3 heróis que Deus fortaleceu em sua fraqueza - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas 3 heróis que Deus fortaleceu em sua fraqueza

3 heróis que Deus fortaleceu em sua fraqueza

Você já se perguntou como Deus usa os fracos para realizar Sua vontade?


Descobrir que Ele realmente faz isso é simples. Tudo que você precisa fazer é abrir sua Bíblia. O primeiro homem e mulher, Adão e Eva , se entregaram à tentação que levou à queda do homem ( Gênesis 3 ). Noé ficou bêbado ( Gênesis 9: 20-21 ). Um dos maiores profetas do Antigo Testamento, Elias, foi suicida ( 1 Reis 19: 4-8 ). Mesmo os discípulos de Jesus não estavam imunes à fraqueza. Pedro não apenas negou Jesus três vezes ( Lucas 22: 54-62 ), mas ele, juntamente com Tiago e João, não pôde ficar acordado várias vezes enquanto orava no Getsêmani ( Marcos 14: 32-42 ).



A lista continua. As escrituras estão cheias de pessoas que demonstraram fraqueza. É encorajador ver como Deus usa os fracos para demonstrar Sua glória, oferecer redenção e graça e mostrar à humanidade a verdade Nele. Os seguintes azarões bíblicos destacam como, com a ajuda de Deus, as pessoas fracas podem fazer grandes coisas.

3 exemplos de azarões bíblicos


Aqui estão alguns dos menos instruídos da Bíblia. Você pode estudar suas vidas e fraquezas para entender melhor onde está a verdadeira força:

1. Gideão


Gideão é introduzido pela primeira vez nas Escrituras como um esconderijo dos midianitas em um lagar ( Juízes 6:11 ). Essa não é sua única demonstração de fraqueza, no entanto.

Não acreditando plenamente que ele salvaria Israel, Gideão imediatamente pediu a Deus um sinal de que o que ele estava testemunhando era Ele. Deus foi paciente e concedeu isso a Gideão, que levou 10 homens a derrubar o altar de Baal ( Juízes 6: 14-28 ). Então Gideon fez de novo; ele pediu outro sinal, desta vez na forma de lã molhada e seca. Deus mais uma vez respondeu ao pedido de Gideão ( Juízes 6: 36-40 ).

O restante do relato bíblico de Gideão demonstra sua bravura e justiça. Ele levou um exército de 300 homens valentes para subjugar e finalmente derrotar os inimigos de Israel. Uma vez que ele salvou Israel dos midianitas, como Deus havia dito inicialmente, o povo de Israel queria que Gideão fosse rei.

Então os homens de Israel disseram a Gideão: 'Domine sobre nós, você e seu filho, e também seu neto; porque nos livraste da mão de Midiã. Mas Gideão lhes disse: 'Eu não dominarei sobre você, nem meu filho dominará sobre você; o Senhor te dominará.
Juízes 8: 22-23  NVI

Gideão insistiu que Deus deveria ser o único rei em Israel, e isso resultou em 40 anos de nenhuma nação estrangeira oprimir Israel ( Juízes 8:28 ). Uma vez que um guerreiro assustado se escondia em um lagar, Deus chamou Gideão para superar o medo e a falta de fé para ser um fiel e poderoso comandante. Apropriadamente, Gideão é incluído como um dos vários "heróis da fé" mencionados em Hebreus 11: 32-34 .

2. Moisés


Deus apareceu a Moisés como um arbusto em chamas e se identificou. Em seguida, Deus disse a Moisés que ele levaria Seu povo para fora do Egito para a Terra Prometida ( Êxodo 3: 1-10 ). No entanto, Moisés, várias vezes, respondeu com incerteza sobre seu chamado.

Moisés perguntou imediatamente: “Quem sou eu para ir ao Faraó e para tirar os filhos de Israel do Egito?” ( Êxodo 3:11 ).

Depois que Deus respondeu a Moisés, Moisés ainda hesitou em obedecer ao chamado ( Êxodo 3:11 , 13; 4: 1). Deus respondeu a cada uma das perguntas de Moisés.
"Então Moisés disse ao SENHOR: 'Ó meu SENHOR, eu não sou eloqüente, nem antes nem desde que você falou com seu servo; mas eu sou lento de falar e de língua' ', admitindo uma dificuldade de fala e também mais sérias dúvidas sobre seu chamado: "Então o Senhor lhe disse: 'Quem fez a boca do homem? Ou quem faz os mudos, os surdos, os que vêem ou os cegos? Não tenho eu, o Senhor? Agora, pois, vai, e eu estarei com a sua boca e ensinarei o que você deve dizer '”( Êxodo 4: 10-12 ).
Moisés ainda não aceitou a resposta de Deus. “Mas ele disse: 'Ó meu Senhor, por favor envie pela mão de quem mais você enviar'.” Deus ficou irado com Moisés, mas concedeu-lhe um orador no irmão de Moisés, Arão ( Êxodo 4: 13-14 ).

Embora Moisés não fosse de modo algum perfeito, o restante de suas ações ilustra sua fidelidade e poderosa liderança. Moisés enfrentou o Faraó, liderou o Êxodo, separou o Mar Vermelho e levou o povo ao Monte Sinai, onde a Antiga Aliança foi estabelecida. Ele até fez discursos semelhantes a sermões, como sua exposição sobre os Dez Mandamentos em Deuteronômio 5 . Depois que Moisés morre, o Livro de Deuteronômio termina com o reconhecimento da liderança do profeta.

Mas desde então não surgiu em Israel um profeta como Moisés, a quem o SENHOR conheceu face a face, em todos os sinais e prodígios que o SENHOR o enviou para fazer na terra do Egito, diante de Faraó, diante de todos os seus servos, e em toda a sua terra, e por todo aquele poderoso poder e todo o grande terror que Moisés realizou aos olhos de todo o Israel.
Deuteronômio 34: 10-12

3. Davi


Deus enviou o profeta Samuel a Jessé para ungir um novo rei. Depois que Samuel viu Eliab, o filho mais velho de Jessé, Samuel pensou que o havia encontrado. No entanto, Deus tinha outra pessoa em mente ...

Mas o Senhor disse a Samuel: “Não olhes para a sua aparência ou a sua estatura física, porque eu o recusei. Pois o Senhor não vê como o homem vê; porque o homem olha para a aparência exterior, mas o SENHOR olha para o coração. ” 
1 Samuel 16: 7

Então Samuel continuou com sete dos filhos de Jessé. "E Samuel disse a Jessé: 'Todos os jovens estão aqui?' Então ele disse: 'Ainda permanece o mais novo, e lá está ele, mantendo as ovelhas' "( 1 Samuel 16:11 ). Aquele era David, que provavelmente era adolescente na época. Ele era o menos provável de ser escolhido, mas Deus disse a Samuel que Davi era o único.

Davi enfrentou seu primeiro desafio como rei ungido durante uma batalha com os filisteus. Apesar do medo dos israelitas de Golias, Davi derrotou o guerreiro gigante. É um dos eventos mais famosos de todas as Escrituras e uma das melhores histórias da Bíblia para crianças . "Davi e Golias" tornou-se sinônimo de situações desfavoráveis ​​de muitos tipos.

Davi evitou as tentativas de Saul de matá-lo e mostrou misericórdia ao rei atual ( 1 Samuel 24: 5-7 ). Depois de se tornar rei, Davi era um poderoso comandante e soldado militar e "administrou julgamento e justiça a todo o seu povo" ( 1 Crônicas 18:14 ). Davi escreveu aproximadamente metade de todos os salmos. No Salmo 28 , ele reconheceu onde está a verdadeira força.

Bendito seja o Senhor,
porque ouviu a voz das minhas súplicas!
O SENHOR é a minha força e o meu escudo;
Meu coração confiava nele, e sou ajudado;
Portanto, meu coração se alegra muito,
e com o meu cântico o louvarei.
Salmo 28: 6-7

Descobrir a verdadeira força


Os deficientes bíblicos ilustram onde encontrar a verdadeira força. Só é possível confiar e cultivar um relacionamento com Deus.

Tentar ser forte sozinho é uma receita para o fracasso. Sempre que encontrar momentos difíceis ou épocas da vida, você deve invocar a Deus, que está sempre lá para você. Ao abraçar a oração por força , você pode aprender a estar em constante comunicação com Ele. Ele fornecerá toda a força que você precisa.

A oração é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para se aproximar de Deus. Isso ajuda você a se parecer mais com Aquele cuja imagem você foi criada ( Gênesis 1:27 ; Colossenses 3:10 ). Ao adotar a oração, você pode receber o que precisar, seja força, sabedoria, paciência ou resposta a uma decisão difícil.

Obrigado por ler essa matéria, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba Reflexões Cristãs pelo WhatsApp (19)993702148.

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem