A Bíblia ensina como o cristão deve se vestir? - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas A Bíblia ensina como o cristão deve se vestir?

A Bíblia ensina como o cristão deve se vestir?

7 coisas que a Bíblia diz sobre suas roupas


Um cristão, deve estar atento a bíblia, antes das tendências da "moda" estou expondo um problema serio, afinal existe um jeito certo de vestir-se para Deus? hoje muitos tem medo de dizer a verdade do evangelho sobre o assunto, não serei um desses, veremos o que a bíblia diz sobre roupas, apresentaremos a verdade sempre de forma imparcial.

Um domingo, subindo uma escadas em uma igreja do Voz da Verdade de Santo André, encontrei duas adolescentes sentadas na escada. Não só elas estavam bloqueando o tráfego, elas sentaram-se de uma forma mais indecente em saias curtas, revelando muito mais do que elas sabiam. Eu lamentei, sabendo o quão difícil seria para homens e meninos subindo as escadas.

Outro domingo em uma outra igreja, uma mulher de blusa decotada cumprimentou as pessoas enquanto caminhava pelo corredor antes do culto. Toda vez que ela se inclinava para apertar as mãos, os homens tinham que desviar os olhos.

Exibir o corpo não é sinal de beleza


Nós não temos um código de vestimenta na igreja, mas é óbvio que muitos simplesmente não têm a menor ideia sobre a modéstia. Eu não estou procurando por regras rígidas, mas continuo orando por diretrizes bíblicas saudáveis.

Este não é um caso em que podemos dizer: "O que Jesus usaria?" Podemos ver chinelos, especialmente no sudeste brasileiro, mas não vemos muitas pessoas na igreja usando uma túnica e um manto, apertados com uma faixa. . 

A bíblia é clara sobre a modéstia ao vestir-se


Eu acredito que a Bíblia é clara sobre algumas questões de vestuário sendo uma questão do coração. Outras questões eram provavelmente culturais.

Por exemplo, o Antigo Testamento reconhece distinções naturais entre os sexos ( Gênesis 1:27 ) e adverte contra o vestir-se ( Deuteronômio 22: 5 ) - homens vestindo roupas femininas e mulheres vestindo roupas masculinas. Alguns estudiosos acreditam que essa proibição surgiu do abuso específico de roupas entre o povo de Deus, talvez ligado ao desvio sexual ou relacionado à adoração pagã.

Relacionado a isso, a questão das calças inteiras está em debate em muitas igrejas. Alguns líderes ensinam que as mulheres nunca devem usar calças porque elas eram tradicionalmente usadas pelos homens e, portanto, são “travestidas”. Mas o engraçado é que até os homens não usam calças nos tempos bíblicos. O que uma mulher deve usar ou não usar é uma questão de consciência de uma mulher diante do Senhor ( Romanos 14:23 ; Gálatas 2:20 ).

Há também muitas restrições culturais no Antigo Testamento que eram apenas para os judeus. Por exemplo, os judeus não podiam usar roupas feitas de lã e linho tecidas juntas ( Deuteronômio 22:11 ). Tem sido sugerido que isso simbolizava a separação deles com Deus, mas ninguém sabe por que, com certeza. 

Novo testamento prega modéstia ao vestir-se
O Espírito Santo pode estar ai?


Uma coisa é clara: a Nova Aliança substitui a lei do Antigo Testamento para os cristãos. Os seguidores de Cristo estão livres da adesão estrita às regras impostas aos judeus ( Romanos 8: 1-2 ; Gálatas 5: 13-14 ). 

Novo testamento prega modéstia ao vestir-se


O Novo Testamento sugere alguns princípios de vestuário. Em 1 Timóteo 2: 9-10 , Paulo diz a Timóteo: “... as mulheres devem adornar-se em vestuário respeitável, com modéstia e autocontrole, não com cabelo trançado e ouro ou pérolas ou vestuário caro, mas com o que é apropriado para mulheres que professa piedade - com boas obras.

Pedro expressa um conceito semelhante em 1 Pedro 3: 2-5 , e essas duas passagens eram provavelmente a tentativa dos apóstolos de evitar comportamento escandaloso na igreja. Tranças, joias e roupas vistosas eram o padrão das cortes greco-romanas. Jesus já havia desafiado a cultura dominada pelos homens, tratando as mulheres como iguais, e Paulo declarou todos os crentes iguais na família de Deus (Gálatas 3: 26-29); mas talvez algumas mulheres tenham levado sua nova liberdade longe demais. Talvez adotassem estilos imodestos e se concentrassem demais na moda em detrimento de seu caráter e testemunho.

Embora os padrões de vestuário tenham mudado ao longo dos séculos, o modelo bíblico de modéstia, bom gosto e propriedade - com sensibilidade para com os padrões e valores da comunidade da igreja - estará sempre “na moda”. 

Alguns serão mais vestidos e alguns se vestirão simplesmente; mas o amor, não a comparação, deve reinar na igreja. Os crentes existem em todos os estratos da sociedade, desde o trabalhador simples até a elite empresarial, mas o Corpo de Cristo é projetado para a unidade ( 1 Coríntios 11: 20-22 ; Gálatas 3:28 ). Os filhos de Deus são advertidos a não desprezar ou discriminar as pessoas por causa de seu status e do que vestem ( Tiago 2: 1-9). 


7 Passagens sobre vestir-se com modéstia


A principal pergunta que todo cristão deve fazer é: "O que estou tentando dizer ou realizar com o que estou escolhendo usar?"

Linda sem ser vulgar
Linda sem ser vulgar


Podemos extrair pelo menos sete princípios das Escrituras sobre escolhas de roupas:

#1. Minha roupa ilustra minha entrega ao Senhor e meu compromisso com a santidade? ( Romanos 12: 1 ; Tito 2: 11-12 ; 1 Timóteo 2:10 )

Isso não significa que uma pessoa "simples" seja mais rendida ou que uma "fantasia" não seja. Mas Deus vê o coração. Ele sabe.

Dirigindo-se às mulheres em particular, Paulo disse que os crentes devem se adornar com pureza, de uma maneira que os ajude a adorar a Deus com honra e reverência.

#2. Concentrei-me no meu coração ou apenas no meu guarda-roupa? ( 1 Samuel 16: 7 ; Provérbios 31:30 )

Devemos distinguir entre a avaliação do mundo de charme e beleza e a verdadeira beleza do caráter interior. Cultivar a piedade deve ser nossa prioridade.

#3. Estou fazendo escolhas de roupas consistentes com o pensamento transformado? ( Romanos 12: 2)

Um sinal de mudança pelo Espírito Santo é o autocontrole. Aprendemos a dominar nossos apetites e impulsos ( Romanos 6: 12-13 ). É uma escolha sábia definir nossas escolhas de guarda-roupa pela liberdade em Cristo, em vez de buscar conformidade com o mundo e nos tornarmos escravos dos caprichos da moda.

Além disso, seguidores de Cristo são feitos para boas obras ( Efésios 2:10 ; Tito 2:14 ) e devem se vestir de maneiras - de forma atraente e funcional - para possibilitar maior serviço aos outros.

#4. Eu vivo com satisfação em relação à compra de roupas? ( Mateus 6: 28-30 )

O Senhor proverá nossas necessidades, mas não todas as nossas necessidades. Se estamos preocupados com nossos guarda-roupas e obtendo mais, podemos estar perdendo oportunidades para atender às necessidades dos outros.

#5. Estou praticando modéstia e discrição no que uso? ( 1 Pedro 5: 5 b)

A modéstia não é anti-moda; é pró-adorno de maneira piedosa ( 1 Timóteo 2: 8 ). Os crentes devem adornar-se de maneira discreta e decente ( Provérbios 7:10 ). 

A discrição cultural é um componente fundamental. Assim como Paulo reconheceu o que foi comunicado pela cultura greco-romana e alertou os primeiros cristãos a não seguirem esses padrões de moda de seu tempo, devemos estar cientes das mensagens e valores que as roupas podem comunicar em nossa própria cultura. 

#6. Eu me visto com dignidade e força? ( Provérbios 31:25 a)

Nossas vidas devem ser adornadas com um comportamento de reverência para com Deus e respeitabilidade - mostrando dignidade e respeito por nós mesmos e pelos outros.

#7. Minhas escolhas de roupas trazem glória a Deus? ( 1 Coríntios 6: 19-20 ; 10:31)

Nós não somos nossos. Nossas escolhas devem refletir o senhorio de Cristo em nossa vida e nosso desejo de honrá-lo.

Leia textos relacionados:  

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã com atualizações todos os domingos, Obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp ou Telegram (19) 993702148.

9 Comentários

  1. Muito bom esse estudo! Que Deus continue inspirando a construir muitos outros como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vaidade e pecado e do diabo amem.
      tudo que pertence o mundo nao vai entrar no ceu

      Excluir
    2. Deus ama o pecador, mas é necessário também que o pecador ame a Deus, devemos seguir pregando a verdade.

      Excluir
  2. Maravilhoso esse estudo, pena que os pastores não dão esses ensinamentos nas igreja vc de hj por isso que a santidade do cristão está ficando para trás.vamos orar para que Deus levante pastores e ensinarem sacro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, sempre terá alguns pregadores que se manterão firmes, é importante que os cristãos não recusem a santidade.

      Excluir
  3. Deus seja louvado ,que continue assim pregando a verdade porque muitos irão ficar porque os pastores não pregam a verdade ,colocaram o mundo dentro da igreja ,como pode é mta vaidade na igreja ,temos que orar mto pelos irmãos que não conhece a vdd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, seguiremos divulgando as verdades bíblicas, entre elas a santidade e a modéstia.

      Excluir
  4. Muitos que estão na igreja, conhecem sim a verdade mas ainda não foi liberto,distorce a verdade pra continuar vivendo na prática do pecado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem