Mateus 5 comentado completo (Jesus e as bem aventuranças) - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Mateus 5 comentado completo (Jesus e as bem aventuranças)

Mateus 5 comentado completo (Jesus e as bem aventuranças)

Estudo do quinto capitulo de Mateus comentado, completo e gratuito

As bem aventuranças, são uma passagem de ensinamentos de Jesus para com os homens, esse é alguns dos primeiros ensinamentos narrados de Jesus para com a humanidade, em Mateus, as expressões "felizes" ou "benditos" tem o mesmo significado de "bem aventurados" essas expressões podem variar de acordo com a tradução bíblica.

Estou utilizando a tradução da Nestle 19004 textos receptus, produzido pela blive, espero que seja útil a todos, os comentários em vermelho, são anotações minhas para estudo.

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Estudo de Mateus 5 completo


🕮As bem aventuranças de Jesus, ensinamentos valiosos e poderosos para o dia a dia

1 E quando [Jesus] viu as multidões, subiu a um monte; e sentando-se, achegaram-se a ele os seus discípulos. 

2 Então ele abriu sua boca e lhes ensinou, dizendo: 

3 Benditos são os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus. 

|fn:  Neste contexto, os benditos, ou bem-aventurados, são as pessoas que têm ou terão motivos de se alegrarem por causa de uma bênção recebida, ainda que não necessariamente estejam contentes no momento |fn:  humildes ou pobres de espírito são as pessoas que estão aflitas e reconhecem que dependem de Deus para suas necessidades – Isaías 57:15; 66:2

O Senhor falou baixinho, e o ar levou Sua voz milagrosamente cada vez mais longe, para que todos na multidão pudessem ouvir Sua voz ao mesmo tempo em que Ele estava falando.

Pobre de espírito refere-se a uma alma humilde que procura o Senhor. A alma humilde é aquela que tem fome do Senhor; busca primeiro agradar ao Senhor, não a si próprio; vive apenas para o Senhor.

4 Benditos são os que choram, porque eles serão consolados. 

Estes são os que sofrem por aqueles que não buscam o Senhor. Chore pelos perdidos, por aqueles que não têm uma porção no reino do Senhor.

5 Benditos são os mansos, porque eles herdarão a terra. 

Os mansos ( silenciosos, gentis, obedientes ) são os que mantêm a Palavra de Deus neles o tempo todo.

"... herdar a terra." Aqui a terra se refere à nova terra ( não à terra em que estamos agora ) que foi preparada para os eleitos. Somente os escolhidos estarão lá e, na nova terra, colherão sua recompensa.

6 Benditos são os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados. 

Esta é a justiça de seguir os ensinamentos da Bíblia, o que significa seguir a Palavra, obedecer à Palavra e fazer o que a Palavra está lhe dizendo. O Senhor Jesus é o nosso exemplo de vida justa. Ele não vive por Sua própria vontade, mas pela vontade do Pai. Portanto, só podemos ser justos em Jesus.

"Satisfeito ( cheio )" não é sobre o corpo, mas sobre a alma. A alma está satisfeita e cheia de alegria quando se sente perto do Pai. Isso só pode acontecer quando chegamos ao Pai através de Jesus. Não há outra maneira de se aproximar do Pai, apenas através de Jesus.

7 Benditos são os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. 

Os misericordiosos são aqueles que têm misericórdia das almas perdidas e oram ao Pai para ter misericórdia delas e recebê-las. Seja misericordioso com aqueles que mais não gosta e ore por eles.

8 Benditos são os limpos de coração, porque eles verão a Deus. 

"Bem-aventurados os puros de coração"; Estes são os que não têm nenhum pensamento negativo ou ruim em relação aos crentes e aos não-crentes. Se você vir alguém fazendo algo errado, ore por essa pessoa e não a julgue. Sempre pense bem nos outros e tenha piedade, pois o Senhor também morreu por eles.

"pois verão a Deus"; Isso se refere apenas aos crentes que buscam o Senhor. Se seu coração é puro, você verá a luz do Senhor em outro crente que é puro de coração. Como você vê Deus? Você não vê o próprio Deus, mas pode ver o Seu amor naqueles que amam o Senhor. A luz neste lugar não é a luz que você usa para ver as coisas, mas é a luz de um coração limpo. Conversando com uma pessoa, podemos dizer a diferença da luz; a boca deles falará palavras que nunca serão contra a Bíblia.

9 Benditos são os pacíficos, porque eles serão chamados filhos de Deus. 

"Bem-aventurados os pacificadores"; Os pacificadores são os que tentam fazer as pazes entre os humanos e Deus. Nosso primeiro pacificador é Jesus. Não, outro pacificador pode ser como Ele. A raiva do Pai desaparece com as lágrimas do Senhor quando Ele chora por humanos.

"pois serão chamados filhos de Deus"; Quando você aceitar Jesus, convide-o para o seu coração, e ele habitará em você, e ao mesmo tempo você habita nele, e você se torna um filho de Deus.

10 Benditos são os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus. 

"Abençoado ... por causa da justiça"; Estes são os que quando veem alguém sendo tratado injustamente, pelo nome do Senhor, se juntam à causa; não por construir seu nome, mas por servir ao Senhor.

"pois deles é o reino dos céus"; Então o Senhor o usará e deixará o nome do Senhor ser sua recompensa. Seu nome será escrito no livro da vida e você fará parte da nova terra que está por vir.

11 Benditos sois vós, quando vos insultarem, perseguirem, e mentirem, falando contra vós todo mal por minha causa. 

"ótima é a sua recompensa no céu." Servir mais perto do Senhor de alguma maneira faz parte da recompensa.

12 Jubilai e alegrai-vos, porque grande é vossa recompensa nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. 

13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal perder seu sabor, com que se salgará? Para nada mais presta, a não ser para se lançar fora, e ser pisado pelas pessoas. 

"... sal da terra" refere-se àqueles que se autodenominam cristãos.

"... perdeu o sabor"; quando os crentes se comportam pior que os não crentes, eles perdem seu testemunho cristão e fazem com que a morte e o sofrimento do Senhor percam seu significado.

"com que ... seja salgado?" O testemunho perdeu seu próprio significado. Como você pode fazer as pessoas entenderem o caminho do Senhor quando seu comportamento não é digno?

"É ... pé de gente." Seu testemunho não tem valor; você faz a crucificação do Senhor se tornar nada para as pessoas.

14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade fundada sobre o monte; 

"Você ... luz do mundo." Os que são verdadeiros cristãos são aqueles que acreditam de coração. Os verdadeiros cristãos são o sal e a luz do mundo.

A cidade aqui representa a igreja. Portanto, a igreja deve ser amplamente conhecida como igreja e aberta a todas as pessoas.

15 Nem se acende a lâmpada para se pôr debaixo de um cesto, mas sim na luminária, e ilumina a todos quantos estão na casa. 

Ore sem vergonha. Orgulhe-se de orar e tenha orgulho de mostrar aos outros que você é um filho de Deus.

16 Assim brilhe vossa luz diante das pessoas, para que vejam vossas boas obras, e glorifiquem ao vosso Pai, que está nos céus. 

Mostre às pessoas que você é cristão, dando glória ao Senhor em suas conversas e dizendo às pessoas para trazer seus problemas ao Senhor.

17 Não penseis que vim para revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, mas sim para cumprir. 

Jesus diz que cumpriu a lei. Agora, precisamos apenas obedecer à Sua Lei.

18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota nem um til passará da Lei até que tudo aconteça. 

|fn:  jota é uma adaptação da letra grega “iota”

"... menos no reino dos céus." Quem interpreta a lei tenta interpretá-la para se adequar à sua própria conveniência, o que está errado.


19 Portanto qualquer um que desobedecer a um destes menores mandamentos, e assim ensinar às pessoas, será chamado o menor no Reino dos céus; porém qualquer que [os] cumprir e ensinar, esse será chamado grande no Reino dos céus. 

Nossa justiça está em Cristo; sem fé em Cristo, não podemos entrar no reino dos céus.

20 Porque eu vos digo que se a vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, de maneira nenhuma entrareis no Reino dos céus. 

21 Ouvistes o que foi dito aos antigos: “Não cometerás homicídio”; “mas qualquer um que cometer homicídio será réu do julgamento”. 

|fn:  homicídio - Ref. Êxodo 20:13

22 Porém eu vos digo que qualquer um que se irar contra seu irmão sem razão será réu do julgamento. E qualquer um que disser a seu irmão: “Idiota!” será réu do tribunal. E qualquer que [lhe] disser: “Louco!” será réu do fogo do inferno. 

O irmão aqui se refere àqueles que aceitaram Jesus como seu Salvador. Quando os irmãos estão zangados um com o outro, a raiva do Pai vem sobre eles. O Pai espera que perdoemos e nos amemos ( Veja Mateus 6:14).

"Raca" significa fazer coisas ruins para seu irmão; é mais do que apenas desejar mal. Aqui inclui pensamentos e fala; quando você diz, você machucou a pessoa.

|fn:  N4 omite "sem razão" |fn:  tribunal – Ou “sinédrio”, o tribunal dos israelitas |fn:  idiota – significado provável da palavra aramaica às vezes transliterada “raca”

23 Portanto, se trouxeres tua oferta ao altar, e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, 

Humilhe-se e peça desculpas; não há necessidade de lutar entre irmãos. Busque a primeira paz e não tente olhar quem está certo e quem está errado.

24 Deixa ali tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão, e então vem oferecer a tua oferta. 

25 Faze acordo depressa com teu adversário, enquanto estás com ele no caminho, para não acontecer que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te lancem na prisão. 

|fn:  N4 omite "te entregue"

Entre os crentes, a luta deve ser julgada pelos crentes. Não leve seu irmão para os tribunais externos.

26 Em verdade te digo que não sairás dali enquanto não pagares a última moeda. 

|fn:  moeda – Ou: quadrante, uma moeda de pequeno valor

27 Ouvistes o que foi dito aos antigos: “Não adulterarás”. 

|fn:  RP, N4 omite "aos antigos" |fn:  Ref. Êxodo 20:14; Deuteronômio 5:18

28 Porém eu vos digo que qualquer um que olhar para uma mulher para a cobiçar, em seu coração já adulterou com ela. 

Não olhe para o corpo deles; olhe nos olhos deles. O olho é a janela da alma deles. Olhar para o corpo cria luxúria; basta olhar nos olhos deles.

29 Se o teu olho direito te faz pecar, arranca-o e lança-o de ti; porque é melhor para ti que um dos teus membros se perca do que o teu corpo todo seja lançado no inferno. 

30 E se a tua mão direita te faz pecar, corta-a e lança-a de ti; porque é melhor para ti que um dos teus membros se perca do que o teu corpo todo seja lançado no inferno. 

|fn:  TR, RP: seja lançado no - N4: vá ao

31 Também foi dito: “Qualquer um que se divorciar sua mulher, dê a ela carta de separação”. 

|fn:  Ref. Deuteronômio 24:1

32 Porém eu vos digo que qualquer um que se divorciar de sua mulher, a menos que seja por causa de pecado sexual, faz com que ela adultere; e qualquer um que se casar com a divorciada comete adultério. 

Um verdadeiro cristão é livre para se divorciar de uma esposa e se casar novamente se sua esposa cometeu adultério. Um verdadeiro cristão não pode se casar com uma mulher divorciada em nenhum cenário, mas pode se casar com uma viúva. O Senhor criou homem e mulher, mas a mulher cometeu o primeiro pecado. Uma mulher não pode se casar novamente enquanto o marido estiver vivo. A única maneira de uma mulher é se reconciliar com o marido.

33 Também ouvistes que foi dito aos antigos: “Não jurarás falsamente”, “mas cumprirás ao Senhor os teus juramentos”. 

|fn:  Ref. Levítico 19:12; Números 30:2

34 Porém eu vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 

35 Nem pela terra, porque é o suporte de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. 

Se você não quiser fazer algo, não faça promessas. Como a Bíblia diz, deixe seu sim ser sim, e seu não não será ( Veja Mateus 5:37); mais do que isso é pecado. O Senhor Jesus ama Jerusalém.

36 Nem por tua cabeça jurarás, pois nem sequer um cabelo podes tornar branco ou preto. 

37 Mas seja vosso falar: “sim”, “sim”, “não”, “não”; porque o que disso passa procede do maligno. 

Se você faz uma promessa, deve cumpri-la. Se você promete servir ao Senhor, deve cumpri-lo.

"O que quer que seja mais do que estes ..."; Quando você tenta dar uma razão para não fazer o que promete, isso vem do maligno.

38 Ouvistes o que foi dito: “Olho por olho, e dente por dente”. 

|fn:  Ref. Êxodo 21:24; Levítico 24:20; Deuteronômio 19:21

39 Mas eu vos digo que não resistais a quem for mau; em vez disso, a qualquer um que te bater à tua face direita, mostra-lhe também a outra. 

|fn:  RP omite "tua"

Você não pode combater o mal sozinho. Siga o exemplo do Senhor. Jesus orou ao Pai; Jesus não lutou contra o maligno. Confie em Jesus e ore, traga seus problemas para Jesus e deixe Jesus lutar por você.

40 E ao que quiser disputar contigo, e te tomar tua túnica, deixa-lhe também a capa. 

41 E se qualquer um te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 

42 Dá a quem te pedir; e não te desvies de quem quiser de ti tomar emprestado. 

43 Ouvistes o que foi dito: “Amarás teu próximo”, e “odiarás teu inimigo”. 

|fn:  Ref. Levítico 19:18

44 Porém eu vos digo: amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, 

|fn:  N4 omite "bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam" |fn:  N4 omite "vos maltratam e"

45 Para que sejais filhos de vosso Pai que está nos céus; porque ele faz seu sol sair sobre maus e bons, e chover sobre justos e injustos. 

46 Pois se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os cobradores de impostos também o mesmo? 

47 E se saudardes somente os vossos irmãos, o que fazeis de mais? Não fazem os cobradores de impostos também assim? 

|fn:  TR, N4: irmãos - RP: amigos |fn:  TR, RP: cobradores de impostos - N4: gentios

48 Portanto, sede vós perfeitos, assim como vosso Pai que está nos céus é perfeito.

|fn:  TR, RP: que está nos céus - N4:celestial

O amor perfeito é amar seu inimigo. Ame seu inimigo como o Pai amava os inimigos de Seu Filho, mesmo aqueles que crucificaram Jesus. Ele não os derrubou quando nasceram, mesmo sabendo o que fariam com ele. Ele os deixou viver e desfrutar de Sua criação.

Todos os capítulos de Mateus comentado.    

💣 Obrigado por ler esse conteúdo, lançaremos novos capítulos comentados todos os sábados, faça a sugestão de temas para estudos bíblicos em nosso WhatsApp.   

📖Adquira o livro Livro "30 Dias de Oração pelo Marido" que tem ajudado a salvar muitos casamentos.   

💥Considere doar qualquer valor para nossa chave pix: blogreflexoescristas@gmail.com e ajude o projeto a manter-se independente, dessa forma o blog poderá ter novos equipamentos e continuar divulgando conteúdos exclusivos gratuitamente.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem