Bibliologia do Livro de Marcos - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Bibliologia do Livro de Marcos

Bibliologia do Livro de Marcos

Bibliologia de Marcos (livro)


Cópias antigas do Evangelho de Marcos podem ter vários finais diferentes. O final mais curto é encontrado nos manuscritos mais antigos, todos os quais terminam no versículo 16: 8. A maioria dos manuscritos posteriores contém alguns versículos adicionais, nem sempre os mesmos, que aparentemente foram acrescentados ao evangelho em momentos posteriores do tempo. Excluindo pequenas variações, essas adições posteriores criaram três novos finais. Os autores desses novos finais não se identificaram.

Evangelho de Marcos
O Evangelho de Marcos

Várias teorias foram apresentadas para explicar os diferentes finais:


Teoria 1. O final original (além do versículo 16: 8) foi acidentalmente perdido. Mais tarde, os leitores notaram o corte abrupto na história, e vários deles tentaram terminá-lo inventando novos finais.

Teoria 2. O final original foi intencionalmente removido cortando o manuscrito no versículo 16: 8. Vários leitores posteriores, sem saber do que havia acontecido, criaram novos finais.

Teoria 3. O autor original foi interrompido ou morreu antes que pudesse terminar o evangelho e chegou ao versículo 16: 8 no momento da interrupção.

Teoria 4. O autor original realmente pretendia parar no verso 16: 8, mesmo que a história pareça inacabada para a maioria das pessoas.


A possível perda do final original é especialmente infeliz, porque muitos estudiosos da Bíblia consideram que Marcos é o evangelho mais antigo e confiável. Também é lamentável que o corte aparente do texto original ocorra em um ponto crítico da história, logo no primeiro domingo de Páscoa, logo após Maria Madalena e outras duas mulheres descobrirem que a tumba está vazia. Essas mulheres tinham acabado de saber que Jesus estava vivo e a caminho da Galiléia, e que os discípulos o veriam lá. Mas qualquer relato do que aconteceu a seguir, se já existiu, está agora perdido.

Uma teoria popular é que o final original (além do verso 16: 8) foi perdido quando parte de um rolo acidentalmente se quebrou. De fato, alguns estudiosos acham que uma parte do próprio versículo 16: 8 está faltando, com o texto existente parando no meio de uma sentença. Se for verdade, isso forneceria forte suporte para a teoria de um rompimento acidental.
Mas há outro modo de interpretar o versículo 16: 8, no qual a sentença final chega a um fim apropriado. Se esta interpretação estiver correta, isso significaria que o ponto de corte ocorreu entre as sentenças, o que contraria a teoria de um rompimento acidental do manuscrito. Outro argumento contra a teoria da perda acidental é que um pergaminho antigo era normalmente enrolado com o final no interior onde seria improvável que se quebrasse.

Outra teoria é que alguém intencionalmente destruiu o final original porque era inconsistente com algumas crenças cristãs básicas. Claro que isso é meramente especulação, já que não há evidência direta para apoiar tal idéia. Além disso, se alguém tivesse decidido destruir o final por este motivo, ele ou ela provavelmente não teria escolhido o verso 16: 8 como ponto de corte, porque isso ainda deixa inconsistências. Por exemplo, o versículo 16: 7 indica que os discípulos terão que ir à Galiléia para ver o Jesus ressuscitado, enquanto os outros evangelhos dizem que ele foi visto pela primeira vez em Jerusalém. E o versículo 16: 8 diz que as mulheres não contaram a ninguém sobre encontrar o túmulo vazio, mas os outros evangelhos dizem que eles foram imediatamente e contaram a alguns dos discípulos do sexo masculino.

Se o final original realmente foi perdido ou destruído, provavelmente aconteceu poucos anos depois do evangelho ser escrito. Caso contrário, os autores de Mateus e Lucas, que provavelmente usaram cópias de Marcos como fonte, teriam incluído versões de seu final original em seus evangelhos. Além disso, um período de tempo mais longo permitiria que muitas cópias do evangelho fossem feitas, e isso aumentaria a chance de que o final original sobrevivesse.

Alguns estudiosos acham que o autor de Marcos parou no verso 16: 8 de propósito, apesar do corte abrupto na história. Isso é certamente possível. Mas isso significaria que a versão original do evangelho não descrevia nenhuma aparição pós-ressurreição de Jesus.

Outra possibilidade é que o autor foi interrompido ou morreu antes que pudesse terminar de escrever o evangelho. No entanto, se isso tivesse acontecido, outras pessoas provavelmente saberiam disso, e alguém provavelmente teria mencionado isso em outros escritos iniciais. Ainda assim, essa possibilidade não pode ser descartada, embora seja basicamente especulação.

O final escolhido para a maioria das bíblias modernas é conhecido como o Fim Mais Longo (ou Adição Apócrifa). Consiste em doze versos adicionais (Marcos 16: 9-20) que são anexados após o versículo 16: 8. Como esses doze versículos não estão nos manuscritos mais antigos e estão escritos em um estilo diferente, eles quase certamente não faziam parte do evangelho original. Mas muitas pessoas não sabem disso e, portanto, aceitam-nas como autênticas.

Em um desses versículos adicionados (Marcos 16:18), o Jesus ressuscitado diz que os crentes "pegarão cobras com as mãos; e quando beberem veneno mortal, isso não os ferirá de modo algum". Embora Jesus provavelmente nunca tenha dito isso, muitos cristãos acreditam que sim, e algumas congregações até incluem o manuseio de cobras venenosas em seus cultos na igreja.

Leia outros artigos sobre arqueologia bíblica.

O Evangelho Secreto de Marcos


Algumas novas informações importantes sobre o evangelho de Marcos podem ter sido descobertas em 1958 no mosteiro de Mar Saba, perto de Jerusalém. A descoberta é uma cópia possível de uma antiga carta escrita por Clemente de Alexandria, na qual ele cita duas passagens de uma versão anteriormente desconhecida de Marcos. Embora tenham sido levantadas questões sobre a autenticidade desta carta, a maioria dos estudiosos acredita que é genuína.

De acordo com a carta, essa outra versão de Marcos foi chamada de "Evangelho Secreto de Marcos", e apenas um pequeno número de pessoas a viu. Porque continha passagens extras, aparentemente era uma versão mais longa do evangelho. Na verdade, alguns estudiosos acham que na verdade era a versão original. Se assim for, a versão do Novo Testamento poderia ser uma forma abreviada com algumas passagens, incluindo o final, intencionalmente removidas. Assim, se um texto completo da versão secreta puder ser encontrado, ele poderá revelar o verdadeiro final original.

Mas, a menos que novas informações sejam descobertas, perguntas sobre o final do evangelho permanecerão sem resposta. Todas as principais teorias envolvem conjecturas e todas elas têm deficiências. Como resultado, a incerteza sobre o verdadeiro final é um dos maiores problemas não resolvidos nos estudos bíblicos.

compartilhe essa postagem com seus amigos e familiares, receba reflexões cristãs por whatsapp (19)993702148.
Postagem Anterior Próxima Postagem