Obediência ou pecado (Bíblia Comentada - Levítico 26) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Obediência ou pecado (Bíblia Comentada - Levítico 26)

Obediência ou pecado (Bíblia Comentada - Levítico 26)

Levítico 26 comentado


Apresentaremos o vigésimo sexto (26) de Levítico comentado, iremos falar sobre as advertências aos pecadores e das bençãos dos obedientes.

Levítico 26 comentado


LEV 26:1 Não fareis para vós ídolos, nem escultura, nem levantareis para vós estátua, nem poreis em vossa terra pedra pintada para inclinar-vos a ela: porque eu sou o SENHOR vosso Deus.

Novamente é reforçado a fé monoteísta, Deus abominava todo o tipo de idolatria, e queria ver seu povo livre desse pecado,  obediência tinha sua recompensa, mas a desobediência tem seu alto custo, aprenderemos nos evangelhos que não trata-se de uma maldição de Deus, e sim a falta Dele, onde não está Deus, está a loucura e o engano, o pecado atrai mais pecados e por si só os homens são consumidos por uma sequencia de consequências. As maldições não precisam vir de Deus, elas simplesmente aparecem uma vez que estamos ausentes de seu santo Espirito.

LEV 26:2 Guardai meus sábados, e tende em reverência meu santuário: Eu sou o SENHOR.
LEV 26:3 Se andardes em meus decretos, e guardardes meus mandamentos, e os puserdes por obra;
LEV 26:4 Eu darei vossa chuva em seu tempo, e a terra produzirá, e a árvore do campo dará seu fruto;
LEV 26:5 E a debulha vos alcançará à vindima, e a vindima alcançará à sementeira, e comereis vosso pão em fartura e habitareis seguros em vossa terra:
LEV 26:6 E eu darei paz na terra, e dormireis, e não haverá quem vos espante: e farei tirar os animais ferozes de vossa terra, e não passará por vosso país a espada:

Deus é aquele que pode prover todas as coisas, Israel passava por anos no deserto, lá eles eram preparados de diversas formas, ainda mais importante do que entrar na terra prometida, é a lição que temos desses eventos, uma criança rebelde e que sempre agia de forma teimosa, assim era Israel que agora precisava vencer todo seu ego e vaidade que os seguiam desde o Egito, para enfim fazer em Canaã sua sonhada morada.

LEV 26:7 E perseguireis a vossos inimigos, e cairão à espada diante de vós:
LEV 26:8 E cinco de vós perseguirão a cem, e cem de vós perseguirão a dez mil, e vossos inimigos cairão à espada diante de vós.
LEV 26:9 Porque eu me voltarei a vós, e vos farei crescer, e vos multiplicarei, e afirmarei meu pacto convosco:
LEV 26:10 E comereis o antigo de muito tempo, e tirareis fora o antigo por causa do novo:
LEV 26:11 E porei minha morada em meio de vós, e minha alma não vos abominará:
LEV 26:12 E andarei entre vós, e eu serei vosso Deus, e vós sereis meu povo.
LEV 26:13 Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para que não fôsseis seus servos; e rompi as barras de vosso jugo, e vos fiz andar com o rosto alto.

O verso 7, é talvez a passagem mais conhecida de todo o livro de Levítico, de certa forma uma passagem similar em Salmos 91 é mostrado fielmente como referencia, o que nos faz pensar que o povo dos tempos dos reis de israel já desfrutavam das leituras dos textos que tinham, sim, a bíblia já existia embora não possuíam esses livros como conhecemos hoje.

LEV 26:14 Porém se não me ouvirdes, nem fizerdes todos estes meus mandamentos,
LEV 26:15 E se abominardes meus decretos, e vossa alma menosprezar meus regulamentos, não executando todos meus mandamentos, e invalidando meu pacto;
LEV 26:16 Eu também farei convosco isto: enviarei sobre vós terror, enfermidade e febre, que consumam os olhos e atormentem a alma: e semeareis em vão vossa semente, porque vossos inimigos a comerão:
LEV 26:17 E porei minha ira sobre vós, e sereis feridos diante de vossos inimigos; e os que vos aborrecem vos dominarão, e fugireis sem que haja quem vos persiga.
LEV 26:18 E se ainda com estas coisas não me ouvirdes, eu voltarei a castigar-vos sete vezes mais por vossos pecados.
LEV 26:19 E quebrarei a soberba de vossa força, e voltarei vosso céu como ferro, e vossa terra como bronze:
LEV 26:20 E vossa força se consumirá em vão; que vossa terra não dará seu produto, e as árvores da terra não darão seu fruto.
LEV 26:21 E se andardes comigo em oposição, e não me quiserdes ouvir, eu acrescentarei sobre vós sete vezes mais pragas segundo vossos pecados.
LEV 26:22 Enviarei também contra vós animais feras que vos arrebatem os filhos, e destruam vossos animais, e vos reduzam a poucos, e vossos caminhos sejam desertos.
LEV 26:23 E se com estas coisas não fordes corrigidos, mas que andardes comigo em oposição,
LEV 26:24 Eu também procederei convosco, em oposição e vos ferirei ainda sete vezes por vossos pecados:
LEV 26:25 E trarei sobre vós espada vingadora, em castigo do pacto; e vos recolhereis a vossas cidades; mas eu enviarei pestilência entre vós, e sereis entregues em mão do inimigo.
LEV 26:26 Quando eu vos quebrantar o sustento de pão, cozerão dez mulheres vosso pão em um forno, e vos devolverão vosso pão por peso; e comereis, e não vos fartareis.

Falar das bençãos é muito fácil, agora precisamos falar da consequência do pecado, que está presente do ser humano, antes da vinda de Cristo era "olho por olho" e a condição de salvo era baseada no medo, a partir de Jesus Cristo, a fé e adoração passaram a ser baseadas no amor, Jesus ensinou a todos que o amor transforma, antes amor e menos medo. Antes perdão e menos condenação.


A fé judaica era movida por regulamentos e doutrinações das mais diversas, é importante entendermos que até aquele tempo, toda essa liturgia era implantada, mas isso porque existia grande desobediência, por vezes os judeus tentaram erradicar as heresias, mas sempre criavam novas e ainda maiores.


LEV 26:27 E se com isto não me ouvirdes, mas procederdes comigo em oposição,
LEV 26:28 Eu procederei convosco em contra e com ira, e vos castigarei ainda sete vezes por vossos pecados.
LEV 26:29 E comereis as carnes de vossos filhos, e comereis as carnes de vossas filhas:
LEV 26:30 E destruirei vossos altos, e exterminarei vossas imagens, e porei vossos corpos mortos sobre os corpos mortos de vossos ídolos, e meu alma vos abominará:
LEV 26:31 E porei vossas cidades em deserto, e assolarei vossos santuários, e não cheirarei a fragrância de vosso suave incenso.
LEV 26:32 Eu assolarei também a terra, e se pasmarão dela vossos inimigos que nela moram:
LEV 26:33 E a vós vos espalharei pelas nações, e desembainharei espada atrás de vós: e vossa terra estará assolada, e desertas vossas cidades.
LEV 26:34 Então a terra folgará seus sábados todos os dias que estiver assolada, e vós na terra de vossos inimigos: a terra descansará então e desfrutará seus sábados.
LEV 26:35 Todo o tempo que estará assolada, folgará o que não folgou em vossos sábados enquanto habitáveis nela.
LEV 26:36 E aos que restarem de vós porei em seus corações tal covardia, na terra de seus inimigos, que o som de uma folha movida os perseguirá, e fugirão como de espada, e cairão sem que ninguém os persiga:
LEV 26:37 E tropeçarão uns nos outros, como se fugissem diante de espada, ainda que ninguém os persiga; e não podereis resistir diante de vossos inimigos.
LEV 26:38 E perecereis entre as nações, e a terra de vossos inimigos vos consumirá.
LEV 26:39 E os que restarem de vós perecerão nas terras de vossos inimigos por sua iniquidade; e pela iniquidade de seus pais perecerão com eles:
LEV 26:40 E confessarão sua iniquidade, e a iniquidade de seus pais, por sua transgressão com que transgrediram contra mim: e também porque andaram comigo em oposição,
LEV 26:41 Eu também houver andado contrário a eles, e os houver metido na terra de seus inimigos: e então se humilhará seu coração incircunciso, e reconhecerão seu pecado;
LEV 26:42 E eu me lembrarei de meu pacto com Jacó, e também de meu pacto com Isaque, e também de meu pacto com Abraão me lembrarei; e farei memória da terra.
LEV 26:43 Que a terra estará desamparada deles, e folgará seus sábados, estando deserta por causa deles; mas entretanto se submeterão ao castigo de suas iniquidades: porquanto menosprezaram meus regulamentos, e teve a alma deles ódio de meus estatutos.
LEV 26:44 E ainda com tudo isto, estando eles em terra de seus inimigos, eu não os rejeitarei, nem os abominarei para consumi-los, invalidando meu pacto com eles: porque eu o SENHOR sou seu Deus:
LEV 26:45 Antes me lembrarei deles pelo pacto antigo, quando os tirei da terra do Egito aos olhos das nações, para ser seu Deus: Eu sou o SENHOR.
LEV 26:46 Estes são os decretos, regulamentos e leis que estabeleceu o SENHOR entre si e os filhos de Israel no monte Sinai por meio de Moisés.

No verso 42 vemos a confirmação de uma antiga profecia, Deus reforçava o pacto que fizera antes com Abraão, e seus descendentes. Uma promessa que perpetua seculos e seculos e seria até a eternidade.

Algumas referencias de Genesis 15 para lembrarmos dessa antiga promessa:

GEN 15:5 E tirou-lhe fora, e disse: Olha agora aos céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E lhe disse: Assim será tua descendência. Esse é um dos versos mais lindos da bíblia hebraica, isto é, "...Olha agora aos céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E lhe disse: Assim será tua descendência...", as estrelas dos céus, Abrão recebia a promessa de apenas um único filho, mas ele se tornaria o pai de multidões, Abrão foi um homem que desejava ser pai, mas além de tornar-se pai carnal de grandes nações, tornou-se o pai da fé, de um numero incontável de crentes em sua jornada. GEN 15:6 E creu ao SENHOR, e contou-lhe por justiça. Temos que crer em Deus, pois em momentos de crises, e tribulações, apenas através do Senhor está o socorro, o único que pode nos ajudar, quando o mundo inteiro não pode, Ele deve ser encarado, como a ultima saída, e o primeiro a quem devemos procurar.

Notas finais do autor 

→O credito e a referencia da tradução, pertencem a Blive, responsável pela tradução da Bíblia Nestlé 1904, usada como padrão em nossa bíblia comentada
→As opiniões e os comentários bíblicos, estão sempre em vermelho, e são escritas por Lucas Ajudarte, teólogo formado, pela Faculdade Nacional de Teologia de São Loureço MG.
→Caso tenha uma sugestão ortográfica, envie para nós no e-mail: blogreflexoescristas@mail.com. 

Leia todos os outros comentários de Levítico, e aprenda ainda mais sobre a palavra de Deus. 

Compartilhe essa postagem com seus amigos e familiares, receba Reflexões Cristãs por whatsapp (19)993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem