Mateus 7 Completo Comentado (Não julgue para não serdes julgados) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Mateus 7 Completo Comentado (Não julgue para não serdes julgados)

Mateus 7 Completo Comentado (Não julgue para não serdes julgados)

Estudo do sexto capitulo de Mateus comentado, completo e gratuito

Essa é uma das frases mais comentadas na bíblia, mas devo dizer, que é preciso tomar um cuidado, pois essa passagem não dá de forma alguma legalidade para cometer pecados, pois é verdade que como cristãos não devemos julgar o próximo, e da mesma forma, os outros cristãos não devem nos julgar, mas lembre-se que Jesus julgará os povos e as nações, seus pecados mais sensíveis e os erros que você esconde em oculto, podem ser escondidos dos demais cristãos, mas não de Deus.


Mateus 7 Completo Comentado (Não julgue para não serdes julgados)



📙 Não julgue para não serdes julgados

1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 

2 Porque com o juízo que julgardes sereis julgados; e com a medida que medirdes vos medirão de volta. 

|fn:  RP, N4 omitem: de volta

Você não pode julgar nem fé nem comportamento; não há nada a julgar. O Senhor não quer que sejamos acusadores. Você não pode seguir seu próprio caminho, então como você pode julgar outra pessoa? Você só pode julgar se for contra a Palavra de Deus. A Bíblia é a escala entre certo e errado.

Entretanto, essa expressão "não julgueis para não serdes julgados" é usado de forma errônea por pessoas que por convicção que estão no pecado, e não tem a iniciativa de mudança, colocar essa passagem como escudo, sempre que questionados, o fato de não podermos condenar ninguém como cristãos, não significa que nossas ações não terão algum tipo de questionamento, somos reconhecidos por nossas obras e ações.

Essa passagem de toda a forma, também não legaliza a pratica de pecado, apenas coloca o julgamento como pecado, e algo que muitos cristãos, e pessoas de modo geral, tem dificuldade, é entender que "julgamento" é diferente de "opinião" ou mesmo "questionamento".

Mas eu sempre recomendo, quando você enxerga um pecador, você consegue fazer melhor ou diferente?

3 Ora, por que vês o cisco que está no olho de teu irmão e não enxergas a trave que está em teu próprio olho? 

4 Ou como dirás a teu irmão: “Deixa-me tirar o cisco do teu olho”, se eis que há uma trave em teu próprio olho? 

5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho de teu irmão. 

6 Não deis o que é santo aos cães, nem lanceis vossas pérolas diante dos porcos, para não acontecer de as pisarem com os pés e, virando-se, vos despedacem. 

O que "é santo" aqui se refere ao entendimento da Bíblia. Não tente explicar isso para cães; os cães se referem àqueles que dizem que são crentes, mas, na realidade, não são. Você os reconhecerá por seus frutos.

"Pérolas" refere-se ao entendimento da Palavra de Deus. Então, quando você vê pessoas começando a discutir e não acreditar, pare de discutir.

"Suínos ou porcos" refere-se àqueles que nunca pensam em Deus (como ateus, que não acreditam que Deus criou todas as coisas que veem ).

7 Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e vos será aberto; 

"Pergunte a você." Peça fé e compreensão.

"Procure ... encontre." Procure a verdade, e a verdade o libertará.

"Bata ... você." Quando você se ajoelha diante do Senhor, a porta do entendimento se abrirá e você entenderá mais sobre o Senhor.


8 Pois qualquer um que pede recebe; e quem busca acha; e ao que bate lhe é aberto. 

9 E quem há dentre vós que, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? 

10 E se pedir peixe, lhe dará uma serpente? 

11 Ora, se vós, ainda que sejais maus, sabeis dar bons presentes a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! 

12 Portanto tudo o que quiserdes que os outros vos façam, fazei-lhes vós também assim; porque esta é a Lei e os Profetas. 

13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que leva à perdição; e muitos são os que por ela entram. 

14 Porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida; e são poucos os que a acham. 

|fn:  TR, N4: Porque - RP: Como é estreita


"Por estreito ... leva à vida." Os seres humanos são egoístas e acreditam em si mesmos, por isso é difícil para eles aceitar que um homem pode ser Deus. Eles não podem aceitar que Deus andou na terra como homem. A mente sombria cobre os olhos do homem. O caminho é estreito, e há apenas um portão para o céu através de Jesus. Não há outro caminho para o céu senão acreditar em Jesus. Pense em quantos humanos estão dispostos a dar a vida por outro humano.

"Poucos são ... isso". As pessoas tentam encontrar razões para lutar contra o nascimento virginal. Eles limitam o poder de Deus de criar um bebê humano sem a ação de maneira humana. Apenas alguns têm mentes claras e podem aceitar que Deus tem o poder de fazer coisas inacreditáveis; aqueles encontrarão o caminho para o céu.


15 Tende cuidado, porém, com os falsos profetas, que vêm a vós com roupa de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. 

|fn:  N4 omite "porém"

É difícil reconhecer um falso profeta porque eles se cobrem da pele de uma ovelha. No entanto, você pode reconhecê-los por sua posição nos três pontos a seguir:

1O nascimento de Jesus ’ - deve ser pelo Espírito Santo através da Virgem Maria.

2)A morte de Jesus ’ - deve ser uma morte na cruz por expiação por nossos pecados.

3)A ressurreição de Jesus ’ - deve ser corporal ( na ressurreição da carne ).


16 Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 

17 Assim toda boa árvore dá bons frutos, mas a arvore má dá frutos maus. 


Neste parágrafo, a árvore se refere aos seres humanos, e bons frutos se referem à fé em Jesus, enquanto frutos ruins ( maus ) se referem à infidelidade daqueles que se afastam depois de receberem Jesus.


18 A boa árvore não pode dar frutos maus, nem a árvore má dar bons frutos. 

19 Toda árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 

20 Portanto vós os conhecereis pelos seus frutos. 

21 Não é qualquer um que me diz: “Senhor, Senhor” que entrará no Reino dos céus; mas sim aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus. 

"Nem todo mundo ... do céu." Aqueles que têm fé pela boca chamam "Senhor, Senhor" apenas pela fala, mas não pelo coração.

"aquele que ... no céu." Jesus, ele mesmo, sempre faz a vontade do Pai. Da mesma forma, precisamos ser obedientes aos ensinamentos que Jesus nos dá; esta é a vontade do Pai.


22 Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor! Não profetizamos em teu nome? E em teu nome não expulsamos os demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?” 

"Esse dia" refere-se ao Dia do Julgamento ( para todos ).

"Senhor, Senhor, nós ... trabalhamos?" Alguns se autodenominam pastores e professores, mas não acreditam. Eles serão julgados pelas palavras que usam para ensinar.


23 Então claramente lhes direi: “Nunca vos conheci. Afastai-vos de mim, transgressores!” ) 

|fn:  transgressores – lit. praticantes de transgressão (ou maldade

24 Portanto todo o que ouve estas minhas palavras e as pratica, eu o compararei ao homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha.

|fn:  TR, RP: eu o compararei - N4: será comparado

"Casa" refere-se à fé. Construa sua fé e mantenha sua fé forte pela leitura e prática da Palavra de Deus. Uma casa sem a Bíblia não pode ser uma casa.

"Rocha" refere-se à ressurreição corporal de Jesus. Ele se levantou no corpo, não no espírito. É um corpo material que se levanta ( a mesma carne que foi crucificada subiu do túmulo ).


25 E a chuva desceu, correntezas vieram, ventos sopraram, e atingiram aquela casa; e ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. 

"Chuva e ventos" se referem a problemas terrestres gerais. "Inundações" se referem a ataques direcionados à fé de alguém.

A melhor arma para lutar contra todos os problemas é a Bíblia. Portanto, a Palavra de Deus tem que criar raízes em nossos corações.


26 Porém todo o que ouve estas minhas palavras e não as pratica, eu o compararei ao homem tolo, que construiu sua casa sobre a areia.

"Homem tolo" refere-se a não-cristãos, aqueles que conhecem o Senhor, mas não acreditam.

"Areia" aqui se refere a falsas doutrinas, aquelas que usam seu próprio entendimento para ensinar os outros da maneira errada.

27 E a chuva desceu, correntezas vieram, ventos sopraram, e atingiram aquela casa; e ela caiu, e sua queda foi grande. 

28 E aconteceu que, quando Jesus terminou estas palavras, as multidões estavam admiradas de sua doutrina, 

29 porque ele os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.

|fn:  N4 contém "seus escribas"

Jesus não é apenas "Deus feito homem", mas "Deus para ser um professor de homens." Jesus ensina o que a voz de Deus diz a seus filhos; é a vontade do Pai ensinar, fez Jesus ser necessário, a figura de Cristo para intervir e interpretar o que os homens não eram capazes de fazer.

Por muito tempo Deus usou profetas, heróis e até mesmo reis, mas nada foi suficiente para vencer o pecado, e trazer a lição que os homens necessitava, Deus veio cumprir a lei, para que os homens pudessem se libertar.

Todos os capítulos de Mateus comentado.      

💣 Obrigado por ler esse conteúdo, lançaremos novos capítulos comentados todos os sábados, faça a sugestão de temas para estudos bíblicos em nosso WhatsApp.     

📖Adquira o livro Livro "30 Dias de Oração pelo Marido" que tem ajudado a salvar muitos casamentos.  

💥Considere doar qualquer valor para nossa chave pix: blogreflexoescristas@gmail.com e ajude o projeto a manter-se independente, dessa forma o blog poderá ter novos equipamentos e continuar divulgando conteúdos exclusivos gratuitamente

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem