Mateus 1 comentado completo (Arvore Genealógica de Jesus) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Mateus 1 comentado completo (Arvore Genealógica de Jesus)

Mateus 1 comentado completo (Arvore Genealógica de Jesus)

Primeiro capitulo de Mateus comentado completo

Esse é o primeiro capitulo de Mateus comentado, destacando a arvore genealógica de Jesus, seguindo essa linha, os comentários destacaram eventos e personagens chaves na historia da "semente messiânica" até o nascimento de Jesus Cristo.


Mateus 1 Estudo bíblico
Mateus 1 Estudo bíblico



CAPITULO 1 - A ARVORE GENEOLOGICA DE JESUS CRISTO.

1 Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 

Uma primeira reflexão sobre o livro de Mateus 1, é acerca da própria linhagem de Jesus, segundo a narrativa bíblica, Jesus é um ser diferenciado, pois maria não engravidou de uma relação sexual, e sim por uma teofania, dessa forma Jose não seria o pai biológico de Jesus, mas uma mensagem forte pode ser tirada desse contexto.

Jose adotou e amou Jesus como seu próprio filho, e o criou com amor e carinho, representando exatamente o amor de Deus, onde mesmo nós seres humanos somos criaturas imperfeitas, seremos adotados como filhos de Deus, na mesma condição que Cristo esteve em vida terrestre, sendo essa a primeira mensagem do evangelho.

Dessa forma, Jesus assumiu a posição de filho de José, este por sua vez, descendente da casa de Davi, e de linhagem dos reis de Israel.

2 Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos. 

3 E Judá gerou de Tamar a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom, e Esrom gerou a Arão. 

Diversas mensagem profundas podem ser tiradas acerca dos antepassados de Jesus, mas uma que podemos usar como referencia, é  Judá e Tamar.

Judá - Dentre os filhos de Jacó, Judá certamente teve uma personalidade forte, em hebraico: יְהוּדָה, Yəhûḏāh ; hebraico moderno: יְהוּדָה Yəhuda, era o quarto filho de Jacó e de Leia, e a raiz hebraica de seu nome, יְהוּדָה (Yah hu Dah), é uma expressão de agradecimento a Deus. Ele foi um dos conspiradores contra seu irmão Jose, que foi vendido como escravo para a terra do Egito.

Mas segundo o livro de Genesis, ele recebeu a primogenitura, e dessa forma o dever de líder de seus irmãos e de toda a sua família, embora tenha sido determinante para a escravidão de Jose, ele intercedeu por seu irmão, para que este não fosse morto, sugerindo que o vendessem como escravo.

No decorrer da narrativa bíblica, Judá é intercede por seu irmão mais novo, Benjamim, que era acusado de roubo, mediante seu encontro com seu irmão José, este agora governador da terra do Egito, sua intercessão por seu irmão mais novo, mostrou o amadurecimento dos filhos de Jacó, e que esses se arrependeram pelo que fizeram no passado. Veja o contexto completo em todos os capítulos de Genesis comentado.


Tamar - Judá foi casado com uma mulher Cananéia, filha de Sua, de Adulão. Com ela Judá foi pai de Er, Onã e Selá. Conforme o costume da época, Judá providenciou uma esposa para seu filho Er, cujo nome era Tamar. Mas Er era um homem perverso e o Senhor o reprovou castigando-o com a morte. Como Er havia morrido sem gerar filhos, seu irmão Onã precisou se casar com Tamar de acordo com as leis da época. Onã tinha a tarefa de gerar descendência ao seu irmão, mas ele descumpriu sua obrigação e também agiu de forma perversa. 

O castigo de Deus veio sobre ele, e Onã também morreu sem gerar filhos. Então Judá prometeu a Tamar que quando seu filho mais novo Selá crescesse, ele lhe seria dado por marido. Mas o texto bíblico informa que isso não aconteceu. Então Tamar foi astuta e enganou Judá. Ela cobriu seu rosto e fingiu ser uma prostituta para poder se deitar com Judá. Então dessa trama Judá tornou-se pai dos gêmeos Perez e Zerá (Gênesis 38:11-30). Perez, o filho mais velho de Judá e Tamar, foi ancestral do rei Davi e do Senhor Jesus Cristo (Rute 4:18-22; Mateus 1:3,16). Por isso Jesus é citado várias vezes como “filho de Davi” ou como o “Leão de Judá”.

Leia: Genesis 38 completo e comentado.



Mateus 1 comentado completo (Arvore Genealógica de Jesus)



4 E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom. 

5 E Salmom gerou de Raabe a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé. 

6 E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que [fora mulher] de Urias. 

7 E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa. 

8 E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias. 

9 E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias. 

10 E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias. 

11 E Josias gerou a Jeconias, e a seus irmãos no [tempo do] exílio babilônico. 

Também chamado de Exílio ou Cativeiro na Babilónia  ou na Babilônia, é o nome geralmente usado para designar o exílio dos judeus do antigo Reino de Judá para a Babilónia por Nabucodonosor II. Este período histórico foi marcado pela atividade dos profetas do Antigo Testamento, Jeremias, Ezequiel e Daniel. 

A primeira deportação teve início em 609 a.C. Em 598 a.C., Jerusalém (O cerco de Jerusalém, veja com foi) é sitiada e o jovem Joaquim rei de Judá, rende-se voluntariamente. O Templo de Jerusalém é parcialmente saqueado e uma grande parte da nobreza, os oficiais militares e artífices, inclusive o Rei, são levados para o Exílio em Babilónia. Zedequias, tio do Rei Joaquim, é nomeado por Nabucodonosor II como rei vassalo. Precisamente 11 anos depois, em 587 a.C., houve uma nova rebelião no Reino de Judá, ocorre a terceira deportação e a consequente destruição de Jerusalém e seu Templo.

Conheça mais sobre a historia por trás da queda de Israel e da casa de Davi.

Governando os poucos judeus remanescentes na terra de Judá — os mais pobres — ficou Gedalias nomeado por Nabucodonosor II. Dois meses depois, Gedalias é assassinado e os poucos habitantes que restavam fogem ao Egito com medo de represálias, deixando a terra de Judá (ex-Reino de Judá) efetivamente sem habitantes e suas cidades em ruínas. 

É certo que o período de cativeiro "em Babilónia" terminou no primeiro ano de reinado de Ciro II (538/537 a.C.) após a conquista persa da cidade de Babilónia (538 a.C.). Em consequência do Decreto de Ciro, os judeus exilados foram autorizados a regressar à terra de Judá, em particular a Jerusalém, para reconstruir o Templo.

Descubra como foi a Babilônia dos tempos bíblicos.


12 E depois do exílio babilônico Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel. 

Quando o povo judeu (israelitas) regressou à terra de Judá, encontrou uma mescla de povos – os samaritanos – que praticava uma religião com alguns pontos comuns com a religião do Antigo Israel baseados na lei de Moisés. As hostilidades cresceram entre os judeus que regressavam e os samaritanos, uma divisão religiosa que permanece pelos séculos seguintes.

O Cativeiro em Babilónia e o regresso do povo judeu à terra de Judá, foram entendidos como um dos grandes atos centrais no drama da relação entre o Deus de Israel e o seu povo arrependido em parte. O caso do Reino de Judá foi muito diferente do destino das 10 Tribos que formavam o Reino de Israel Setentrional. 

Tal como o Antigo Israel tinha sido predestinado como povo para serem libertos da escravatura no Egito, agora os judeus estavam predestinados a serem punidos por Deus usando o Império Neobabilônio e, mais uma vez, libertos. Esta experiência coletiva teve efeitos muito importantes na sua religião e cultura. Marca o surgimento da leitura e estudo da Torá nas sinagogas locais na vida religiosa dos judeus dispersos pelo mundo.


13 E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor. 

14 E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde. 

15 E Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó. 

16 E Jacó gerou a José, o marido de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado o Cristo. 

17 De maneira que todas as gerações desde Abraão até Davi são catorze gerações; e desde Davi até o exílio babilônico catorze gerações; e desde o exílio babilônico até Cristo catorze gerações. 

18 E o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando sua mãe Maria desposada com José, antes que se ajuntassem, ela foi achada grávida do Espírito Santo. 

19 Então José, seu marido, sendo justo, e não querendo a expor à infâmia, pensou em deixá-la secretamente. 

20 E ele, pretendendo isto, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela está concebido é do Espírito Santo. 

Algo valoroso a ser narrado é que o capitulo de Mateus 1, pode ser lido em conjunto com João 1, nesse aparece a seguinte mensagem: 

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:11-14"


21 E ela dará à luz um filho, e tu chamarás seu nome Jesus; porque ele salvará seu povo de seus pecados. 

|fn:  Jesus significa “O SENHOR salva” ou "Jeová é salvação".

O nome Jesus é a versão em português do grego Iesous, que é uma adaptação do aramaico Yeshu'a, que por sua vez é a forma contraída do nome Yehoshu'a, que se traduz no português como Josué, equivalente a Jesus em significado.

Jesus também tem origem do hebraico "JHVH", conhecido como um tetragrama inefável, que significa a "Eternidade de Deus", pois HVH é o infinitivo hebraico do verbo "ser", e o prefixo "J", tem a função de levar os verbos hebraicos para o futuro.

22 E tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: 

23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamarão seu nome Emanuel, que traduzido é: Deus conosco. 

|fn:  Ref. - Isaías 7:14

24 E despertando José do sonho, fez como o anjo do Senhor tinha lhe mandado, e recebeu sua mulher. 

25 E ele não a conheceu [intimamente] , até que ela deu à luz o filho dela, o primogênito, e lhe pôs por nome JESUS.

Todos os capítulos de Mateus comentado.

💣 Obrigado por ler esse conteúdo, lançaremos novos capítulos comentados todos os sábados, faça a sugestão de temas para estudos bíblicos em nosso WhatsApp.

📖Adquira o livro Livro "30 Dias de Oração pelo Marido" que tem ajudado a salvar muitos casamentos.


💥Considere doar qualquer valor para nossa chave pix: blogreflexoescristas@gmail.com e ajude o projeto a manter-se independente, dessa forma o blog poderá ter novos equipamentos e continuar divulgando conteúdos exclusivos gratuitamente.


Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem