Quem foi Judas Iscariotes? - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Quem foi Judas Iscariotes?

Quem foi Judas Iscariotes?

Um embolso bíblico e histórico de Judas Iscariotes, o apostolo que traiu Jesus

Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo e seu traidor. Ele é conhecido por ter entregado Jesus aos líderes religiosos e políticos por 30 moedas de prata, levando à crucificação de Jesus. 

O motivo da traição de Judas é incerto, mas várias teorias incluem o desejo de dinheiro, a decepção com a falta de ação política de Jesus e a influência demoníaca. Após a traição, Judas se arrependeu e tentou devolver o dinheiro, mas acabou se enforcando em um campo. Sua história é descrita nos Evangelhos do Novo Testamento da Bíblia cristã.


Quem foi Judas Iscariotes
Um embolso sobre o apostolo traidor


Passagens bíblicas sobre Judas Iscariotes

Judas Iscariotes é citado em vários trechos da Bíblia. Aqui estão algumas passagens bíblicas que fazem referência a ele:

- Em Mateus 10:4, Judas é listado como um dos doze apóstolos de Jesus.

- Em Mateus 26:14-16, é relatado que Judas concordou em trair Jesus por 30 moedas de prata.

- Em Mateus 26:47-50, Judas trai Jesus com um beijo e a multidão o prende.

- Em Mateus 27:3-10, Judas se arrepende da traição e devolve as moedas de prata, mas acaba se enforcando.

- Em Marcos 3:19, Judas é listado como um dos doze apóstolos de Jesus.

- Em Lucas 6:16, Judas é listado como um dos doze apóstolos de Jesus.

- Em João 13:21-30, Jesus revela aos discípulos que um deles vai traí-lo, e Judas sai para trair Jesus.

- Em Atos dos Apóstolos 1:16-18, Pedro fala sobre a traição de Judas e sua morte.

🔖 Leia também: Porque o Evangelho de João é tão diferente?.


Quais as principais teorias sobre a motivação da traição de Judas Iscariotes?


Existem várias teorias sobre a motivação da traição de Judas Iscariotes. Algumas das principais são:

1. Dinheiro: como está relatado em Mateus 26:14-16, Judas teria aceitado trair Jesus por 30 moedas de prata.

2. Desilusão: alguns estudiosos acreditam que Judas se decepcionou com a falta de poder político e revolução que Jesus pregava, e por isso teria decidido traí-lo.

3. Possessão demoníaca: algumas interpretações bíblicas sugerem que Judas foi possuído pelo diabo, que o levou a trair Jesus.

4. Cumprimento das Escrituras: de acordo com essa teoria, Judas teria traído Jesus como parte de um plano divino, previsto nas Escrituras Sagradas.

5. Diferenças teológicas: outros estudiosos acreditam que Judas teria discordado da teologia de Jesus, em particular a ideia da sua morte e ressurreição, e por isso teria traído o mestre.

No entanto, a verdadeira motivação de Judas ainda é alvo de debate e especulação, e não há consenso entre os estudiosos da Bíblia.


Existem evidências histórias extra bíblicas sobre Judas Iscariotes?


Não existem evidências históricas extra bíblicas diretamente sobre Judas Iscariotes. O único relato confiável que temos sobre Judas vem dos evangelhos do Novo Testamento da Bíblia. Embora algumas fontes apócrifas e textos não canônicos, como o Evangelho de Judas, tenham surgido posteriormente, eles não são considerados fontes históricas confiáveis. 

No entanto, é consenso entre os estudiosos que  Judas tenha sido um personagem real e que sua traição tenha sido registrada nos evangelhos por algumas das mesmas razões que outros eventos históricos foram registrados no Novo Testamento.


Porque Judas Iscariotes cometeu suicídio?


Segundo o relato bíblico, Judas Iscariotes cometeu suicídio após entregar Jesus para os líderes religiosos por 30 moedas de prata, que era a recompensa que havia sido prometida a ele (Mateus 27:3-10). Logo após a entrega de Jesus, Judas teria sentido arrependimento e tentado devolver o dinheiro, mas os líderes religiosos teriam se recusado a aceitá-lo de volta. 

Desesperado e sentindo-se culpado, Judas teria saído e se enforcado. Essa é a explicação dada pela Bíblia, mas alguns estudiosos questionam a veracidade desse relato e apontam outras possíveis razões pelas quais Judas teria cometido suicídio, como vergonha, medo de ser preso ou perseguido pelos seguidores de Jesus, ou mesmo possíveis conflitos com os outros discípulos.


Leia textos relacionados sobre esse e outros temas:      

👉 Ananias e Safira (Estudo Bíblico)

👉 Versos sobre o pecado da traição.

👉 Quando o Beijo no rosto é uma traição.

📑 Amados irmãos, uma grande ajuda para a manutenção do projeto, seria a compra do meu livro "O Anticristo, poder politico, financeiro e religioso" tenho certeza que é de muito valor para o tema, e dessa forma, estará apoiando uma pagina licitaria, publicada de forma livre e independente na internet brasileira.  

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, Obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp ou Telegram (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem