(Bíblia comentada - Levítico 4) A expiação do pecado - Reflexões Cristãs - Estudos e Mensagens Bíblicas (Bíblia comentada - Levítico 4) A expiação do pecado

(Bíblia comentada - Levítico 4) A expiação do pecado

Levítico 4 comentado


A expiação do pecado do povo, para esse proposito primário, surgia uma organização sacerdotal. Leia todos os comentários de Levítico 4.

Levítico 4
Levítico 4


LEV 4:1 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
LEV 4:2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguma pessoa pecar por acidente em algum dos mandamentos do SENHOR sobre coisas que não se devem fazer, e agir cont
ra algum deles;
LEV 4:3 Se sacerdote ungido pecar segundo o pecado do povo, oferecerá ao SENHOR, por seu pecado que houver cometido, um bezerro sem mácula para expiação.
LEV 4:4 E trará o bezerro à porta do tabernáculo do testemunho diante do SENHOR, e porá sua mão sobre a cabeça do bezerro, e o degolará diante do SENHOR.
LEV 4:5 E o sacerdote ungido tomará do sangue do bezerro, e a trará ao tabernáculo do testemunho;
LEV 4:6 E molhará o sacerdote seu dedo no sangue, e espargirá daquele sangue sete vezes diante do SENHOR, até o véu do santuário.

No holocausto e na oferta pacífica, Israel foi ensinado, assim como nós, que toda consagração e toda comunhão com Deus devem começar e depender sempre da expiação feita pelo pecado. Mas esse não era o pensamento dominante em nenhuma dessas ofertas; nem a expiação, como feita nesses, tem referência a atos particulares de pecado. Para tal, essas ofertas nunca foram prescritas. Eles nos lembram, portanto, da necessidade da expiação, não tanto pelo que fazemos ou deixamos de fazer, como pelo que somos. Mas o pecado mesmo dos verdadeiros crentes, seja então ou agora, é mais que pecado da natureza. O verdadeiro israelita estava sujeito a ser surpreendido em algum ato manifesto de pecado; e para todos esses casos foi ordenado, nesta seção da lei,

{Levítico 4: 1-35; Levítico 5: 1-13}a oferta pelo pecado; uma oferenda que deveria trazer à proeminência única e peculiar o pensamento revelado em outros sacrifícios mais imperfeitamente, que para perdoar do pecado, deve haver expiação. Havia de fato uma limitação para a aplicação desta oferta; pois se um homem, naqueles dias, pecou intencionalmente, presunçosamente, teimosamente, ou, como a frase é, "com mão alta", não havia nenhuma provisão feita na lei para sua restauração à posição de aliança. "Aquele que desprezou a lei de Moisés morreu sem misericórdia sob duas ou três testemunhas"; ele foi "cortado do seu povo". Mas para pecados de menor grau, como resultado não de um espírito de rebelião intencional contra Deus, mas foram mitigados em sua culpa por várias razões, especialmente ignorância, precipitação ou inadvertência, Deus fez provisão, de uma maneira típica, por sua remoção por meio da expiação do pecado e das ofertas pela culpa. Por meio destes, acompanhado também com a restituição completa do mal feito, quando tal restituição fosse possível, o culpado poderia ser restaurado naqueles dias ao seu lugar como um cidadão aceito do reino de Deus.

Nenhuma parte da lei levítica é mais cheia de verdade profunda e profunda do que a lei da oferta pelo pecado. Em primeiro lugar, é por conseqüência observar que os pecados pelos quais este chefe do sacrifício expiatório foi designado eram, em sua maior parte, pecados de ignorância. Pois assim corre a declaração geral com a qual se abre esta seção ( Levítico 4: 2 ): "Se alguém pecar involuntariamente, em alguma das coisas que o Senhor ordenou que não se fizesse, e fará qualquer um deles". E a estes são depois adicionados pecados cometidos por precipitação, o resultado mais de calor e pressa do espírito do que do propósito deliberado do pecado; como, por exemplo, em Levítico 5: 4 : "Seja o que for que um homem pronunciar precipitadamente com juramento e se esconder dele." Além disso,Levítico 5: 1-4 ), como também em todos os casos mencionados sob a oferta de culpa, eo exemplo especial de um erro feito a uma escrava, (Lev 19: 20-21) um número de ofensas adicionais são mencionados que todos parecem ter sua paliação especial, não na ignorância do pecador, mas na natureza dos próprios atos, como a admissão de reparação. Para todos, também foi ordenado que o ofensor trouxesse uma oferta pelo pecado (ou culpa), e que com isso, a expiação fosse feita para ele, seu pecado poderia ser perdoado.

LEV 4:7 E porá o sacerdote do sangue sobre as pontas do altar do incenso aromático, que está no tabernáculo do testemunho diante do SENHOR: e lançará todo o sangue do bezerro ao pé do altar do holocausto, que está à porta do tabernáculo do testemunho.
LEV 4:8 E tomará do bezerro para a expiação toda a sua gordura, a gordura que cobre os intestinos, e toda a gordura que está sobre as entranhas,
LEV 4:9 E os dois rins, e a gordura que está sobre eles, e o que está sobre os lombos, e com os rins tirará o redenho de sobre o fígado,
LEV 4:10 Da maneira que se tira do boi do sacrifício pacífico: e o sacerdote o fará arder sobre o altar do holocausto.
LEV 4:11 E o couro do bezerro, e toda sua carne, com sua cabeça, e suas pernas, e seus intestinos, e seu excremento,
LEV 4:12 Em fim, todo o bezerro tirará fora do acampamento, a um lugar limpo, onde se lançam as cinzas, e o queimará ao fogo sobre a lenha: onde se lançam as cinzas será queimado.
LEV 4:13 E se toda a congregação de Israel houver errado, e o negócio estiver oculto aos olhos do povo, e houverem feito algo contra algum dos mandamentos do SENHOR em coisas que não se devem fazer, e forem culpados;
LEV 4:14 Logo que for entendido o pecado sobre que transgrediram, a congregação oferecerá um bezerro por expiação, e o trarão diante do tabernáculo do testemunho.
LEV 4:15 E os anciãos da congregação porão suas mãos sobre a cabeça do bezerro diante do SENHOR; e em presença do SENHOR degolarão aquele bezerro.
LEV 4:16 E o sacerdote ungido meterá do sangue do bezerro no tabernáculo do testemunho.
LEV 4:17 E molhará o sacerdote seu dedo no mesmo sangue, e espargirá sete vezes diante do SENHOR até o véu.
LEV 4:18 E daquele sangue porá sobre as pontas do altar que está diante do SENHOR no tabernáculo do testemunho, e derramará todo o sangue ao pé do altar do holocausto, que está à porta do tabernáculo do testemunho.
LEV 4:19 E lhe tirará toda a gordura, e a fará arder sobre o altar.
LEV 4:20 E fará daquele bezerro como fez com o bezerro da expiação; o mesmo fará dele: assim fará o sacerdote expiação por eles, e obterão perdão.

Tudo isso deve ter trazido diante de Israel, e destina-se a trazer diante de nós, a eqüidade absoluta de Deus ao lidar com Suas criaturas. Nós pensamos freqüentemente em Sua severa justiça, em que Ele tão infalivelmente anota todos os pecados. Mas aqui podemos aprender também a observar a Sua equidade, em que Ele observa não menos cuidadosamente todas as circunstâncias que podem aliviar nosso pecado. Agradecidamente reconhecemos nestas palavras o espírito daquele de quem foi dito (Hb 5: 2, marg.) Que nos dias de Sua carne Ele poderia "razoavelmente suportar o ignorante"; e quem disse a respeito daqueles que não conhecem a vontade do seu Mestre e não o fazem, 12:12 que as suas “listras” serão “poucas”; e que, novamente, com igual justiça e misericórdia, disse da falha de seus discípulos no Getsêmani, (Mateus 26:41)"O espírito está realmente disposto, mas a carne é fraca." Fazemos bem notar isso. Pois nestes dias nós ouvimos muitas vezes acusados ​​contra a santa religião de Cristo, que representa a Deus como essencialmente e horrivelmente injusto em consignar todos os incrédulos a um mesmo e invariável castigo, o eterno lago de fogo; e, assim, não fazendo diferença entre aqueles que pecaram contra a luz máxima e conhecimento, intencionalmente e indesculpável, e aqueles que podem ter pecado por ignorância, ou fraqueza da carne. Para tais acusações, temos simplesmente que responder que nem no Antigo Testamento nem no Novo é Deus revelado. Podemos voltar a este livro de Levítico, e declarar que mesmo naqueles dias quando a lei reinava, e graça e amor eram menos claramente revelados do que agora, Deus fez a diferença, uma grande diferença, entre alguns pecados e outros; Ele visitou, sem dúvida, o pecado intencional e desafiador com punição condigna; mas, por outro lado, não menos justamente do que misericordiosamente, Ele considerou também todas as circunstâncias que poderiam diminuir a culpa e ordenou uma provisão graciosa para expiação e perdão. O Deus revelado em Levítico, como o Deus revelado no Evangelho, o Deus "com quem temos que fazer", não é um tirano duro e irracional, mas um Rei mais justo e justo. Ele não é menos o Mais Justo, que Ele é o Mais Sagrado; mas, antes, porque Ele é o mais sagrado, é Ele, portanto, o mais justo. E porque Deus é tal Deus, no Novo Testamento também é dito claramente que a ignorância, como extingue a culpa, também assegurará a mitigação da penalidade; e no Antigo Testamento, que enquanto aquele que peca presunçosamente e com uma mão alta contra Deus, "morrerá sem misericórdia sob duas ou três testemunhas", por outro lado, aquele que peca involuntariamente, ou em algum impulso súbito e precipitado, fazendo aquilo do qual ele depois verdadeiramente se arrepende; ou que, mais uma vez, pecou, ​​se conscientemente, ainda de tal maneira que admite alguma reparação adequada do erro, todas essas coisas serão julgadas paliação de sua culpa; e se ele confessar seu pecado e fizer toda a reparação possível por ele, então, se ele apresentar um pecado ou uma oferta pela culpa, a expiação poderá ser feita, e o pecador será perdoado. todas estas coisas serão julgadas paliação de sua culpa; e se ele confessar seu pecado e fizer toda a reparação possível por ele, então, se ele apresentar um pecado ou uma oferta pela culpa, a expiação poderá ser feita, e o pecador será perdoado. todas estas coisas serão julgadas paliação de sua culpa; e se ele confessar seu pecado e fizer toda a reparação possível por ele, então, se ele apresentar um pecado ou uma oferta pela culpa, a expiação poderá ser feita, e o pecador será perdoado.

Esta então é a primeira coisa que a lei concernente à oferta pelo pecado nos traz: chama nossa atenção para o fato de que o Rei celestial e Juiz dos homens é justo em todos os Seus caminhos e, portanto, fará sempre toda a concessão que a justiça estrita e a justiça exige, seja o que for que possa de alguma forma aliviar nossa culpa.

Mas, não obstante, precisamos também prestar atenção a outra verdade intensamente prática que a lei da oferta pelo pecado nos traz: a saber, que, embora a ignorância ou outras circunstâncias possam aliviar a culpa, elas não anulam e nem podem anulá-la. Podemos ter pecado sem a suspeita de que estávamos pecando, mas aqui nos é ensinado que não pode haver perdão sem uma oferta pelo pecado. Nós podemos ter pecado através de fraqueza ou paixão súbita, mas ainda assim pecado é pecado, e nós devemos ter uma oferta pelo pecado antes que possamos ser perdoados.


LEV 4:21 E tirará o bezerro fora do acampamento, e o queimará como queimou o primeiro bezerro; expiação da congregação.
LEV 4:22 E quando pecar o príncipe, e fizer por acidente algo contra algum de todos os mandamentos do SENHOR seu Deus, sobre coisas que não se devem fazer, e pecar;
LEV 4:23 Logo que lhe for conhecido seu pecado em que transgrediu, apresentará por sua oferta um bode macho sem defeito.
LEV 4:24 E porá sua mão sobre a cabeça do bode macho, e o degolará no lugar de onde se degola o holocausto diante do SENHOR; é expiação.
LEV 4:25 E tomará o sacerdote com seu dedo do sangue da expiação, e porá sobre as pontas do altar do holocausto, e derramará o sangue ao pé do altar do holocausto:
LEV 4:26 E queimará toda a sua gordura sobre o altar, como a gordura do sacrifício pacífico: assim fará o sacerdote por ele a expiação de seu pecado, e terá perdão.
LEV 4:27 E se alguma pessoa comum do povo pecar por acidente, fazendo algo contra algum dos mandamentos do SENHOR em coisas que não se devem fazer, e transgredir;
LEV 4:28 Logo que lhe for conhecido seu pecado que cometeu, trará por sua oferta uma fêmea das cabras, uma cabra sem defeito, por seu pecado que haverá cometido:
LEV 4:29 E porá sua mão sobre a cabeça da expiação, e a degolará no lugar do holocausto.
LEV 4:30 Logo tomará o sacerdote em seu dedo de seu sangue, e porá sobre as pontas do altar do holocausto, e derramará todo o seu sangue ao pé do altar.

Podemos observar, de passagem, o conteúdo deste ensino da lei sobre a questão tão discutida em nossos dias, quanto à responsabilidade dos pagãos pelos pecados que cometem por ignorância. Na medida em que sua ignorância não é intencional e evitável, ela diminui, sem dúvida, sua culpa; e o próprio Senhor disse que suas listras serão poucas. E ainda mais do que isso Ele não diz. A menos que estejamos preparados para deixar de lado o ensinamento de Levítico e dos Evangelhos, é certo que a ignorância deles não anula sua culpa. Que a ignorância de qualquer pessoa a respeito da lei moral possa garantir sua isenção da obrigação de sofrer por seu pecado, não é apenas contra o ensino de toda a Escritura, mas também é contradita por tudo o que podemos ver sobre o governo de Deus do mundo. Pois quando Deus alguma vez suspende a operação das leis físicas, porque o homem que as viola não sabe que as está quebrando? E assim também, vamos apenas abrir nossos olhos, podemos ver que é com a lei moral. Os pagãos, por exemplo, ignoram muitas leis morais; mas eles, portanto, escapam das terríveis conseqüências de sua quebra de lei, mesmo nesta vida presente, onde podemos ver por nós mesmos como Deus está lidando com eles? E há algum motivo para pensar que será diferente na vida futura? mesmo nesta vida atual, onde podemos ver por nós mesmos como Deus está lidando com eles? E há algum motivo para pensar que será diferente na vida futura? mesmo nesta vida atual, onde podemos ver por nós mesmos como Deus está lidando com eles? E há algum motivo para pensar que será diferente na vida futura?

Parece duro que os homens sejam punidos até pelos pecados da ignorância, e o perdão seja impossível, mesmo para estes, sem expiação? Não pareceria assim, pensariam os homens mais profundamente. Para além de toda a questão, a ignorância dos homens quanto à lei fundamental de Deus, para amá-lo com todo o coração, e nosso próximo como a nós mesmos, que é a soma de toda lei, tem sua razão, não em qualquer falta de luz, mas no coração maligno do homem, que em toda parte e sempre, até que seja regenerado, ama a si mesmo mais do que ama a Deus. As palavras de Cristo (Jo 3:20) se aplicam: "Aquele que pratica o mal não vem para a luz"; nem mesmo à luz da natureza.

E, no entanto, alguém que deveria olhar apenas para este capítulo poderia se unir a isto, que o Israelita era obrigado apenas a trazer uma oferta pelo pecado, quando depois ele chegou ao conhecimento de seu pecado como pecado; mas, no caso dele nunca chegar a esse conhecimento, não foi então o seu pecado passado sem um sacrifício expiatório? Para essa questão, a ordenança que encontramos no capítulo 16 é a resposta decisiva. Pois lá estava estabelecido que uma vez por ano uma oferta pelo pecado muito solene seria oferecida pelo sumo sacerdote, por todos os numerosos pecados de Israel, que não eram expiados nas ofertas especiais de pecado de cada dia. Por isso, é estritamente verdadeiro que nenhum pecado em Israel jamais foi passado sem penalidade ou derramamento de sangue. E assim a lei mantém-nos sempre diante de nós que nossa inconsciência de pecar não altera o fato do pecado, ou o fato da culpa, nem remover a obrigação de sofrer por causa do pecado; e que mesmo o pecado do qual somos completamente ignorantes, interrompe a paz do homem com Deus e a harmonia com ele. Assim, o melhor de nós deve tomar como nossas as palavras do apóstolo Paulo: "Não sei nada contra mim mesmo; todavia não sou justificado; aquele que me julga é o Senhor" (1Co 4: 4).

Nem o testemunho desta lei termina aqui. Somos por isso ensinados que a culpa dos pecados não reconhecidos como pecados no momento do seu cometimento, não pode ser cancelada apenas pela confissão penitente quando eles se tornam conhecidos. Confissão deve, de fato, ser feita, de acordo com a lei, como uma condição de perdão, mas, além disso, o homem culpado deve trazer sua oferta pelo pecado.

Que verdades podem ser mais importantes e vitais que estas! Alguém pode dizer, à luz de tal revelação, que tudo nesta antiga lei da oferta pelo pecado é agora obsoleto e sem preocupação para nós? Para quantos há que estão descansando todas as suas esperanças para o futuro no fato de que eles pecaram, se é que o fizeram, então ignorantemente; ou que eles pretendiam fazer o certo; ou que eles confessaram o pecado quando foi conhecido, e lamentaram muito. E, no entanto, se essa lei ensina alguma coisa, ela ensina que isso é um erro fatal, e que tais esperanças repousam sobre uma base de areia. Se formos perdoados, devemos confessar nosso pecado e devemos nos arrepender; Mas isto não é o suficiente. Nós devemos ter uma oferta pelo pecado; devemos fazer uso da grande oferta pelo pecado que tipifica o de Levítico; devemos dizer ao nosso compassivo Sumo Sacerdote como na ignorância,

É um terceiro fato impressionante, que depois de incluirmos todos os casos para os quais a oferta pelo pecado foi fornecida, ainda restam muitos pecados para o perdão dos quais nenhuma provisão foi feita. Foi encomendado em outro lugar, por exemplo {Num 35: 31-33}que nenhuma satisfação deve ser tomada pela vida de um assassino. Ele poderia confessar e lamentar seu pecado, e nunca se arrepender, mas não havia ajuda para ele; ele deve morrer a morte. Assim foi também com blasfêmia; assim com o adultério e com muitos outros crimes. Essa exclusão de tantos casos da provisão misericordiosa da oferta típica teve um significado. Pretendia-se, não apenas enfatizar à consciência a maldade agravada de tais crimes, mas também desenvolver em Israel o senso de necessidade de uma provisão mais adequada, um sacrifício melhor do que qualquer lei levítica poderia oferecer; sangue que deve purificar, não apenas de forma cerimonial e sacramental, mas real e eficaz; e não apenas de alguns pecados, mas de todos os pecados.

A lei da oferta pelo pecado é introduzida pela fraseologia diferente daquela que é usada no caso das ofertas precedentes. No caso de cada um deles, a linguagem usada implica que os israelitas estavam familiarizados com a oferta antes de sua incorporação ao sistema sacrificial levítico. A oferta pelo pecado, por outro lado, é apresentada como uma coisa nova. E tal, de fato, foi. Embora, como vimos, cada uma das oferendas antes ordenadas fosse conhecida e usada, tanto pelo Shemético quanto pelas outras nações, desde muito antes dos dias de Moisés, antes deste tempo não há menção em lugar nenhum, nas Escrituras ou fora das Escrituras. de um sacrifício correspondente ao pecado ou à oferta pela culpa. O significado deste fato é aparente tão logo observamos qual foi a concepção distinta da oferta pelo pecado, em contraste com as outras ofertas. Sem dúvida, foi a idéia de expiação da culpa pelo sacrifício de uma vítima substituída. Essa idéia, como vimos, não estava de fato ausente das outras ofertas sangrentas; mas naqueles seu lugar era secundário e subordinado. No ritual da oferta pelo pecado, ao contrário, essa idéia foi trazida à proeminência quase solitária; - Perdoado com base na expiação feita através da apresentação a Deus do sangue de uma vítima inocente.

A introdução desse novo sacrifício, então, marcou o fato de que o treinamento espiritual do homem, especialmente de Israel, entrou em um novo estádio; que deveria ser distinguido pelo desenvolvimento, em um grau àquele tempo sem um precedente, do senso de pecado e de culpa, e a necessidade, portanto, de expiação para perdoar. Esta necessidade não tinha sido realmente sentida antes; mas nunca, em nenhum ritual, recebeu uma expressão tão plena. Não é apenas a idéia de expiação pelo derramamento de sangue quase o único pensamento representado no ritual da oferenda, mas na ordem depois prescrita para os diferentes sacrifícios, a oferta pelo pecado, em todos os casos em que outros foram oferecidos, deve ir antes o Shopping; antes do holocausto, a oferta de cereais e a oferta pacífica. Então novamente, esta nova lei insiste na expiação até mesmo para aqueles pecados que têm o máximo possível paliação e desculpa, na medida em que no momento de seu cometimento o pecador não os conheceu como pecados; e, portanto, ensina que mesmo estes interromperam fatalmente a comunhão com o Deus santo, que somente tal expiação pode restaurar a harmonia quebrada. Que revelação foi essa lei, a maneira pela qual Deus considera o pecado e a extremidade, em conseqüência, da necessidade do pecador!

O mais instrutivo, também, foram as circunstâncias sob as quais esta nova oferta, com um propósito tão especial, incorporando tal revelação da extensão da culpa e responsabilidade humanas, foi ordenada pela primeira vez. Pois a sua designação seguiu-se rapidamente à tremenda revelação da consumidora santidade de Deus no monte Sinai. Foi à luz do monte santo, tremendo e flamejando com fogo, que o olho de Moisés foi aberto para receber de Deus esta revelação de Sua vontade, e ele foi movido pelo Espírito Santo para designar para Israel, em nome de Jeová, uma oferta que deveria diferir de todas as outras oferendas nisto - que deveria se estender a Israel, em proeminência solitária e sem precedentes, esta pensava que "sem derramamento de sangue não há remissão de pecado"

LEV 4:31 E lhe tirará toda a sua gordura, da maneira que foi tirada a gordura do sacrifício pacífico; e o sacerdote a fará arder sobre o altar em cheiro suave ao SENHOR: assim fará o sacerdote expiação por ele, e será perdoado.
LEV 4:32 E se trouxer cordeiro para sua oferta pelo pecado, fêmea sem defeito trará.
LEV 4:33 E porá sua mão sobre a cabeça da expiação, e a degolará por expiação no lugar onde se degola o holocausto.
LEV 4:34 Depois tomará o sacerdote com seu dedo do sangue da expiação, e porá sobre as pontas do altar do holocausto; e derramará todo o sangue ao pé do altar.
LEV 4:35 E lhe tirará toda a sua gordura, como foi tirada a gordura do sacrifício pacífico, e a fará o sacerdote arder no altar sobre a oferta acesa ao SENHOR: e lhe fará o sacerdote expiação de seu pecado que haverá cometido, e será perdoado.


Nossa própria geração, e até mesmo a Igreja de hoje, precisam muito considerar o significado desse fato. O espírito de nossa época está muito mais inclinado a magnificar a grandeza e a majestade do homem do que a infinita grandeza e a santa majestade de Deus. Por isso, muitos falam levianamente de expiação e não podem admitir sua necessidade ao perdão do pecado. Mas podemos duvidar, com essa narrativa diante de nós, que se os homens vissem Deus mais claramente como Ele é, haveria menos conversas desse tipo? Quando Moisés viu Deus no Monte Sinai, ele desceu para ordenar uma oferta pelo pecado, mesmo por pecados de ignorância! E nada é mais certo, como um fato da experiência humana em todas as épocas, do que isto, que quanto mais claramente os homens perceberam a inacessível santidade e justiça de Deus, mais claramente eles viram aquela expiação de nossos pecados, até mesmo de nossos pecados. da ignorância, pelo sangue expiatório,

O homem é realmente lento para aprender esta lição da oferta pelo pecado. É muito humilhante e humilhante para o nosso orgulho natural, satisfeito consigo mesmo, ser prontamente recebido. Isto é notavelmente ilustrado pelo fato de que não é até tarde na história de Israel que a oferta pelo pecado é mencionada no registro sagrado: embora até mesmo daquela primeira menção até o Exílio, isso é mencionado apenas raramente. Este fato é, com efeito, em nossos dias sustentado como evidência de que a oferta pelo pecado não era de origem mosaica, mas uma invenção sacerdotal de muitos dias posteriores. Mas o fato é tão bem explicado pela obtusidade espiritual de Israel. Toda a narrativa mostra que eles eram um povo de coração duro e lento para aprender as lições solenes do Sinai; demora a apreender a santidade de Deus e a profunda verdade espiritual estabelecida na instituição da oferta pelo pecado. E, no entanto, não foi totalmente despercebido, nem todo indivíduo falhou em aprender suas lições. Em nenhum lugar da literatura pagã encontramos uma convicção tão profunda do pecado, tal senso de responsabilidade, mesmo para os pecados da ignorância, como em alguns dos primeiros Salmos e nos profetas anteriores. A auto-desculpa que tantas vezes marca as confissões pagãs, não encontra lugar nas confissões daqueles crentes do Antigo Testamento, criados sob o treinamento moral daquela lei sinaítica que teve a oferta pelo pecado como sua expressão suprema sobre este assunto. "Procura-me, ó Deus, e prova o meu coração; e vê se em mim há algum caminho mau"; como em alguns dos primeiros Salmos e nos primeiros profetas. A auto-desculpa que tantas vezes marca as confissões pagãs, não encontra lugar nas confissões daqueles crentes do Antigo Testamento, criados sob o treinamento moral daquela lei sinaítica que teve a oferta pelo pecado como sua expressão suprema sobre este assunto. "Procura-me, ó Deus, e prova o meu coração; e vê se em mim há algum caminho mau"; como em alguns dos primeiros Salmos e nos primeiros profetas. A auto-desculpa que tantas vezes marca as confissões pagãs, não encontra lugar nas confissões daqueles crentes do Antigo Testamento, criados sob o treinamento moral daquela lei sinaítica que teve a oferta pelo pecado como sua expressão suprema sobre este assunto. "Procura-me, ó Deus, e prova o meu coração; e vê se em mim há algum caminho mau";{Psa 139: 23-24} "Purifica-me de pecados secretos."; {Psa 19:12} "Contra ti só pequei, e fiz o que é mal à tua vista". {Psa 51: 4} Palavras como essas, com muitas outras como orações e confissões, testemunham o aprofundamento do pecado, até que, por fim, a oferta pelo pecado ensina, como sua própria lição principal, sua própria inadequação para a remoção de pecados. culpa, naquelas palavras do profético, {Sl 40: 6} do homem que lamentou iniqüidades mais do que os cabelos da sua cabeça: "o pecado oferecendo tu não necessário." 

Mas, de acordo com a Epístola aos Hebreus, devemos considerar Davi nestas palavras, falando pelo Espírito Santo, como tipificando a Cristo; pois assim Hebreus 10: 5-10: "Quando Ele vem ao mundo, diz: Sacrifício e oferta não queres, mas um corpo preparaste para mim; em holocaustos e ofertas pelo pecado não tens prazer. Então disse: Eis-me aqui (em o rolo do livro está escrito de mim) para fazer Tua vontade, ó Deus ". 

Que palavras são então expostas assim: "Dizendo acima: Sacrifícios e ofertas, e holocaustos e sacrifícios pelo pecado que não quiseste, nem nele houvesse prazer (os que são oferecidos segundo a lei), então Ele disse: Eis que eu Vieram para fazer a Tua vontade. Ele tira o primeiro para estabelecer o segundo, pelo qual teremos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo uma vez por todas.

E assim, como a lição mais profunda da oferta pelo pecado, somos ensinados a ver nela um tipo e uma profecia de Cristo, como a verdadeira e única oferta do pecado, eternamente eficaz, pelos pecados do Seu povo; que, a Si mesmo ao mesmo tempo Sumo Sacerdote e Vítima, oferecendo-se por nós, nos aperfeiçoa para sempre, como a antiga oferta pelo pecado não podia, dando-nos, portanto, "ousadia para entrar no santuário pelo sangue de Jesus". Que todos nós tenhamos graça pela fé para receber e aprender esta lição mais profunda desta ordenança, e assim, na lei da oferta pelo pecado, descubra Aquele que em Sua pessoa e obra se tornou o Cumpridor desta lei.

Notas finais do autor  

→O credito e a referencia da tradução, pertencem a Blive, responsável pela tradução da Bíblia Nestlé 1904, usada como padrão em nossa bíblia comentada.  
→As opiniões e os comentários bíblicos, estão sempre em vermelho, e são escritas por Lucas Ajudarte, teólogo formado, pela Faculdade Nacional de Teologia de São Loureço MG.  

Leia todos os outros comentários de Levítico, e aprenda ainda mais sobre a palavra de Deus.  

Compartilhe essa postagem com seus amigos e familiares, receba Reflexões Cristãs por whatsapp (19)993702148. 

Comentarios

Postagem Anterior Próxima Postagem