Temer a Deus é o principio da sabedoria - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Temer a Deus é o principio da sabedoria

Temer a Deus é o principio da sabedoria

Por que a Bíblia diz que o temor de Deus é o começo da sabedoria?


O apóstolo Paulo falou sobre a sabedoria em 1 Coríntios 3, e ele coloca em tudo menos uma maneira lisonjeira para a humanidade. Ele escreveu que “a sabedoria deste mundo é loucura com Deus. Porque está escrito: "Ele apanha os sábios na sua astúcia" (1 Cor 3:19). Talvez Paulo estivesse citando Jó porque Jó escreveu que Deus “apanha os sábios em sua própria astúcia, e os esquemas das astutas são levados a um rápido fim” (Jó 5:13), então a sabedoria da humanidade é simplesmente louca para Deus. 

Além disso, “nenhuma sabedoria, nenhum entendimento, nenhum conselho pode valer contra o SENHOR” (Provérbios 21:30). Paulo, quase como se estivesse provocando os Ph.D's do seu dia, pergunta, “Onde está aquele que é sábio? Onde está o escriba? Onde está o debatedor dessa idade? Deus não tornou tola a sabedoria do mundo ” (1 Coríntios 1:20)? Ele pergunta a eles: "onde estão eles", porque ninguém pode ser mais sábio do que Deus, embora muitos pensem que Deus tenha descoberto, ou eles tentaram explicá-lo, geralmente por hipóteses teóricas (isto é, teoria da evolução).


Por que a Bíblia diz que o temor de Deus é o começo da sabedoria?
Segurar a mão de Deus é um ato sábio


Medo de Deus


Voltando a Salomão, vemos novamente que a sabedoria vem do Senhor, ou de cima, mas mais especificamente, “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é luz” (Provérbios 9:10). ). Você já notou que o temor de Deus é mencionado mais na literatura de sabedoria do que em qualquer outro lugar na Bíblia? Isso significa que existe uma conexão entre a sabedoria e o temor de Deus. Como Deus sempre faz quando quer que nos lembremos de algo, Ele inspira Salomão a repetir a verdade que “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento”, mas o outro lado disso significa “os tolos desprezam a sabedoria e a instrução” (Prov 1: 7). Como o Livro de Jó também é considerado parte da literatura de sabedoria, ele também reitera a ideia de que a sabedoria está ligada ao temor de Deus. 

Ele disse, “Eis que o temor do Senhor, que é sabedoria, e desviar-se do mal é entendimento” (Jó 28:28). Um homem ou uma mulher sábia se afastará do mal porque temer ou respeitar a Palavra de Deus, assim “Aquele que é sábio é prudente e se desvia do mal, mas o insensato é imprudente e descuidado” (Jó 28:28). Salomão nos dá uma conclusão apropriada para o livro de Eclesiastes. Ele escreveu: “O fim do assunto; tudo foi ouvido. Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é todo o dever do homem ” (Ec 12:13).

Leia outras reflexões cristãs como essa 👇

Sabedoria Divina


O Livro dos Provérbios e o Livro de Tiago são considerados parte da literatura de sabedoria da Bíblia, e é fácil entender por quê. Tiago nos diz que a sabedoria que buscamos não pode ser encontrada nos livros didáticos ou nos professores. A sabedoria humana “não desce do alto, mas é terrena, sensual e demoníaca. Pois onde existe inveja e egoísmo, confusão e toda coisa má estão lá ” (Tiago 3: 15-16), “ mas a sabedoria do alto é primeiro pura, depois pacífica, gentil, aberta à razão, cheia de misericórdia e boa frutas, imparcial e sincera ”(Tiago 3:17), então existem apenas dois tipos de sabedoria. Uma é a sabedoria humana, que leva à destruição. A outra é aquela que vem de cima, ou de Deus, e isso começa com o temor do Senhor. Temer a Deus significa ter um profundo e permanente respeito e reverência por Deus e Sua Palavra. Sempre que ouvimos de um professor, pastor ou autor, não importa quem eles sejam, são apenas humanos. 

Eles podem ter mensagens inspiradoras, mas somente o Espírito de Deus ilumina a Palavra de Deus. O ponto é: “Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR pesa o coração” (Provérbios 21: 2), e “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito"(Provérbios 16: 2) Como Salomão repete esse ponto mais de duas vezes, deve ter sido um ponto que ele queria que nos lembrássemos. Isso não significa que evitamos o conselho piedoso. De fato, Salomão advertiu que “o caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o sábio ouve o conselho” (Provérbios 12:15), então, às vezes, uma das melhores coisas que podemos fazer é “Ouvir para aconselhar e aceitar instruções, para que você possa ganhar sabedoria no futuro ”(Provérbios 19:20). A sabedoria divina sempre vem de cima, mas às vezes Deus usa homens e mulheres piedosos para dispensar essa sabedoria, mas até mesmo a sabedoria deles não é deles. A sabedoria deles também foi recebida de cima, mas deve ser lembrado que o temor deles a Deus lhes trouxe essa sabedoria ... então, mesmo que alguns conselheiros piedosos tenham conselhos bons e piedosos, eles devem apontar para Deus e dar-Lhe a glória por sua própria sabedoria.


Nenhum de nós pode se vangloriar ou se gabar disso. Não temos nada a não ser o que recebemos de Deus (1 Cor 4: 7). Jesus nos lembra: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, ele produz muito fruto, pois sem você nada podeis fazer ” (João 15: 5), e a última vez que verifiquei, “ nada ” não é uma coisinha.

A coisa mais sábia que você pode fazer é depositar sua confiança em Jesus Cristo. Não há decisão mais importante do que aquela que você faz nesta vida sobre Cristo. Se você confia em Cristo ou não, determinará seu destino eterno, então é melhor decidir hoje, enquanto ainda é chamado de “hoje” (2Cor 6,2). 

Nenhum de nós pode “gabar-se do amanhã, pois você não sabe o que um dia pode trazer”(Provérbios 27: 1). Se você rejeitar a Cristo e Ele retornar, você enfrentará a ira de Deus (Apocalipse 20: 12-15); no entanto, se você depositar sua confiança nEle hoje, não terá nada a temer quando Ele aparecer. E isso lhe dará paz de espírito enquanto você descansa sua cabeça esta noite (João 10: 27-29), mas se você adiar essa decisão, e você morrer, ou Jesus voltar, você enfrentará o julgamento de Deus (Heb 9 : 27). Eu oro para que você confie nEle hoje, se ainda não o fez.

Recomendações de leitura  
👉 Leia o livro "O Retorno do Filho Prodigo" de John MacArthur, com uma das obras cristãs mais reconhecidas da historia moderna.

 Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, Obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp ou Telegram (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem