(Bíblia Comentada - Levítico 21) A LEI DA SANTIDADE SACERDOTAL - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas (Bíblia Comentada - Levítico 21) A LEI DA SANTIDADE SACERDOTAL

(Bíblia Comentada - Levítico 21) A LEI DA SANTIDADE SACERDOTAL

Levítico 21 Comentado


Leis a cerca do sacerdote, todo esse contexto trata-se sobre a santidade, de como homens que eram voltados para adoração a Deus, eram preparados, e quais leis eles deveriam acatar.

Levítico 21 Comentado


LEV 21:1 E o SENHOR disse a Moisés: Fala aos sacerdotes filhos de Arão, e dize-lhes que não se contaminem por um morto em seus povos.
LEV 21:2 A não ser por seu parente próximo a si, por sua mãe, ou por seu pai, ou por seu filho, ou por seu irmão,
LEV 21:3 ou por sua irmã virgem, a ele próxima, a qual não tenha tido marido, por ela se contaminará.
LEV 21:4 Porque é líder em seu povo, não se contaminará, fazendo-se impuro.
LEV 21:5 Não farão calva em sua cabeça, nem raparão a ponta de sua barba, nem em sua carne farão cortes.
LEV 21:6 Santos serão a seu Deus, e não profanarão o nome de seu Deus; porque oferecem os fogos do SENHOR e o pão de seu Deus; portanto, serão santos.
LEV 21:7 Mulher prostituta ou infame não tomarão: nem tomarão mulher repudiada de seu marido: porque é santo a seu Deus.
LEV 21:8 O santificarás portanto, pois o pão de teu Deus oferece: santo será para ti, porque santo sou eu o SENHOR vosso santificador.
LEV 21:9 E a filha do homem sacerdote, se começar a se prostituir, a seu pai profana: queimada será ao fogo.
LEV 21:10 E o sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o azeite da unção, e que encheu sua mão para vestir as vestimentas, não descobrirá sua cabeça, nem romperá suas roupas:
LEV 21:11 nem entrará onde haja alguma pessoa morta, nem por seu pai, ou por sua mãe se contaminará.

A concepção de Israel como um reino de sacerdotes, uma nação santa, foi concretamente representada em uma tríplice divisão do povo - a congregação, o sacerdócio e o sumo sacerdote. Isso correspondia à tríplice divisão do tabernáculo no átrio exterior, no lugar santo e no santo dos santos, cada um em sucessão mais sagrada do que o lugar anterior. Assim, enquanto todo o Israel foi chamado para ser uma nação sacerdotal, santa para Jeová em vida e serviço, essa santidade deveria ser representada em graus sucessivamente mais elevados em cada uma dessas três divisões do povo, culminando na pessoa do sumo sacerdote, que em sinal disso, usava na testa a inscrição "SANTIDADE A JEOVÁ".

Até este ponto, a lei da santidade tratou apenas de obrigações que afetam igualmente toda a nação sacerdotal; Nestes dois capítulos, temos agora os requisitos especiais desta lei em suas demandas ainda maiores sobre, primeiro, os sacerdotes e, em segundo lugar, o sumo sacerdote.

Abolida quanto à letra, esta parte da lei ainda é válida quanto ao princípio que expressa, a saber, que o privilégio espiritual especial e a honra o colocam a quem é dado sob obrigações especiais à santidade da vida. Em contraste com o mundo exterior, não é suficiente que os cristãos sejam igualmente corretos e morais na vida com os melhores homens do mundo; embora muitos pareçam estar vivendo sob essa impressão. Eles devem ser mais que isso; eles devem ser santos: Deus piscará para as coisas nos outros, com as quais Ele não lidará suavemente nelas. E, assim, novamente, dentro da Igreja, aqueles que ocupam várias posições de dignidade como mestres e governantes do rebanho de Deus são exatamente nesse grau colocados sob a obrigação mais estrita de santidade de vida e de andar. Esta lição mais importante nos confronta na própria abertura desta nova seção da lei, dirigida especificamente aos "sacerdotes, os filhos de Arão". O quanto é necessário é suficientemente evidente e tristemente evidente na condição da cristandade batizada de hoje. Quem está lá para dar atenção a isso?

LEV 21:12 nem sairá do santuário, nem contaminará o santuário de seu Deus; porque a coroa do azeite da unção de seu Deus está sobre ele: Eu sou o SENHOR.
LEV 21:13 E tomará ele mulher com sua virgindade.
LEV 21:14 Viúva, ou repudiada, ou infame, ou prostituta, estas não tomará: mas tomará virgem de seus povos por mulher.
LEV 21:15 E não profanará sua descendência em seus povos; porque eu o SENHOR sou o que os santifico.
LEV 21:16 E o SENHOR falou a Moisés, dizendo:
LEV 21:17 Fala a Arão, e dize-lhe: O homem de tua semente em suas gerações, no qual houver falta, não se achegará para oferecer o pão de seu Deus.
LEV 21:18 Porque nenhum homem no qual houver falta, se achegará: homem cego, ou coxo, ou rosto mutilado, ou membro deformado,
LEV 21:19 Ou homem no qual houver fratura de pé ou rotura da mão,
LEV 21:20 Ou corcunda, ou anão, ou que tiver visão embaçada, ou que tenha sarna, ou impigem, ou testículo mutilado;
LEV 21:21 Nenhum homem da descendência de Arão sacerdote, no qual houver falta, se achegará para oferecer as ofertas acendidas do SENHOR. Há falta nele; não se achegará a oferecer o pão de seu Deus.

A santidade sacerdotal devia ser manifestada primeiro ( Levítico 21: 1-15 ), em relação às relações terrenas de parentesco e amizade. Isto é ilustrado sob três particularidades, ou seja, em luto pelos mortos ( Levítico 21: 1-6 ), no casamento ( Levítico 21: 7-8 ), e ( Levítico 21: 9) na manutenção da pureza na família do sacerdote. Com relação ao primeiro ponto, é ordenado que não haja corrupção para os mortos, exceto no caso da própria família do padre - pai, mãe, irmão, irmã solteira, filho ou filha. Isto é, com exceção desses casos, o sacerdote, embora possa estar de luto em seu coração, não participará de nenhum dos últimos ofícios que os outros prestam aos mortos. Isso foi "profanar a si mesmo". E enquanto as exceções acima são permitidas no caso de membros de sua família imediata, mesmo nesses casos ele é especialmente carregado ( Levítico 21: 5) lembre-se, o que era de fato proibido em todo lugar a todo israelita, de que tais demonstrações excessivas de pesar como raspar a cabeça, cortar a carne, etc., eram muito inconvenientes num padre. Essas restrições são expressamente baseadas no fato de que ele é "o principal homem entre o seu povo", que ele é santo para Deus, designado para oferecer "o pão de Deus, as ofertas feitas pelo fogo". E na medida em que o sumo sacerdote, no mais alto grau de todos, representa a idéia sacerdotal, e é assim admitido em uma peculiar e exclusiva intimidade de relação com Deus, tendo nele "a coroa do óleo da unção de seu Deus", e tendo sido consagrado para vestir as "vestes de glória e de beleza", usadas por nenhum outro em Israel). Ele pode não se contaminar, por exemplo, mesmo entrando na casa onde jaz o cadáver de um pai ou mãe!

Esses regulamentos, a princípio, para muitos, parecerão duros e antinaturais. No entanto, esta lei da santidade em outros lugares amplia e guarda com a maior parte dos cuidados invejosos a relação familiar, e ordena que até mesmo o próximo nós amemos a nós mesmos. Por isso, é certo que esses regulamentos não podem ter a intenção de condenar os sentimentos naturais de pesar pela perda de amigos, mas apenas colocá-los sob certas restrições. Eles foram dados, não para depreciar as relações terrenas de amizade e afinidade, mas apenas para magnificar quanto mais a dignidade e o significado da relação sacerdotal com Deus, transcendendo até mesmo as relações mais sagradas da terra. Como sacerdote, o filho de Arão era o servo do Deus Eterno, de Deus o Santo e o Vivo, designado para mediar dEle a graça do perdão e vida para aqueles condenados a morrer. Por isso, ele nunca deve esquecer isto, nem permitir que outros o esqueçam. Portanto, ele deve manter uma separação especial e visível da morte, como em todos os lugares, o sinal da presença e operação do pecado e da falta de santidade; e embora ele não seja proibido de lamentar, deve lamentar-se com uma moderação visível; tanto mais que se seu sacerdócio tivesse algum significado, significava que a morte para o israelita crente e obediente era a morte na esperança. E então, além de tudo isso, Deus declarou que Ele mesmo seria a porção e herança dos sacerdotes. Portanto, para o sacerdote lamentar, como se perdesse até mesmo os mais próximos e mais queridos na Terra, ele perdera tudo; aparentava exteriormente falhar em testemunhar a fidelidade de Deus a Suas promessas e Sua suficiência total como sua porção. Portanto, ele deve manter uma separação especial e visível da morte, como em todos os lugares, o sinal da presença e operação do pecado e da falta de santidade; e embora ele não seja proibido de lamentar, deve lamentar-se com uma moderação visível; tanto mais que se seu sacerdócio tivesse algum significado, significava que a morte para o israelita crente e obediente era a morte na esperança. E então, além de tudo isso, Deus declarou que Ele mesmo seria a porção e herança dos sacerdotes. Portanto, para o sacerdote lamentar, como se perdesse até mesmo os mais próximos e mais queridos na Terra, ele perdera tudo; aparentava exteriormente falhar em testemunhar a fidelidade de Deus a Suas promessas e Sua suficiência total como sua porção. Portanto, ele deve manter uma separação especial e visível da morte, como em todos os lugares, o sinal da presença e operação do pecado e da falta de santidade; e embora ele não seja proibido de lamentar, deve lamentar-se com uma moderação visível; tanto mais que se seu sacerdócio tivesse algum significado, significava que a morte para o israelita crente e obediente era a morte na esperança. E então, além de tudo isso, Deus declarou que Ele mesmo seria a porção e herança dos sacerdotes. Portanto, para o sacerdote lamentar, como se perdesse até mesmo os mais próximos e mais queridos na Terra, ele perdera tudo; aparentava exteriormente falhar em testemunhar a fidelidade de Deus a Suas promessas e Sua suficiência total como sua porção. e embora ele não seja proibido de lamentar, deve lamentar-se com uma moderação visível; tanto mais que se seu sacerdócio tivesse algum significado, significava que a morte para o israelita crente e obediente era a morte na esperança. E então, além de tudo isso, Deus declarou que Ele mesmo seria a porção e herança dos sacerdotes. Portanto, para o sacerdote lamentar, como se perdesse até mesmo os mais próximos e mais queridos na Terra, ele perdera tudo; aparentava exteriormente falhar em testemunhar a fidelidade de Deus a Suas promessas e Sua suficiência total como sua porção. e embora ele não seja proibido de lamentar, deve lamentar-se com uma moderação visível; tanto mais que se seu sacerdócio tivesse algum significado, significava que a morte para o israelita crente e obediente era a morte na esperança. E então, além de tudo isso, Deus declarou que Ele mesmo seria a porção e herança dos sacerdotes. Portanto, para o sacerdote lamentar, como se perdesse até mesmo os mais próximos e mais queridos na Terra, ele perdera tudo; aparentava exteriormente falhar em testemunhar a fidelidade de Deus a Suas promessas e Sua suficiência total como sua porção. Deus havia declarado que Ele mesmo seria a porção e a herança dos sacerdotes. Portanto, para o sacerdote lamentar, como se perdesse até mesmo os mais próximos e mais queridos na Terra, ele perdera tudo; aparentava exteriormente falhar em testemunhar a fidelidade de Deus a Suas promessas e Sua suficiência total como sua porção. Deus havia declarado que Ele mesmo seria a porção e a herança dos sacerdotes. Portanto, para o sacerdote lamentar, como se perdesse até mesmo os mais próximos e mais queridos na Terra, ele perdera tudo; aparentava exteriormente falhar em testemunhar a fidelidade de Deus a Suas promessas e Sua suficiência total como sua porção.

LEV 21:22 O pão de seu Deus, do muito santo e as coisas santificadas, comerá.
LEV 21:23 Porém não entrará do véu dentro, nem se achegará ao altar, porquanto há falta nele: e não profanará meu santuário, porque eu o SENHOR sou o que os santifico.
LEV 21:24 E Moisés falou isto a Arão, e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel.

A santidade do sacerdócio também deveria ser representada visivelmente na relação matrimonial. Um sacerdote não deve se casar com nenhuma mulher cuja fama justa prenda a menor possibilidade de suspeita - nenhuma prostituta ou mulher caída ou uma mulher divorciada ( Levítico 21: 7 ); tal aliança era manifestamente a mais imprópria em um "santo ao seu Deus". Como no primeiro caso, o sumo sacerdote é ainda mais restrito; ele não pode se casar com uma viúva, mas apenas "uma virgem de seu próprio povo" (Levítico 21:14); pois a virgindade é sempre na Sagrada Escritura o tipo peculiar de santidade. Como razão, acrescenta-se que isso era "profanar a sua semente entre o seu povo"; isto é, seria inevitável que, negligenciando esse cuidado, o povo passasse a ver sua descendência com uma reverência diminuída como os sacerdotes separados do Deus santo. Observando a prática de muitos que professam ser cristãos, pode-se naturalmente inferir que eles nunca podem ter suspeitado que havia algo nesta parte da lei que diz respeito ao sacerdócio neo-testamentar dos crentes. Quantas vezes vemos um jovem ou uma jovem professando ser um discípulo de Cristo, um membro do sacerdócio real de Cristo, fazendo uma aliança matrimonial com um incrédulo confesso Nele. E, no entanto, a lei é estabelecida como explicitamente no Novo Testamento, como no Antigo Testamento.{1Co 7:39} que o casamento seja somente "no Senhor"; de modo que um princípio governa em ambas as dispensações. A linha sacerdotal deve, tanto quanto possível, ser mantida pura; o santo homem deve ter uma esposa santa. Muitos, de fato, sentem isso profundamente e se casam de acordo; mas a aparente negligência em relação a muitos mais é verdadeiramente surpreendente e quase incompreensível. 

Notas finais do autor 

→O credito e a referencia da tradução, pertencem a Blive, responsável pela tradução da Bíblia Nestlé 1904, usada como padrão em nossa bíblia comentada.                 

→As opiniões e os comentários bíblicos, estão sempre em vermelho, e são escritas por Lucas Ajudarte, teólogo formado, pela Faculdade Nacional de Teologia de São Loureço MG.        

Leia todos os outros comentários de Levítico, e aprenda ainda mais sobre a palavra de Deus.      

Compartilhe essa postagem com seus amigos e familiares, receba Reflexões Cristãs por whatsapp (19)993702148.

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem