Entenda o dom de profetizar - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas Entenda o dom de profetizar

Entenda o dom de profetizar

Espírito de profecia segundo a bíblia


Caso você já tenha participado de um culto pentecostal, você já deve ter observado, alguns costumes e crenças, que essa corrente teológica tem. Desde falar em línguas até o espírito de profecia, nas quais defendo como bíblicas, até outras antibíblicas que entraram nesse meio, como a "unção do riso".

Não tenha medo de profetizar
Não tenha medo de profetizar


Hoje aprofundaremos no "espírito de profecia". Esse estudo demonstrará a diferença do ministério profético, do antigo e do novo testamento, as regras e padrões para seguirmos o contexto bíblico sobre os profetas.

Bíblia em evidência sobre espírito de profecia


"Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia. 

1 Coríntios 14:1"

O verso de 1 Corintios, é uma passagem muito útil sobre o dom de profecia, antes de mais nada, temos que entender, que os profetas do velho testamento, possuem atribuições diferentes, dos profetas do novo testamento, chego até a dizer, que no novo testamento, não existem, necessariamente profetas, no sentido de um porta-voz de Deus, onde existe uma teofania, no qual o próprio Deus, dá a autoridade de tomada de decisões, como em Moisés, ou o próprio Deus manifestava-se para entregar sua mensagem. Hoje essa função tomou forma, não tratando-se necessariamente de uma teofania como era no antigo testamento, e sim um livre acesso, do Espirito Santo em nós, a profecia hoje em dia, é um dom, assim como o de falar em línguas.

"Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. 
Romanos 12:6"

Em Romanos 12, vemos o dom de profetizar sendo novamente descrito por Paulo, essa vez, apresentado como um ato de fé, mas em que sentido? Nem sempre trata-se agora, de uma mensagem que o próprio Deus, entrega a pessoa, e sim as profecias do novo testamento, tratam-se de um ato de fé, quando você tem fé, você verbaliza seus sonhos, que essas palavras fiquem gravadas, da sua boca pode sair bençãos como podem sair maldições, você tem sonhos? proclame com fé, verbalizar e crer que Deus irá te dar a vitoria, é o começo para conquista-la, não tenha medo de profetizar, hoje em dia estamos em faltas de pregadores, que falam a verdade, e que não tem medo de profetizar a vitoria, na sua vida, e na vida do próximo.

Profetas do velho testamento


Os profetas do velho testamento, são contextos diferentes para a função, é importante dizer, que quando analisamos os dois contextos, vemos situações diferentes, no velho testamento eles agem como "porta-vozes" de Deus, ou mesmo como teofanias do Eterno, um exemplo é o profeta Jonas, que foi entregar uma mensagem de Deus, ao povo de Nínive, outro personagem de destaque, é o profeta Jeremias, que entregou as considerações finais de Deus a casa de Davi, antecedendo sua queda. Em alguns momentos, suas profecias eram usadas para liberdade e salvação, como no caso de Jonas em Nínive, no qual ao anunciar a mensagem de Deus, houve arrependimento em massa, mas embora cumpriu seu papel de advertência, no caso de Jeremias, foi insuficiente para salvar Israel das mãos dos caldeus, ainda que nem sempre a profecia, possa ser da forma que queremos, ela sempre tem um proposito, isso no novo testamento e também no velho, mas no velho vemos esses profetas agindo com objetivos pré determinados, enquanto no novo testamento, não existe exatamente esse sistema de ação divina.

Pode-se concluir que o ultimo profeta, no sentido de um "porta-voz" de Deus, para ações pré determinadas, e sem a manifestação da graça de Deus, foi João Batista, Jesus veio como um profetá, mas sua figura não limita-se a essa representação. Ainda sim, João Batista é tratado na bíblia, como a "voz que clama no deserto", isso porque mesmo com o esforço, poucas pessoas do povo, ouviram suas advertências, ele clamava incansavelmente, mas por isso ganhou uma oposição feroz, dos movimentos predominantes da época, assim como Jesus foi morto em uma conspiração dos fariseus e dos saduceus, movido por uma antiga seita que agia discretamente naqueles tempos, conhecida pelo nome de "kabala", João Batista também foi morto em proposito semelhante.

Não tenha medo de profetizar


A sua boca deve falar a verdade, não existe espaço para Deus e para a mentira andando lado a lado, todos os pecados são perdoáveis, mas isso não da a ninguém o direito de faze-lo.  Existem dois tipos de profecias conforme narrado, são aquelas entregues por Deus, para que o profeta, sirva-lhe de porta voz, e aquela que o profeta lança em voz profética, e essa voz é aceita por Deus. Verbalize seus sonhos, se você sonha com algo, ainda que aos olhos humanos sejam impossíveis, verbalize e firme-se em Deus. A sua boca pode ser a entrada de bênção como de maldição.

Referencias internas e notas finais

Dicionario bíblico, Ver profeta, profetizar, profecia, letra P.


Compartilhe essa postagem com seus amigos e familiares, receba Reflexões Cristãs por whatsapp (19)993702148.
Postagem Anterior Próxima Postagem