As lições bíblicas no exemplo de Nicodemos - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas As lições bíblicas no exemplo de Nicodemos

As lições bíblicas no exemplo de Nicodemos

O que podemos aprender sobre a diferença entre luz e escuridão com o exemplo de Nicodemos? 

Jesus muitas vezes entrou em conflito com os fariseus devido à sua hipocrisia e tradições rígidas feitas pelo homem. Cristo até os chamou de cegos ( Mateus 23:16, 24 ), o que significa que eles não podiam ver ou perceber a verdade espiritual. Eles andaram na escuridão.

O paradoxo era que esses mesmos fariseus gostavam de fazer suas boas obras na luz para serem vistos pelos outros e parecerem justos ( Mateus 23:5-7 ). Jesus advertiu contra tal comportamento ( Mateus 6:1-6).

Considerando que os fariseus em grande parte andavam na escuridão, é interessante que o primeiro encontro registrado entre Nicodemos e Jesus tenha ocorrido na escuridão da noite ( João 3:2 ).

Nicodemos provavelmente temia o que seus companheiros fariseus fariam com ele se descobrissem que ele havia se encontrado com Jesus. Ele provavelmente temia ser removido das sinagogas ( João 9:22 ; comparar com João 19:38 ) e veio a Jesus à noite para evitar que alguém o visse.  

Surpreendentemente, este fariseu reconheceu que Jesus era “um mestre que veio de Deus” (João 3:2).


As lições bíblicas no exemplo de Nicodemos
Representação artística de Jesus e Nicodemos



O que significa viver na escuridão?

Os cristãos são chamados a seguir a luz e não as trevas. Luz e escuridão descrevem dois modos de vida diferentes. Os justos andam na luz, mas os ímpios andam nas trevas ( Provérbios 4:18-19 ).

Jesus chamou os fariseus de cegos e hipócritas porque eles ensinavam a lei de Deus, mas não a seguiam. Eles eram exteriormente justos para com os homens, mas interiormente cheios de iniqüidade ( Mateus 23:26-28 ). Eles conheciam o caminho certo, mas não o seguiram em suas ações ( versículos 2-3 ).

Eles eram cegos principalmente porque se consideravam justos e não podiam ver seus pecados ( João 9:41 ; comparar com Lucas 18:10-14 ).

O fato de os termos cego e hipócrita serem usados ​​para descrever os fariseus deve nos levar a prestar atenção ao que Jesus estava dizendo. Existem dois caminhos que podemos seguir na vida. Vamos escolher a luz ou a escuridão?

Como é viver na luz?





O que significa viver na luz?


Uma vez que Nicodemos veio a Jesus na escuridão, não é surpresa que Jesus tenha escolhido falar com ele sobre as trevas espirituais e a luz. Ele disse:

É preciso crer que Ele, Cristo, é o Filho de Deus e a luz ( João 3:18-19 ). 
Que os que estão nas trevas praticam o mal e odeiam a luz ( versículos 19-20 ).
Que vir para a luz significa ser alguém que “pratica a verdade”, o que ficará evidente em sua conduta ( versículo 21 ).

Não basta saber a verdade. Para andar na luz, devemos também praticar a verdade. O apóstolo Tiago enfatizou que os verdadeiros crentes são “cumpridores da palavra” ( Tiago 1:22-25 ).

Nicodemos defendeu Cristo


No segundo relato da Bíblia sobre Nicodemos, ele defendeu Jesus diante dos fariseus chamando-os para a prática de sua própria lei. 

Os fariseus perguntaram a alguns “oficiais”, ou guardas do templo, por que não haviam trazido Jesus até eles. Os guardas responderam: “Nenhum homem jamais falou como este Homem!” (João 7:46).

Os fariseus então passaram a acusar os guardas de terem sido enganados e fizeram uma pergunta com Nicodemos presente: “Alguém das autoridades ou dos fariseus acreditou nele?” (o que implica que Jesus não tinha legitimidade se não fosse endossado pela elite religiosa). Eles passaram a acusar a multidão que ouvia Jesus de ser ignorante da lei e amaldiçoada ( versículos 48-49 ).  

Mas, em vez de apenas concordar com seus colegas, Nicodemos os criticou por sua hipocrisia. Ele apontou: “Porventura a nossa lei julga um homem antes de ouvi-lo e saber o que ele está fazendo?” (versículo 51).

Os fariseus responderam atacando a legitimidade de Jesus com base em Sua criação na Galiléia, argumentando que nenhum verdadeiro profeta poderia vir da Galiléia ( versículo 52 ). Como os humanos costumam fazer, eles recorreram a ataques ad hominem em vez de ouvir Nicodemos. 



Nesta fase, a Bíblia não registra que Nicodemos fez uma defesa adicional de Jesus. Ele certamente não ousou repetir o que havia dito a Jesus: “Sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele” (João 3:2).

Após a morte de Jesus, lemos que Nicodemos ajudou José de Arimatéia a preparar o corpo de Jesus para o sepultamento ( João 19:39-40 ). 

A lição: escolha a luz


Jesus disse que Ele é a luz do mundo e aqueles que O seguem não devem andar nas trevas ( João 8:12, 36 ).

Nicodemos finalmente entrou na luz? Ele alguma vez reconheceu que Cristo era Deus em carne e dedicou sua vida a andar na luz? A Bíblia não diz. Tudo o que sabemos é que Nicodemos era um discípulo que manteve isso em segredo por medo dos judeus.  

Jesus disse que muitos são chamados, mas poucos são escolhidos ( Mateus 22:14 ). Não sabemos se Nicodemos já foi contado entre os “escolhidos”. 

Você deixará que o medo do que os outros possam pensar o impeça de sair da escuridão e se comprometer totalmente com a luz? Jesus ensinou que segui-lo exigia compromisso total , um compromisso que deveria vir antes mesmo da família ( Mateus 10:37 ).
Deus colocou dois modos de vida diante de nós, deixando-nos fazer uma escolha vital: “Veja, eu coloquei diante de você hoje a vida e o bem, a morte e o mal; nos seus caminhos e para guardar os seus mandamentos” ( Deuteronômio 30:15-16 ).

Se Deus está chamando você hoje, você se comprometerá totalmente a fazer o que Ele ordenou e a andar na luz?

💥Considere doar qualquer valor para nossa chave pix: blogreflexoescristas@gmail.com e ajude o projeto a manter-se independente, dessa forma o blog poderá ter novos equipamentos e continuar divulgando conteúdos exclusivos gratuitamente.

 Leia artigos e reflexões sobre esse e outros temas:     

📖 Adquira o livro "O Anticristo" um dos melhores sobre escatologia, com uma ótima e completa descrição sobre a personalidade, assim como sinais na sociedade que indicam o aparecimento desse personagem controverso e apocalíptico.  

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, Obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp ou Telegram (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem