Mateus 6 comentado completo (Jesus ensina seus discípulos a orar) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Mateus 6 comentado completo (Jesus ensina seus discípulos a orar)

Mateus 6 comentado completo (Jesus ensina seus discípulos a orar)

Estudo do sexto capitulo de Mateus comentado, completo e gratuito

Jesus nos ensina a orar, particularmente acredito que esse ensinamento de Jesus dispensaria palavras "extra" e meus comentários nem se fazem necessários, você pode nunca ter lido a bíblia, mas lendo essa passagem, prestando a atenção em cada palavra de Jesus, de mente aberta, procurando a verdade, encontrará a evolução espiritual.

Ainda sim, deixo meus comentários, e espero que possa acrescentar o máximo possível, para que todos reflitam o máximo sobre as palavras de nosso Senhor e Salvador.


jesus e a oração do pai nosso.
Estudo sobre Mateus 6



🕮 Jesus ensina aos discípulos a orar

1 Ficai atentos para que não façais vossa esmola diante das pessoas a fim de que sejais vistos por elas; de outra maneira não tereis recompensa de vosso Pai que está nos céus. 

|fn:  TR, RP: esmola - N4: boa ação (lit. "justiça")

2 Portanto, quando fizeres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados pelas pessoas; em verdade vos digo que já receberam sua recompensa. 

3 Mas quando tu fizeres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a tua direita; 

4 Para que a tua esmola seja em segredo, e teu Pai, que vê em segredo, ele te recompensará em público. 

|fn:  N4 omite "em público"

O objetivo de fazer algo é agradar ao Senhor e não agradar a outras pessoas; nem é para agradar a si mesmo.

Quando você ora, pense no propósito das palavras que você diz. Verifique seu coração antes de orar em público. Você está trazendo uma necessidade ao Senhor para pedir Sua ajuda ou mostrar o que está fazendo? Você está dizendo uma coisa, mas seu coração está pensando em outra coisa? Você está orando para que o Senhor saiba ou para que as pessoas saibam?

5 E quando orares, não sejas como os hipócritas; porque eles amam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelas pessoas. Em verdade vos digo que já receberam sua recompensa. 

6 Porém tu, quando orares, entra em teu quarto, fecha tua porta, e ora a teu Pai, que está em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, ele te recompensará em público. 

|fn:  N4 omite "em público"

Vá para o seu quarto quando orar e peça seus próprios desejos pessoais e não necessidades. Faça a diferença entre seus desejos e necessidades quando orar. As necessidades que você tem, traga-as em público ( igreja ) para oração, mas seus desejos pessoais devem estar entre você e o Senhor. Mas, para os desejos ou necessidades de outra pessoa, quando as coisas são muito complicadas para a própria pessoa, elas podem trazê-las em público para oração, para que todos possam participar orando juntos. Dessa forma, você pode evitar se gabar. Porque quando entre irmãos fazem oração um pelo outro, o Senhor concede misericórdia. Quando o Senhor concede misericórdia, a pessoa pode se sentir orgulhosa, mas quando alguém ora também, a vanglória diminui ( será controlada ).

7 E quando orardes, não façais repetições inúteis como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. 

8 Não sejais, pois, semelhantes a eles; porque vosso Pai sabe o que necessitais, antes que vós peçais a ele. 

Existem dois tipos de necessidades. A primeira necessidade é a necessidade de cumprir o que não temos; essas são nossas verdadeiras necessidades. A segunda necessidade é a necessidade de se exibir; nós já temos, mas queremos mais; estes são os nossos desejos. As verdadeiras necessidades, podemos trazê-las para oração pública. Os desejos devem ser apenas entre o Senhor e nós, eles devem ser contados em segredo, e não devemos contar a eles em público; em vez disso, devemos trazer louvores e agradecimentos ao Senhor pelo que já temos. Na verdade, esse versículo nos diz para nos contentarmos e ter certeza de que o Senhor sabe o que precisamos antes mesmo de pedirmos, e Ele suprirá todas as nossas necessidades como achar melhor.

9 Vós, portanto, orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. 

O primeiro elemento da oração, é reconhecimento, reconhecer a grandiosidade de Deus, ao exaltar o nome de seu Deus

10 Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra, assim como no céu. 

Reconhecer a vontade de Deus, independente da vontade de sua vontade pessoal, isso é buscar a maturidade espiritual, as coisas acontecem, você pode fazer algo no presente, suas obras podem ter peso no resultado da sua vida, mas o futuro é apenas nunca está sobre o nosso controle, assim como nossas vidas, somos pequenos perto do restante do mundo, e não somos a "única bolacha" do pacote.

Deus é o dono e criador de todas as coisas, e nossa vontade é pequena perto de seu plano e sua grandiosa obra, reconheça a autoridade e majestade de Deus, entenda aceitar suas decisões, pois nossa mante não e capaz de entender todas as coisas, e dizer isso, quer dizer que precisamos aceitar "nosso destino" e não sofrer com cada coisa fora do nosso controle que acontece.

11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje. 

O sustento cotidiano, sabendo que somos pequenos, estamos todos sobre a mão provedora de Deus, de forma que não somos capazes de sustentarmos sozinhos, sua plantação precisa de chuva e de bom tempo para cultivo, suas reservas precisam estar livres de pragas e ladrões, embora possamos ter ações em busca de liberdade financeira e alimentar, mas não temos todos os "algoritmos" sob nosso controle, precisamos de Deus.

Certa vez Jesus disse que "Nem só do pão viverá o homem..." isso porque também precisamos de alimento espiritual, dessa forma, o próprio sustento, é apenas a terceira "solicitação de Jesus" em sua oração.

12 E perdoa-nos nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. 

Todos nós em nosso dia a dia, cometemos pecado, entender e aceitar essa realidade, é uma forma de chegar a maturidade espiritual, entenda que somos todos pecadores, e precisamos sabermos buscar por melhorias, e pedir perdão, ao próximo, muitas vezes nossas ações magoas as demais pessoas, e nem sempre pedimos perdão pelo nosso ato, por isso o ato de perdoar, não revidar, não odiar, não se vingar, é algo que precisamos como cristãos ter como cultura.

13 E não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, o poder, e a glória, para sempre, Amém. 

|fn:  N4 omite: porque teu (...) Amém

"Pois Teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém." Alguns manuscritos omitem essa parte do versículo, mas deve ser considerada como parte do Evangelho original.


14 Porque se perdoardes às pessoas suas ofensas, vosso Pai celestial também vos perdoará; 

O princípio aqui é que, se você der dez moedas, receberá dez moedas.

15 Mas se não perdoardes às pessoas suas ofensas , também vosso Pai não vos perdoará vossas ofensas. 

|fn:  N4 omite: suas ofensas

16 E quando jejuardes, não vos mostreis tristonhos, como os hipócritas; porque eles desfiguram seus rostos, para parecerem aos outros que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam sua recompensa. 

Jejum é um segredo entre você e o Senhor, não trombeta para os outros quando jejua, mas mantenha um segredo entre você e o Senhor. O Senhor vê o que você faz em segredo.

17 Porém tu, quando jejuares, unge a tua cabeça e lava o teu rosto, 

18 Para não pareceres às pessoas que jejuas, mas sim ao teu Pai, que está em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, ele te recompensará em público . 

|fn:  RP, N4 não contêm "em público"

19 Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde e a traça e a ferrugem gastam, e onde os ladrões invadem e roubam; 

Os tesouros na terra são tudo o que você acha que é seu. Mas todos eles não são reais, são seus por um momento e depois se foram.

20 Mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem gastam, e onde os ladrões não invadem nem roubam. 

Tesouros no céu são quando você está louvando e glorificando o Senhor. Cada palavra que você usa para glorificar o Senhor é seu tesouro no céu; construa-os cada vez mais. O Senhor é seu guardião seguro, e toda palavra que o Senhor ouve, Ele guarda para você.

21 Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. 

|fn:  N4 contém: teu tesouro, (...) teu coração

O que quer que você pense, seu coração está lá. Se você pensa no Senhor, seu coração estará lá para glorificar o Senhor de cor, não apenas pela boca.

22 A lâmpada do corpo é o olho; portanto, se o teu olho for puro, todo o teu corpo será luminoso. 

Esta passagem não fala sobre olhos físicos, mas sobre o olho espiritual do seu corpo. O olho espiritual recebe luz da oração. Se você não ficar em oração, seu olho espiritual entra na escuridão.

23 Porém se o teu olho for maligno, todo o teu corpo estará em trevas. Assim, se a luz que há em ti são trevas, como são grandes [essas] trevas! 

Se seu olho espiritual escurecer, seu espírito se perderá

24 Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou odiará um e amará outro; ou se apegará a um, e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. 

|fn:  riquezas – lit. “Mamom”, a personificação dos bens materiais e da ganância

Mamom, ou dinheiro, neste versículo, representa toda a riqueza que você tem.

25 Por isso vos digo: não andeis ansiosos por vossa vida, sobre o que haveis de comer, ou que haveis de beber; nem por vosso corpo, sobre com que vos haveis de vestir. Não é a vida mais que o alimento, e o corpo [mais] que a roupa? 

26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e contudo vosso Pai celestial as alimenta. Não sois vós muito mais importantes que elas? 

27 E qual de vós poderá, por sua ansiedade, acrescentar um côvado à sua estatura? 

|fn:  estatura – ou: qual de vós poderá, por sua ansiedade, alongar um pouco sua vida?

28 E por que andais ansiosos pela roupa? Prestai atenção aos lírios do campo, como crescem; eles nem trabalham nem fiam. 

29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. 

30 Se Deus veste desta maneira a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não [vestirá] ele muito mais a vós, que tendes pouca fé? 

31 Não andeis, pois, ansiosos, dizendo: “Que comeremos?” Ou “Que beberemos?” Ou “Com que nos vestiremos?” 

32 Porque os gentios buscam todas estas coisas, e vosso Pai celestial sabe que necessitais destas coisas, todas elas. 

33 Mas buscai primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 

|fn:  N4 omite "de Deus"

34 Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Nesta passagem, o Senhor quer que nos preocupemos em trabalhar e viver, mas não se preocupe demais com isso. Se você fizer seu trabalho diário em mãos, o Senhor fornecerá comida, roupas e todas as suas outras necessidades. Portanto, não fique ansioso e veja o que outra pessoa tem e tente ter o mesmo. Em vez disso, seja feliz pelo que você tem e dê glória ao Senhor por todas as coisas.

Todos os capítulos de Mateus comentado.     

💣 Obrigado por ler esse conteúdo, lançaremos novos capítulos comentados todos os sábados, faça a sugestão de temas para estudos bíblicos em nosso WhatsApp.    

📖Adquira o livro Livro "30 Dias de Oração pelo Marido" que tem ajudado a salvar muitos casamentos.

 💥Considere doar qualquer valor para nossa chave pix: blogreflexoescristas@gmail.com e ajude o projeto a manter-se independente, dessa forma o blog poderá ter novos equipamentos e continuar divulgando conteúdos exclusivos gratuitamente.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem