20 versículos da Bíblia para os pais - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas 20 versículos da Bíblia para os pais

20 versículos da Bíblia para os pais

Versículos da Bíblia para os pais


A maioria das coisas vem com um livro de instruções. Seu carro tem um manual e antes de você dirigir um carro, você até recebe uma “licença de aprendiz”. Então você deve estudar e passar por alguns testes antes de poder conduzir legalmente aquele carro. 

O microondas, a televisão, o celular, o aparelho de som - todos eles vêm com manuais de instruções. Mas e quanto aos pais, você tem um livro que te diz como fazer isso? 

É claro que você pode! Como cristãos, podemos procurar na Bíblia um conjunto completo de instruções sobre como ser pais. É importante ler a Bíblia para entender o que ela tem a dizer sobre a incrível oportunidade. Como crentes, devemos manter uma cosmovisão bíblica em vez de uma cosmovisão humanística, a fim de manter uma cultura piedosa em nossos lares, que então impacta nossa comunidade. 

A Bíblia nos lembra que as crianças são preciosas para os pais. Também nos diz como ensiná-los, treiná-los e discipliná-los. Dê uma olhada nestes importantes versículos da Bíblia para os pais.

Versículos para os pais
Versículos para os pais


As crianças são criações preciosas e bênçãos



Deuteronômio 7:14 Serás abençoado acima de todos os povos. Não haverá homem ou mulher estéril entre você nem entre seus animais.

Salmos 127: 3-5
Quanto a seus filhos, eles são herança do SENHOR: o fruto do ventre é um presente de Deus. Como flechas na mão do guerreiro são os filhos nascidos na sua juventude. Bem-aventurado o homem cuja aljava deles está repleta! Será respeitado até mesmo por seus inimigos quando pleitear com eles junto às portas da cidade.

Salmos 139: 13-16 Porque tu formaste as minhas partes interiores; você me tricotou no ventre de minha mãe. Eu te louvo, porque eu sou feito com temor e maravilhosamente. Maravilhosas são suas obras; minha alma sabe muito bem. Meu quadro não estava escondido de você, quando eu estava sendo feito em segredo, intrinsecamente tecido nas profundezas da terra. Seus olhos viram minha substância informe; em seu livro foram escritos, cada um deles, os dias que foram formados para mim,  quando ainda não havia nenhum deles.     

Mateus 18: 12-14 O que você acha? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes, e sairá em busca daquele que se extraviou? E se ele acha isso, na verdade, eu digo a você, ele se regozija mais do que pelas noventa e nove que nunca se perderam. Portanto, não é a vontade do meu Pai que está no céu que um desses pequeninos pereça.

Efésios 2:10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou de antemão, para que andássemos nelas.   

Ensino, Treinamento e Disciplina


A Bíblia usa palavras hebraicas e gregas para “disciplina” que são muito mais abrangentes do que as que usamos hoje em inglês. Eu encontrei as seguintes definições, que são muito úteis para saber quando você está cuidando dos pais de acordo com a Bíblia:

Antigo Testamento - A palavra hebraica "muwcar" (origina-se de "yacar") [1]

muwcar - propriamente, castigo; figurativamente, repreensão, advertência ou instrução; também contenção:

KJV - bond, castigo ([-eth]), castigo, cheque, correção, disciplina, doutrina, instrução, repreensão.

yacar - castigar, literalmente (com golpes) ou figurativamente (com palavras); portanto, para instruir:

KJV - ligar, castigar, castigar, corrigir, instruir, punir, reformar, repreender, ferir, ensinar.

Novo Testamento - A palavra grega “paideía”: [2]

1. Toda a formação e educação das crianças Ef 6: 4

2. O que quer que seja em adultos também cultiva a alma, especialmente corrigindo erros e restringindo as paixões

uma. Instrução que visa o aumento da virtude: 2 Tim 3:16

b. De acordo com o castigo bíblico pelo uso, castigando Hb 12: 5

Os pais devem aprender e ensinar os versículos da memória 


Os seguintes versículos não estão propositadamente em ordem de livro, pois acredito que as crianças devem aprender estes versos na seguinte ordem:

Efésios 6: 1-3 Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, porque isto é correto. "Honra a seu pai e a sua mãe" (este é o primeiro mandamento com uma promessa), "para que vá bem com você e que você viva muito tempo na terra". 

Romanos 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 

Efésios 2: 8-9 Por pela graça sois salvos, mediante a fé. E isso não é seu próprio fazer; é o dom de Deus    não é resultado de obras, para que ninguém se gabe.

Os pais são comandados para treinar crianças 


Deuteronômio 6: 6-9 E  estas palavras que eu te ordeno hoje estarão em seu coração. Você deve ensiná-los diligentemente a seus filhos e falar deles quando estiver sentado em sua casa, e quando você caminhar pelo caminho, e quando você se deitar, e quando você se levantar. Você os amarrará como um sinal em suas mãos e eles serão como frontais entre seus olhos. Você os escreverá nas ombreiras de sua casa e em seus portões.

Provérbios 1: 8-9 Ouve, meu filho, a instrução de teu pai, e não deixes os ensinamentos de tua mãe, porque são uma graciosa guirlanda para a tua cabeça e pendentes para o teu pescoço. 

Provérbios 22: 6 Treine uma criança no caminho que ele deve seguir; mesmo quando ele é velho, ele não se afastará dele.

Efésios 6: 4 Pais, não provoquem vossos filhos à ira, mas façam -no na disciplina e na instrução do Senhor. 

Colossenses 3:21 Pais, não provoquem vossos filhos, para que não desanimem.

Os pais são ordenados a disciplinar / castigar crianças


Provérbios 13:24 Quem poupar a vara odeia seu filho, mas quem o ama é diligente em discipliná-lo.

Provérbios 19:18 Discipline seu filho, pois há esperança; Não coloque o seu coração em colocá-lo para a morte.

Provérbios 22:15 A loucura está ligada ao coração de um filho, mas a vara da disciplina o afasta dele.

Provérbios 23: 13-14 (KJV) Não retire a correção da criança: para se você bater com ele a vara, ele não deve morrer. Tu o espancarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.

Provérbios 29:15 A vara e a repreensão dão sabedoria, mas um filho deixado para si traz vergonha a sua mãe.

Provérbios 29:17 Discipline seu filho, e ele lhe dará descanso; ele dará prazer ao seu coração.

Recomendações de leitura   
  👉 Adquira o livro Livro "30 Dias de Oração pelo Marido" que tem ajudado a salvar muitos casamentos.

Este blog produz opiniões e textos independentes em uma perspectiva cristã sobre todos os temas, obrigado por ler esse artigo, comente e de sua opinião, compartilhe com seus familiares e amigos, receba as Reflexões Cristãs pelo WhatsApp ou Telegram (19) 993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem