Mateus 9 comentado completo (Jesus perdoa pecados, cura um paralítico e chama Mateus) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Mateus 9 comentado completo (Jesus perdoa pecados, cura um paralítico e chama Mateus)

Mateus 9 comentado completo (Jesus perdoa pecados, cura um paralítico e chama Mateus)

Nono capitulo de Mateus comentado e completo

Mateus 9 é o nono capítulo do Evangelho de Mateus no Novo Testamento e continua a narrativa sobre o ministério de Jesus na Galileia enquanto ele ministrava ao público, operando milagres e percorrendo todas as cidades e vilas da região, pregando o evangelho. , e curando todas as doenças.

Jesus perdoa pecados, cura um paralítico e chama Mateus


Todos os versículos de Mateus 9 comentado 

1 Então ele entrou no barco, passou para a outra margem, e veio à sua própria cidade. 

"... Sua própria cidade." A cidade de Nazaré (Ver Mateus 2:23 ).

2 E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado em um leito. Quando Jesus viu a fé deles, disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho! Teus pecados são perdoados.

O Senhor viu a fé neste homem. Seu coração buscava o Senhor, não a cura. Ele veio adorar ao Senhor. O Senhor mostrou-lhe misericórdia segundo o seu coração. O perdão dos pecados e a cura foram dados.

3 E eis que alguns dos escribas disseram entre si: Ele blasfema. 

4 Mas Jesus, vendo seus pensamentos, disse: Por que pensais o mal em vossos corações? 

5 Pois o que é mais fácil? Dizer: “Teus pecados são perdoados”, ou dizer: “Levanta-te, e anda”? 

|fn:  TR, RP: são - N4: foram

6 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem autoridade na terra para perdoar pecados, (Ele, então, disse ao paralítico): Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. 

A cura do paralítico mostra que o Filho do Homem tem autoridade para perdoar pecados. Ele tem autoridade sobre cada respiração viva na terra. Até a doença também está sob Sua autoridade; Jesus é o Senhor de todos.

7 E este se levantou e foi para sua casa. 

8 Quando as multidões viram [isto] , ficaram maravilhadas, e glorificaram a Deus, que tinha dado tal autoridade aos homens. 

|fn:  TR, RP: ficaram maravilhadas - N4: temeram

9 E Jesus, ao passar dali, viu um homem sentado na coletoria de impostos, chamado Mateus; e disse-lhe: Segue-me. Então este se levantou e o seguiu. 

Os discípulos de Jesus são especiais. Eles não veem, mas sentem a autoridade de Jesus; eles sentem que pertencem a Jesus. Os olhos dos discípulos estavam abertos para ver Jesus. Eles são diferentes, mas não porque Jesus parecia diferente, mas seus olhos e corações estavam abertos para ver Jesus como seu Senhor.

10 E aconteceu que, enquanto [Jesus] estava reclinado à mesa na casa [de Mateus] , eis que muitos cobradores de impostos e pecadores vieram e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos. 

|fn:  reclinar-se à mesa – i.e., ter uma refeição

Pelo título, Mestre, eles convidam Jesus como mestre, não como convidado. A porta está aberta e o dever do professor é ensiná-los. No entanto, como participante, você não pode ir a essas reuniões, mas se eles o convidarem como palestrante, você poderá ir.

11 E quando os fariseus viram [isto] , perguntaram aos seus discípulos: Por que o vosso Mestre come com cobradores de impostos e pecadores?

 O Senhor Jesus aderiu à comida, mas não aderiu ao estilo de vida dos publicanos e pecadores. O objetivo da adesão é importante. Não junte-se para ser igual, mas junte-se para mostrar um estilo de vida diferente. O propósito do Senhor se juntar à mesa era ensiná-los, não segui-los.

12 Porém Jesus ouviu, e respondeu-lhes: Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 

|fn:  N4 omite "Jesus" |fn:  N4: respondeu-lhes

13 Mas ide aprender o que significa: “Quero misericórdia, e não sacrifício”. Porque eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento. 

|fn:  Ref. Oseías 6:6 |fn:  N4 omite "ao arrependimento"

14 Então os discípulos de João vieram a ele, e perguntaram: Por que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os teus discípulos não jejuam? 

Observe o termo "fariseus" usado em sua pergunta. Os discípulos de João se misturaram com os fariseus e queriam aceitar seus ensinamentos e abandonar os ensinamentos de João. É por isso que o Senhor Jesus lhes deu a parábola das vestes velhas e dos odres velhos. Era errado que os discípulos de João se misturassem com os fariseus e ouvissem seus conselhos. Aqui, o Senhor tem misericórdia do mensageiro, João, e ensina seus discípulos a voltar para João e não se misturar com os fariseus.

|fn:  N4 omite "muitas vezes"

15 E Jesus lhes respondeu: Podem, por acaso, os convidados do casamento andar tristes enquanto o noivo está com eles? Mas dias virão, quando o noivo lhes for tirado, e então jejuarão. 

|fn:  convidados do casamento – lit. filhos da câmara nupcial

Aqui o Senhor fala do que virá depois. O amor de Jesus é maior que o Seu próprio sofrimento. O sofrimento não é só para eles; é para todos os humanos, não apenas por enquanto, mas até que todos sejam julgados.

16 E ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha; porque tal remendo rasga a roupa, e o rompimento se torna pior. 

Nesta parábola, o Senhor diz aos discípulos de João que se separem dos fariseus.

17 Nem põem vinho novo em odres velhos; pois senão os odres se rompem, o vinho se derrama, e os odres se perdem; mas põem o vinho novo em odres novos, e ambos juntamente se conservam. 

|fn:  odre – recipiente para líquidos de couro. Os odres novos podiam inchar com o resultado da fermentação do vinho novo. Os odres velhos já tinham perdido a capacidade de se esticarem, e por isso não servem para se pôr vinho novo

O "pano não encolhido (não preparado)" e o "vinho novo" representam os novos ensinamentos de João sobre o Messias ser o Cordeiro de Deus que vem para se sacrificar pela raça humana.

"Vestos velhos" e "velhos odres (garrafas)" representam os ensinos dos fariseus e escribas. Eles promovem sua palavra para ter igual autoridade com a Palavra de Deus. Mas, isso é uma abominação se colocar no mesmo nível de Deus.

O "rasgo" e "estouro (quebra)" significam que os novos ensinamentos de João não podem ser misturados com os ensinamentos dos fariseus. As parábolas mostram aos discípulos de João que os fariseus não aceitarão os novos ensinamentos de João e os rejeitarão. Tentar misturar os dois ensinamentos prejudicará o chamado deles.

18 Enquanto ele lhes dizia estas coisas, eis que um chefe [de sinagoga] veio prostrar-se diante dele, e disse: Minha filha faleceu ainda agora; mas vem, e põe tua mão sobre ela, e ela viverá. 

Este governante reconhece a autoridade do Senhor acima de todos, tanto dos mortos como dos vivos. Ele realmente reconheceu Jesus como Deus na frente das pessoas.

19 Então Jesus se levantou e o seguiu com seus discípulos. 

20 (Eis, porém, que uma mulher enferma de um fluxo de sangue havia doze anos veio por detrás [dele] , e tocou a borda de sua roupa; 

21 Porque dizia consigo mesma: Se eu tão-somente tocar a roupa dele, serei curada. 

22 Jesus se virou e a viu. Então disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te sarou. E desde aquela hora a mulher ficou com saúde.) 

Esta mulher, se ela tocar em algo que pertence a Jesus, em sua crença, o poder dEle está ali também. Sua fé lhe pagou bem.

23 Quando Jesus chegou à casa daquele chefe, viu os tocadores de flauta e a multidão que fazia alvoroço, 

24 E disse-lhes: Retirai-vos, porque a menina não está morta, mas sim dormindo. E riram dele. 

|fn:  N4 omite "lhes"

"... a menina não está morta, mas dorme." A filha do governante ainda não estava morta; ela estava apenas em coma. Seu espírito ainda estava segurando seu corpo.

25 Mas quando a multidão foi expulsa, ele entrou, pegou a mão dela, e a menina se levantou. 

O espírito dela estava preso nas trevas e não conseguia encontrar o caminho de volta para o corpo dela. O corpo não pode acordar sem o espírito. O Senhor Jesus abriu o caminho para que seu espírito se unisse novamente ao seu corpo. Ele ordenou ao espírito que se reunisse com a alma e o corpo e ficasse em paz.

26 E esta notícia se espalhou por toda aquela terra. 

27 E saindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: Tem compaixão de nós, Filho de Davi! 

Davi era como Deus aos olhos das pessoas. Estes reconheceram Jesus realmente como o Filho de Deus.

28 E quando ele entrou em casa, os cegos vieram a ele. Jesus lhes perguntou: Credes que posso fazer isto? Eles lhe responderam: Sim, Senhor. 

 "... os cegos aproximaram-se dele." Isso mostra a ação desses que estão buscando a misericórdia do Senhor. Eles acreditam que Jesus pode curá-los.

"... Disseram-lhe: Sim, Senhor." Eles eram cegos dos olhos, mas podiam ver com o coração e reconheceram o Senhor Jesus como Deus.

29 Então tocou os olhos deles, dizendo: Seja feito convosco conforme a vossa fé. 

Jesus tocou os olhos deles porque eles reconheceram Jesus como Deus.

30 E os olhos deles se abriram. Então Jesus os advertiu severamente, dizendo: Tende o cuidado de que ninguém saiba disso. 

 "Cuidado para que ninguém o saiba." O Senhor Jesus quer que as pessoas venham a Ele por causa da mensagem que Ele traz, não por causa das obras que Ele faz na terra. Ele quer que as pessoas acreditem que Ele é o Filho de Deus e que Ele é o caminho para o céu.

31 Porém eles saíram e divulgaram a notícia acerca dele por toda aquela terra. 

Eles fizeram um bom trabalho. Eles contaram e mostraram às pessoas com provas quem é Jesus. O Senhor quer que façamos obras para Ele por iniciativa própria, de coração, sem que Ele nos diga. O que o Senhor coloca em nosso coração, e não o que pensamos com a cabeça, é o que devemos fazer.

32 Enquanto eles saíam, eis que lhe trouxeram um homem mudo e endemoninhado.

 Porque Jesus estava na terra e agora que o Espírito Santo ocupa a terra, essas coisas escuras não podem mais mostrar seu poder.

33 Quando o demônio foi expulso, o mudo passou a falar. Então as multidões ficaram maravilhadas, e disseram: Nunca se viu algo assim em Israel! 

34 Mas os fariseus diziam: É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios. 

35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando toda enfermidade e toda doença entre o povo. 

|fn:  N4 omite "entre o povo"

"A seara é grande" significa que há muitas almas perdidas.

"Os trabalhadores" são aqueles que estão dispostos a deixar tudo e trabalhar para o Senhor; a remuneração que lhes for dada será de acordo com o seu compromisso.

36 Quando ele viu as multidões, teve compaixão delas, porque andavam cansadas e desamparadas, como ovelhas que não têm pastor. 

|fn:  TR: cansadas - RP, N4: afligidas

37 Então disse aos seus discípulos: Em verdade a colheita é grande, porém os trabalhadores são poucos. 

38 Portanto rogai ao Senhor da colheita que envie trabalhadores à sua colheita.

"O Senhor da messe" é o Pai.

"Sua colheita" refere-se às almas perdidas no mundo.

Todos os capítulos de Mateus comentado.        

💣 Obrigado por ler esse conteúdo, lançaremos novos capítulos comentados todos os sábados, faça a sugestão de temas para estudos bíblicos em nosso WhatsApp.       

📖Adquira o livro "O Anticristo" um dos melhores sobre escatologia, com uma ótima e completa descrição sobre a personalidade, assim como sinais na sociedade que indicam o aparecimento desse personagem controverso e apocalíptico.

💥Considere doar qualquer valor para nossa chave pix: blogreflexoescristas@gmail.com e ajude o projeto a manter-se independente, dessa forma o blog poderá ter novos equipamentos e continuar divulgando conteúdos exclusivos gratuitamente.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem