Mateus 10 Comentado Completo (A pequena comissão) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Mateus 10 Comentado Completo (A pequena comissão)

Mateus 10 Comentado Completo (A pequena comissão)

Decimo capitulo de Mateus comentado e completo

Mateus 10 é o décimo capítulo do Evangelho de Mateus na seção do Novo Testamento da Bíblia cristã . Este capítulo começa com Jesus chamando alguns de seus discípulos e enviando-os para pregar e curar. Esta seção também é conhecida como o Discurso Missionário ou a Pequena Comissão , em contraste com a Grande Comissão no final do evangelho.


Mateus dez comentado
Mateus dez comentado



Todos os versículos de Mateus comentado

1 Jesus] chamou a si os seus doze discípulos, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e curarem toda enfermidade e toda doença. 

Os discípulos andaram com Jesus e viram muitos milagres que o Senhor fez na frente deles. A essa altura, a fé deles cresceu. Ter autoridade e poder, mas não ter fé suficiente, não funcionará; eles podem ser induzidos a usar erroneamente sua autoridade e poder. Jesus sabia quem eram os discípulos. Jesus lhes deu a autoridade por Sua Palavra.

2 E os nomes dos doze apóstolos são estes: o primeiro, Simão, chamado Pedro, e seu irmão André; Tiago, [filho] de Zebedeu, e seu irmão João; 

Pedro, a Bíblia nos diz que seu nome significa pedra (Veja Mateus 16:18 e João 1:42 ).

3 Filipe e Bartolomeu; Tomé, e Mateus o coletor de impostos; Tiago, [filho] de Alfeu; e Lebeu, por sobrenome Tadeu; 

|fn:  N4 omite "Lebeu, por sobrenome

O traidor não pode ter autoridade porque não teve fé em Jesus. O Senhor teve misericórdia dele e o enviou com os discípulos, mas ele não está sozinho. Ele é diferente, mas não pensa no porquê. Ele vive na escuridão; ele escolheu seu caminho para andar na escuridão.

4 Simão o zeloso, e Judas Iscariotes, o mesmo que o traiu. (ou “zelote”) - tradicionalmente “cananeu” 

|fn:  zeloso |fn:  traiu – lit. entregou

5 Jesus enviou estes doze, e lhes mandou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos. 

devem ser aplicados apenas aos apóstolos para aquela situação particular. Antes de Jesus ser crucificado, Ele veio ministrar apenas à casa de Israel (Veja Mateus 15:24 e Atos 3:25-26). Quando Jesus foi crucificado, Seu sangue foi derramado pelo mundo inteiro. Pelo sangue de Jesus, o amor e a misericórdia de Deus são estendidos aos gentios.

6 Em vez disso, ide às ovelhas perdidas da casa de Israel. 

Os judeus são os que têm o dever de serem os primeiros a divulgar a Palavra de Deus. Então, quando os judeus falam com uma pessoa não-judia, essa pessoa tem o dever de contar a Palavra cada vez mais.

7 E quando fordes, proclamai, dizendo: “Perto está o Reino dos céus”. 

Quando você recebe Jesus como seu Senhor, então o céu vem até você. Estenda sua mão e conte aos outros sobre Jesus. Você compartilha o céu com eles quando compartilha a Palavra. (Nota: os versículos 7 a 10 podem ser aplicados aos apóstolos e a todos os que recebem salário do dízimo para o Senhor.)

8 Curai os doentes, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; recebestes de graça, dai de graça. 

|fn:  RP omite "ressuscitai os mortos", enquanto que N4 põe este texto antes de "limpai os leprosos"

Jesus deu autoridade aos discípulos, exceto ao traidor. Os apóstolos eram especiais. Eles tinham autoridade até o ponto de chamar fogo do céu, punir alguém, curar pela sombra e pelo toque do tecido. Esse tipo de autoridade e poder terminou com a era dos apóstolos. Depois da era dos Apóstolos, Jesus não dá mais autoridade a ninguém. Uma nova era de dons e misericórdia começou onde os milagres são feitos apenas através dos dons do Espírito Santo. Há uma diferença entre autoridade e dons. Pela autoridade, os apóstolos podiam comandar (veja Atos 5:1-11), pelos dons, o poder pertence ao Espírito Santo, e os milagres são realizados orando e pedindo. Se o seu coração estiver aberto, você pode receber os dons do Espírito Santo. Hoje em dia, muitos têm dons do Espírito Santo, mas alguns os estão usando de maneira errada. Cuidado com aqueles que usam o nome de Jesus para se beneficiarem e não deixem que autoproclamados apóstolos venham confundi-los. Somente Jesus tem o poder de nomear um apóstolo.

9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre em vossos cintos; 

10 Nem bolsas para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão [extra] ; pois o trabalhador é digno de seu alimento. 

Refere-se a todos aqueles que recebem salário do dízimo para o Senhor. Esses versículos dizem para você tirar sua mente das coisas deste mundo. Se você se compromete a servir ao Senhor, faça-o sem preocupação. Uma vida luxuosa afasta sua mente de confiar no Senhor. O Senhor proverá o suficiente para sua vida diária. Não tente se preparar mais do que precisa.

11 E em qualquer cidade ou aldeia que entrardes, informai-vos de quem nela seja digno, e ficai ali até que saiais. 

Observe que os versículos 11 a 14 podem ser aplicados a todos os verdadeiros crentes.

“Digno” refere-se àqueles que são dignos aos olhos do Senhor (no coração, não necessariamente em riqueza). Naqueles tempos, os dignos eram os que ajudavam os pobres sem esperar nada em troca. Hoje em dia, ajudamos através da igreja e organizações de caridade, que também é o caminho certo.

12 E quando entrardes na casa, saudai-a. 

Orem por aquela casa para que o Senhor venha sobre ela. Se eles aceitarem o Senhor, o Senhor também os aceitará e ficará com eles.

13 Se a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; mas se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 

14 E quem quer que não vos receber, nem ouvir vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou cidade, sacudi o pó de vossos pés. 

Se eles não aceitarem o Senhor, quando você for embora, não pense mais neles. Se eles rejeitam o Senhor, eles também rejeitam você; elimine-os de sua mente e nenhuma culpa recairá sobre você.

15 Em verdade vos digo que no dia do julgamento mais tolerável será para a região de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. 

"... será mais tolerável ..." Pense aqui na palavra insuportável (intolerável) e imagine ser punido de forma insuportável por toda a eternidade, não apenas por um momento.
"Dia do julgamento" refere-se ao dia do julgamento do fim dos tempos, quando não restará mais arrependimento. O Senhor deu todas as chances possíveis para os humanos se arrependerem quando estiverem nesta terra; este é o único lugar onde podemos nos arrepender.

16 Eis que eu vos envio como ovelhas em meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como pombas. 

As “ovelhas” confiam no pastor para andar sem medo. Assim, você anda com o Senhor, não tem medo e apenas confia no Senhor.
“Lobos” significa o mundo.
“Serpentes”, quando ouvem um som, a primeira coisa que fazem é correr. Da mesma forma, quando você sente que algo não está certo, não há necessidade de experimentá-lo; apenas evite. Você não precisa cair em uma armadilha. Seja gentil e inocente como uma “pomba”. Confie no Senhor como um bebê.

17 Porém tende cuidado com as pessoas; porque vos entregarão em tribunais, e vos açoitarão em suas sinagogas; 

Nos dias de hoje, onde estamos, talvez não enfrentemos perseguições como está escrito; podemos apenas ser rejeitados. As pessoas simplesmente nos rejeitam e nos tratam como uma doença. No passado, os crentes morriam pelo nome de Jesus. Nos dias de hoje, é difícil aceitarmos apenas o constrangimento pelo nome de Jesus; isso se chama fé superficial ou fé fria.

18 E até perante governadores e reis sereis levados por causa de mim, para que haja testemunho a eles e aos gentios. 

Esses versículos falam sobre enfrentar o confronto, aplicando-se ao passado, presente e futuro. Se alguém te confrontar sobre sua fé, a primeira coisa que você deve fazer é invocar o nome de Jesus em seu coração, e as palavras virão à sua boca; o trabalho pertence ao Senhor.

19 Mas quando vos entregarem, não estejais ansiosos de como ou que falareis; porque naquela mesma hora vos será dado o que deveis falar. 

20 Porque não sois vós os que falais, mas sim o Espírito do vosso Pai que fala em vós. 

21 E irmão entregará irmão à morte, e pai ao filho; e filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. 

22 E sereis odiados por todos por causa de meu nome; mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. 

23 Quando, então, vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de [percorrer] as cidades de Israel, até que venha o Filho do homem. 

No versículo 15, o Senhor fala sobre o Dia do Juízo. Então, nos versículos 16 a 25, Ele fala sobre a perseguição que virá. Os cristãos sempre sofrerão algum tipo de perseguição, mas esses versículos se cumprirão em sua plenitude durante um período de tempo antes do tempo da tribulação, antes da segunda vinda do Senhor Jesus. Antes da segunda vinda do Senhor, haverá um movimento de fé iniciado primeiro em Israel. Este parágrafo se aplica em sua plenitude a um grupo de escolhidos de todo o mundo durante este período pré-tribulação.

24 O discípulo não é superior ao mestre, nem o servo superior ao seu senhor. 

Neste versículo, "discípulo" refere-se ao crente, "mestre" (mestre) ao Senhor Jesus, "servo" ao Senhor Jesus e "senhor" ao Pai. Na Bíblia, podemos notar que às vezes o Senhor Jesus se chama de servo do Pai.

25 Seja suficiente ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo como o seu senhor; se ao chefe da casa chamaram de Belzebu, quanto mais aos membros de sua casa? 

"De sua família" refere-se aos crentes.

26 Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não se revelará, [nada] oculto que não se saberá. 

Não temais os que falam contra Deus, os que procuram provas contra o seu nascimento e ressurreição. Acredite pelo seu coração, não pela sua mente.

“pois não há nada coberto … seja conhecido.” Houve conversas contra o Senhor Jesus desde o início, e as pessoas espalharam a palavra de mentiras. No entanto, a verdade sobre Jesus, que Ele é o Filho de Deus, concebido pelo Espírito Santo através da Virgem Maria, crucificado e morto por nossos pecados, e que Ele ressuscitou no terceiro dia no corpo, não pode ser escondido. O mundo verá Jesus novamente e verá a verdade quando Ele vier para julgar o mundo.

27 O que eu vos digo em trevas, dizei na luz; e o que ouvis ao ouvido, proclamai sobre os telhados. 

Este versículo refere-se principalmente ao entendimento da Palavra quando você a lê/ouve. O Senhor fala no coração, não no pensamento da razão. O primeiro pensamento que vier, não o pensamento que você está pensando, traga esse pensamento adiante.

28 E não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei mais aquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. 

"Os que matam o corpo" refere-se aos que são contra os que crêem em Jesus. Existem muitos assim ao nosso redor, e muitos vêm entre nós. Esteja ciente daqueles que estão entre vocês e fingem ser como vocês, mas eles não são. Esses são os verdadeiros inimigos dos verdadeiros cristãos, cuidado com eles; alguns são líderes nas igrejas.

"teme-o ... e corpo no inferno." O Três em Um é o Pai, o Filho Jesus e o Espírito Santo. Todos têm o poder de destruir a alma, mas somente o Pai tem autoridade para ordenar a destruição da alma.

29 Não se vendem dois pardais por uma pequena moeda? Mas nem um deles cairá em terra contra a vontade de vosso Pai. 

|fn:  contra a vontade de – lit. sem

O Pai cuida dos pardais. Somos filhos de Seu Filho; quanto mais o Pai cuidará de nós?

30 E até os cabelos de vossas cabeças estão todos contados. 

Cada palavra que falamos e todas as nossas ações estão escritas no Livro do Juízo. Somos responsáveis ​​pelo que dizemos e fazemos. O julgamento por vir será claro e ninguém pode dizer que o julgamento não é justo.

31 Assim, não tenhais medo; mais valeis vós que muitos pardais. 

Não negue a Jesus e não tenha medo de testemunhar sobre Jesus na frente das pessoas. Só Jesus pode nos levar ao Pai. Sua alma é mais importante que o corpo.

32 Portanto, todo aquele que me der reconhecimento diante das pessoas, também eu o reconhecerei diante de meu Pai, que está nos céus. 

33 Porém qualquer um que me negar diante das pessoas, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. 

34 Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas sim espada. 

35 Porque eu vim pôr em discórdia “o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. 

36 E os inimigos do homem serão os de sua própria casa”. 

|fn:  Ref. Miqueias 7:6

Esses versículos ainda serão cumpridos em um tempo vindouro. Acreditamos que esses eventos acontecerão em sua plenitude antes do período da tribulação e durante o período da tribulação (veja o livro do Apocalipse). As pessoas vão tentar fazer deus na terra. Você vai ouvir sobre isso, deus na terra que pode te salvar. E eles vão chamar as pessoas para se juntarem a eles para salvar o mundo; não os siga, pois eles não podem salvá-lo; estes são falsos cristos. Eles vão mudar alguma coisa na Bíblia, de modo que todas as Bíblias que saem não são mais a verdadeira Bíblia. Você não encontrará uma Bíblia verdadeira; será proibido. Este será um tempo de um falso deus, um falso cristo e uma palavra falsa. Eles usarão o medo humano das pessoas para fazê-las abandonar sua verdadeira Bíblia. Eles farão as pessoas acreditarem que há um erro na Bíblia, e as pessoas desistirão de sua própria Bíblia verdadeira e se juntarão a eles. Não tente salvar sua vida por causa deste mundo. Você acha que pode fazer isso, mas muitos não serão capazes de manter a verdade quando chegar a hora.

37 Quem ama pai ou mãe mais que a mim não é digno de mim; e quem ama filho ou filha mais que a mim não é digno de mim; 

Se você tem alguém que você ama, seu próprio filho, ou seu próprio familiar que caiu nessa armadilha sombria (veja os comentários acima 10:32-36) e quer pegá-lo, volte para a Palavra de Jesus e pense nisso. Não caia nessa. Lembre-se que você tem uma família no céu!

38 E quem não toma sua cruz e segue após mim não é digno de mim. 

Carregue sua própria crença, não a crença que alguém quer que você tenha. Você tem a verdadeira Palavra; é a sua vida; siga a Palavra.

39 Quem achar sua vida a perderá; e quem, por causa de mim, perder sua vida, a achará. 

As pessoas vão tentar se livrar da verdadeira Palavra. Eles vão mudar alguma coisa na Bíblia, e todas as Bíblias que sairão não serão Bíblias verdadeiras. Atenção. Eles acham que têm boas notícias para lhe contar; não acredite neles. É uma boa notícia para eles levar sua alma. A única maneira de ser salvo é seguindo os ensinamentos de Jesus, lendo a Palavra e obedecendo.

40 Quem vos recebe, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 

O versículo mostra uma reação em cadeia. Se você recebe aquele que vem em nome de Jesus, você recebe Jesus. E se você recebe Jesus, você recebe o Pai que O enviou.

41 Quem recebe um profeta por reconhecê-lo como profeta receberá recompensa de profeta; e quem recebe um justo por reconhecê-lo como justo receberá recompensa de justo. 

|fn:  por reconhecê-lo como - lit. em nome de – também v. 42

Se você recebe alguém que se diz profeta ou justo e acredita que o dom vem do Senhor, você recebe Aquele que lhe dá autoridade. Não duvide; busque primeiro o conselho do Espírito Santo por meio da oração, e Ele o guiará. Aprecie o trabalho deles, mas não se esqueça de que tudo deve corresponder ao que a Bíblia afirma. A Bíblia deve ser seu guia.

42 E qualquer um que der ainda que somente um copo de [água] fria a um destes pequenos por reconhecê-lo como discípulo, em verdade vos digo que de maneira nenhuma perderá sua recompensa.

Este versículo se refere àqueles que acreditam na Bíblia e acreditam no que a Bíblia nos diz sobre Jesus. Eles agem não à maneira do mundo, mas à maneira de Jesus. O aspecto central do seguimento de Jesus é: “Amar o próximo como a si mesmo”. “pequeninos” referem-se aqui aos crentes em Jesus.

“água fria” aqui se refere ao Evangelho. Precisamos sempre alimentar o Evangelho entre nós e os outros.

“Em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.” Nós, como cristãos, precisamos mostrar misericórdia e bondade a todos que nos pedem. Mostre misericórdia e bondade como o Senhor mostra misericórdia e bondade a todos, e você acumulará tesouros no céu.

Todos os capítulos de Mateus comentado.         

💣 Obrigado por ler esse conteúdo, lançaremos novos capítulos comentados todos os sábados, faça a sugestão de temas para estudos bíblicos em nosso WhatsApp.        

📖Adquira o livro "O Anticristo" um dos melhores sobre escatologia, com uma ótima e completa descrição sobre a personalidade, assim como sinais na sociedade que indicam o aparecimento desse personagem controverso e apocalíptico. 

💥Considere doar qualquer valor para nossa chave pix: blogreflexoescristas@gmail.com e ajude o projeto a manter-se independente, dessa forma o blog poderá ter novos equipamentos e continuar divulgando conteúdos exclusivos gratuitamente.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem