Introdução as 70 semanas de Daniel - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Introdução as 70 semanas de Daniel

Introdução as 70 semanas de Daniel

Introdução a profecia das 70 semanas de Daniel e seu contexto escatológico

Muitas são as profecias bíblicas com teor escatológicos citados no velho testamento, e talvez a mais conhecida, é sem duvidas a profecia das setenta semanas de Daniel, onde o profeta que passou pelas covas dos leões e sobreviveu a uma grande conspiração babilônica com planos para mata-lo, sobreviveu e prosperou, sem renunciar sua fé, mesmo em terras inimigas.

Talvez por sua fidelidade e fé, Deus o escolheu para revelar o futuro em uma das profecias mais profundas e enigmáticas de toda a bíblia, e todo o cristão ou judeu, certamente tem Daniel como um dos livros mais estudados, quando o assunto é escatologia, teremos uma breve, mais ampla introdução dessa passagem bíblica.

E não se esqueça que possuímos inúmeros estudos escatológicos sobre esse e outros temas.

As setenta semanas de Daniel

Daniel datou com precisão a vinda de Cristo e discutiu os eventos que levaram à Sua segunda vinda. O que podemos aprender com as 70 semanas de Daniel?

Daniel 9: 24-27 é uma profecia detalhada e complexa que data com precisão a primeira vinda do Messias (Jesus Cristo) e discute o estabelecimento da Nova Aliança e as implicações dos eventos que ocorrerão antes da segunda vinda de Cristo.

Primeiro, vamos ler esta profecia, comumente conhecida como as 70 semanas de Daniel:

Introdução as 70 semanas de Daniel



“Setenta semanas estão determinadas para o seu povo e para a sua cidade santa, para acabar com a transgressão, para pôr fim aos pecados, para fazer a reconciliação com a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e profecia, e para ungir o Altíssimo Sagrado.

“Saiba, portanto, e entenda, que desde a saída da ordem de restaurar e edificar Jerusalém até o Príncipe Messias, haverá sete semanas e sessenta e duas semanas; a rua será construída novamente, e o muro, mesmo em tempos difíceis.

“E depois das sessenta e duas semanas, o Messias será cortado, mas não para Si mesmo; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário. O fim disso será com um dilúvio, e até o fim da guerra desolações serão determinadas.

“Então, ele confirmará um pacto com muitos por uma semana; mas no meio da semana Ele porá fim aos sacrifícios e ofertas. E nas asas das abominações estará aquele que desolará, até que a consumação, que está determinada, seja derramada sobre a desolação. ”

O que e quando?


O versículo 24 lista seis coisas que devem ser realizadas até o final das 70 semanas de Daniel👇:

👉Acabe com a transgressão.
👉Acabe com os pecados.
👉Faça reconciliação (expiação) pela iniquidade.
👉Traga a justiça eterna.
👉Sele a visão e a profecia.
👉Unja o "Santíssimo".

No final de Seu ministério, Jesus cumpriu pelo menos parcialmente os três primeiros itens. Por Seu sacrifício, Jesus providenciou um meio para o pecado ser perdoado e se tornou a expiação por nossos pecados, reconciliando-nos com Deus ( Colossenses 1: 19-20 ). Ele terminará de completar estes três primeiros e cumprirá os três finais após Seu retorno.

O versículo 25 apresenta o tempo do cumprimento da profecia . As 70 semanas dessa profecia representam um período de 490 anos, com base no princípio bíblico de que a Escritura profética frequentemente usa um dia para representar um ano ( Ezequiel 4: 4-6 ; Números 14: 33-34 ). Nos versículos 25 e 27 , o período de 70 semanas é dividido em três períodos de tempo: sete semanas (49 anos), 62 semanas (434 anos) e uma semana (sete anos).

As 70 semanas de Daniel deveriam começar “desde o início da ordem de restaurar e edificar Jerusalém” (versículo 25). Em 457 aC, no sétimo ano de seu reinado, o rei Artaxerxes emitiu um decreto dando permissão a Esdras para retornar a Jerusalém para completar os esforços para reconstruir a cidade ( Esdras 7: 6-10 ; Esdras 9: 9).

Usando 457 aC como ponto de partida, vemos que durante as primeiras sete semanas proféticas (49 anos) os judeus que voltaram reconstruíram as muralhas e a cidade de Jerusalém, apesar dos esforços de seus inimigos para frustrar seu trabalho (457 a 408 aC). O Messias viria após outras 62 semanas (434 anos). Contando 434 anos a partir de 408 aC, chegamos a 27 dC - o ano durante o qual Jesus Cristo foi batizado e começou Sua obra como o Messias. (Para calcular, subtraia 408 de 434 e adicione 1, pois não há ano 0.)

A primeira frase no versículo 26 diz que o Messias seria “cortado” após as 62 semanas proféticas (contando as primeiras sete, um total de 69 semanas proféticas ou 483 anos).



Classificando os pronomes na profecia das 70 semanas de Daniel


O versículo 26 apresenta um príncipe mau que destruirá a cidade (Jerusalém) e o santuário (onde os sacrifícios são oferecidos).

O versículo 27 então diz que "ele confirmará um pacto com muitos por uma semana." Uma questão é: a quem o pronome ele se refere? Muitos acreditam que “ele” se refere ao príncipe mencionado no versículo 26. Este príncipe, acredita-se, estabelecerá algum tipo de aliança, que será quebrada “no meio da semana” (após 3 anos e meio).

Mas uma leitura atenta mostra que “ele” não se refere ao príncipe, mas sim ao Messias. Observe a frase no versículo 26 "o povo do príncipe". Não é gramaticalmente correto atribuir o pronome singular "ele" no versículo 27 ao plural "povo" no versículo 26. Se "ele" fosse para se referir ao príncipe, a frase deveria ter sido declarada de forma diferente: "o príncipe das pessoas." Mas, uma vez que o versículo se refere ao “povo do príncipe”, o príncipe não é o antecedente adequado do pronome. “Messias” é a única pessoa mencionada no versículo 26 que pode ser o antecedente do pronome ele . Portanto, a frase “ele confirmará um pacto com muitos por uma semana” refere-se ao Messias.

Há outro pronome no versículo 27 que também requer uma explicação. Na tradução da Nova King James, vemos a frase "aquele que desolou". Quem ou o que é este “um”?

De acordo com o texto massorético (judeu) do versículo 27, “aquele que desolará” não é uma referência a uma pessoa, mas sim à causa da desolação do lugar santo: “E ele fará uma aliança firme com muitos por uma semana; e durante metade da semana ele fará cessar o sacrifício e a oferta; e sobre as asas das coisas detestáveis ​​estará aquilo que causa a consternação ; e que, até o extermínio totalmente determinado, seja derramado sobre aquilo que causa a consternação . "

Obviamente, o responsável pelo "apavoramento" (desolação) é o príncipe mau referido no versículo 26. No entanto, com base no texto massorético, a palavra um não se refere a ele especificamente, mas sim a algo (presumivelmente em ou perto do templo onde os sacrifícios acontecem) que causa o “apaziguamento” ou desolação.

Há um padrão alternativo nos versículos 26-27 que é um uso hebraico comum. A primeira metade do versículo 26 se refere ao Messias, a segunda metade a um príncipe mau. A primeira metade do versículo 27 se refere ao Messias e a segunda metade se refere à abominação no templo introduzida pelo príncipe maligno.

Em resumo, acreditamos que o indivíduo referido como “ele” no versículo 27 é o Messias. O príncipe malvado destruirá a cidade e contaminará o santuário com algo que "causa consternação".

O Messias "confirma uma aliança com muitos"


O versículo 27 afirma que “ele” (o Messias) confirma um pacto com muitos por uma semana, e então, no meio daquela semana, Ele põe fim ao sacrifício e à oferta.

A frase “confirmar uma aliança” é traduzida como “fazer uma aliança firme” no texto massorético.. A frase é traduzida como “fazer um forte pacto” na Nova Versão Padrão Revisada. A palavra hebraica traduzida por "confirmar" (ou "firmar") é gabar, que significa "ser forte, prevalecer, ... atar qualquer coisa quebrada, tornar firme, ... tornar forte, robusta, fortalecer" (Wilhelm Gesenius, Hebraico e Chaldee Lexicon para as Escrituras do Antigo Testamento).

Em outras palavras, “confirmar a aliança” significa estabelecer e fortalecer ainda mais uma aliança que já existe, conforme descrito em Isaías 42:21: “O SENHOR se agrada da sua justiça; ele engrandecerá a lei e a tornará honrosa ”(King James). “Magnificar” significa fortalecer ou ampliar.

A aliança que se torna firme ou forte é a Nova Aliança, um vínculo e fortalecimento da lei de Deus. Considere como Jesus magnificou a lei no Sermão da Montanha em Mateus 5 a 7. Jesus enfatizou a aliança “nova” ou “fortalecida” (“firme”) por 3 anos e meio e então foi crucificado.

O Messias acaba com o sacrifício e as ofertas


Depois que Jesus morreu, os sacrifícios levíticos não eram mais necessários como uma representação de Seu sacrifício expiatório pelo pecado, o que significa que Ele trouxe "um fim ao sacrifício e à oferta". Embora os judeus continuassem a oferecer sacrifícios até a destruição do templo em 70 DC, eles não eram mais necessários. Uma das razões pelas quais a epístola aos Hebreus foi escrita foi para convencer os judeus de que, por causa do sacrifício de Jesus e da introdução da Nova Aliança, o sistema sacrificial não era mais necessário (Hebreus 10: 14-18).

Em Daniel 9: 26-27 diz que o Messias seria “cortado” após um total de 69 semanas (sete semanas mais 62 semanas).

A 70ª semana profética (sete anos) começou com o ministério de Jesus. Ele foi “cortado” (crucificado) após 3 anos e meio (“no meio da semana”). Ele não apenas morreu no meio da semana profética de sete anos, mas um estudo cuidadoso mostra que Ele também morreu no meio da semana (quarta-feira à tarde). Leia nosso artigo Jesus Cristo morreu numa Sexta feira?

Assim, é claro que a obra do Messias que deveria ser realizada na 70ª semana ainda não foi concluída. Conforme observado anteriormente, os primeiros três dos seis itens listados no versículo 24 que deveriam ser cumpridos até o final das 70 semanas de Daniel foram parcialmente concluídos, e os três últimos permanecem. Tudo será completamente cumprido no futuro, quando o Messias terminar a última metade da 70ª semana.

Não está claro nesta profecia quando o resto dos eventos da 70ª semana serão cumpridos.

Recomendações de leitura. 
👉 Para aqueles que possuem condições recomendo muito que adquiram o livro digital "70 Semanas de Daniel" que possui um conteúdo extremamente completo e profundo sobre essa passagem bíblica, aos que não possuem, recomendo que continuem acompanhando esse blog, pois postamos muitos estudos escatológicos, e ferramentas de estudos gratuitas a comunidade evangélica brasileira.

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem