Mateus 8 Comentado completo (A cura do leproso) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Mateus 8 Comentado completo (A cura do leproso)

Mateus 8 Comentado completo (A cura do leproso)

Segundo capitulo de Mateus comentado e completo


Mateus 8 é o oitavo capítulo do Evangelho de Mateus no Novo Testamento da Bíblia. Este capítulo abrange diversos episódios do ministério de Jesus na Galileia antes da morte de João Batista, principalmente milagres.

Mateus 8 é o oitavo capítulo do Evangelho


1 Quando ele desceu do monte, muitas multidões o seguiram. 

"E quando Ele ... montanha." Isso aconteceu depois de ensinar multidões de pessoas na montanha (veja os capítulos 5, 6 e 7).

As pessoas por vezes viam Jesus como sinal de esperança, seja para a cura de seus problemas, como também para saciar suas almas de conhecimento, no qual notavelmente Jesus demonstrava possuir, embora realmente Jesus estava cercado por multidões, nem todos iam por amor, e sim por necessidade.

De certa forma o cristianismo primitivo não é diferente do cristianismo atual, muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.

2 E eis que um leproso veio e prostrou-se diante dele, dizendo: Senhor, se quiseres, podes me limpar. 

O Senhor escolheu primeiro este leproso para consolá-lo porque seu coração buscava o Senhor. Era um homem pobre, com o corpo sujo de lepra, mas com o coração humilde e limpo.

3 Jesus estendeu a mão e o tocou, dizendo: Quero, sê limpo. E logo ele ficou limpo de sua lepra. 

|fn:  N4 omite "Jesus"

 "Vejam, não digam a ninguém..." Esta cura foi feita em público, então ficou evidente que o Senhor disse ao leproso algo pessoal quando o curou, e Seu mandamento se refere a este fato. Ele não deveria contar a ninguém sobre o que o Senhor lhe disse em particular.

4 Então Jesus lhe disse: Tem o cuidado de dizeres a ninguém; mas vai mostrar-te ao sacerdote, e oferece a oferta que Moisés ordenou, para que lhes haja testemunho. 

5 Quando Jesus entrou em Cafarnaum, veio a ele um centurião, rogando-lhe, 

|fn:  RP, N4 omitem "Jesus"

6 E dizendo: Senhor, o meu servo jaz em casa, paralítico, e gravemente atormentado. 

Se você tiver fé, pode pedir que alguém sob sua autoridade receba misericórdia. O centurião pediu misericórdia para seu próprio servo, que lhe pertencia.

7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e o curarei. 

|fn:  N4 omite "Jesus"

8 E o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres sob meu telhado; mas dize somente uma palavra, e o meu servo sarará. 

O centurião mostra-se humilde e tem uma fé simples e honesta. Não pense que você merece alguma coisa; apenas venha com fé simples. Você entra no trono do Pai quando vem com um coração humilde.

9 Pois eu também sou homem debaixo de autoridade, e tenho debaixo de meu comando soldados; e digo a este: “Vai”, e ele vai; e ao outro: “Vem”, e vem; e a meu servo: “Faze isto”, e ele faz. 

10 Quando Jesus ouviu [isto] , maravilhou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.TR, RP: nem mesmo em Israel encontrei tanta fé - N4: ninguém em Israel achei com tanta fé 

Venham ao Senhor com fé simples, pedindo misericórdia, não exigindo misericórdia. Deus tem misericórdia dos humanos, e Ele enviou Jesus não porque os humanos estavam exigindo, mas porque o Pai tem amor e misericórdia. A obediência de Jesus ao Pai é maior que o Seu próprio sofrimento; Ele se rebaixou para se tornar humano.

11 Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque, e Jacó, no Reino dos céus. 

12 Os filhos do reino, porém, serão lançados nas trevas de fora; ali haverá pranto e ranger de dentes. 

13 Então Jesus disse ao centurião: Vai, e assim como creste, a ti seja feito. E naquela mesma hora o servo dele foi sarado. 

|fn:  N4 omite "dele"

14 E quando Jesus veio à casa de Pedro, viu a sogra dele, deitada e com febre. 

15 Ele tocou a mão dela, e a febre a deixou. Então ela se levantou e começou a servi-los. 

|fn:  RP, N4 contêm "servi-lo"

No caso da sogra de Pedro, o Senhor teve compaixão de Pedro porque Pedro não estaria em casa para cuidar dela. A sogra era quem cuidava da casa. Jesus tocou a mão dela, e ela foi curada instantaneamente, e ela se levantou e começou a servir a Jesus.

16 Quando chegou o anoitecer, trouxeram-lhe muitos endemoninhados. Ele expulsou-lhes os espíritos com a palavra, e curou todos os que estavam doentes, 

17 Para que se cumprisse o que havia sido dito pelo profeta Isaías, que disse: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. 

|fn:  Ref. Isaías 53:4

Jesus levou as nossas enfermidades com a Sua Palavra, e carregou-as na cruz sobre as chagas dos cravos. Ele carregou todos os pecados do mundo, passado, presente e futuro, nas perfurações daqueles pregos. 

Deus habitou entre nós, e levou nossas feridas e enfermidades, muitas pessoas tem medo do câncer e outras doenças, mas a doença mais perigosa que Jesus curou de todos os que o procuram, é o vazio existencial.

Não estamos mais sozinhos, temos um Salvador e amigo pessoal para todos os momentos.

18 E Jesus, ao ver muitas multidões ao redor de si, mandou que passassem para a outra margem. 

|fn:  TR, RP: muitas multidões - N4: uma multidão

19 Então um escriba se aproximou, e disse-lhe: Mestre, eu te seguirei aonde quer que fores. 

O verdadeiro lar de Jesus não é na terra; está no céu. Seguir Jesus significa construir tesouros no céu, não na terra. Nossas razões para seguir a Jesus devem estar bem definidas em nossos corações.

20 Jesus lhe respondeu: As raposas têm covis, e as aves do céu ninhos; mas o Filho do homem não tem onde recostar a cabeça. 

21 E outro dos seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai. 

|fn:  N4 omite "seus"

22 Porém Jesus lhe disse: Segue-me, e deixa aos mortos enterrarem seus mortos. 

Os viventes estão com o Senhor Jesus; Ele é o doador da vida. Devemos segui-Lo, e passamos da morte para a vida; não estamos mais entre os mortos. Observe que aqui o Senhor responde à pergunta de um discípulo e, no versículo 19, Ele responde à pergunta de um escriba. Olhe para os objetivos de suas perguntas.

23 Então ele entrou no barco, e seus discípulos o seguiram. 

24 E eis que se levantou no mar uma tormenta tão grande que o barco era coberto pelas ondas; porém ele dormia. 

25 E seus discípulos se aproximaram para acordá-lo, dizendo: Senhor, salva-nos! Estamos sendo destruídos! 

|fn:  TR: "seus discípulos" - RP: "os discípulos" - N4 omite

26 E ele lhes respondeu: Por que temeis, [homens] de pouca fé? Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar. E houve grande calmaria. 

27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? 

Deus criou a situação para edificar a fé dos discípulos para seguir Jesus. O Pai queria que eles vissem que Jesus é o Filho de Deus, e eles deveriam ouvi-lo e obedecê-lo. E fortalecer a fé deles é essencial, pois os discípulos de Jesus enfrentarão muitas coisas no futuro e precisarão de uma fé sólida para prosseguir. Seguir Jesus não foi fácil para eles. A vida deles não pertence mais a eles mesmos; eles pertencem a Jesus.

28 E quando chegou à outra margem, à terra dos gergesenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados que tinham saído dos sepulcros. Eles eram tão ferozes que ninguém podia passar por aquele caminho. 

|fn:  TR, RP: gergesenos - N4: gadarenos

A cura descrita em Mateus e a cura descrita em Marcos, capítulo 5, aconteceram na mesma região, mas em áreas diferentes da região que não eram próximas uma da outra. Gadarenes (gergesenes) refere-se ao nome da região, e gerasenes em Marcos refere-se ao nome de uma aldeia. A região tinha duas pontas, e nas duas pontas acontecia a mesma coisa. Um com dois homens descritos aqui e o outro com um homem descrito em Marcos. O nome de Jesus se espalhou por toda parte por causa dessas curas. O Senhor encontrou muito mais desses tipos de pessoas, que Ele curou. Nem todos os casos encontrados pelo Senhor Jesus estão presentes em nossos tempos porque Jesus estava na terra.

29 E eis que gritaram, dizendo: Que temos contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui nos atormentar antes do tempo? 

|fn:  N4 omite "Jesus"

30 Enquanto isso longe deles estava uma manada de muitos porcos pastando. 

31 E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsares, permite-nos entrar naquela manada de porcos. 

|fn:  TR, RP: permite-nos - N4: manda-nos

32 E ele lhes disse: Ide. Então eles saíram, e entraram na manada de porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se lançou de um precipício ao mar, e morreram nas águas. 

|fn:  TR, RP: na manada de porcos - N4: nos porcos |fn:  N4 omite "de porcos"

33 E os que cuidavam dos porcos fugiram; e ao chegarem à cidade, anunciaram todas [estas] coisas, inclusive o que [havia acontecido] aos endemoninhados. 

34 E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus; e quando o viram, rogaram-lhe que se retirasse do território deles.

O porco era como um deus para esse povo, pois os porcos davam tudo a eles. Suas riquezas e muito mais vieram dos porcos. A morte de seus porcos os deixou com raiva de Jesus, então eles não O queriam por perto.

ghhhh

Todos os capítulos de Mateus comentado.       

💣 Obrigado por ler esse conteúdo, lançaremos novos capítulos comentados todos os sábados, faça a sugestão de temas para estudos bíblicos em nosso WhatsApp.      

📖Adquira o livro Livro "30 Dias de Oração pelo Marido" que tem ajudado a salvar muitos casamentos.

💥Considere doar qualquer valor para nossa chave pix: blogreflexoescristas@gmail.com e ajude o projeto a manter-se independente, dessa forma o blog poderá ter novos equipamentos e continuar divulgando conteúdos exclusivos gratuitamente.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem