Mateus 11 comentado completo (Jesus segue ensinando seus apóstolos) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Mateus 11 comentado completo (Jesus segue ensinando seus apóstolos)

Mateus 11 comentado completo (Jesus segue ensinando seus apóstolos)

Decimo primeiro capitulo de Mateus completo e comentado

Mateus 11 vem imediatamente depois que Jesus enviou Seus doze apóstolos escolhidos a dedo em viagens missionárias separadas, em pares (Mateus 10:1–4). O próprio Jesus continua pela Galileia, ensinando e pregando (Mateus 11:1).


Todos os versículos de Mateus 11 comentado



Todos os versículos de Mateus 11 comentado

1 Quando Jesus acabou de dar as ordens aos seus doze discípulos, partiu dali para ensinar e para pregar em suas cidades. 

Apenas instruir os discípulos não era suficiente para eles ficarem sozinhos. O Senhor viajou com eles por um curto período, mas Jesus foi com eles apenas como apoio moral; Ele não fez as ações (Veja João 4:1-2 ). Os discípulos precisavam dessa experiência para fazer a obra do Senhor sozinhos enquanto eram guiados por Jesus. O Senhor queria prepará-los para que pudessem fazer a obra depois que Ele fosse levado.

“Ele partiu dali…”; Depois, Ele se separou dos discípulos e foi sozinho ensinar e pregar. Os discípulos sabiam onde poderiam encontrá-lo e, se encontrassem algum problema, poderiam encontrá-lo.

2 E João, ao ouvir na prisão as obras de Cristo, enviou [-lhe] dois de seus discípulos, 

|fn:  TR, RP: dois de - N4:por

3 Perguntando-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? 

João era apenas um homem. Ele teve um curto período de tempos difíceis. Quando chegam os momentos difíceis, vem também a dúvida.

4 Jesus lhes respondeu: Ide anunciar a João as coisas que ouvis e vedes: 

5 Os cegos veem, e os mancos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o Evangelho; 

6 E bendito é aquele que não deixar de crer em mim. 

|fn:  bendito – ou “bem-aventurado” |fn:  deixar de crer – tradicionalmente “escandalizar-se”

Principalmente, este versículo se concentra em Jesus, que é o Filho de Deus, concebido pelo Espírito Santo, nascido de uma virgem para ser Deus e homem ao mesmo tempo. Bem-aventurados os que crêem nisso.

7 Depois que eles se foram, Jesus começou a dizer às multidões acerca de João: Que saístes ao deserto para ver? Uma cana que se move pelo vento? 

"A cana agitada pelo vento" refere-se a pessoas que não conseguem se apegar a nada. Eles apenas vão com o vento e não têm espinha dorsal para ficar sozinhos.

8 Mas que saístes para ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Eis que os que usam roupas delicadas estão nas casas dos reis. 

|fn:  N4 omite "roupas"

9 Mas que saístes para ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que um profeta; 

10 Porque este é aquele sobre o qual está escrito: “Eis que diante de tua face envio o meu mensageiro, que preparará o teu caminho diante de ti.” 

|fn:  N4 omite "Porque" |fn:  Ref. Malaquias 3:1

"Diante da tua face" refere-se a Jesus.

"Prepara o teu caminho diante de ti" refere-se a preparar o caminho para o batismo de Jesus. João foi o homem na terra escolhido pelo Pai para batizar Jesus; é por isso que o mensageiro é muito mais que um profeta.

11 Em verdade vos digo que, dentre os nascidos de mulheres, não se levantou [outro] maior que João Batista; porém o menor no Reino dos céus é maior que ele. 

João foi designado para nascer. Seu destino foi decidido antes de ele nascer (Veja Lucas 1:13-17 ). Ele era o mensageiro do Senhor, e esse foi o propósito para ele nascer.

“Os menores no reino dos céus” ou “pequenos no reino dos céus” refere-se a seres celestiais (como os anjos). Os humanos nascem de natureza pecaminosa, mas aqueles que nascem no céu nascem sem pecado. O versículo dá uma comparação simples entre dois tipos: as almas viventes na terra e as almas viventes no céu.

12 E desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é forçado, e os que usam de força o tomam. 

|fn:  tomam – ou se apoderam dele

"Desde os dias de João Batista" refere-se aos dias em que João Batista começou a pregar no deserto.

"Até agora" refere-se à época em que Jesus iniciou Seu ministério.

"O Reino... pela força." Esta parte do versículo se refere ao mundo espiritual.

13 Porque todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 

14 E se estais dispostos a aceitar, este é o Elias que havia de vir. 

15 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 

|fn:  N4 omite "para ouvir"

16 Mas com quem compararei esta geração? Semelhante é às crianças que se sentam nas praças, e chamam aos seus colegas, 

|fn:  TR, RP: e chamam aos seus colegas - N4: que chamam aos outros

"Esta geração" refere-se à raça humana desde o início até o fim dos tempos; desde o começo até o fim porque todas as pessoas têm ouvidos e olhos, mas nunca puderam usá-los como o Senhor os criou.

"Filhos" são os crentes, filhos de Deus.

"Companheiros" ou "companheiros de brincadeiras" são aqueles que os crentes, crianças, pensam que são crentes como eles.

17 E dizem: “Tocamos flauta para vós, mas não dançastes; cantamos lamentações para vós, mas não chorastes.” 

|fn:  N4 omite "para vós"

Os filhos de Deus se alegram em louvar e cantar, e verão a diferença. Aqueles que acreditam como eles glorificarão o Senhor junto com eles, e aqueles que não acreditam como eles não glorificarão o Senhor. No contexto aqui, esses versículos são direcionados aos judeus. Os judeus eram todos filhos de Deus escolhidos por Deus. No entanto, apenas alguns reconheceram Jesus como o Messias. Em vez disso, muitos deles zombaram de Jesus e João.

18 Porque veio João, sem comer nem beber, e dizem: “Ele tem demônio.” 

19 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: “Eis aqui um homem comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e pecadores!” Mas a sabedoria prova-se justa por meio de seus filhos. 

|fn:  TR, RP: seus filhos - N4: suas obras

“O Filho do Homem veio comendo e bebendo…”; As pessoas que usam esse versículo para apontar que o Senhor bebeu são pessoas que tentam derrubar o Senhor. Eles usam versículos da Bíblia para justificar suas próprias crenças e ações. O Senhor nunca bebeu álcool. O vinho que o Senhor bebeu era suco de uva, pois se o Senhor nos ensinou a não beber, certamente Ele mesmo não beberá.

“amigo de publicanos e pecadores…”; O Senhor tem sido amigo dos pecadores. O propósito de ser amigo dos pecadores é tirar os pecadores de seus caminhos sombrios. Não pense que estar com os pecadores significa ser como eles. A “sabedoria” nesses versículos é ver o propósito que o Senhor tinha em estar com os pecadores. Use essa sabedoria que o Senhor provê e justifique suas próprias ações. Use as orientações do Senhor para estar com os pecadores. Jesus foi para ensiná-los, não para aprender com eles. Faça o mesmo.

20 Então ele começou a acusar as cidades em que a maioria de seus milagres haviam sido feitos, por não terem se arrependido: 

21 Ai de ti Corazim! Ai de ti Betsaida! Porque se em Tiro e em Sídon tivessem sido feitos os milagres que em vós foram feitos, há muito tempo teriam se arrependido com saco e com cinza! 

22 Porém eu vos digo que mais tolerável será para Tiro e Sídon, no dia do juízo, que para vós. 

23 E tu, Cafarnaum, que estás exaltada até o céu, ao mundo dos mortos serás derrubada! Pois se em Sodoma tivessem sido feitos os milagres que foram feitos em ti, ela teria permanecido até hoje. 

|fn:  TR, RP:que estás exaltada até o céu - N4: estarás tu exaltada até o céu?

Os versículos 20 a 24 mostram que o arrependimento para com o Senhor é a principal questão para nós humanos fazermos. Quando nos arrependemos também, significa que aceitamos que Jesus é o maior, e Ele é Deus. Se não nos arrependermos, seremos destruídos no inferno.

24 Porém eu vos digo que mais tolerável será para os da região de Sodoma, no dia de juízo, que para ti. 

25 Naquele tempo Jesus pronunciou: Graças te dou, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste às crianças. 

“Estas coisas” refere-se ao fato de que Jesus pode perdoar pecados, e sob a morte de Jesus, os pecados podem ser perdoados. Existe apenas um nome sob e acima dos céus que pode pedir perdão por nós, e esse nome é Jesus.

“Sábio e entendido” refere-se àqueles que pensam que sabem tudo. Eles acreditam que sabem tudo, mas nem sabem o que vai acontecer amanhã.

“Bebês” ou “Filhinhos” são aqueles que aceitam Jesus e comungam com o Senhor, bebem Seu sangue e se unem para ser um com o Senhor.

26 Sim, Pai, porque assim foi agradável a ti. 

27 Todas as coisas me foram entregues pelo meu Pai; e ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; nem ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho, e a quem o Filho [o] quiser revelar. 

Todas as coisas (as almas e o poder) pertencem a Jesus, mas Ele ainda não tomou posse. Ele veio neste momento para pedir-lhes que viessem a Ele ("Vinde a Mim").

28 Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos farei descansar. 

O trabalho aqui não significa apenas os missionários e pastores trabalhando para o Senhor, mas também inclui todos aqueles que buscam e desejam fazer o trabalho para o Senhor. Como significado secundário, o trabalho pode ser aplicado a todos aqueles que trabalham pelas coisas deste mundo, mas ainda buscam o Senhor.

"Pesados" são aqueles que carregam o fardo pelas almas perdidas que não tiveram a chance de conhecer o Senhor e sentem o coração pesado para ir e contar aos outros sobre Jesus.

“Eu te darei descanso”; Venha a Jesus e fique sob Seu sangue, e você encontrará paz e descanso para sua alma.

29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 

O “jugo” é dizer o amor e o conhecimento sobre Deus Pai. Diga a todos que o Pai é bondoso e amoroso, mas Sua ira é ainda maior que Seu amor. Venha e glorifique o Pai através de Jesus.

“porque sou manso…”; Seja humilde, não se vanglorie. Deus não é só para você; compartilhar o amor e o conhecimento sobre Deus.

30 Pois o meu jugo é suave, e minha carga é leve.

"Meu jugo é suave" refere-se ao amor por todos. Todos os que pedem misericórdia e amor em nome do Senhor mostram misericórdia a eles e trazem sua situação para oração. Lembre-se, devemos orar de dentro de nossos corações e não apenas com nossas bocas.

"Meu fardo é leve" significa o amor e o cuidado por todos os crentes com os quais você entra em contato. Mas devemos vir em nome do Senhor e entregar nossa preocupação e preocupação ao Senhor. Nosso dever é orar detalhadamente por eles e não nos preocupar com eles. Preocupar-se com eles é pesado demais para nós; esse é o dever do Senhor.

Todos os capítulos de Mateus comentado.          

💣 Obrigado por ler esse conteúdo, lançaremos novos capítulos comentados todos os sábados, faça a sugestão de temas para estudos bíblicos em nosso WhatsApp.         

📖Adquira o livro "O Anticristo" um dos melhores sobre escatologia, com uma ótima e completa descrição sobre a personalidade, assim como sinais na sociedade que indicam o aparecimento desse personagem controverso e apocalíptico.  

💥Considere doar qualquer valor para nossa chave pix: blogreflexoescristas@gmail.com e ajude o projeto a manter-se independente, dessa forma o blog poderá ter novos equipamentos e continuar divulgando conteúdos exclusivos gratuitamente.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem