. Se a nação tivesse sido fiel à sua aliança com Deus, não havia nada a temer. Se tivesse mostrado sinais de arrependimento e um desejo de voltar ao seu santo chamado, Deus teria libertado; mas não havia essa tendência. Apesar de? sua admissão meio relutante de que Deus estava falando novamente em Israel na boca de Samuel, eles ainda estavam no coração apóstata como sempre, e a profundidade de sua irreligiosidade foi demonstrada quando, em consequência de sua derrota no primeiro encontro com o inimigo, eles decidiram levar a Arca de Deus para a batalha.

Este foi o ato de sacrilégio mais temível já cometido pelo povo de Israel em sua história. Eles estavam confiando na crença de que Deus, assim posto à prova, não permitiria que o símbolo sagrado de sua presença caísse nas mãos dos pagãos incircuncisos. O que Ele não faria por seu povo, Ele faria por sua santa habitação. Eles obrigariam Deus a salvá-los, mesmo contra a vontade dele. 

Essa era provavelmente a linha de raciocínio deles e mostra a profundidade da ignorância na qual eles haviam caído. Isso não era repetição daqueles dias antigos, quando os sacerdotes, carregando a sagrada Arca sobre seus ombros, avançavam com o povo consagrado em seu rastro, e o fervoroso clamor surgiu? no ar parado " Levanta-te, Senhor, e deixa teus inimigos se espalharem; os que te odeiam fogem diante de ti". 

Recomendação: O cerco de Jerusalém (Veja com foi)

Pode ser que o antigo grito tenha sido ouvido novamente quando o exército marchou em direção ao exército filisteu com o objeto sagrado no meio, mas o cântico triunfante deve ter sido rapidamente mudado para gritos de consternação e terror, à medida que rapidamente se tornou evidente. que Deus não iria intervir e que a derrota do dia anterior não foi nada para o desastre que agora os subjugaria.

E para o velho e fraco apóstolo sumo sacerdote, sem cuja permissão a Arca não poderia ter sido removida de seu santuário, chegaram as terríveis notícias de que o símbolo reverenciado estava nas mãos do estrangeiro, o Tabernáculo desprovido de sua glória, a nação de seu centro de adoração.

Foi um final trágico para uma vida que poderia ter sido poderosa no serviço de Deus. pois Eli havia governado Israel por quarenta anos.

Samuel não teria participado disso, mas não teria poder para impedi-lo. O papel que ele teve que fazer ainda estava por vir. Nos vinte anos seguintes, a terra permaneceu sob o governo severo dos filisteus, e a nação pranteava, desolada. Evidentemente, os filisteus haviam seguido sua captura da Arca arrasando Siló ao chão, pois o nome desapareceu da história depois disso, exceto por uma menção solitária como o lugar de um profeta obscuro no reinado de Jeroboão (1 Reis 14.2). 

O destino do pequeno povoado é descrito graficamente em Jer.7 e na Sal.78. O Sumo Sacerdote - morto. Seu filho e sucessor - morto. O sacerdócio - disperso. A Arca se foi. O Tabernáculo - destruído ou escondido por segurança. A nação - sujeita a um inimigo cruel. Essa foi a condição em que Samuel iniciou o trabalho de sua vida.

A morte de Eli obviamente deixou Samuel na posição de liderança. Durante os vinte anos em que a Arca, restaurada pelos filisteus após a série de pragas que as trouxera, ficou em Kirjathjearim (1 Sam.7.2), o jovem profeta procurou diligentemente devolver o coração do povo a Deus. Sua mensagem era uma exortação ao arrependimento, mas também continha uma promessa prática. " Se voltardes ao Senhor de todo o coração ", exclamou ele, " afaste os deuses estranhos e Astarote entre vós, e prepare o seu coração para o Senhor, e sirva-o apenas; e ele o livrará do mão dos filisteus "(1 Sam.7.3). Sua mensagem era definitiva e sem compromisso, mas continha esperança.

E Israel se virou! 

O exemplo e a pregação de quem os amava e os servia com tanta fidelidade, porque ele amava e servia a Deus acima de tudo, trouxe a nação de volta a Deus. " Então os filhos de Israel afastaram Baalim e Astarote, e serviram somente ao SENHOR ". Aos 45 anos de idade, Samuel se viu à frente de um povo arrependido e piedoso.

Que lição para nós nestes tempos de desânimo e desânimo quando pensamos que tudo está perdido! Que incentivo para um testemunho consistente e persistente, tanto dentro da nossa irmandade quanto fora dela para o mundo! O apático Eli, sem dúvida um bom homem em seus primeiros dias, havia sido a causa da ruína nacional e da perda do maior tesouro da nação. A fraqueza da fé, a obscuridade da visão, paralisou suas mãos e conduziu seus pés, para que ele não mais inspirasse e liderasse a nação, e o povo passou da crença para a rebelião aberta. Então a ira de Deus foi visitada sobre eles. Não poderia ter havido outra sequência. Ora, Samuel, com fé e zelo e por esforços incessantes, havia restaurado o povo à sua posição legítima diante de Deus, e Deus, como sempre em tais circunstâncias, esperava, pronto para abençoar.

A ocasião não demorou a chegar. Samuel, sentindo, como Daniel muito em um dia posterior, que havia chegado o momento de Deus intervir para honrar a fé de seu povo, convocou uma grande assembléia em Mizpá. Lá ele disse: " Eu orarei por você ao Senhor ". 

Não podemos imaginar como o coração dele deve ter batido rápido ao olhar para aquele anfitrião confiante, tão diferente dos exércitos apavorados que vinte anos antes haviam levado a Arca sagrada para a própria destruição. Ali estava um povo pelo qual o Senhor poderia realmente lutar, um exército que não confiava em armas carnais, não na força de seu próprio poder, mas no poder superabundante de Deus Todo-Poderoso. E como os filhos de Israel publicamente reconheceram sua falha e repudiaram o passado, dizendo " pecamos contra o Senhor", Deus se aproximou para agir.

Os filisteus, conscientes desta grande reunião em Mizpá, e temendo a insurreição, reuniram suas forças e subiram para reprimir a rebelião. Havia medo em Israel, mas também havia confiança. " Não deixem de clamar por nós ao Senhor, nosso Deus ", clamavam a Samuel ", para que Ele nos salve das mãos dos filisteus ". Essa foi uma frase significativa. "O Senhor nosso Deus". 

Desta vez, não havia adoração fetichista a um objeto inanimado, nem apelo para que Samuel orasse ao seu Deus. "Este é o nosso Deus" era o pensamento instintivo deles. " Ele nos salvará ". Isso diz muito sobre o incansável trabalho de Samuel durante os vinte anos que se passaram desde a desastrosa Batalha de Aphek.

Então Deus salvou! Ele trovejou com um grande trovão sobre os filisteus e, maravilha das maravilhas, os desconcertou completamente, desconcertou-os tão completamente que não mais incomodaram Israel todos os dias do julgamento de Samuel. A libertação que foi feita naquele dia é comparável à destruição do exército de Senaqueribe nos dias de Ezequias e dos moabitas nos dias de Josafá. Essas são três ocasiões memoráveis ​​nas quais Deus proferiu em resposta à oração da fé, sem que seu povo precisasse dar um golpe - embora nesta ocasião perseguissem o inimigo derrotado e concluíssem a obra de destruição depois que Deus deu a vitória.



Mas foi Deus quem salvou!

Assim, o último e o maior dos juízes se estabeleceu firmemente na sede do poder. Ele era líder de comum acordo, e Israel de bom grado aceitou seu governo. Em Mizpá, Gilgal e Betel, cada um por ano, ele distribuía justiça e ordenava os assuntos cotidianos do povo. Em Ramah, sua casa, ele guiou os destinos da nação e deu a Israel talvez o único período de paz real que ela conheceu em todos os anos difíceis que se seguiram à entrada em Canaã. Israel, esse povo esquecido, nunca se esqueceu de Samuel. Sua grandeza no governo e no cumprimento da justiça passou a um provérbio, para que anos depois o Senhor pudesse dizer a Jeremias, o profeta: " Embora Moisés e Samuel estivessem diante de mim, minha mente não podia estar voltada para esse povo: expulse-o de minha vista"(Jer.15.1). O menino que havia sido dado a Deus no santuário de Siló passara a ser classificado com Moisés, o maior homem de todos os tempos na história de Israel.

E nos cultos do templo, ao longo das gerações de Israel, os doces cantores de Israel entoavam " Moisés e Arão entre seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocavam seu nome; invocavam o Senhor, e Ele os respondia " (Sl. 99.6) . Assim Israel elogiou seu juiz mais famoso.

Leia artigos e reflexões sobre esse e outros temas:   

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem