Qual o entendimento bíblico de vida após a morte? - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Qual o entendimento bíblico de vida após a morte?

Qual o entendimento bíblico de vida após a morte?

Qual o entendimento da maioria cristã sobre a vida após a morte?

A compreensão da vida após a morte varia entre diferentes denominações cristãs e até mesmo entre indivíduos dentro de uma mesma denominação. No entanto, existem algumas crenças comuns compartilhadas pela maioria dos cristãos, na ultima parte desse estudo, irei expor minha opinião pessoal sobre o tema.


Qual o entendimento da maioria cristã sobre a vida após a morte?
O que acontece após a morte?


Em termos gerais, a maioria dos cristãos acredita na existência de uma vida após a morte. A vida eterna é vista como uma promessa divina e uma recompensa para aqueles que têm fé em Jesus Cristo e seguem seus ensinamentos. Essa vida após a morte é frequentemente associada ao céu, um estado de comunhão com Deus, onde não há sofrimento, dor ou pecado.

A ideia de salvação desempenha um papel fundamental na compreensão cristã da vida após a morte. Os cristãos acreditam que a salvação é alcançada através da fé em Jesus Cristo como o Filho de Deus e o Salvador pessoal. Aqueles que aceitam essa salvação são considerados justificados diante de Deus e têm a esperança de vida eterna.

Por outro lado, há também a crença no inferno, um estado de separação eterna de Deus. Embora as visões sobre o inferno possam variar, muitos cristãos acreditam que é um lugar de punição para aqueles que rejeitam a salvação ou vivem em desobediência a Deus.

Além disso, algumas tradições cristãs também acreditam na existência do purgatório, um estado intermediário de purificação para aqueles que morreram na fé, mas ainda têm imperfeições a serem purificadas antes de entrar na presença plena de Deus.

É importante ressaltar que essas são crenças gerais, e que existem diferenças significativas de interpretação e ênfase entre as diferentes tradições cristãs, como católicos, ortodoxos e protestantes, e até mesmo dentro dessas tradições. Essas variações podem influenciar a compreensão individual da vida após a morte pelos cristãos.

🔖Leia também: Onde está o purgatório na bíblia?.


algumas tradições cristãs também acreditam na existência do purgatório
Representação artística do purgatório


Ou seja, dentro de movimentos evangélicos é comum existir debates, e isso muitas vezes até já causaram rupturas em organizações religiosas, mas em geral, é comum vermos padres, pastores e pensadores cristãos de mesma denominação, possuírem crenças variáveis e diferentes sobre o tema, existe um norte sobre o conceito vida após a morte, que todos os cristãos precisam ter como base isso seria a crença que o fato de acreditar em Jesus ser seu Salvador, é determinante para uma salvação pós vida.

Mas existem muitas etapas quando é analisado o tema de forma completa, que possuem lacunas na própria bíblia, existindo em passagens diferentes, até mesmo aparentes contradições, por exemplo: 

Aparentes contradições bíblicas sobre e existência pós a morte:

Daniel 12:2: “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.”

Eclesiastes 9:5-6, 10: “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”

Essas duas passagens claramente fala sobre os mortos, de forma que permite o entendimento que os mortos estão em um sono "profundo" e sem nenhuma ação ou vontade própria, embora não seja o mesmo de não existir, é como fosse arrancado todo o pensamento ou vontade, algumas denominações cristãs como os adventistas e testemunhas de Jeová, usam essas referencias para expor a existência da morte da alma, de forma que não existe segunda vida, reencarnação, ou uma existência após a morte para todos, e sim para alguns "grupos privilegiados de pessoas"

Mas....

1 Samuel 28 - 9 ao 19 com comentários meus em vermelho:


Saul falou com Samuel morto?
Saul falou com Samuel morto?



8 -E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser.

Saul estava disfarçado, ele iria consultar uma pessoa que consulta aos mortos, pessoas que consultam aos mortos, sempre existiram na historia, e também em diferente culturas, até mesmo nos dias de hoje, durante algumas pesquisas que fiz, notei que essa pratica é muito comum em tempos de guerra, os homens vão lutar batalhas longas e até mesmo morrem em excursões militares, onde é comum filhos e maridos serem perdidos em batalhas, nesse cenário a dor da perda alimenta um comercio de golpistas, que possivelmente existia também nos tempos bíblicos, pois explorando a dor de outras pessoas, através da religião.

Cartomantes, médiuns, observadores de estrelas entre outros, dizem ter acesso a espíritos de pessoas mortas, e que através desses trabalhos, seria possível conversar com a pessoa amada novamente, retornando ao cenário bíblico, temos um rei que estava em guerra contra os filisteus e tinha uma esperança em seu antigo "profeta" e mentor pessoal que ajudou ele a virar o rei de Israel.

9 - Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?

Caso utilizarmos a narrativa ao pé da letra, vamos perceber que conforme narrado no verso 9 Saul estava disfarçado, e a médium utiliza a expressão "...tu sabes o que Saul fez..." e não "você fez..." o que parece ser uma falta de conhecimento da mulher médium sobre quem é o entrevistador em questão, isso faz sentido pelo fato de Saul estar disfarçado.

10 - Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso.

11 - A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.

12 - Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.

A bíblia diz que Samuel foi visto pela mulher médium, claro que isso pode ser uma passagem isolada, e poderia ser uma enganação da mulher e que não precisaria ser levado como "correto biblicamente" e realmente a visão da grande maioria esmagadora dos cristãos é de que a mulher enganou Saul, fingindo ser Samuel por alguns instantes, e a narrativa bíblica tem o objetivo nesse momento, de registrar a historia e não tratar de teologia.

Mas se a mulher nem mesmo sabia inicialmente que estava conversando com Saul, talvez ela até sabia, mas fingiu não saber, isso pode ser argumentado por religiosos que defendem essa linha de pensamento, mas isso até esse ponto, é apenas especulação.

13 - E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.

14 - E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.

15 - Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer.

16 - Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?

17 - Porque o Senhor tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o Senhor tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu próximo, a Davi.

Mediante as palavras ditas pela vidente entre os versos 16 e 17 temos algumas controversas, pois a narrativa da maioria dos lideres religiosos é que a vidente estaria enganando Saul, ou mesmo que não seria Samuel, e sim algum espirito de engano, mas até que ponto saberia um espirito de engano sobre o futuro?

Davi seria o próximo rei de Israel, e isso que está sendo profetizado ao rei Saul, de fato também foi profetizado anteriormente pelos profetas.

18 - Como tu não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o Senhor te fez hoje isto.

19 - E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus.

Novamente estamos vendo novas afirmações da vidente, que faz repetirmos novamente as mesmas perguntas, se os mortos estão dormindo conforme é descrito em varias passagens da bíblia, porque aparentemente Saul de fato conversou com Samuel, podemos dizer que não tenha sido Samuel de fato, porque essa é a visão ortodoxa dos cristãos, mas se não era Samuel e sim um espirito de engano ou mesmo a própria vidente enganando Saul, como poderia ter tantas informações? 

Para os cristãos, tratar essa e outras passagens sobre vida após a morte, é ter diversas contradições na bíblia, pois de fato todos temos um norte a seguir, que é Jesus salvou a humanidade, de forma que quem tem Cristo como Salvador, será trazido de volta a vida, assim como todos os justos.

Mas é mentira das religiões de denominações, que temos todas as respostas sobre o assunto, pois a grande verdade é que não temos, existem respostas para algumas questões e grandes lacunas tanto na bíblia como em outras religiões sobre o tema.

Minha opinião pessoal sobre o tema vida após a morte

Acredito que existem as leis de Deus, nos quais não devem ser descumpridas, essas são apresentadas na bíblia, e também existem orientações de como viver melhor de forma que em determinadas passagens bíblicas proíbem a consulta de pessoas que tenham morridos.

Essa regra é recomendada com uma boa razão, devemos superar nossas perdas pessoais, e seguir adiante, até por essa razão a bíblia também diz que os ressuscitados não terão memoria sobre sua vida terrena (Isaías 65:17) É claro a lei, e sou totalmente contra a pratica do espiritismo, mas o fato de ser lei, não quer dizer que não possa ser feito.

A própria bíblia narra situações de encarnações, ressureições, e como demonstrado no livro de Samuel, a consulta de um espirito de uma pessoa morta, isso não muda a lei, mas se essas coisas ocorrem, é com permissão de Deus.

💥Considere doar qualquer valor para nossa chave pix: blogreflexoescristas@gmail.com e ajude o projeto a manter-se independente, dessa forma o blog poderá ter novos equipamentos e continuar divulgando conteúdos exclusivos gratuitamente.  

Leia textos relacionados sobre esse e outros temas:     

👉 O que a bíblia diz sobre a idolatria?  

👉 Orar pelos mortos, existem algum valor nesse ato?

👉 20 Versículos bíblicos sobre 'Invocar os mortos' 

📑 Amados irmãos, uma grande ajuda para a manutenção do projeto, seria a compra do meu livro "O Anticristo, poder politico, financeiro e religioso" tenho certeza que é de muito valor para o tema, e dessa forma, estará apoiando uma pagina licitaria, publicada de forma livre e independente na internet brasileira. 

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, Obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp ou Telegram (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem