A homossexualidade de acordo com a bíblia - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas A homossexualidade de acordo com a bíblia

A homossexualidade de acordo com a bíblia

A homossexualidade a luz da bíblia e dos fundamentos cristãos

O que você faz quando um amigo sai e diz: “Eu sou gay?” O que você faz quando alguém de quem você gosta revela acidentalmente sua orientação sexual que é contrária ao que você acredita?

Vamos abster-nos de responder a essas perguntas neste momento e voltar nosso foco para outra direção. Essas duas perguntas revelam uma coisa. O tema da homossexualidade nunca é um tema fácil de discutir e deve ser tratado com sensibilidade. Como um  cristão, você pode seguir uma ou duas direções. Uma abordagem é que você pode usar as Escrituras para pregar aquele que está vivendo atualmente neste estilo de vida.


Outra abordagem é que você pode suavizar sua mensagem e não discutir o pecado de forma alguma. Hoje não estou fazendo nenhum dos dois. Meu objetivo não é suavizar a mensagem de Deus, mas ampliar as verdades de Deus. Neste artigo, tentarei responder a muitas perguntas relacionadas à homossexualidade, mas também oferecerei ajuda para aqueles que lutam contra a atração pelo mesmo sexo.


Citações de pensadores cristãos sobre homossexualidade 


A fidelidade de Deus é provada não pela eliminação das adversidades, mas por nos conduzir através delas. Mudança não é ausência de lutas; mudança é a liberdade de escolher a santidade em meio às nossas lutas. Eu percebi que a questão principal tem que ser que eu anseio por Deus em total rendição e completa obediência. ” - Christopher Yuan

O amor incondicional não é igual à aprovação incondicional do meu comportamento.” Christopher Yuan

Não creio que seja sábio ou verdadeiro para o poder do evangelho identificar-se pelos pecados do passado ou pelas tentações do presente, mas apenas ser definido pelo Cristo que venceu tanto por aqueles que ele chama de seus. . Todos os homens e mulheres, inclusive eu, que estão bem familiarizados com a tentação sexual, em última análise, não são o que nossa tentação diz de nós. Somos o que Cristo fez por nós; portanto, nossa identidade final é muito simples: somos cristãos ”. - Jackie Hill Perry

O cristão SSA que é chamado ao casamento não é mais uma apologética pelo poder de Deus do que o cristão SSA que é chamado para ser solteiro. Em ambos, Deus é glorificado.” - Jackie Hill Perry

A respeito da homossexualidade: isso uma vez trouxe o inferno do céu para Sodoma.” - Charles Spurgeon

Eu luto contra a atração pelo mesmo sexo, mas quando luto, olho para a cruz e vejo Jesus pendurado nela, tenho vontade de lutar. Se Jesus sacrificou Sua vida por mim para ir para o Céu, então posso sacrificar esse estilo de vida pecaminoso por Ele.

O julgamento de Deus sobre relacionamentos homossexuais e lésbicos não é porque ele é um desmancha-prazeres, mas porque ele se opõe ao que mata a alegria.” John Piper


A homossexualidade de acordo com a bíblia
Respeito, não significa submissão



A homossexualidade é um pecado?

Esta é uma das perguntas mais populares no Cristianismo hoje. Não só é popular, mas é difícil de responder. Não é difícil responder porque a Bíblia parece silenciar sobre o assunto. É difícil responder por causa da quantidade de quebrantamento que esse assunto traz.

Sempre que estamos discutindo sexualidade, estamos entrando em uma zona de guerra cheia de raiva, dor, mágoa, vergonha, lágrimas e, o pior de tudo, até a morte. O que quero dizer com morte? Quer dizer, a sexualidade é profundamente pessoal e, por isso, tem um impacto profundo na vida de alguém. Numerosos estudos descobriram que a taxa de tentativas de suicídio é 3 vezes maior para jovens lésbicas, gays e bissexuais do que para jovens heterossexuais.



Como eu disse antes, essa zona de guerra traz vergonha e morte. A vergonha erradica a intimidade e é a aniquilação da liberdade. Agora você entende por que um tópico como esse é tão difícil de responder. Honestamente, isso parte meu coração. No entanto, esta questão deve ser respondida. Ao pesquisar as Escrituras desesperadamente em busca de respostas, é inegavelmente claro que a homossexualidade é contrária ao desígnio de Deus para a sexualidade. Portanto, a homossexualidade é um pecado e devemos permanecer firmes nas verdades de Deus. No entanto, devemos lembrar que todo pecado é uma interrupção do desígnio de Deus. Quando lemos passagens como 1 Coríntios 6: 9, que nos diz que os injustos não herdarão o Reino, não afirma que todo pecado escrito naquele versículo é inferior à homossexualidade.


O problema com essa maneira de pensar é que, em primeiro lugar, ela não é bíblica. Em segundo lugar, produz mais vergonha, alienação e isolamento, para quem deseja ajuda. A homossexualidade é um pecado? sim. Se você for caracterizado e dominado por este pecado e com isso, quero dizer alguém que não se arrepende e fez desse pecado um estilo de vida e prática, você herdará o Reino de Deus? Por mais que pesar no meu coração dizer isso, a resposta é não de acordo com 1 Coríntios 6: 9-10. No entanto, o mesmo é verdadeiro para alguém que vive um estilo de vida de ganância, embriaguez, imortalidade sexual, roubo, etc.


Com isso em mente, algo que pode ser dito é que Paulo realmente colocou uma forte ênfase na imoralidade sexual. Ele não para por aí. Em Romanos 1, Paulo denunciou os atos homossexuais como algo que não é natural. A expressão sexual é um belo presente do Senhor e deve ser desfrutado entre marido e mulher. Romanos 1 mergulha profundamente na corrupção do belo presente de Deus e Paulo descreve isso como o Senhor entregando homens e mulheres a ações muito desonrosas. A sexualidade é o desígnio de Deus e só Deus pode definir as diretrizes para seu uso.


Eu acredito que a sexualidade ou se nos aprofundarmos no assunto, a homossexualidade penetra mais profundamente em sua identidade do que a maioria dos pecados, porque é muito pessoal. Ninguém se identificará diariamente como mentiroso, ladrão ou adúltero. No entanto, as pessoas se identificam como gays ou lésbicas.


Se você está lendo isso e está lutando contra sua identidade sexual ou se atualmente vive um estilo de vida contrário ao que Deus teria para você, eu o encorajo a continuar lendo. Meu objetivo não é condenar ninguém. Às vezes sinto que meu orgulho e minha arrogância são muito piores do que qualquer pecado. Um pensamento gay lascivo não é mais pecaminoso do que meus pensamentos heterossexuais lascivos. É somente pela graça, por meio da fé em Cristo, que um homem como eu é salvo.


Nesta seção, descobrimos por que qualquer pecado é um pecado e isso porque perturba o desígnio original de Deus. Reconheço que muitos versículos abaixo podem ser difíceis, mas isso é o que a Bíblia diz sobre o assunto. Mais uma vez, se você está lutando contra isso, meu objetivo não é condenar. Meu objetivo é ajudá-lo a experimentar o amor de Deus , a cura e o poder libertador de Cristo.

📖Outras reflexões relacionadas sobre o tema: 

👉  A bíblia refutando o Homossexualismo.

👉 O Anticristo é homossexual?

👉 Você adora somente a Deus? ou seu deus é o sexo?

👉 Malakoi pode ser traduzido como Homossexual?


Versículos bíblicos para observar sobre a homossexualidade

1. Levítico 18: 22-24 “Não te deitarás com homem como se se deita com mulher; é uma abominação. Além disso, você não terá relações sexuais com nenhum animal para se contaminar com ele, nem qualquer mulher se apresentará diante de um animal para acasalar com ele; é uma perversão. Não se contaminem com nenhuma dessas coisas; porque por todas estas nações que eu expulso antes de vós se contaminaram. ”


2. Levítico 20:13 “Se há homem que se deita com homem como quem se deita com mulher, ambos cometeram um ato detestável; eles certamente serão mortos. Sua culpa de sangue está sobre eles. "


3. Romanos 1:26 “Por isso Deus os entregou às paixões degradantes; pois suas mulheres trocaram a função natural por aquela que não é natural. ”


4. Romanos 1:27 “Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de desejo uns pelos outros. Homens cometeram atos vergonhosos com outros homens, e receberam em si mesmos a devida penalidade por seu erro ”.


5. Romanos 1: 28-32 “ Além disso, assim como eles não acharam que valia a pena reter o conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a uma mente depravada, para que façam o que não deve ser feito.  29  Eles ficaram cheios de todo tipo de maldade, maldade, ganância e depravação. Eles estão cheios de inveja, assassinato, contenda, engano e malícia. Eles são fofoqueiros,  30  caluniadores, odiadores de Deus, insolentes, arrogantes e orgulhosos; eles inventam maneiras de fazer o mal; eles desobedecem a seus pais;  31  eles não têm entendimento, nem fidelidade, nem amor, nem misericórdia.  32  Embora conheçam o decreto justo de Deus de que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte, eles não apenas continuam a fazer essas mesmas coisas, mas também aprovam aqueles que as praticam ”.


6. 1 Timóteo 1: 9-11 “Nós também sabemos que a lei não é feita para os justos, mas para os violadores e rebeldes, os ímpios e pecadores, os profanos e irreligiosos, para aqueles que matam seus pais ou mães, para os assassinos, para os sexualmente imorais, para aqueles que praticam a homossexualidade, para os traficantes de escravos e mentirosos e perjuros - e para tudo o mais que seja contrário à sã doutrina que está em conformidade com o evangelho relativo à glória do bendito Deus, que ele me confiou. ”


7. 1 Coríntios 6: 9-10 “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não se deixe enganar: nenhuma pessoa sexualmente imoral, idólatras, adúlteros ou qualquer pessoa que pratique a homossexualidade, nenhum ladrão, ganancioso, bêbado, verbalmente abusivo ou vigarista herdará o reino de Deus ”.


8. Gálatas 5: 19-21 “ Os atos da carne são óbvios: imoralidade sexual , impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúme, acessos de raiva, ambição egoísta, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas do gênero. Eu te aviso, como já fiz antes, que aqueles que vivem assim não herdarão o reino de Deus. ”


9. 1 Reis 14:24 “E havia também sodomitas na terra : e fizeram conforme todas as abominações das nações que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel.”


10. Romanos 2: 14-15 “(Na verdade, quando os gentios, que não têm a lei, fazem por natureza as coisas exigidas pela lei, eles são uma lei para si mesmos, embora não tenham a lei. 15 Eles mostram que os requisitos da lei estão escritos em seus corações, suas consciências também testemunhando, e seus pensamentos às vezes acusando-os e outras vezes até mesmo os defendendo. ”


11. Deuteronômio 22: 5 “A mulher não deve vestir roupas de homem, nem o homem deve vestir roupas de mulher; pois todo aquele que faz estas coisas é abominação ao Senhor vosso Deus. ”


12. Deuteronômio 23: 1 “Ninguém cujos testículos sejam esmagados ou cujo órgão masculino seja decepado entrará na assembléia do Senhor.”


13. 1 Coríntios 6:18 “Fuja da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que uma pessoa comete são fora do corpo, mas a pessoa sexualmente imoral peca contra seu próprio corpo. ”


 Idolatria a sexualidade e a carne


Ao pesquisar diligentemente as Escrituras sobre esse assunto, percebi uma correlação entre atos de homossexualidade e idolatria. É visto sem ambiguidades em Romanos 1, mas Paulo também fala sobre isso no livro de Colossenses e Efésios.

A razão pela qual a idolatria pagã é distorcida é porque ela vira o desígnio natural de Deus de cabeça para baixo. Na idolatria pagã, em vez de adorar o Criador, você O rejeita e, em vez de rejeitar a criação, você a adora. Portanto, em essência, na idolatria pagã, você substitui a adoração ao Criador pela adoração à criação. Observe que viramos o design original de cabeça para baixo.


Da mesma forma que vemos uma distorção do desígnio natural de Deus na idolatria pagã, vemos a mesma coisa na homossexualidade. O comportamento homossexual é uma distorção porque rejeita o propósito pretendido pelo Criador. O desígnio original do Senhor para a sexualidade humana é rejeitado e virado de cabeça para baixo. Isso mostra a relação entre homossexualidade e idolatria. Nem um pouco estou declarando que a homossexualidade é exclusiva como o único pecado em que vemos a conexão entre ela e a idolatria. No entanto, geralmente nosso ídolo mais querido é o eu. Romanos 1: 23-29 é tão profundo que expõe os graves perigos de idolatrar a si mesmo. Quando você idolatra seu sexo, isso pode levar a atrações pelo mesmo sexo. Em consideração ao precedente, Cristo é o antídoto para toda idolatria e suas consequências. Alguns dos efeitos da idolatria são quebrantamento,


Uma infinidade de estudos descobriu que adolescentes LGB experimentam níveis mais altos de depressão do que seus pares heterossexuais. Jovens LGBT correm maior risco de depressão do que seus pares heterossexuais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). De acordo com um estudo de 2015 conduzido pela Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde (NSDUH), as condições de saúde mental são duas vezes mais comuns em adultos LGB do que em adultos heterossexuais.


Algo que posso dizer por experiência própria em minha própria vida é que perseguir qualquer ídolo vai deixá-lo quebrado e seco no final. A idolatria começa quando você perde de vista Jesus e Seu esplendor. Os ídolos podem satisfazer por um momento, mas eles deixam você desejando mais na tentativa de preencher aquele desejo que você pode ter. Os ídolos não nos amam. Jesus oferece algo melhor do que uma solução temporária. Em Cristo há plenitude de alegria . Você sempre encontrará diferentes tipos de água e diferentes tipos de pão. No entanto, no final sempre precisamos de mais e não só isso. Os pães e as águas deste mundo têm um custo.


Se você é alguém que atualmente pratica a homossexualidade ou se está lutando contra esses desejos, Jesus diz: “Venha para mim”. Ele quer que você O experimente. Você é muito amado por Cristo e foi feito para muito mais. Deus deseja que você tenha um entendimento mais profundo da suficiência de Sua graça. De acordo com João 6:35 com o pão que Ele oferece, você nunca terá fome. Com a água que Ele lhe dá, você nunca terá sede. Jesus é o Criador da vida e sabe como satisfazer verdadeiramente a nossa alma. É um sentimento libertador saber que Deus nos conhece intimamente. Em Cristo há satisfação, perdão e o poder de triunfar sobre isso.


Para aqueles que estão lutando contra os desejos do mesmo sexo, saibam que a graça de Deus é tão profunda. Em Cristo você tem a satisfação eterna final. Em Cristo há vitória sobre a distorção da adoração. Se você não é cristão e se identifica como homossexual, espero que veja a beleza maravilhosa do evangelho de Cristo. Jesus, em Seu amor por você, viveu uma vida que você e eu não podíamos. Ele carregou seus pecados, seus fardos, suas lutas e seus sentimentos de inadequação. Ele tomou sobre Si morrendo a morte que nós merecemos para que pudéssemos ser reconciliados com o Pai e experimentar tanto amor e perdão. Na cruz um grande preço foi pago e por isso nos voltamos dos ídolos e nos voltamos para Ele na adoração verdadeira.

Mais observações bíblicas que devemos observar sobre a idolatria e a imoralidade sexual


14. Romanos 1: 24-25 “Portanto Deus, na concupiscência dos seus corações, os entregou à impureza, para que os seus corpos fossem desonrados entre eles. Pois eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador , que é bendito para sempre. Um homem."


15. Efésios 5: 5 “Pois estejais certos de que todo aquele que é sexualmente imoral ou impuro, ou avarento (isto é, idólatra), não tem herança no reino de Cristo e de Deus.”


16. Colossenses 3: 5 “Morteis, pois, o que há de terreno em vós: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejo maligno e cobiça, que é idolatria.”


17. 1 Coríntios 10:14 “Portanto, meus queridos amigos, fujam da idolatria .”


18. Jonas 2: 8-9 “Aqueles que se apegam a ídolos sem valor se afastam do amor de Deus por eles. Mas eu, com gritos de louvor de gratidão, sacrificarei a vocês. O que jurei cumprirei. Direi: 'A salvação vem do Senhor. ”


19. Romanos 12: 1 “Portanto, rogo-vos, irmãos e irmãs, em vista da misericórdia de Deus, que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus - esta é a vossa adoração verdadeira e adequada.”


Recomendações de leitura  

👉 A bíblia sobre Tatuagens e Piercings.

👉 Um cristão deve trabalhar em um bar, boate ou cassino?

👉 Bohemian Grove: O clube dos ricos e poderosos americanos.

👉 Leia o livro "O Retorno do Filho Prodigo" de John MacArthur, com uma das obras cristãs mais reconhecidas da historia moderna.


Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp ou Telegram (19) 993702148. 

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem