7 Lições de Josué importantes para mudar uma vida - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas 7 Lições de Josué importantes para mudar uma vida

7 Lições de Josué importantes para mudar uma vida

Lições de Josué para fortalecer a fé de todos


Em momentos adversos é comum sentir que não tem mais jeito, uma sensação de derrota afeta nossa mente quando nos deparamos com as provações e os momentos de necessidade batem firme contra nós, mas não é porque você perdeu uma batalha que deixa de ser um soldado, as cicatrizes são marcas que provam que você resistiu a pancada, e nos permitem lembrar do passado, para que possamos corrigir e construir um futuro.

Muitas vezes o simples fato de lembrar da promessa, pode mudar uma historia, portanto lembre-se, você é filho da promessa, temos um pai celestial que é o rei dos reis, podemos confiar Nele, e com o rei, podemos vencer qualquer adversidade da vida, não importa o tamanho da muralha, estou certo que você vai ver ela cair.

Lições de Josué para fortalecer a fé de todos
Representação artística de Moises e Josué

Veremos 7 lições que podemos retirar de Josué, o homem por trás da tomada das terras de Canaã.


Josué foi o primeiro grande líder israelita posterior a Moises, ele participou da peregrinação no deserto, e viu os milagres promovidos por Deus, e também viu a incredulidade das pessoas ao seu redor, diferente da maioria, Josué e Calebe, eram livres diferentes de seus compatriotas, que saíram do Egito, mas não saíram da escravidão.


1. Reconheça que Deus nos trouxe aqui .


Por 40 anos, Deus guiou os israelitas pelo deserto por uma coluna de nuvens e fogo. Agora, exatamente quando o Jordão estava em seu nível mais alto e traiçoeiro , Deus levou os israelitas a atravessá-lo. Não teria sido mais fácil para Israel desviar quando o Jordão era uma sonolenta fita de água? Sim, mas eles teriam perdido o milagre. Deus nos leva com "cordões de bondade" a circunstâncias avassaladoras precisamente para nos mostrar Sua glória.

2. Lembre-se das promessas de Deus .


Antes que Deus empoleirasse Israel em frente ao Jordão, ele lembrou a Josué: “Eu darei a você todos os lugares em que pisar, como prometi a Moisés ... Como eu estava com Moisés, também estarei com você; Nunca te deixarei, nem te desampararei. ”( Josué 1: 3 , 5). E isso não é apenas uma promessa do Antigo Testamento a Israel. Essa promessa é igualmente para nós. Em Hebreus 13: 5 , Deus diz: "Nunca te deixarei; nunca te abandonarei."

3. Obedeça à Palavra de Deus .


Juntamente com Suas promessas, Deus lembrou Josué a obedecer a cada parte da lei de Deus. “Não vire para a direita ou para a esquerda, para ter sucesso onde quer que vá.” ( Josué 1: 7 ) Quando Deus disse a Josué que fosse forte e corajoso, não foi um golpe no peito ou um pensamento positivo isso o fez corajoso. Era o conhecimento de que somente a total obediência a Deus traria o sucesso deles.

4. Permaneça na Palavra de Deus .


“Não deixe que este livro da lei se afaste da sua boca; medite dia e noite ... ”( Josué 1: 8 ) Quando estamos diante de circunstâncias avassaladoras, devemos nos saturar com a Palavra. Os memes do Facebook nunca nos fornecerão a carne necessária para enfrentar nossa situação com fé. O tempo diário na Bíblia nos ajuda a saber quem é Deus e como alinhar nossa vida a ele.

5. Mantenha nosso foco em Deus.


Enquanto os israelitas se preparavam para atravessar, eles foram instruídos a vigiar a Arca da Aliança e segui-la. “Então você saberá que caminho seguir, já que nunca esteve assim antes.” ( Josué 3: 4 ) A Arca abrangeu a própria Presença de Deus. Perderemos o coração e perderemos a fé sempre que nos concentrarmos nas águas da enchente ao nosso redor. Devemos manter nossa mente na verdade de Deus e abrir nossos olhos para Sua mão principal. Martin Luther disse: "Não sei como Ele me guia, mas bem conheço meu Guia."

6. Molhe os pés .


Josué registra que "assim que" seus pés tocaram a beira da água, a água do rio parou de fluir ". ( Josué 3: 15-16 ) Deus não separou o Jordão quando acamparam na margem. O milagre só aconteceu quando eles entraram na água. Deus entrega quando saímos em fé com ele.

7. Faça um memorial .


Deus instruiu Josué a tirar 12 pedras da areia seca do leito do rio Jordão e montá-las como um memorial, para lembrar para sempre todas as gerações seguintes do milagre de Deus. Que incentivador da fé toda vez que enfrentavam uma tarefa nova e difícil! Nós também precisamos de memoriais. As minhas são geralmente registradas em meu diário ou Bíblia e marcadas com uma data e detalhes de como Deus trabalhou. Que fé aumenta toda vez que releio isso e lembro que Deus que me libertou no passado me libertará.

Ouça, nenhum de nós quer enfrentar o impossível. Mas se Deus nos leva a isso, Ele certamente nos guiará através dele. Que essas 7 lições nos ajudem a aumentar nossa fé quando chegarmos ao nosso próximo Jordão. 

Recomendações de leitura  

📖Adquira o livro Livro "30 Dias de Oração pelo Marido" que tem ajudado a salvar muitos casamentos.


🎥 Inscreva-se no canal do Blog Reflexões Cristãs no Youtube, estamos iniciando atividades na plataforma, e sua inscrição irá ajudar muito.

 Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp  e Telegram (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem