4 razões para seguidores de Jesus se opor a pena de morte - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas 4 razões para seguidores de Jesus se opor a pena de morte

4 razões para seguidores de Jesus se opor a pena de morte

Minhas considerações contra cristãos que defendem a pena de morte



Apresento a todos 4 razões para os seguidores de Jesus se opor a pena de morte, e antes de mais nada, entendo que existem boas pessoas e boas ideologia em ambas crenças, pois antes de mais nada, esse não é um tema de caráter "teológico" e sim social, tudo será relativo ao contexto de cada tempo, cultura e a sociedade do tempo da "discussão" sobre o assunto.

Quando eu era um evangélico conservador, eu era um grande defensor da pena de morte por todas as razões padrão. Eu até tive uma resposta rápida quando as pessoas corretamente levantaram a hipocrisia de ser contra o aborto, ao mesmo tempo em que eram a pena pró-morte, uma posição que eu argumentei anteriormente que você não pode manter e ainda se chamar de "pró-vida".


4 razões para seguidores de Jesus se opor a pena de morte
Matar não é a resposta!



No entanto, quando eu decidi seguir Jesus em vez de simplesmente ser um cristão que pagou a ele culto oculto enquanto convenientemente ignorava as palavras vermelhas, fui forçado a abandonar meu apoio à pena de morte (e abandonar meu apoio à violência em geral) como parte de Seguir Jesus 

1. A maioria das tentativas de fazer um caso bíblico para o apoio da pena de morte são argumentos baseados principalmente na lei do Antigo Testamento, e essa é uma maneira ruim de se fazer a teologia cristã.


Fique frustrado quando alguém o desafia em uma discussão que você está fazendo no Antigo Testamento, quando lhe perguntam se você come peixe com casca, ou está usando uma mistura de algodão e poliéster?  eles estão apontando corretamente que a maioria dos argumentos teológicos baseados nos versos do Antigo Testamento exigem escolha e inconsistência. Como cristãos, somos parte da igreja do Novo Testamento, não da antiga Israel. Levantar algumas das Leis de Moisés, ignorando a grande maioria do restante, é inconsistente, na melhor das hipóteses, e hipócrita, na pior das hipóteses. A maioria dos que usam essa tática também ignora todo o ensino do Antigo Testamento sobre a questão, esquecendo convenientemente que a pena capital não poderia ser aplicada sem duas testemunhas oculares ( Deuteronômio 17: 6).e esquecendo-se de que até os banqueiros eram considerados detestáveis ​​e condenados à morte ( Ez 18:13 ). No entanto, se alguém insiste em construir um argumento para apoiar as execuções do Antigo Testamento, encontramos uma verdade inconveniente  nos ensinamentos de Jesus:


 2. Jesus revogou a lei do Antigo Testamento que permitia a violência retributiva.


Lembro-me de aprender sobre a pena de morte quando criança e a primeira coisa que me ensinaram foi que a Bíblia diz “olho por olho”. Esse princípio de olho por olho (algo que muitos estudiosos acreditam na época foi projetado para reduzir a violência, limitando-a a uma resposta proporcional) é chamado de "Lex Talionis". O que eu acho mais peculiar com este argumento, foi que eu nunca fui ensinado que Jesus explicitamente disse aos seus seguidores para não mais obedecerem ao Lex Talionis:

“Você ouviu que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente'. Mas eu lhe digo, não resista a uma pessoa má. Se alguém bater na sua bochecha direita, vire a outra bochecha também. E se alguém quiser processá-lo e levar sua camisa, entregue também seu casaco. Se alguém forçar você a percorrer uma milha, vá com eles duas milhas. Dá a quem te pedir, e não se afaste daquele que quer pedir emprestado de ti. ”Mateus 5: 38-42

Então sim, é verdade que o Antigo Testamento permitia a pena capital e a violência retributiva. Jesus, no entanto, pesou em desacordo com este princípio - ou, no mínimo, instruindo que não deveria mais ser observado. Portanto, não é possível argumentar um caso cristão em apoio à pena de morte, citando passagens das escrituras hebraicas, porque isso colocaria alguém em desacordo com o próprio Jesus.


3. Durante seu ministério, Jesus frustrou publicamente uma execução.


Sejamos honestos: se você dissesse que “aquele que é sem pecado pode lançar a primeira pedra”, até mesmo o ateu mais ardente saberia o que você estava referenciando: o fato de que Jesus parou uma execução. Os conservadores romperão com o literalismo quando se trata dessa passagem e argumentarão que isso não significa o que parece significar, mas por que não apenas levar os ensinamentos de Jesus a sério? O fato de que Jesus parou uma execução está completamente alinhado com todas as suas outras proibições contra o uso da violência. Quando Jesus disse que "aquele que é sem pecado pode lançar a primeira pedra", ele estava ensinando que, embora a morte pareça justa e às vezes seja justa, não há ninguém vivo que seja digno de amarrar o laço no pescoço. Portanto, mesmo se estivermos de acordo com a justificativa de que a morte é uma punição justa em alguns casos, chegamos à difícil verdade de que - de acordo com Jesus - nem você nem eu somos perfeitos o suficiente para servir no papel de executor.


4. Jesus ensina que é melhor mostrar misericórdia e compaixão do que obedecer à lei.


Jesus estava sempre se metendo em confusão com os conservadores religiosos. Uma das áreas em que ele se meteu em encrenca mais de uma vez (e o ato que eu acho que levou à morte) estava violando a lei contra o trabalho no sábado. Durante uma dessas ocasiões, Jesus e seus discípulos estavam colhendo grãos (trabalho) porque estavam com fome. Quando confrontado por violar a lei, Jesus respondeu aos conservadores:

“Se você soubesse o que essas palavras significam, 'desejo misericórdia, não sacrifício', você não teria condenado os inocentes.” Mateus 12: 7

Em outra ocasião, Jesus usa essa mesma frase para expulsar os conservadores quando eles o criticam por ter amigos desagradáveis, dizendo-lhes: "vão e aprendam o que isso significa - desejo misericórdia, não sacrifício".

Em uma variedade de circunstâncias, vemos que Deus valoriza a misericórdia e a compaixão acima de tudo - o que significa que devemos ser pessoas que valorizam a misericórdia acima de tudo. Afinal, a misericórdia parece ser a linguagem do amor de Deus.

Acima de qualquer ensino bíblico ou qualquer embolso sobre a pena de morte, recomendo a todos a crerem na palavra de Deus para transformar uma vida, Jesus veio e com Ele o poder do evangelho de transformar a todos.

Estudos relacionados→ "politica e religião"

Compartilhe o reflexões cristãs com seus amigos e familiares, se concorda ou não, deixe sua opinião, fique na paz.

Postagem Anterior Próxima Postagem