(Bíblia comentada - Levítico 9) Inauguração do tabernáculo - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas (Bíblia comentada - Levítico 9) Inauguração do tabernáculo

(Bíblia comentada - Levítico 9) Inauguração do tabernáculo

Levítico 9 Comentado


Comentários de Levítico 9, a inauguração do tabernáculo é abordado no contexto.

Comentários bíblicos

LEV 9:1 E foi no dia oitavo, que Moisés chamou a Arão e a seus filhos, e aos anciãos de Israel;
LEV 9:2 E disse a Arão: Toma das vacas um bezerro para expiação, e um carneiro para holocausto, sem defeito, e oferece-os diante do SENHOR.
LEV 9:3 E aos filhos de Israel falarás, dizendo: Tomai um bode macho para expiação, e um bezerro e um cordeiro de ano, sem mácula, para holocausto;
LEV 9:4 Também um boi e um carneiro para sacrifício pacífico, que imoleis diante do SENHOR; e uma oferta de cereais amassada com azeite: porque o SENHOR se aparecerá hoje a vós.
LEV 9:5 E levaram o que mandou Moisés diante do tabernáculo do testemunho, e chegou-se toda a congregação, e puseram-se diante do SENHOR.
LEV 9:6 Então Moisés disse: Isto é o que mandou o SENHOR; fazei-o, e a glória do SENHOR se vos aparecerá.

Arão e seus filhos tendo sido solenemente consagrados ao ofício sacerdotal pelas cerimônias de sete dias, sua assunção formal de seus deveres diários no tabernáculo foi marcada por um serviço especial adequado à augusta ocasião, assinalado em seu encerramento pelo aparecimento de a glória de Jeová para reunir Israel, em sinal de Sua sanção e aprovação de tudo o que havia sido feito. Parece que a oferta diária de holocaustos e de ofertas de cereais havia sido oferecida antes disso, a partir do momento em que o tabernáculo havia sido estabelecido: em que serviço, no entanto, Moisés tinha até então oficiado. Mas agora que Arão e seus filhos foram consagrados, era mais apropriado que fosse ordenado um serviço que deveria ser uma exibição completa da ordem do sacrifício, como agora fora dado pelo Senhor, e servir,

A ordem do dia começou com uma lição muito impressionante da inadequação do sangue de animais para tirar o pecado. Durante sete dias consecutivos, um boi fora oferecido a Aarão e a seus filhos e, até onde serviu o propósito típico, sua consagração estava completa. Mas ainda Arão e seus filhos precisavam de sangue expiador; pois antes que eles pudessem oferecer os sacrifícios do dia para o povo, eles são ordenados novamente em primeiro lugar para oferecer uma oferta pelo pecado para si mesmos. Nós lemos ( Levítico 9: 1-2 ): "E aconteceu no oitavo dia que Moisés chamou Arão e seus filhos, e os anciãos de Israel, e disse a Arão: Tome um bezerro para um pecado oferta, e um carneiro por holocausto, sem defeito, e oferecei-os perante o Senhor. 

E então Arão foi ordenado ( Levítico 9: 3-5): "Aos filhos de Israel falarás, dizendo: Toma como bode para oferta pelo pecado, e um bezerro e um cordeiro, ambos do primeiro ano, sem defeito, em holocausto, e um boi e um carneiro; farei ofertas pacíficas, para sacrificar perante o Senhor, e oferta de cereais, amassada com azeite, porque hoje o Senhor vos vem a ti, e eles trouxeram aquilo que Moisés tinha ordenado diante da tenda da revelação, e toda a congregação se aproximou e se pôs diante do Senhor."

Há pouco nessas direções que exigem explicação. Por causa da excepcional importância da ocasião, portanto, como nas festas do Senhor, uma oferta especial pelo pecado foi ordenada e um holocausto, além do holocausto diário regular, oferta de cereais e libação; e, além disso, peculiar a esta ocasião, uma oferta de paz pela nação; o último foi evidentemente destinado a significar que agora, com base na adoração sacrificial e na mediação de um sacerdócio consagrado, Israel teve o privilégio de entrar em comunhão com Jeová, o Senhor do tabernáculo. Nenhuma oferta de paz foi ordenada para Arão e seus filhos, pois, de acordo com a lei da oferta de paz, eles próprios participariam da parte do povo. A oferta pelo pecado prescrita para o povo era, não um novilho, como na versão do rei Jaime, mas um bode, Levítico 4: 13-14 , parece ter sido a vítima habitual. Para a seleção de tal vítima, nenhuma razão parece mais provável do que aquela atribuída pela tradição rabínica, a saber, que se destinava a contrabalançar a tendência do povo ao culto dos bodes desgrenhados, referidos em Levítico 17: 7 , "Não mais sacrificarão os sacrifícios aos bodes, depois dos quais eles se prostituem."

LEV 9:7 E disse Moisés a Arão: Achega-te ao altar, e faze tua expiação, e teu holocausto, e faze a reconciliação por ti e pelo povo: faze também a oferta do povo, e faze a reconciliação por eles; como mandou o SENHOR.
LEV 9:8 Então chegou-se Arão ao altar; e degolou seu bezerro da expiação que era por ele.
LEV 9:9 E os filhos de Arão lhe trouxeram o sangue; e ele molhou seu dedo no sangue, e pôs sobre as pontas do altar, e derramou o resto do sangue ao pé do altar;
LEV 9:10 E a gordura e rins e redenho do fígado, da expiação, os fez arder sobre o altar; como o SENHOR o havia mandado a Moisés.
LEV 9:11 Mas a carne e o couro os queimou ao fogo fora do acampamento.
LEV 9:12 Degolou também o holocausto, e os filhos de Arão lhe apresentaram o sangue, a qual espargiu ele ao redor sobre o altar.
LEV 9:13 Apresentaram-lhe depois o holocausto, em pedaços, e a cabeça; e os fez queimar sobre o altar.
LEV 9:14 Logo lavou os intestinos e as pernas, e queimou-os sobre o holocausto no altar.
LEV 9:15 Ofereceu também a oferta do povo, e tomou o bode macho que era para a expiação do povo, e degolou-o, e o ofereceu pelo pecado como o primeiro.
LEV 9:16 E ofereceu o holocausto, e fez segundo o rito.
LEV 9:17 Ofereceu também a oferta de cereais, e encheu dela sua mão, e o fez queimar sobre o altar, também do holocausto da manhã.
LEV 9:18 Degolou também o boi e o carneiro em sacrifício pacífico, que era do povo: e os filhos de Arão lhe apresentaram o sangue (o qual espargiu ele sobre o altar ao redor),
LEV 9:19 E a gordura do boi; e do carneiro a cauda com o que cobre as entranhas, e os rins, e o redenho do fígado:
LEV 9:20 E puseram a gordura sobre os peitos, e ele queimou a gordura sobre o altar:
LEV 9:21 Porém os peitos, com a coxa direita, moveu-os Arão por oferta movida diante do SENHOR; como o SENHOR o havia mandado a Moisés.

E entregaram-lhe o holocausto, pedaço a pedaço, e a cabeça; e ele os queimou no altar. E lavou as entranhas e as pernas, e as queimou sobre o holocausto no altar. E apresentou a oferta do povo, e tomou o bode da oferta pelo pecado que era para o povo, e o matou, e o ofereceu pelo pecado, como o primeiro. E apresentou o holocausto e ofereceu-o conforme a ordenança. E apresentou a oferta de cereais, e encheu-lhe a mão, e queimou-a sobre o altar, além do holocausto da manhã. Matou também o boi e o carneiro, o sacrifício pacífico oferecido ao povo; e os filhos de Arão entregaram-lhe o sangue, e o espargiu sobre o altar em redor, e sobre a gordura do boi; e do carneiro, o rabo gordo e o que cobria o interior, e os rins e o redil do fígado; e eles puseram a gordura sobre os seios e queimaram a gordura sobre o altar; e o peito e a coxa direita Arão fez sinal para uma oferta de onda diante do Senhor; como Moisés ordenou. "

Levítico 9: 7-21 detalha a maneira pela qual este mandamento de Moisés foi levado nas ofertas, primeiro para Arão e seus filhos, e depois para todo o povo; mas, como as peculiaridades dessas várias ofertas já foram explicadas, elas não precisam nos deter aqui. Aquilo que é novo, e de profundo significado espiritual e típico, é a ordem dos sacrifícios como aqui ordenados; uma ordem que, como aprendemos com muitas Escrituras, representava o que deveria ser a lei permanente e invariável. A ordem designada das ofertas era a seguinte: primeiro, sempre que apresentado, vinha a oferta pelo pecado, como aqui; então o holocausto com a sua oferta de cereais; e por último, sempre, a oferta de paz, com a sua característica festa sacrificial.

O significado desta ordem aparecerá prontamente se considerarmos o significado distintivo de cada uma dessas ofertas. A oferta pelo pecado tinha por seu pensamento central, expiação do pecado pelo derramamento de sangue; o holocausto, a entrega total da pessoa simbolizada pela vítima, a Deus; a oferta de refeição, da mesma forma, a consagração do fruto de seus labores; a oferta de paz, o sustento da vida da mesa de Deus e a comunhão em paz e alegria com Deus e uns com os outros. E a grande lição para nós agora deste serviço de tabernáculo modelo é isto: que esta ordem é determinada por uma lei da vida espiritual.

Tanto quanto isso, mesmo sem previsão clara do antítipo de todos esses sacrifícios, o pensativo israelita poderia ter discernido; e mesmo que a verdade assim simbolizada seja colocada diante de nós não mais em rito e símbolo, ainda assim ela permanece, e sempre permanecerá, uma verdade. O homem em toda parte precisa de comunhão com Deus e não pode descansar sem ele; Alcançar tal comunhão é o objetivo de todas as religiões que reconhecem o ser de um Deus. Mesmo entre os pagãos, somos verdadeiramente informados de que há muitos que estão se sentindo atraídos por Deus "se por acaso podem encontrá-lo"; e, entre nós, em terras cristãs, e até mesmo na comunhão externa de igrejas cristãs, há muitos que com corações doloridos estão buscando uma experiência não realizada de paz e comunhão com Deus. E, no entanto, Deus não está longe de qualquer um de nós; e toda a Escritura O representa como desejando da Sua parte uma incomensurável condescendência e amor depois da comunhão conosco, desejando comunicar-nos a Sua plenitude; e ainda assim muitos buscam e não encontram!

Não precisamos ir além da ordem das oferendas, e da verdade espiritual que ela significa em relação à ordem da graça, para descobrir o segredo desses fracassos espirituais. 

A oferta pacífica, a festa sacrificial de comunhão com Deus, o alegre banquete da comida de Sua mesa, estava sempre, como neste dia, em ordem. Antes disso, deve vir o holocausto. O ritual prescrevia que a oferta de paz fosse queimada "sobre o holocausto"; a presença do holocausto é assim pressuposta em toda oferta pacífica aceitável. Mas e se alguém se aventurasse a ignorar essa ordem divinamente ordenada e oferecera sua oferta de paz para ser queimada sozinha; podemos imaginar que teria sido aceito?

Essas coisas são parábolas e não difíceis. Porque o holocausto com a sua oferta de cereais simbolizava a plena consagração da pessoa e das obras ao Senhor. Lembrando disso, vemos que a ordem não é arbitrária. Pois, na natureza do caso, a plena consagração a Deus deve preceder a comunhão com Deus; Aquele que sabe o que é que Deus se entregue a ele, primeiro deve estar pronto para se entregar a Deus. E que Deus deve entrar em comunhão amorosa com alguém que está impedindo de amar a auto-entrega não é de se esperar. Esta não é meramente uma lei do Antigo Testamento, ainda menos meramente uma dedução fantasiosa do simbolismo Mosaico; em todos os lugares no Novo Testamento é o pensamento pressionado sobre nós, não mais de fato em símbolo, mas em linguagem mais clara. É ensinado por preceito em algumas das palavras mais familiares do grande Mestre. Há promessa, por exemplo, de provisão constante de alimento e vestuário suficientes, comunhão com Deus nas coisas temporais; mas somente sob a condição de que "buscamos primeiro o reino de Deus e Sua justiça", "todas estas coisas serão acrescentadas a nós".{Mat 6:33} Há uma promessa de "cem vezes nesta vida, e no mundo por vir, a vida eterna"; mas é prefaciado pela condição de rendição de pai, mãe, irmãs irmãs de casas e terras, por amor do Senhor. {Mat 19:29} Não, de fato, que a divisão real com estes seja ordenada em todos os casos; mas, certamente, pretende-se que mantenhamos todos à disposição do Senhor, possuindo, mas "como se não tivéssemos"; este é o mínimo que podemos tirar dessas palavras.

Plena Consagração da pessoa e das obras, esta então é a condição de comunhão com Deus; e se tantos lamentam a falta do último, é sem dúvida por causa da falta do primeiro. Nós frequentemente agimos estranhamente nessa questão; meio inconscientemente, pesquisando, talvez, todos os cantos da nossa vida, mas o caminho certo, de olhar para a qual, pela clara luz da Palavra de Deus, nós instintivamente encolhemos, a consciência sussurrando suavemente que há algo sobre o qual temos uma dúvida oculta e portanto, se formos totalmente consagrados, devemos desistir imediatamente, até termos certeza de que é certo e correto para nós; e por essa autonegação, essa renúncia a Deus, não estamos prontos. É uma maravilha que, se tal seja a nossa experiência, nos falta aquela comunhão abençoada e jubilosa com o Senhor, dos quais alguns nos dizem? Não é mais a principal maravilha que devemos nos admirar com a falta, quando ainda não estamos prontos para consagrar a todos, corpo, alma e espírito, com todas as nossas obras, ao Senhor? Lembremo-nos então da lei das ofertas sobre este ponto. Nenhum israelita poderia ter a bendita festa da oferta de paz, exceto que primeiro o holocausto e a oferenda de farinha, simbolizando a plena consagração, estavam fumegando no altar.

Mas esta consagração completa parece a muitos tão excessivamente difícil - não, podemos dizer mais, para muitos é totalmente impossível. Uma consagração de algumas coisas, especialmente aquelas pelas quais pouco se importam, de que elas podem ouvir falar; mas uma consagração de todos, para que o todo seja consumido sobre o altar antes e para Deus, isso eles não podem pensar. Que meios - podemos escapar à conclusão? - que o amor de Deus ainda não é supremo. Que triste! e que estranho! Mas a lei das ofertas declarará novamente o segredo da estranha retenção da plena consagração. Porque foi ordenado que, onde quer que houvesse pecado no ofertante, não confessado e perdoado, antes mesmo do holocausto, fosse a oferta pelo pecado, expiando o pecado pelo sangue apresentado no altar diante de Deus. E aqui chegamos a outra lei da vida espiritual em todas as eras. Se a comunhão com Deus em paz e alegria é condicionada pela plena consagração da pessoa e do serviço a Ele. Essa consagração, mesmo como uma possibilidade para nós, é por sua vez condicionada pela expiação do pecado através da grande oferta pelo pecado. Enquanto a consciência não estiver satisfeita de que a questão do pecado tenha sido estabelecida em graça e retidão com Deus, por tanto tempo é uma impossibilidade espiritual que a alma entre nessa experiência do amor de Deus, manifestada através da expiação, que somente pode levar à plena consagração.

LEV 9:22 Depois levantou Arão suas mãos até o povo e abençoou-os: e desceu de fazer a expiação, e o holocausto, e o sacrifício pacífico.
LEV 9:23 E entraram Moisés e Arão no tabernáculo do testemunho; e saíram, e bendisseram ao povo: e a glória do SENHOR se apareceu a todo o povo.
LEV 9:24 E saiu fogo de diante do SENHOR, e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; e vendo-o todo o povo, louvaram, e caíram sobre seus rostos.

Notas finais do autor     

→O credito e a referencia da tradução, pertencem a Blive, responsável pela tradução da Bíblia Nestlé 1904, usada como padrão em nossa bíblia comentada.     

→As opiniões e os comentários bíblicos, estão sempre em vermelho, e são escritas por Lucas Ajudarte, teólogo formado, pela Faculdade Nacional de Teologia de São Loureço MG.     

Leia todos os outros comentários de Levítico, e aprenda ainda mais sobre a palavra de Deus.  

Compartilhe essa postagem com seus amigos e familiares, receba Reflexões Cristãs por whatsapp (19)993702148.
Postagem Anterior Próxima Postagem