Um cristão deve trabalhar em um bar, boate ou cassino? - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Um cristão deve trabalhar em um bar, boate ou cassino?

Um cristão deve trabalhar em um bar, boate ou cassino?

Práticas pecaminosas em ambiente de trabalho


As Escrituras nos dizem para viver vidas santas diante de Deus e da humanidade, mas isso não significa que seremos sem pecado. Significa que pecaremos menos do que o mundo porque temos o Espírito de Deus e Ele nos convence do pecado, mas, claramente, há algumas coisas que não podemos continuar praticando que são pecaminosas e ainda temos confiança em nossa salvação. Há certos pecados listados na Bíblia que afirmam que aqueles que praticam continuamente tais coisas não herdarão o Reino (1 Co 6: 9-10; Gl 5:21; Ap 22:15). O apóstolo Pedro nos diz que assim como "aquele que te chamou é santo, tu também santas em toda a tua conduta" (1 Ped 1:15), e citando o Antigo Testamento, escreve: "Sereis santo, porque eu sou santo ”(1 Ped 1:16) Esta citação aparece em vários lugares no Antigo Testamento (Lv 11: 44-45, 19: 2, 20: 7, 20:26), por isso sabemos com certeza que Deus dá grande importância ao modo como vivemos nossas vidas, mas e os empregos que são considerados focos de pecado? Lugares como boates, bares e cassinos? E quanto a salões de massagem? Os crentes deveriam trabalhar nesses lugares? As Escrituras nos dão alguma orientação? Eles fazem.

Sejamos filhos da luz e não sente a roda dos escarnecedores


Sejamos filhos da luz e não sente a roda dos escarnecedores


O apóstolo Paulo nos adverte para “não sermos desigualmente unidos aos incrédulos. Para que parceria tem justiça com a ilegalidade? Ou que comunhão tem luz nas trevas ” (2 Cor 6:14)? Deus disse em Sua Palavra: “Farei a minha morada entre eles e andarei no meio deles, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (2Cor 6,16b), no entanto, há coisas no trabalho força que não deveríamos estar fazendo, e há trabalhos específicos que os crentes não deveriam estar fazendo quando entram em conflito com as Escrituras. Deus ordena a Seu povo que “saia do meio deles e se separe deles”, diz o Senhor, e não toque nada impuro; então eu vou recebê-lo ”(2 Cor 6:17), mas se você está trabalhando em um clube noturno ou como um bartender, é impossível sair disso. Sem dúvida, a pessoa, cristã ou não, será influenciada pelo ambiente… para o bem ou para o mal, no entanto, trabalhos que envolvam atividades pecaminosas são contrários ao chamado de Deus em nossa vida como “uma raça escolhida, um sacerdócio real, um santo nação, um povo para sua própria possessão, para que você possa proclamar as excelências daquele que o chamou das trevas para a sua maravilhosa luz ”(1 Pd 2: 9). Desde que fomos tirados da escuridão e para a luz, não faz sentido retornar à escuridão onde as obras da carne são abundantes. Obviamente, essas coisas não glorificam a Deus. Por exemplo, mesmo que seja um extremo, como pode um crente trabalhar em um clube de striptease e não ter suas mentes infiltradas com pensamentos lascivos e práticas pecaminosas, então, sem dúvida, há alguns trabalhos que os cristãos não devem fazer.

Associado com pecadores


Alguns, tentando justificar manter seus empregos, citam Mateus 11:19 onde diz que Jesus comeu e bebeu com os pecadores, mas o fato é que somos todos pecadores. Ele poderia ter se sentado para comer e beber conosco também, e isso seria classificado como “comer e beber com os pecadores”, mas Jesus foi testemunhar aos pecadores e nunca estar perto de suas práticas pecaminosas. Jesus estava associado a leprosos, cegos, mancos, coletores de impostos, assim como pecadores e até mesmo uma mulher apanhada em adultério, porém, Ele não se associava com seus pecados. Jesus disse à mulher apanhada em adultério: “Nem eu te condeno; vai, e de agora em diante não peques mais ”(João 8:11), então Jesus disse a ela para parar de pecar. Para justificar entrar em um bar, seja trabalhando lá, ou dizendo que você está indo lá para pregar o evangelho como parte da Grande Comissão (Mt 28: 18-2), parece ser contrário à maneira como Jesus evangelizou. Por um lado, é difícil testemunhar para uma pessoa intoxicada. Pelo contrário, a Palavra nos diz para "Abster-se de toda forma de mal"(1 Ts 5:22). Algumas traduções dizem que devemos nos abster de toda aparência do mal, e acho que é o que Paulo estava dizendo. Se parece mal, então não deveríamos estar fazendo isso ... seja como um trabalho ou uma atividade. Somos chamados à santidade. Como seria difícil renovar suas mentes diariamente, trabalhando diariamente em lugares como boates, clubes de strip-tease, casas de massagem, bares e cassinos. As atividades predominantes em lugares como esses são menos que edificantes. A admoestação para insistir em “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é adorável, tudo quanto é louvável” (Fp 4: 8) é quase impossível quando os que praticam seus olhos.

Qualquer trabalho que você tenha, se sua consciência estiver preocupada, é um bom sinal de que você está trabalhando em um lugar onde não deveria estar trabalhando. Por exemplo, “não devemos nos associar com alguém que leva o nome de irmão se ele é culpado de imoralidade sexual (2Cor 5.11), mas e se ele não for nosso irmão? Como pode ser exposto às práticas pecaminosas que Deus diz que são abominações que não afetam nossas mentes e nossa caminhada com Cristo? O que entra no portal do ouvido e no portal não pode ser desfeito. Algumas coisas e imagens são gravadas na memória de uma pessoa, que é impossível tirá-las novamente. Uma vez que eles foram plantados, eles estão lá ... para sempre. Pedro escreveu: “Mantém a tua conduta entre os gentios honrosos, para que quando eles falarem contra ti como malfeitores, possam ver as tuas boas obras e glorificar a Deus no dia da visitação”(1 Pe 2:12), mas se você tem um trabalho associado ao pecado, será muito difícil glorificar a Deus por ele. Devemos fugir da tentação ... então trabalhar em áreas onde somos facilmente tentados, é pedir demais de nós.

Conclusão e considerações finais


O melhor guia é a sua consciência, mas mesmo aqui, devemos ser cuidadosos, porque alguns tiveram suas consciências queimadas, o que significa que eles não podem mais nem corar por seus pecados (1 Tm 4: 2). Outros justificaram seus empregos porque precisam ganhar a vida, mas Deus certamente abençoaria a pessoa que arriscou e abandonou tal trabalho para viver uma vida mais santa. Se você tem um trabalho que o deixa desconfortável em relação a questões morais, um trabalho em que você tem que mentir ou trapacear para seu empregador, um emprego onde haja nudez sexual e embriaguez pública, então você deve procurar um novo emprego. Escuridão e luz são incompatíveis, assim como o óleo e a água são.

 Obrigado por ler essa matéria, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba Reflexões Cristãs pelo WhatsApp (19)993702148. 

6 Comentários

  1. Devo procurar um trabalho que não venha a minha consciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preservar um bom ambiente é vital para a saúde intelectual e emocional, como cristãos devemos zelar por isso.

      Excluir
    2. É impossível não pecar nesse mundo (no âmbito profissional) e existem muitas variáveis relacionadas ao trabalho. Suponha que você trabalhe em uma indústria de refrigerantes e a mesma decida fabricar e envasar bebidas alcoólicas. Então você larga o emprego? E se você trabalha em um empresa de contabilidade que faz serviços para fábricas de bebidas? outros exemplos:
      - Se você é um construtor de empreendimentos você não constrói somente igrejas ou casas para cristãos? E se aparece uma grande obra para construção de um templo que você mal sabe para que será usado? E se você nem tem poder de decisão dentro dessa empresa e precisa realizar a obra?
      - Você pode trabalhar em uma empresa de faxina / limpeza e no caso é designado para limpar um hotel? motel? casa de swing? E aí?
      - Se você for garçom? não serve mais bebidas alcoólicas dentro do estabelecimento? certeza que perderá o emprego.
      - Enfim, existem milhares de situações não citadas aqui e viver "puro" seria humanamente impossível.
      A não ser que você viva numa comunidade cristã isolada o que te é difícil e possui grande ônus tb.
      Se você puder escolher o trabalho, aí tudo bem. Faz sentido. Mas isso é minoria e temos visto altos índices de desemprego nessa pandemia. Então o buraco é mais embaixo. Nesse mundo "cão" as coisas não são simples assim e Deus conhece o coração de cada um. Fique com Deus. abs!

      Excluir
  2. É impossível não pecar nesse mundo (Foco no âmbito profissional) e existem muitas variáveis relacionadas ao trabalho. Suponha que você trabalhe em uma indústria de refrigerantes e a mesma decida fabricar e envasar bebidas alcoólicas. Então você larga o emprego? E se você trabalha em um empresa de contabilidade que faz serviços para fábricas de bebidas? outros exemplos:
    - Se você é um construtor de empreendimentos você não constrói somente igrejas ou casas para cristãos? E se aparece uma grande obra para construção de um templo que você mal sabe para que será usado? E se você nem tem poder de decisão dentro dessa empresa e precisa realizar a obra?
    - Você pode trabalhar em uma empresa de faxina / limpeza e no caso é designado para limpar um hotel? motel? casa de swing? E aí?
    - Se você for garçom? não serve mais bebidas alcoólicas dentro do estabelecimento? certeza que perderá o emprego.
    - Enfim, existem milhares de situações não citadas aqui e viver "puro" seria humanamente impossível.
    A não ser que você viva numa comunidade cristã isolada o que te é difícil e possui grande ônus tb.
    Se você puder escolher o trabalho, aí tudo bem. Faz sentido. Mas isso é minoria e temos visto altos índices de desemprego nessa pandemia. Então o buraco é mais embaixo. Nesse mundo "cão" as coisas não são simples assim e Deus conhece o coração de cada um. Fiquem com Deus. abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, conforme narrado, é a consciência que narra o que é certo ou errado nesse sentido, não existe pecado em trabalhar, isso é claro no texto, mas também é importante que a pessoa esteja a vontade com o que está fazendo.

      Respondo muito isso no WhatsApp, não deve-se largar o emprego em impulso, e sim procurar um emprego antes, que possua o clima e as condições onde uma pessoa cristã, sinta-se a vontade, não acredito que um cristão convicto, consiga viver normalmente trabalhando em uma casa noturna ou boate por exemplo, mas a consciência é o que dita a regra.

      Excluir
  3. Entendo seu ponto de vista Guitar. Eu sou garçom e sirvo bebidas, isso é complicado para um Cristão. Mais não consigo outro emprego a meses estou procurando e orando pra Deus abrir as portas. Com o meu emprego de garçom eu pago as contas e assim vou sustentando a casa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem